terça-feira, 30 de março de 2010

Com o placar de 3x2 " Paramaquinas" leva o titulo da copa cultura

A final foi no ultimo sábado (27) com o placar de 3x2 "PARA-MAQUINAS" venceu a equipe da Drogaria Catarinense e leva o Tituloda copa cultura 2010.


Fonte: Blog adecio piran

Religião - Paróquias preparam a peça Paixão de Cristo.

Santarém - Os atores prometem muita emoção ao contar os últimos dias da vida de Cristo


A Paróquia de São Raimundo Nonato prepara, no bairro da Aldeia, a peça Paixão de Cristo que é realizada desde 2005. A peça é produzida pelo grupo de Arte e Cultura formado por pessoas ligadas a Igreja que usam o teatro como forma de evangelização.

“O espetáculo Paixão de Cristo ele tem como mensagem principal fazer uma reflexão acerca da religiosidade, do exemplo de vida que foi Cristo, exemplo de amor ao próximo, de solidariedade de partilha e de fraternidade”. Explica Hernandes Nascimento, diretor teatral

O início da Semana Santa significa muito trabalho para os jovens que trabalham na confecção do cenário para a peça. Tudo tem que estar perfeito para o grande dia.

A confecção do cenário ainda está em fase de acabamento, mas os atores já estão com o texto na ponta da língua. Erlir Braga fala sobre a expectativa de interpretar Maria, a mãe de Jesus, na peça:

“É muito difícil, ainda mais fazer Maria que é uma personagem muito importante da Bíblia, a gente tenta reproduzir a ternura, meiguice, se sentir mãe da humanidade. Não só de Jesus, mas mãe da humanidade”. Conta Erlir.

Jairo Seade, o ator que interpretará Jesus, sente a responsabilidade:

“Ele que foi o grande, o mestre. Com certeza a responsabilidade é maior”. Comenta Jairo.

A peça será apresentada na sexta-feira Santa (2) às dezenove horas em frente à Igreja de São Raimundo Nonato.

Após três meses de preparação um grupo de jovens das paróquias Sagrada Família e São Simão Pedro também representarão os ultimos dias de vida de Cristo, ao todo serão 80 atores. A apresentação será realizada na comunidade Sagrada Família na sexta-feira Santa (2) às quinze horas.

Fonte: No Tapalos

ORIXIMINÁ: DELEGADA TENTA INTIMIDAR JORNALISTA

O Jornalista Marcos Vinícius recebeu na tarde de segunda 29, uma intimação da Delegada de Oriximiná Dra Andresa, porque publicou em sua página no Jornal O Impacto uma nota em que um cidadão reclamava pela demora da conclusão do inquérito que acusa um policial militar de crime de morte.

Apesar de a Constituição Federal lhe garantir o direito de manter a fonte em sigilo, a Delegada por motivos óbvios, intimou o jornalista no intuito de intimidá-lo como forma evidente e clara de calar o Jornal utilizando a força do poder de polícia do Estado.
Os advogados do Jornalista preparam sua defesa, o irmão de Marcus Vinícius Jornalista da RBA em Belém já entrou em contato com o Sindicato dos Jornalistas da Capital para moverem uma ação contra a Delegada, por prática de abuso de poder e censura.
Marcos Vinícius teve seu irmão assassinado em Oriximiná há dois anos, os suspeitos são policiais civis, hoje comandados pela Dra. Andresa. Nesta terça 30-03 o Jornalista se apresenta para a Delegada. Vamos informar todos os detalhes aguarde!

Fonte: Blog do Espalha Brasa

Ana Paula Arósio filma longa antes da novela das 9

Braga, na Globo, que deve estrear em 2011 e substituir Passione, Ana Paula Arósio aproveita o intervalo para se dedicar a projetos no cinema.

A atriz deve começar a filmar, ainda neste semestre o filme, O Homem do Futuro, de Claudio Torres. Ana vai interpretar uma modelo internacional, que namora o personagem de Wagner Moura. O roteiro é uma comédia romântica, que conta a história de um cientista genial, infeliz e arrogante que consegue voltar ao passado e tentar alterá-lo.

No segundo semestre, Arósio lança o longa Como Esquecer, de Malu di Martino, que aborda o tema da superação da perda de uma pessoa amada e da consequente busca de caminhos para a superação da dor e prosseguimento da vida. O filme é uma adaptação do livro “Como Esquecer – Anotações Quase Inglesas”, de Myriam Campello.

Já as gravações de Lado a Lado, devem começar no final do ano, em outubro.

Fonte: (OFuxico)

segunda-feira, 29 de março de 2010

Domingo de Ramos abre festejos da Semana Santa

A entrada triunfal foi também o caminho para o calvário. Naquele dia, as mesmas pessoas que clamaram Jesus com os ramos das palmeiras nas alturas, tempos depois o crucificaram. Hoje, o espírito de renovação toma conta de todos aqueles que creem na ressurreição do filho de Deus. Esta é a mensagem do Domingo de Ramos, em que começa a Semana Santa para milhões de católicos em todo o mundo. É quando os mistérios da reconciliação são celebrados de maneiras diferentes entre os cristãos. Os ramos, neste caso, são indispensáveis como demonstração de glorificação. Procissões, missas e confissões fazem parte da programação oficial, já sob o comando do novo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira.

O reitor do Seminário São Pio Neto, Sebastião Fialho, diz que o Domingo de Ramos deve ser comemorado com alegria, pois trata-se da entrada de Jesus em Jerusalém como rei. "Este foi o dia em que Jesus foi ao encontro de seu destino. Ele entrou livremente na cidade mesmo sabendo do que iria ocorrer. O filho de Deus foi por e para a paixão. Durante a Quaresma, estivemos bem perto da Palavra de Deus e ainda estamos nos preparando para a Páscoa, que será a renovação completa de nossas vidas", explica.

Sacrifícios como o jejum são uma prática que deve ser feita com disciplina. Segundo o padre, nem todas as pessoas podem ficar dias sem se alimentar. Este tipo de penitência deve ser evitado por aqueles que não têm possibilidades físicas de fazê-lo. Por este motivo, quem sentir dificuldades pode procurar a paróquia mais próxima e pedir orientações. A Igreja recomenda que a oferta de abstinência deve ser feita na Quarta-Feira de Cinzas, em fevereiro, quando começou a Quaresma, e na Sexta-Feira Santa. Ainda na sexta-feira é necessário que se faça o máximo de silêncio possível.


Fonte: O Liberal Digital.

Arruda presta depoimento sobre mensalão do DEM nesta segunda

Ex-governador é o primeiro de uma lista de 42 que serão interrogados.
Polícia Federal vai montar força tarefa para ouvir citados em três dias.

O farto conjunto probatório já contido nos autos precisa ser complementado com diligências específicas, necessárias para a formação de juízo quanto à materialidade e autoria dos crimes investigados e para instruir eventual ação penal"
Preso há 47 dias na Superintendência da Polícia Federal, o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) deve prestar depoimento às 14h desta segunda-feira (29) sobre a sua suposta participação no escândalo do mensalão do DEM de Brasília. O interrogatório é o primeiro de uma lista de 42 envolvidos que também serão ouvidos pela PF.

A data do depoimento de Arruda foi marcada na sexta-feira (26). Ele será interrogado na superintendência da PF, onde está preso desde 11 de fevereiro, por suspeita de tentar subornar uma testemunha do inquérito do mensalão do DEM de Brasília, que tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Além do ex-governador, os agentes federais também irão tomar o depoimento, nesta segunda, do ex-secretário de Comunicação do DF, Welligton Moraes, que está preso no Complexo Penitenciário da Papuda por envolvimento no mesmo caso.

A assessoria da PF informou ao G1 que uma força tarefa será montada para ouvir os 42 envolvidos no caso até quinta-feira (1). Serão dez depoimentos por dia e um grupo de delegados e escrivãos será reunido na superintendência para fazer os registros. Os envolvidos no mensalão do DEM que estão presos serão ouvidos na Papuda, para onde todos foram levados após se entregarem.

O escândalo do mensalão foi revelado no dia 27 de novembro de 2009, quando a PF deflagrou a Operação Caixa de Pandora. No inquérito do STJ, Arruda é apontado como o comandante de um esquema de distribuição de propina a deputados distritais aliados, empresários e integrantes do governo distrital.

Decisão do STJ

Na quarta-feira (24), o STJ notificou a PF da decisão de que Arruda deveria depor imediatamente no processo.

Além de Arruda e Moraes, Gonçalves determinou que a Polícia Federal ouvisse, no prazo máximo de três dias – a contar da decisão –, o conselheiro afastado do Tribunal de Contas do DF, Domingos Lamoglia, o ex-vice-governador Paulo Octávio (sem partido, ex-DEM), o pivô do escândalo do mensalão do DEM, Durval Barbosa, e o ex-secretário de Ordem Pública do DF Roberto Giffoni.

Desse grupo, apenas Paulo Octávio já prestou depoimento. Ele se apresentou à PF nesta quinta, mas exerceu o direito de ficar calado e não responder às perguntas elaboradas pela PF.


Robson Bonin
Do G1, em Brasília

Primeira fábrica de chocolate deve funcionar a partir de setembro

Medicilândia, município localizado na região da Transamazônica, sediará a primeira fábrica de chocolate da Amazônia. O empreendimento já construído será agora equipado para funcionar a partir de setembro deste ano. Em equipamentos serão investidos R$ 1 milhão, via convênio celebrado entre a Secretaria de Agricultura do Estado (Sagri) e a Fundação Viver, Produzir, Preservar (FVPP), proponente do projeto. Os recursos são provenientes do Fundo de Amparo à Cacauicultura (Funcacau), criado pelo governo estadual em 2008. A agroindústria tem capacidade para processar até 100 quilos de amêndoas por hora.


Responsável por 70% da produção de cacau do Brasil, a Transamazônica produz uma das melhores matérias do mundo, com o melhor ponto de fusão para a fabricação do chocolate. Devido a excelência do produto, o cacau da região já conquistou o mercado internacional, especialmente pela modalidade produzida de forma ecologicamente correta. A amêndoa orgânica da Transamazônica serve aos paladares do mercado europeu, e uma fábrica de chocolates da Áustria processa o produto e transforma em chocolates finos.




ORM

RENUNCIA EM ITAITUBA

Prefeito entrega cargo para se candidata a deputado Estadual

“ Com isso, o vice-prefeito Silvio de Paiva Macedo assume a prefeitura, do qual também já foi prefeito na década de 80”

O que muita gente não achava impossível e que o prefeito Roselito Soares só estava blefando para fugir de sua cassação aconteceu.
O prefeito da cidade de Itaituba, uma das mais populosas e com uma Montana de dinheiro de 3.2 vai renuncia a seu mandato nesta segunda-feira, dia 30 de março ao seu vicem Silvio de Paiva Macedo.
Roselito confirmou isso ao blogueiro Hiromar Cardoso neste domingo. Roselito explicou que não esta saindo da política, simplesmente esta passando o seu cargo ao seu vice-prefeito, e que sua candidatura a deputado estadual é uma necessidade da população do Oeste do Pará.
O prefeito reuniu seus amigos e assessores no ultimo sábado, logo após entregar o cargo de presidente da AMUT, do qual era presidente.


Por Diretor: Édio Rosa

Deputadeo Zé Geraldo é contra plebiscito para redivisão do Pará

BRASÍLIA- Não há consenso político algum, neste momento, entre os líderes partidários para aprovação do plebiscito para a criação das novas unidades federativas de Carajás e do Tapajós. Segundo o deputado federal Zé Geraldo (PT-PA), as últimas tentativas desenfreadas de aprovar o projeto no plenário da Câmara dos Deputados tiveram intuitos eleitoreiros. O deputado avalia que são necessários pelo menos dez anos de discussões sobre a divisão territorial do Pará para levar a uma consulta popular. Em entrevista a O LIBERAL, o deputado reforça que dificilmente a matéria conseguirá consenso e envolvimento político devido à forma que está sendo conduzida, com o retalhamento do Estado em três partes.

 O senhor, que conhece a realidade dessas regiões que estão pleiteando a emancipação, acredita que a divisão vai resolver os problemas da falta de recursos que elas alegam?

 Não. Definitivamente, não. Aqueles que defendem a bandeira da divisão usam muito esse argumento de que a divisão apressa as obras sociais que ainda não tivemos até hoje. Na verdade, não é bem assim. O que vai resolver a situação da estruturação das obras sociais no Pará são os investimentos que a União decidir. Por exemplo, o PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) está fazendo isso porque nenhum Estado, por si só, tem condições de fazer obras estruturantes. Nenhum Estado fez até hoje. O Pará não fez, nem o Maranhão, nem o Tocantins... todos os recursos, na sua grande maioria, vêm do governo federal. Então, veja bem, aqui no Pará, a região oeste, onde se reivindica a criação do Tapajós, terá quase R$ 30 milhões de investimentos nos próximos anos, incluindo o asfaltamento da Transamazônica e da Cuiabá-Santarém, e a construção da hidrelétrica de Belo Monte. Então, imagine, que nem o Pará e nem outro Estado, nem o Tapajós, conseguiria fazer isso em poucos anos, assim como a região do Carajás, com a hidrovia Araguaia-Tocantins e outras obras estruturantes, como o PAC do Saneamento. Em Marabá, por exemplo, tem um investimento grande, da ordem aproximada de R$ 100 milhões. Só a obra da duplicação da Transamazônica, dentro de Marabá, está custando R$ 100 milhões.

 Esses investimentos não reforçam o sentimento de que, mais fortalecidos economicamente, eles estão mais estruturados para as suas autonomias?

 Ao mesmo tempo em que você tem o argumento do abandono, por outro lado, quando se fala em justificativa econômica, essas obras acabam sendo incentivadoras da ideia da emancipação.

 E qual é essa conjunturdesfavorável no momento?

 Eu não acho prudente querer aproveitar para aprovar o plebiscito nesse momento porque, se aprovar o plebiscito agora, significa que você vai precisar organizar o plebiscito, fazer o plebiscito, porque aprová-lo e não fazê-lo não tem significado. E ao fazer o plebiscito nesse momento, na minha avaliação, as duas regiões correm risco de não terem esse plebiscito aprovado porque algumas lideranças estão tentando passar a ideia de que só as regiões votarão. Dizem que há como buscar um mecanismo de só as regiões que pretendem se emancipar votar. Mas isso não é verdade. Isso é uma informação não-verdadeira, porque todo o Estado do Pará vota. E, naturalmente, há um elemento que, na minha avaliação, não ajuda a bandeira da divisão territorial: estão trabalhando para dividir o Estado do Pará em três. Isto nunca aconteceu. Nós tivemos a divisão de Goiás e do Mato Grosso em dois, mas imagine quando se coloca a divisão do Pará em três. Isso impede ainda mais a formação de um consenso político no Estado. E, não havendo consenso político, não há nem autorização do plebiscito.

 Por que a pressa dos deputados?

 Têm uns deputados que estão pegando isso como bandeira de campanha eleitoral deste ano. Como eles não têm outra bandeira mobilizadora, eles acabam pegando essa bandeira para mobilizar. E criam uma expectativa que não é real. Criam a expectativa que esses estados já serão criados agora, no próximo ano. Agora, a situação no Congresso é tão crítica, é tão difícil que eles não conseguiram reunir consenso para aprovar nem a urgência da autorização do plebiscito. Inclusive, com a influência de deputados de outros estados, que pediram para retirar da pauta. Isso é só a urgência. Nem a urgência não passou... para você ver. Então, qual é o ponto que eu tenho defendido para todos: em não havendo um consenso político no Estado, dificilmente você cria um clima para aprovar o plebiscito, até de realizar o plebiscito (...). Agora, entre aprovar e fazer um plebiscito na conjuntura atual, é correr o risco de colocar uma população para testar a sua manifestação e acabar não tendo o apoio necessário.

 Na sua avaliação, quando será o momento certo para tratar desse assunto na Casa?

 Eu acredito que essa reivindicação, esse debate, tanto do oeste quanto do Carajás, vai continuar. Com certeza, daqui a algum tempo vamos ter que nos sentar e fazer uma conversa séria sobre esse tema (...). Mas o Pará, nesse momento, na minha avaliação conjuntural, nesses próximos dez anos, não tem como se dividir em três estados.

 Porque essas manifestações se intensificaram agora?

 Exatamente porque, nesse momento, ela se transforma em uma ferramenta de debate político. Ela é usada também para fazer disputa política. Algumas lideranças estão aproveitando dessas bandeiras para fazer mobilização política.

THIAGO VILARINS

Da Sucursal de O LIBERAL


Fonte: O Estado do Tapajos On Line

sexta-feira, 26 de março de 2010

Pool dará garantias a Belo Monte

Rafael Rosas

As seguradores Jmalucelli, Fator e UBF Seguros formaram um pool com o objetivo de atender as garantias necessárias ao projeto da hidrelétrica de Belo Monte, que será construída no rio Xingu, no Pará. O valor total das garantias a investidores e fornecedores do projeto é estimado em R$ 6 bilhões, o maior para um único projeto no Brasil.

"Esta parceria demonstra a maturidade dos players envolvidos, bem como potencializa a capacidade das seguradoras do pool em prover soluções adequadas aos clientes e aos beneficiários das garantias", disse, em nota, Alexandre Malucelli, presidente da Jmalucelli.

Belo Monte terá capacidade para gerar até 11,5 mil megawatts e cada participante do leilão, marcado para abril, deverá apresentar garantias de aproximadamente R$ 220 milhões.

A Jmalucelli é subsidiária integral do Paraná Banco e é especializada em seguro garantia desde 1995, com mais de 300 mil apólices emitidas. A Fator Seguradora, pertencente ao Banco Fator, atua no mercado de seguros financeiros, enquanto a UBF Seguros - que tem como acionistas a resseguradora Swiss Re e o grupo americano Radian - também é especializada no segmento de seguro garantia com atuação em todo Brasil.


Fonte: Valor Econômico
Link: http://www.valoronline.com.br/


Facções do PT disputam a Secretaria de Educação

A queda da secretária estadual de Educação, Socorro Coelho, foi assunto de uma reunião que entrou pela madrugada no escritório político do deputado federal Paulo Rocha, padrinho da secretária, que a indicou para o cargo. Desgastada por problemas devido à lentidão na reformas de escolas, algumas paralisadas por falta de pagamento, e ainda pela burocracia da máquina administrativa da Seduc, o afastamento dela já vinha sendo especulado há tempos. A saída da secretária não foi confirmada oficialmente, mas o certo é que ela foi convocada ontem à noite pela governadora Ana Júlia Carepa para retornar imediatamente de uma viagem a Santarém, onde participaria de agendas de inaugurações e posses de diretores. De volta a Belém à noite, Socorro Coelho seguiu diretamente para o escritório de Paulo Rocha.

O assessor político da Secretaria de Educação, Getúlio Trindade, disse que oficialmente Socorro não fora comunicada pela governadora da saída do cargo, mas concordou que o clima dentro do governo não estava propício à permanência da professora. No último encontro público com a governadora, na segunda-feira, 22, durante a inauguração da Escola Carlos Guimarães, no conjunto da Cohab, Ana Júlia cobrou publicamente da secretária o edital de licitação do material escolar que a Seduc deveria adquirir para entregar aos alunos no início do ano letivo. "Quero esse edital em minhas mãos em 24 horas", disse a governadora. Socorro Coelho teria respondido depois que "não se faz licitação em 24 horas".

Embora sem confirmação oficial, fontes do PT informaram que a Unidade na Luta, tendência do deputado Paulo Rocha, embora renitente, até concorda com a saída da secretária, mas desde que a Seduc continue sob o seu comando. Mas a Democracia Socialista (DS), tendência da governadora Ana Júlia, abalada com o afastamento de um dos seus principais nomes, Cláudio Puty, da Casa Civil, trabalha agora para assumir a Seduc.

Edilson Rodrigues de Souza, titular da Secretaria de Estado de Governo (Segov), seria o preferido da governadora, mas não aceito por Paulo Rocha, que defende a nomeação do atual secretário-adjunto de Gestão, Albertinho Leão. Por fim, José Julio Ferreira Lima, da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof) e membro da DS, também disputa o

Fonte: O Liberal

Município paraense deixa lista de maiores desmatadores da Amazônia

Luana Lourenço

Apenas um município da lista dos 43 maiores responsáveis pelo desmatamento da Amazônia conseguiu deixar a lista em 2010. Paragominas, no nordeste do Pará, foi a única cidade que conseguiu reduzir o desmatamento de forma significativa e implementar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) em pelo menos 80% das propriedades. O ranking, criado em 2007 com 36 municípios, foi ampliado em março de 2009, quando sete cidades foram incluídas.

Em 2009, Paragominas registrou 25 quilômetros quadrados (km²) de novos desmatamentos. Em 2008, o total havia sido 63 km² e no ano anterior, 107 km². De acordo com a prefeitura, mais de 85% do território estão cadastrados regularmente junto aos órgãos fundiários.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse que a saída de apenas um município não é um resultado negativo e afirmou que há outros 22 em condições de cumprir as regras para deixar o ranking. “A parte mais difícil, que era reduzir o desmatamento, eles já fizeram. O critério que está pegando é o CAR, por isso estamos assinando convênios para acelerar essa regularização”, afirmou.

O prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, disse que a saída do município da lista de campeões do desmatamento só foi possível graças a acordos com o legislativo local e proprietários rurais. “Fizemos um pacto com os vereadores e mais de 50 entidades, inclusive com o sindicato de produtores rurais para implantar o projeto Município Verde.”

Além da regularização das propriedades, o município investiu em educação ambiental e projetos de reflorestamento. “Também começamos a monitorar o desmate no município mês a mês, como o apoio do Imazon [Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia]”, citou.

Com a saída de Paragominas, a lista passa a ter 42 municípios prioritários para ações de combate ao desmatamento. Nenhuma cidade foi incluída na lista, mas pelo menos cinco estão com “sinal amarelo”: Itaituba, Uruará e Moju, no Pará, e Apuí, no Amazonas.

Nos 42 municípios da lista fica proibida a autorização para qualquer novo desmatamento (mesmo nos casos em que a legislação ambiental permite) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) pode exigir o recadastramento de todas as propriedades da região, a partir de um novo georreferenciamento. Além disso, os produtores dessas cidades estão sujeitos às restrições de crédito agrícola impostas pelo Conselho Monetário Nacional a quem tem irregularidades ambientais.


Fonte: Agência Brasil - EBC

Macrozoneamento dividirá Amazônia em dez áreas

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) apresentou ontem (25) a proposta de macrozoneamento da Amazônia Legal. Para realizá-la, pretende dividir a região em dez áreas principais, sendo que cada uma delas terá uma estratégia própria de preservação e desenvolvimento econômico. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

O documento, que em dez dias deve ser transformado em decreto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, passará a ser uma diretriz para qualquer tipo de ação territorial, econômica (pública e privada) e ambiental nos Estados da região Norte, no Mato Grosso e em parte do Maranhão. Para que funcione de fato, o plano exigirá a colaboração de Estados e municípios.

Cada área delimitada pela proposta possui uma característica e terá uma estratégia. A primeira, chamada de "coração florestal", abrange quase a totalidade dos Estados do Acre e do Amazonas, além de trechos de Pará, Amapá e Roraima. O objetivo é manter essa região quase integralmente protegida, já que abriga a maior porção de florestas intocadas. Nessa área, será limitada a criação de novos assentamentos rurais.

Uma das zonas criadas deverá servir como um "cinturão verde" para proteger o avanço da soja e da pecuária na floresta e, para isso, será priorizada a criação de unidades de conservação. Essa área, chamada "contenção de frentes de expansão", abrange o sul do Amazonas e o centro-sul paraense. A região norte do Mato Grosso passa a se chamar "diversificação da fronteira agroflorestal e pecuária", e terá como foco a implantação de uma indústria sustentável de madeira e incentivos à expansão da agricultura em pastagens degradadas.


Local: São Paulo - SP
Fonte: Amazonia.org.br
Link: http://www.amazonia.org.br

CONGRESSO ADIA VOTAÇÃO DO PLEBISCITO DO ESTADO DO TAPAJÓS

O Plenário da Câmara adiou para Terça-feira, 30/03, a votação das matérias que aprovam a realização dos Plebiscitos para a criação dos Estados TAPAJÓS e CARAJÁS. As proposições estão na pauta da sessão extraordinária desde terça-feira passada, porém um impasse entre os Deputados quanto a um outro Projeto que estava em debate, acabou obstruindo essa votação. No entanto, já está confirmado pelo Presidente da Câmara MICHEL TEMER (PMDB) a inclusão dos Plebiscitos na próxima semana.

Enquanto tramita a proposta do TAPAJÓS, vereadores e prefeitos dos municípios da região fazem um trabalho de campanha e conscientização em todos os gabinetes de Deputados na Câmara.

Segundo o Vereador de Novo Progresso – PA, Mauro César (Rato) – PT, a comitiva, mais os Deputados Lira Maia – DEM e Geovani Queiroz – PDT, já conversaram pessoalmente com 155 Deputados. Destes, apenas um único Deputado afirmou ser contra o projeto. Além disso, existe um Deputado Paraense, Zenaldo Coutinho, que embora não esteja convencendo está pelos corredores da Câmara militando contra a criação destes estados.

Os Deputados Asdrúbal Bentes – PMDB e Paulo Rocha – PT, também estão atuando juntos as lideranças partidárias visando aprovar a proposta.

Em resumo, os Deputados da Câmara já tratam essas matérias como pacificas, ou seja, pré-combinadas pela sua aprovação.

Por Diretor: Édio Rosa

VEREADOR RATO MANDA INFORMAÇÕES NOVAS SOBRE A LUTA PELA REDEFINIÇÃO DA FLONA JAMANXIM

Após reunião em Itaituba, onde a governadora ANA JÚLIA adotou a reivindicação pela redefinição dos limites da FLONA JAMANXIN, foi programada uma reunião junto a Casa Civil do Governo Federal em Brasília, no sentido de convencer o Instituto CHICO MENDES aceitar a proposta elaborada pela sociedade de Novo Progresso – PA e Castelo dos Sonhos (Altamira – PA).

Em Brasília, o Vereador Mauro César (Rato) – PT, junto com o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Novo Progresso, Agamenon Menezes, estiveram com o Deputado Zé Geraldo – PT, onde ficou acordada essa reunião para a data de 15 de abril.

O Líder do Governo na Assembléia Paraense, Deputado Airton Faleiro – PT, diz-se confiante numa solução logo nesta reunião, devido ao fato de que agora, o pleito é do Estado do Pará, e não mais somente da sociedade local.

A FLONA JAMANXIN nas dimensões atuais retirara o direito de mais de 800 famílias, e prejudica a economia local reduzindo o montante de dinheiro que girava na região. Depois do Governo Federal ter liberado 50% da reserva em propriedades no entorno da BR-163, a redução da FLONA seria uma outra grande noticia para a população.


Fonte: Ascon - Vereador Mauro César Brescine

Postado por Diretor: Édio Rosa às 13:09
CONGRESSO ADIA VOTAÇÃO DO PLEBISCITO DO ESTADO DO TAPAJÓS
O Plenário da Câmara adiou para Terça-feira, 30/03, a votação das matérias que aprovam a realização dos Plebiscitos para a criação dos Estados TAPAJÓS e CARAJÁS. As proposições estão na pauta da sessão extraordinária desde terça-feira passada, porém um impasse entre os Deputados quanto a um outro Projeto que estava em debate, acabou obstruindo essa votação. No entanto, já está confirmado pelo Presidente da Câmara MICHEL TEMER (PMDB) a inclusão dos Plebiscitos na próxima semana.

Enquanto tramita a proposta do TAPAJÓS, vereadores e prefeitos dos municípios da região fazem um trabalho de campanha e conscientização em todos os gabinetes de Deputados na Câmara.

Segundo o Vereador de Novo Progresso – PA, Mauro César (Rato) – PT, a comitiva, mais os Deputados Lira Maia – DEM e Geovani Queiroz – PDT, já conversaram pessoalmente com 155 Deputados. Destes, apenas um único Deputado afirmou ser contra o projeto. Além disso, existe um Deputado Paraense, Zenaldo Coutinho, que embora não esteja convencendo está pelos corredores da Câmara militando contra a criação destes estados.

Os Deputados Asdrúbal Bentes – PMDB e Paulo Rocha – PT, também estão atuando juntos as lideranças partidárias visando aprovar a proposta.

Em resumo, os Deputados da Câmara já tratam essas matérias como pacificas, ou seja, pré-combinadas pela sua aprovação.

Por Diretor: Édio Rosa

quinta-feira, 25 de março de 2010

Emenda prevê reeleição de mesa da Câmara de Santarém

Miguel Oliveira
Repórter

Já está tramitando nas comissões da Câmara de Vereadores uma emenda à Lei Orgânica do Município, de autoria do vereador Maurício Corrêa(PMDB), que permite a reeleição dos membros da mesa diretora da Câmara Municipal de Santarém na próxima legislatura.

A emenda já recebeu a adesão de treze dos quatorze vereadores. Apenas Carlos Jaime(PT), que é membro da mesa atual, se recusou a apoiar essa alteraçao na lei orgânica.

Esta semana, o projeto de emenda começou a tramitar na comissão de justiça. O relator é o vereador Erasmo Maia(DEM), que dará parecer favorável à mudança nas regras para a eleição de membros da mesa diretora.

Pelo texto da LOM, é vedada a reeleição de membros da mesa para os mesmos cargos. Na região Oeste do Pará, apenas a Câmara de Itaituba adotou a reeleição.

O projeto vem tendo tramitação discreta. Apesar de ter sidoprotocolado, seu teor não foi lido em sessão ordinária, sendo apresentado por Maurício Corrêa diretamente à mesa diretora da Câmara, de onde foi despachado para a tramitação nas comissões.

Como o projeto de emenda à LOM já recebeu o apoiamento de mais de 2/3 dos membros da Câmara, sua aprovação em plenário será pacífica.

Se aprovada, a emenda de autoria de Maurício Corrêa possibiliará a reeleição do atual presidente José Maria Tapajós(PMDB).


Postado por O Estado do Tapajos On Line às 10:12 0 comentários
Receita aplica multas milionárias em empresas de Santarém e Altamira

Miguel Oliveira
Repórter

A Receita Federal apertou o cerco a empresas sonegadoras de impostos na região Oeste do Pará. Pelo menos dez empresas localizadas em Santarém e Altamira receberam pesadas multas do fisco federal. Alguns processos administrativos já se transformaram em ação de execução pela Procuradoria da Fazenda Nacional e os bens dos sócios-proprietários dessas empresas estão com "impedimento administrativo".

A reportagem de O Estado do Tapajós apurou que a fiscalização da Receita Federal identificou as fraudes fiscais a partir do cruzamento das declarações do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica com informações enviadas ao Fisco por bancos e empresas. A Receita identificou, também, diferença do faturamento declarado dessas empresas com o saldo das contas correntes.

"Algumas empresas recebiam os pagamentos através de depósitos em conta corrente, mas a contabilidade era feita apenas em cima do caixa, sem haver conciliação dos extratos bancários. Com isso, a empresa pagava menos imposto, mas com a quebra do sigilo bancário, a Receita descobriu a fraude", contou ao jornal uma fonte da área tributária.

As multas aplicadas pela Receita Federal têm valores milionários, variando de R$ 1 milhão a R$ 7 milhões. Foram multadas empresas que atuam com revenda de pneus, aluguel de veículos, alimentos, agropecuária, materiais de construção, boutique e magazine.

Os procedimentos fiscais foram executados de forma integrada pelas unidades da Receita em todo o território nacional. O foco das investigações está nas declarações com sinais de omissão de rendimentos ou de redução indevida na base de cálculo do Imposto de Renda.

Segundo o subsecretário de Fiscalização da Receita Federal, Marcos Vinícius Neder, a fiscalização não abrangerá apenas as declarações a serem entregues neste ano, mas todas as declarações enviadas nos últimos cinco anos. Ele afirmou que as investigações não privilegiarão nenhuma faixa de rendimento. "A fiscalização, na verdade, se dará por tipo de infração cometida", afirmou.

Diferentemente da malha fina, em que a fiscalização ocorre apenas com base nas informações fornecidas pelo próprio contribuinte, a operação da Receita abrangerá o cruzamento de dados enviados por terceiros. "É uma investigação mais aprofundada que a tradicionalmente feita", explicou Neder.

Por: O Estado do Tapajos On Line às 10:08 0 comentários


UFOPA ofertará cursos de licenciaturas para professores
Herto Miranda
Free lancer




A Pró-Reitoria de Ensino e Graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com equipe liderada pelo Professor Rodrigo, seguindo orientação do seu Reitor Seixas Lourenço, está realizando estudos para viabilização de Cursos de Formação de Professores pela referida universidade.

Os estudos visam o conhecimento das necessidades de cada município, com suas realidades locais e, dependendo dos resultados dos estudos e as informações obtidas através da Plataforma Freire, do Ministério da Educação (MEC), poderá ofertar até 1.750 vagas para professores, distribuídas pelos campi da UFOPA, nos municípios de Itaituba, Juruti, Óbidos, Monte Alegre, Oriximiná e Alenquer, além de Santarém.

Os cursos deverão funcionar, este é o intuito do Reitor Seixas Lourenço, partir de julho do corrente com formação docente em cursos de regime intervalar.

Alguns campi da UFOPA já estão em funcionamento, como é o caso do de Itaituba que já tinha um Núcleo Universitário funcionando com vários cursos e com prédio inclusive. Outros núcleos foram desativados após a conclusão dos cursos que neles funcionavam como é o caso de Alenquer e Monte Alegre, onde mesmo assim os cursos estarão funcionando a partir de julho de 2010.

Os cursos deverão se constituir também em Licenciaturas Integradas, a saber: Matemática e Física, e Biologia e Química, História e Geografia, licenciaturas que permitirão aos seus acadêmicos dupla formação ao término de seus cursos, além do Curso de Letras e o de Pedagogia.

Os municípios que tiverem os campi nele inseridos deverão fazer convênios com a UFOPA, parcerias sem as quais será dificultada a implementação dos cursos que se destinam a atender não apenas as suas demandas, mas de toda a região Oeste do Pará.

Os referidos cursos atenderão especificamente professores da rede pública de ensino e, muito embora tenham, em alguns casos, a integração de cursos, não terão aumento de carga horária.

Estes primeiros cursos da UFOPA serão responsáveis, por certo, pela maior revolução do ensino, com reflexos em seu desenvolvimento em sua ampla acepção, em toda a região.

Histórico das Licenciaturas

Os cursos da UFPA (Universidade Federal do Pará) iniciaram com um Núcleo Universitário, que funcionou no Álvaro Adolfo da Silveira do ano de 1971 até 1973, período em que cessaram as suas atividades em Santarém.

No início da década de 80, retomando suas atividades em Santarém, a UFPA ofereceu cursos de complementação, já que no início as licenciaturas eram curtas e abriu novos cursos de curta duração.

Em 1983, um convênio da UFPA com a SUDAM foi responsável pelo inicio do primeiro Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia.

Em 1986, na administração do Reitor Seixas Lourenço foi criado o Campus de Santarém, tendo sua continuidade na Escola Everaldo Martins (hoje o Campus da UFOPA), com os seguintes cursos: Matemática, História, Pedagogia, Letras e Pedagogia (com 250 vagas ofertadas), faculdades estas que permanecem até a atualidade.

O Professor Aldo Queiróz era professor Universitário em 1986 e foi designado como Coordenador do Campus de Santarém.

Com Nilson Pinto como Reitor da Universidade os primeiros cursos permanentes se instalaram em Santarém, com corpo docente próprio, sendo que previamente o Campus de Santarém funcionou anexo ao prédio da SUDAM, época em que esteve conveniado com a Universidade de Santa Catarina e Projeto Rondon.

Os alunos formados em Santarém foram se qualificando e hoje a UFPA tem um dos corpos docentes mais qualificados, referências em todo o interior do Estado do Pará, agora na UFOPA, que tem a perspectiva de alargar cada vez mais as oportunidades para os que residem em nossa região, fazendo com que a vantagem competitiva de nossa população se torne cada vez maior em relação às demais partes do Estado, com a qualificação técnico-científica de nossa população.

Mesmo antes da criação da UFOPA, quando ainda da UFPA, vários Núcleos Universitários foram instalados em quase todos os municípios de nossa região a partir do Campus de Santarém. Com a instituição da UFOPA foram já criados seis campi nos Municípios de Itaituba, Juruti, Óbidos, Monte Alegre, Oriximiná, Alenquer e, a partir de julho, deverá oferecer 250 vagas em cada um destes campi, atendendo as demandas locais de cada município com licenciaturas para suprir a necessidade de professores das disciplinas do Ensino Médio, sobretudo as mais carentes, como é o caso de Química.

A implantação das Licenciaturas em Santarém possibilitou a existência do Ensino Médio em todos os municípios vizinhos. Aveiro, por exemplo, com mais de 200 anos, teve a implantação do Ensino Médio apenas em 2003. Mas nos demais municípios foi ampliado consideravelmente o Ensino Médio, e mesmo o Fundamental, a partir da qualificação docente iniciada em Santarém, que se tornou um pólo de conhecimento científico, dentro das diversas áreas de conhecimento.


Por: O Estado do Tapajos On Line

Cassação de Roselito; Expectativa sobre julgamento de Roselito


Todas as atenções hoje(25) estão direcionadas para o caso que envolve a disputa judicial entre o atual prefeito Roselito Soares(Foto) e o empresário Valmir Climaco, candidato derrotado do PMDB na eleição de 2008, acusado de abuso de poder econômico, através de distribuição de cestas básicas.
No juízo eleitoral de Itaituba, o prefeito reeleito foi inocentado da acusação. Climaco recorreu da decisão junto ao TRE, que hoje irá se pronunciar sobre o caso.


O recurso em tramitação no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará, foi pautado para amanhã, dia 25.

O MPE (Ministério Público Eleitoral), provocado pelo juiz-relator (André Bassalo), deu parecer favorável à cassação do gestor itaitubense.


Roselito Soares pertence ao PR.

Mudança Já!

A situação do Pará não pode continuar do jeito que está. Alguma coisa tem que ser feita. O povo tá sofrendo demais e os municípios estão em completo abandono. Cadê esse governo que não aparece? Nada faz... Quem continua mandando sãos os mesmos ratos e raposas. Um câncer que deve ser arrancado da política paraense. Os pmdbs da vida, os psdbs da vida e muitos outros. Uma tristeza total. Meu povo tem que mudar! Precisamos de uma nova opção. Chega de sermos usados, maltratados e roubados. Diga não aos corrupto

O Rato quer voltar..!!


Brincadeira, lá em Belém muita gente comenta que o velho rato Almir Gabriel quer voltar. Uma forte assegura que Almir ainda vai dar o bote final. Uma pesquisa encomendada pelo Diretório Nacional do PSDB, que definirá os rumos que o partido tomará nas eleições de 2010 no Pará, ainda é esperada.
Essa decisão e as possíveis armação de Almir está deixando Simão Jatene sem dormir e de orelha em pé. Ele conhece muito bem o ex-governador, tudo pode acontecer. Almir conta com as traquinagens de sua cria e senador Mario Couto.


Quem vencera, quem será favorecido?


Uma coisa é certa, a briga entre os dois ainda vai ter muito capítulos, e só quem vai perder é o PSDB. Porém, quem vencera ainda é uma grande dúvida? No entanto, a quem favorece todo mundo já sabe: ao grupo de Jader e a atual governadora Ana Julia que fica só aplaudindo lá do alto. O fato é que muito BOI ainda vai "voar" como muitos dizes na política.








Pelas beirada

Sem se importar com as desgraça dos dois, o ratão Jader Barbalho aproveita para tentar tirar o proveito da situação e correr pela beiradas, fazendo suas articulações e armações.
O grupo de Jader é forte, e é considerado junto com o PT e PSDB os partidos que tem um bom alicesso em todo os municípios do Pará.






Por: Hiromar Cardoso

Fonte: Blog do Xarope

Lotes nos Loteamentos Tom da Alegria II e III já podem ser escriturados

Os proprietários de lotes nos loteamentos Tom da Alegria II, Tom da Alegria III e outros recebidos atraves de doação pelo Escritório da BTF do Pará, terão o prazo de até o final do mês de maio, deste ano para fazer o cadastramento do lote na Prefeitura Municipal de Novo Progresso.

O cadastramento é necessário para regularizar a documentação do lote junto à prefeitura e também, para garantir definitivamente a propriedade do imóvel, evitando assim, problemas futuros.

Estes lotes como mostra o contrato, não podem ser vendidos, doados, transferidos ou alienados, sem o consentimento do doador. Por isso quem comprou algum destes lotes doados ou mesmo se estiver sobre algum destes, sem o devido contrato, deve comparecer até o final de maio deste ano, ao Escritório da BTF do Pará e regularizar a situação do terreno com o engenheiro Otavio Borinelli.

Para fazer o cadastro do lote no Departamento de Tributos da prefeitura o dono deve primeiro, levar o contrato até o escritório BTF do Pará, para receber o mapa e o memorial descritivo da terra, posteriormente levar os documentos até o Departamento de Tributos da Prefeitura Municipal, para fazer o cadastro e a titulo definitivo. Se o proprietário deseja concluir a documentação, poderá fazer o registro no Cartório e obter a Escritura Pública do imóvel.

Quem não comparecer até este prazo pré-determinado será considerado desinteressado e a destinação do lote pode ser outra.

O Superintendente do Departamento de Tributos da Prefeitura Municipal, Sr. João Maria dos Santos, reforça e alerta para a importância da documentação dos imóveis, ele disse, que já estão oficializados os nomes das ruas e das quadras e, reconhecidos pela prefeitura. Com os documentos em dia os proprietários poderão contrair empréstimos bancários, alienar e fazer outras transações legais, tendo como garantia o lote. Alem de recolher o Imposto (IPTU), o que dá aos moradores o direito pleno de exigir do Poder Público as implantações das redes de água, energia elétrica, a coleta de lixo e outros benefícios de direito constituídos.

O Escritório de Engenharia e Projetos BTF do Pará fica na Rua 7 de Setembro no Bairro Vista Alegre e no telefone 3528 1643 falar com o engenheiro Otavio Borinelli.


Escritório de Engenharia e Projetos BTF do Pará.

Só é dono quem documenta.

Documente suaterra.

Fonte: www.culturafm.amaisouvida.com.br
www.tribunadopovonp.blogspot.com

Por: Diretor, Édio Rosa

Economia! Empresa mineradora vai gerar 1.200 empregos na região

Uma grande mineradora canadense vai investir algumas centenas de milhões na implantação de um projeto de mineração, no município de Itaituba, no atual Garimpo Bom Jesus, do empresário Valmir Climaco. O investimento pretende gerar mil e duzentos empregos diretos e mais os empregos indiretos. Alguns detalhes superficiais do projeto foram apresentados ao empresário Neri Prazeres de Novo Progresso, por um representante da mineradora , que está em Belém. Entramos em contato com Sr. Neri por telefone, que está pleiteando fechar contrato para a sua empresa a Trans Progresso construir estradas de acesso ao local do empreendimento.


Maiores detalhes da mineração devem ser divulgadas nos próximos dias, como por exemplo, sobre estudo de viabilidade, volume do depósito e teor médio do ouro. "Ao que tudo indica o futuro na área de mineração na região é muito promissor. Este é um investimento importante, pois será implantado em uma região carente que tem um baixo índice de desenvolvimento humano e que precisa desse tipo de iniciativa para gerar empregos para nossos trabalhadores ", completou Prazeres.


Evidentemente os investimentos chegam a essa região graças ao recursos minerais aqui existentes, é preciso observar agora a responsabilidade do governo de garantir que esses empreendimentos cheguem, provendo infraestrutura elétrica e rodoviária para que isto aconteça. A começar pela obtenção das licenças, como de mineração e ambientais, que estariam em andamento e sendo encaminhadas dentro do processo normal.


O ex-prefeito de Novo Progresso, Neri Prazeres, comemorou o anúncio do investimento, que apesar de estar localizado no município vizinho, representa muito para a população progressenses, que até agora atualmente tem como principal fonte de emprego a prefeitura. Muitos trabalhadores de garimpo aqui de Novo Progresso já trabalham ou trabalhavam no Garimpo Bom Jesus e agora certamente muito mais oriundos daqui serão empregados assim que começar as obras de implantação e depois a mineração em si.


Por: Édio Rosa
www.tribunadoPovonp.blogspot.com

Tapajós e Carajás na pauta de votação

Com o título acima, no blog do Piteira:

Expectativa em Brasília em todo o Pará, a partir de hoje, diante da possibilidade de votação dos dois projetos que propõem o plebiscito sobre a criação dos novos estados do Tapajós e Carajás.

Os dois projetos - nº 731/00 e 2300/09 - estão entre as prioridades da pauta nas próximas semanas. A informação foi confirmada, ontem, após a reunião dos líderes partidários com o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer.

O deputado Zenaldo Coutinho (PSDB) - guardem esse nome, eleitores do Oeste, Sul e Sudeste do Pará -, inimigo declarado da criação dos dois novos estados, vai fazer de tudo para atrapalhar a votação.

A inclusão do projeto do Tapajós na pauta, sabe-se, é o resultado da reunião de representantes políticos do Oeste do Pará com o presidente Michel Temer, articulada pelo deputado federal Jader Barbalho, mês passado, na Capital Federal.

Fonte:Blog Alailson Muniz

quarta-feira, 24 de março de 2010

Paragominas (PA) deve sair da lista dos municípios que mais desmatam a Amazônia - 23/03/2010

O Ministério do Meio Ambiente divulgará na próxima quarta-feira (24), em uma coletiva de imprensa, a nova lista dos municípios que mais desmatam a Amazônia. A expectativa é que nessa edição o município de Paragominas, no Pará, não esteja incluído na relação que agrupa os municípios responsáveis por 50% do desmatamento de toda a floresta, já que conseguiu alcançar a meta de redução do desmatamento e de realização do Cadastro Ambiental Rural das (CAR) nas propriedades.

Desde que teve seu território incluído na lista, em janeiro de 2008, o município estabeleceu como meta zerar o desmatamento ilegal e pretende se tornar o "município verde" da Amazônia. Para realizar a tarefa assinou, em março de 2008, um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura Municipal de Paragominas, o Sindicato de Produtores Rurais de Paragominas, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e a The Nature Conservancy (TNC) para o combate e controle do desmatamento e a realização do CAR.

Na coletiva de quarta-feira, serão apontados os investimentos dos Governos dos Estados do Pará e do Mato Grosso, das Prefeituras de Paragominas e Marcelândia (MT), do Ministério do Meio Ambiente, e da TNC, destinados a controlar e diminuir o desmatamento e a promover o ordenamento territorial na Amazônia. Também será divulgado o envio da minuta de Decreto que estabelece o Macrozoneamento da Amazônia à Casa Civil.

Cumprindo as metas

Para conseguir cumpri as metas, Paragominas elaborou um diagnóstico socioeconômico e florestal do município e um monitoramento mensal do desmatamento detectado pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD). Comparando o desmatamento acumulado de 2009 com 2008, houve queda de 80% do desmatamento: de 18,6 quilômetros quadrados em 2008, o desmatamento passou para 3,9 quilômetros quadrados em 2009. Por meio das ações desenvolvidas, o município conseguiu estabilizar o desmate atingindo no máximo 2,4 quilômetros quadrados por mês.

Os dados do Prodes, gerados pelo Instituto de Pesquisa Espaciais (Inpe) também acompanharam a tendência de queda no desmatamento do municípios. Em 2007, o Prodes registrou 107 quilômetros quadrados de áreas desmatadas na região. No ano seguinte (2008) houve redução de 43%, quando o desmatamento atingiu 61 quilômetros quadrados. Em 2009, o desmatamento continuou em queda, somando 21 quilômetros quadrados, 66% menor que o registrado em 2008.

Marcelândia

Além de Paragominas, Marcelândia também foi convocada para a divulgação do MMA, e espera-se que o município saia da lista dos que mais desmatam a Amazônia.

Em julho do ano passado, o município de Marcelândia realizou uma reunião para discutir o desenvolvimento sustentável do município e para definir as ações do projeto "Marcelândia 100% Legal" e entregou um termo de compromisso assinado por todas as entidades, requerendo a participação do município na Operação Arco Verde, do Governo Federal.

O prefeito, Adalberto Diamante, defendeu que o município que tanto tempo esteve como o primeiro na lista da Operação Arco de Fogo deveria ser o primeiro na lista de atendimento do mutirão Arco Verde, que tem como objetivo atender demandas sociais emergenciais nos municípios foco de controle ambiental e promover a transição das atividades agropecuárias e florestais para a legalidade e a sustentabilidade, com foco nos municípios críticos da Amazônia.

Após o fechamento das madeireiras o município entrou em profunda crise financeira, já que está era a principal atividade econômica da região. Em julho do ano passado, o município finalmente foi contemplado com as ações do programa federal, desenvolvendo palestras e divulgando as informações sobre o desenvolvimento sustentável, produção e comércio de produtos florestais e cadastro ambiental rural.

Saiba mais: Paragominas (PA) pretende sair da lista de campeões do desmatamento e virar "município verde"

Local: São Paulo - SP
Fonte: Amazonia.org.br
Link: http://www.amazonia.org.br

segunda-feira, 22 de março de 2010

População diz não à divisão Belém e Brasília

A polêmica sobre a divisão do Estado do Pará foi levada à praça da República, na manhã de ontem. Parte do grupo que lidera a corrente contrária ao separatismo, encabeçado pelo deputado federal Zenaldo Coutunho, lançou a campanha "Um Milhão contra a Divisão". O objetivo é reunir um milhão de assinaturas em um documento a favor da manutenção da unidade do Pará. A partir de hoje, haverá dois pontos fixos de coleta de assinaturas na capital: no prédio da Associação Comercial do Pará (ACP) e no Instituto Helena Coutinho.

Assim que as assinaturas forem reunidas, será formada uma comissão, que ficará responsável por levar o documento à Câmara dos deputados, em Brasília. Zenaldo Coutinho define a ação como um "pressão popular contra a divisão do Pará". Para o lançamento da campanha, foram espalhados na praça quatro pontos de coletas de assinatura. Duas horas após o início do movimento, pouco mais de 200 pessoas já haviam registrado apoio à campanha.

O presidente do Instituto Helena Coutinho, Samuel Aflalo, explica que a campanha será levada a todo o Estado. "Queremos incitar o debate sobre este assunto, que vai mudar a vida de todos os paraenses. E acreditamos que a mudança não seja para melhor. Afinal, o novo Pará (após a divisão) será um Estado pequeno cuja economia será baseada na prestação de serviços", explica.



Fonte: O Liberal; Da Redação e da Sucursal

Serra, Dilma e o Brasil 2.0

Desde que os países emergentes largaram na frente na recuperação econômica, em julho passado, a distância entre o desempenho deles e do mundo desenvolvido só aumentou.

Enquanto Índia, China e Brasil ensaiam subir juros para encarecer o crédito e desmontam políticas de estímulo adotadas no auge da Grande Recessão, os países avançados patinam.

Longe de estarem fora de perigo, veem a situação de suas contas públicas deteriorada e os bancos ainda enfrentando perdas enormes, o que torna a recuperação duvidosa.

Pois é a partir do crédito fornecido pelo sistema financeiro que esses países cresciam até o estouro da crise. E ela eclodiu exatamente pelo excesso de empréstimos arriscados que esses mesmos bancos ofereciam às empresas e consumidores.

Não é exagero imaginar que EUA e algumas grandes economias europeias, como Espanha e Reino Unido, reproduzam nesta década os anos 90 perdidos pelo Japão.

Os três quadros abaixo falam por si.

Mostram: o volume de perdas dos bancos e o esforço deles para levantar capital e cobri-las; o tamanho dos rombos orçamentários em algumas economias desenvolvidas; e, como contraponto, a valorização acentuada dos preços das ações nas Bolsas de Valores dos países emergentes.

Arte/Folha Online
A Bolsa brasileira figura entre as que mais se valorizaram, e a economia se recupera rapidamente.

Em ano eleitoral, isso é boa notícia para o governo Lula. Mas trata-se também de uma oportunidade para enxergarmos os grandes problemas e gargalos que o Brasil deve enfrentar. Não deixa de ser também uma chance para a oposição.

Não por acaso, o pré-candidato tucano José Serra deu a entender na semana passada que uma de suas prioridades na campanha será a questão do emprego.

Parece um contrassenso, quando no primeiro bimestre de 2010 foram criados quase 391 mil empregos formais, sendo 209 mil só em fevereiro, recorde absoluto para o mês. Nesse ritmo, o nível de desemprego no país cairia em alguns meses a um patamar inacreditável há poucos anos.

O problema, porém, é que em vez de muito mais empregos, o que o crescimento brasileiro tende a gerar é inflação. Por dois motivos, principalmente:

1) a crescente massa salarial desses novos empregados buscará uma quantidade de produtos e serviços que não aumenta na mesma velocidade por carência de investimentos produtivos;

2) há cada vez mais escassez de mão de obra treinada, o que obriga as empresas a competir por um estoque limitado de trabalhadores. O efeito disso é um aumento dos salários dos que são disputados no mercado.

Os dois gargalos se auto alimentam. Pois não adianta à Ford, por exemplo, montar uma nova fábrica se não tiver pessoas treinadas para trabalhar nelas. E os que receberem aumento vão avançar cada vez mais sobre um estoque limitado de produtos.

Serra falou sobre o emprego ao lançar a nova fase de um programa de treinamento de mão de obra em São Paulo. A um custo de R$ 140 milhões, pretende oferecer 60 mil vagas de treinamento.

O programa foi criado a partir de um diagnóstico chocante no Estado mais rico do país: metade dos trabalhadores com idade entre 30 e 59 anos não tem sequer o ensino fundamental completo. Daí que boa parte do treinamento inclui aulas de português, matemática, etc.

São imensos os méritos da política macroeconômica adotada por Lula durante esses quase oito anos de mandato. Os problemas acima são quase "bons problemas", já que gerados por uma economia em expansão.

Mas é chegada a hora de o Brasil entrar na fase 2.0, como fez no passado a Coreia e como faz hoje a China. Afinal, a estabilização são favas já contadas. O desafio agora é mudar de patamar.

Com os países desenvolvidos estagnados, deve sobrar dinheiro e financiamento de investidores internacionais atrás de bons retornos em países promissores. E o Brasil pode melhorar sua posição.

Aparentemente, Serra vai por aí. Procurando explorar em sua campanha o potencial que vem sendo desperdiçado ou mal administrado.

Sobre Dilma, ainda não sabemos direito a que vem. A não ser que representará eleitoralmente e em palanques a figura de um presidente popular. E que terá deixado o país quase pronto para uma nova fase.

Fonte: Folha oline

Arco de Fogo na Transamazônica marcada por farra, álcool e abuso

Festas em balneários regadas a cervejas e mulheres. Dias inteiros trancados em um quarto de hotel sem nada para fazer. Cervejadas em praça pública. Orgias em hotéis e festas em boates. O roteiro bem que parece o de um grupo de homens jovens curtindo as férias adoidado, mas se trata de um grupo de integrantes das polícias consideradas da mais alta elite do Brasil: a Polícia Federal e a Força Nacional de Segurança, juntamente com fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A farra animalesca acontece na região da Transamazônica, onde mais de 90 agentes da PF, da Força Nacional e do Ibama realizam a Operação Arco de Fogo, criada ano passado pelo governo federal para coibir o desmatamento ilegal na Amazônia. O uso da estrutura pública (veículos, combustíveis e diárias) para farras deste tipo já é comum na história da Arco de Fogo. Ano passado, um grupo de policiais federais foi flagrado numa farra com bebidas em um clube particular em Altamira.

Desta vez não foi diferente. A operação montou uma base em Uruará desde o dia 11 de março e desde então mostrou poucos resultados além de farras e arbitrariedades, A reportagem do site ecoamazônia passou um final de semana em Uruará acompanhando as peripécias dos agentes federais e flagrou atos capazes de envergonhar o mais desavergonhado dos agentes públicos. Num destes casos, um grupo de agentes foi flagrado bebendo cerveja em plena praça central da cidade, em uma viatura que foi alugada pelo governo para a operação.

A caminhonete modelo L200 branca de placas HJJ 6138 estacionou no final da tarde de sexta-feira, dia 19, em plena praça e os agentes que estavam no veículo desceram e começaram a tomar as cervejas que estavam em uma caixa de isopor na carroceria do veículo. Foram mais de duas horas de bebedeira, sem que eles tivessem qualquer pudor em esconder o que estavam fazendo. Quando a cerveja acabou, os agentes entraram no veículos, alcoolizados, e saíram pelas ruas da cidade. Como não apareceu o "amigo da rodada", é óbvio que o veículo alugado para a polícia foi dirigido por um motorista bêbado.

Mas a noite ainda era pequena para a turma do arromba. Na mesma sexta-feira, por volta das 22:30, o mesmo veículo já estava rodando pelas ruas da cidade. Desta vez os agentes não pararam em nenhuma praça para se embebedarem, mas estavam à caça. Não, eles não estavam caçando bandidos, traficantes de alta periculosidade nem mesmo um ladrãozinho pé de chinelo. Estavam em busca de mulheres para satisfazerem seus apetites sexuais. Em frente à praça, no meio da rua, abordaram uma moça que entrou no carro e foi levada para um hotel localizado em frente ao Mercado Municipal, onde outros agentes estavam hospedados, aguardando a "presa" da noite. De lá, a mulher só saiu de madrugada.

A entrada e saída de mulheres dos quartos é comum nos hotéis onde os agentes estão hospedados. Nos hotéis Dallas e Amazônia, onde está a maior parte dos agentes, funcionários confirmaram a movimentação de "meninas", ou namoradas dos agentes. Muitas vezes, apenas uma namorada para vários agentes, o que dá uma idéia do que acontece nos quartos cujos custos de hospedagens são pagos pela União.

Se estes fatos já não fossem suficientes para desmoralizar uma operação que nasceu morta - já que não apresentou resultados concretos até o momento - há ainda situações mais escabrosas. Como o toour que a turma da Arco de Fogo tem feito nos balneários da região. Nos dois últimos domingos, por exemplo, eles pegaram uma mini van que também está locada para a polícia, mais alguns veículos, e foram aproveitar a vida em um balneário localizado no município de Medicilândia. Novamente, a farra foi regada a muita cerveja, o combustível que parece alimentar a vontade insaciável de farrear destes agentes que deixaram seus estados e vieram para a Transamazônica com duas certezas na cabeça: que o povo da região é bandido e que eles estão em uma viagem de turismo de aventura onde podem fazer farra, beber e namorar ao custo do contribuinte. E nas horas vagas ainda podem brincar de rambo, com suas metralhadoras e armas de grosso calibre.

Abuso de autoridade e prejuízos comerciais

Se não bastasse o estilo de vida sodomita adotado pelos agentes da Operação Arco de Fogo na Transamazônica, a atuação é marcada por abuso de autoridade e de prejuízos causados à economia do município de Uruará e à toda a região. Há diversos relatos de truculência feitos à reportagem por pessoas que sofreram na pele o abuso dos agentes, mas não denunciaram os casos com medo de represálias.

Um destes casos é de um homem que foi agredido em plena via pública, sem qualquer motivo. Ele levou alguns tapas em empurrões dos agentes da Polícia Federal. O fato já é público em Uruará, mas a vítima pediu para não ter a identidade revelada pela reportagem. Um outro homem teve o quintal de sua casa invadido pelos agentes, que estavam à sua procura. Os abusos continuam. Os policiais apreenderam vários caminhões que não transportavam qualquer carga, mas apenas por terem carrocerias madeireiras.

Além disso, há o impedimento ilegal ao desenvolvimento das atividades das empresas florestais. Os agentes da Arco de Fogo mandaram várias indústrias paralisarem as suas atividades sem qualquer justificativa até que eles autorizassem novamente o funcionamento. Ou seja, a operação se tornou polícia, promotor e juiz ao mesmo tempo e faz um julgamento sumário, sem direito à defesa. Empresas que ficaram paralisadas tiveram prejuízos milionários e não sabem de quem cobrar esta conta.

Enquanto isso, a economia definha. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uruará, Rubens Rodrigues Jorge, informou que o movimento no comércio teve uma forte queda após o início da operação. Segundo ele, isso gera desemprego e como conseqüência caos social. "O setor madeireiro responde por 40% da economia e geração de emprego no município", disse o empresário, destacando que os casos de delitos aumentou mais de 30% no município desde que o setor passou a sofrer restrições para trabalhar.

Enquanto a população perde o emprego e sofre com a miséria, os custos do governo com a mega-operação não param de crescer. A reportagem apurou que só com diárias para os agentes são gastos mais de 15 mil reais por dia. Ainda têm os custos com aluguem de veículos, hospedagem, combustível, alimentação, etc. Um custo milionário com uma operação que cada vez mais fica marcada por abuso, arbitrariedades, e pouco ou nenhum resultado sobre o índice de desmatamento na Amazônia. Em resumo: absurdamente cara e absolutamente desnecessária.


Fonte: Redacão Ecoamazônia

Governo do Estado assume a Transgarimpeira e entrega obras em Itaituba

Um decreto assinado pela governadora Ana Júlia Carepa na manhã deste sábado (20), em Itaituba, município do oeste do Pará, transfere para o governo do Estado a responsabilidade sobre a estrada conhecida como Transgarimpeira, uma vicinal de 92 km que liga a sede do município, à altura do Distrito Industrial, na BR-163 (Cuiabá-Santarém) à vila do Creporizão - região de garimpo onde o principal meio de transporte é o avião.

O decreto foi assinado durante a inauguração do ginásio municipal poliesportivo de Itaituba, solenidade da qual participaram o prefeito local, Roselito Soares, os prefeitos de Jacareacanga, Raulien Queiroz; de Trairão, Danilo Vidal; de Rurópolis, Aparecido Silva; de Belterra, Geraldo Pastana, e de Novo Progesso, Madela Hoffmann, além do deputado estadual Airton Faleiro. A governadora estava acompanhada dos secretários de Meio Ambiente, Aníbal Picanço, e de Integração Regional, André Farias.

Ana Júlia Carepa assegurou que já tem recursos liberados pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof), no valor de R$ 500 mil, para a manutenção de 98 km da estrada, entre o KM-100 até o Creporizão, obra cujo processo de licitação já foi aberto.

Ela informou ainda que constam do orçamento da Secretaria de Estado de Transportes (Setran) recursos, no valor de R$ 2 milhões, vinculados ao empréstimo de R$ 366 milhões, cuja autorização para contrato depende de aprovação da Assembleia Legislativa.

Com esses recursos serão recuperados os primeiros 100 km, a partir da BR-163. "Estamos assumindo uma importante rodovia que ninguém se importava com ela, e assim que a Assembleia aprovar os recursos a que o Pará tem direito, iniciaremos as obras", garantiu a governadora.

O Estado do Pará é um dos únicos que não teve aprovado o pedido de empréstimo concedido pelo governo federal para compensar as perdas decorrentes da crise financeira. O governo federal repassou diretamente para as contas dos municípios parte dos prejuízos sofridos. Para os Estados criou uma linha de financiamento no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), mas para ter acesso a esse recurso é preciso a aprovação da Assembleia Legislativa. O pedido foi encaminhado há cinco meses ao parlamento estadual, mas ainda não foi apreciado.

Licenciamento - A governadora entregou ainda licenças ambientais para as empresas Wizi Madeira, SMH Laminados de Madeira, ambas de Itaituba, e Hermes da Rocha, de Rurópolis, além da autorização para o plano de manejo florestal a ser desenvolvido pela empresa Itaituba Indústria, Comércio e Serviço Ltda.

Com o licenciamento, as empresas poderão gerar empregos amparadas na legalidade e desenvolver a região de forma sustentável, explicou a governadora.

Ana Júlia Carepa também se reuniu com fazendeiros e representantes do setor madeireiro da região, para tratar de assuntos relacionados à Gleba Mamuru Arapiuns e à Floresta Nacional de Jamanxim.

Ginásio - Para a governadora, o ginásio de esportes inaugurado em Itaituba valoriza a região, pois tem capacidade para receber eventos esportivos não só do oeste, como de todo o Pará e até mesmo de nível nacional.

O prefeito Roselito Soares disse que o ginásio receberá não apenas atividades esportivas, mas também festivais, shows, eventos religiosos e educacionais, audiências públicas, conferências e outros eventos. "É um espaço de múltipla utilidade, por isso é uma alegria entregar essa obras", informou.


Fonte: Da Redação

Agência Pará

Abaixo Assinado por Mudanças no Código Florestal

Caros,

Descobri na net um site que faz petições eletrônicas, permite que pessoas assinem essa petição e as envia para outros, são os nossos populares "abaixo assinados". Resolvi então fazer um abaixo assinado pedindo por mudanças no Código Florestal.

Redigi uma minuta de petição pedindo mudanças no Código Florestal e ressaltando que as motivações dessa mudança não são anseios suicidas de destruição do meio ambiente, mas a impossibilidade prática de aplicação da lei sem destruir o campo. Essa petição pode ser subscrita por qualquer pessoa e será enviada aos parlamentares do Congresso Nacional no dia 2 de maio. A meta é coletar 1.000 assinaturas até o dia 1º de maio.

Peço ao leitor que leia a petição e junte-se a nós nessa luta por um Código Florestal capaz de proteger o meio ambiente sem destruir o setor produtivo rural, seja familiar, seja empresarial.

Caso queira participar clique no banner abaixo. Seu navegador abrirá uma nova página (ou aba). Clique no botão View Whole Petition logo abaixo da árvore e leia a minuta de petição que será enviada aos congressistas. Caso concorde com a petição é só preencher os dados no formulário logo abaixo do texto. É necessário colocar seu nome, e-mail e endereço físico. Importante: essas informações NÃO serão públicas. Caso você não queira que seu nome apareça na lista de assinaturas, marque o quadrado Don't display my name logo abaixo do campo Nome, seus dados serão registrados no abaixo assinado, mas seu nome não aparecerá na lista. Não deixe de responder às perguntas nos retângulos maiores à direita do formulário, eles servirão para dar força a sua assinatura. Depois é só apertar o botão Sign, confira suas informações e clique novamente em Sign. O sistema então abrirá uma janela onde você poderá recomendar a petição para amigos seus, se você tiver familiaridade com inglês e quiser usar a página, fique à vontade, se não quiser clique no botão cinza abaixo onde está escrito Skip this. Pronto, você concluiu a assinatura do abaixo assinado.

Caso você não queira assinar é só fechar a página ou aba do seu navegar. Sem ressentimentos.


Lembrando que a petição é apenas uma minuta. Você pode fazer sugestões que serão ou não aceitas depois de serem avaliadas. A idéia é construirmos juntos a carta que será enviada aos parlamentares. Mande sua sugestão para o e-mail: maispreservacao.maisproducao@gmail.com

Se você quiser assinar a petição, mas tiver dificuldades com o site (ou com o inglês) mande uma mensagem para o e-mail acima dizendo que quer participar do abaixo assinado.

Se você gostou da idéia do abaixo assinado, divulgue-o no seu site. Mande uma mensagem para o e-mail acima solicitando o código fonte do banner para que você possa colocá-lo na sua página.

O banner ficará disponível aqui no blog na coluna da direita, logo abaixo da gravura do Goya. Pode-se clicar nele a qualquer tempo e proceder a assinatura da petição.

Você também pode participar mais rapidamente no formulário abaixo. Junte-se a nós:

Ajude a Mudar o Codigo Florestal
Enter your name:

Display as "Anonymous"

Click here to read this petition.
Newest 8 of 9 signatures
9 JOAO FERNANDES LIMA NETO 3/22
8 Nádia Patricia Oliveira Trindade 3/22
7 Roseli Martin 3/22
6 Luiz Henrique Ribeiro 3/21
5 JORDAN TIMO CARVALHO 3/21
4 Guimarães William 3/21
2 Rita Siqueira 3/20
1 Ciro Siqueria 3/20
Petition powered by ThePetitionSite.com

Postado por Ciro Fernando Assis Siqueira

A Promotoria Pública de Novo Progresso realiza uma Consulta Pública com a população do Municipio

A Promotoria Pública de Novo Progresso está realizando uma importante Consulta Pública e a população está sendo convidada a participar com sugestões e comentários que vão subsidiar a elaboração do PGA-Plano Geral de Atuação do Ministério Público.

Segundo a Constituição brasileira, o Ministério Público é a instituição responsável pela defesa do ordem jurídica, do regime democrático e dos interesse individuais do cidadão, por isso, nada mais democrático, justo e coerente permitir que a própria sociedade aponte as áreas consideradas prioridades na atuação do promotor de Novo Progresso dr Charles Pacheco (foto).

Como o cidadão pode participar dessa consulta? Muito simples, basta procurar um formulário junto ao Ministério Público, que fica no Fórum local ou na Rádio Cultura FM, na Avenida Orival Prazeres, encima da Drogaria Joma.

Neste formulário, a pessoa vai preencher os seus dados pessoais no caso de pessoa física, ou os dados da empresa, bem como suas finalidades, no caso de pessoa jurídica. Também é apresentado várias opções de prioridades, na qual o cidadão escolhe três.

As opções são as seguintes:
Controle e prevenção de conflitos agrários;
Defesa do Consumidor;
Garantia do direito a educação;
Defesa dos idosos;
Defesa da infância e juventude;
Defesa do meio ambiente;
Combate a improbidade administrativa e defesa do patrimônio pública;
Garantia do direito a saúde;
Combate a corrupção;
Combate a violência e
Controle externo das atividades policiais.
Logo em seguida há um espaço destinado para a pessoa opinar como a atuação da Promotoria pode contribuir para a melhoria do município e do Estado. Depois de preenchido o formulário, o cidadão deverá enviar por fax, ou entregar pessoalmente na Promotoria, no Fórum ou devolver na Rádio Cultura. Assim, vai estar colaborando para uma atuação do Ministério público cada vez mais de acordo com as necessidades de defesa dos direitos de cada cidadão do município.

Por: Édio Rosa
Foto: Arciso Antonio povosdaamazonia

Foi aprovada a licença prévia ambiental que permite a duplicação das rodovias federais BR-163 e BR-364 de Rosário Oeste (a 128 km de Cuiabá) ao Posto

Foi aprovada a licença prévia ambiental que permite a duplicação das rodovias federais BR-163 e BR-364 de Rosário Oeste (a 128 km de Cuiabá) ao Posto Gil. A autorização veio do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), que votou o caso em regime de urgência. O detalhe é que, no processo, a autorização foi concedida sem a necessidade de Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) e a licença ambiental das obras poderá sair, então apenas com um Relatório de Controle Ambiental.

Cerca de 45 quilômetros serão duplicados; eles fazem parte dos 450 previstos para obras e assegurados por recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Aproximadamente R$ 1 bilhão serão investidos no total. Só o trecho de Rosário Oeste ao Posto Gil, conhecido como o que concentra o maior número de acidentes em Mato Grosso, dispensará R$ 230 milhões. Outros trechos estão entre Rondonópolis e Jaciara, Jaciara e São Vicente, São Vicente e Cuiabá e, finalmente, Cuiabá até Rosário Oeste.

Até o momento, o projeto de duplicação não saía do papel há 10 anos devido à falta de licenciamento ambiental; por isso entrou em caráter extraordinário para votação no Consema. Agora, com a licença prévia emitida, o processo de licitação referente às obras pode ser iniciado, segundo explicou o presidente do Consema – e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) – Luiz Henrique Daldegan.

Daldegan destacou o fato de que esta foi a primeira vez em que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), responsável por licenciar obras federais, delegou ao Consema tal atribuição. Para o secretário, “isso mostra que o órgão de Mato Grosso está andando em consonância com a política de meio ambiente do país e a partir de outras concessões como esta vamos poder dar celeridade aos processos como resposta a sociedade”. (Com assessoria)


Fonte: Diário de Cuiabá
Foto: Arciso Antonio povosdaamazonia

sábado, 20 de março de 2010

Cobra de 5 metros é encontrada em creche em SP

Animal pode ter fugido de criadouro ou foi abandonado.
Bicho foi levado ao Instituto Butantan, onde ficará em quarentena.

Uma cobra não peçonhenta com cerca de 5 metros foi encontrada nesta sexta-feira (19) em uma creche na Zona Norte de São Paulo. Similar a uma jiboia, a píton foi encontrada numa sala vazia da instituição.

O animal foi levado pelo Corpo de Bombeiros ao Instituto Butantan, onde passará por quarentena. Como a cobra é de uma espécie que não é encontrada no Brasil, suspeita-se que ela foi abandonada ou fugiu de um criadouro clandestino


Fonte: Do G1, com informações do Globo Notícia

A MORTE DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO ANTONIO

“Sei que tudo pode me acontecer. Mas é a mim que acontecerá, pois todo acontecimento é o meu acontecimento”, afirma o filósofo Sartre, sobre a condição existencial do homem como um ser livre, e responsável por suas escolhas. Na história, tudo é do homem, tudo é realidade humana. “Tudo que é do homem não me é estranho”, disse o filósofo Marx.

O homem como produtor de cultura disseminou suas produções científicas, estéticas e filosóficas em todos os territórios sociais como enunciações de valores. O mundo como objetividade verdadeira.

Assim como criou instrumentos de trabalho, moradia, artesanato, armas, religiões, indumentária, criou hábitos alimentares que alteraram seu código básico biológico. Fixando-se à vida sedentária como criador de animais, fazendo da carne seu alimento, sua bio/genética se alterou, e com ela surgiram algumas enfermidades. Assim, de acordo com os transcursos históricos e o consumo de outros alimentos, novas enfermidades. Somada a vida alimentar/sedentária, mais a sociedade industrializada, uma nova enfermidade se manifestou: os transtornos afetivos, como a ansiedade, depressão, fobias, entre outras. O que lhe leva à maior preocupação com sua saúde existencial. Outro mal que afeta nossa sociedade é a capacidade do ser humano de criar hipóteses para tudo, por vezes com certo grau de maldade.

Veja o caso do Sr. ANTONIO SILVA SOUSA, 39 anos, funcionário público competente, carro chefe do setor de contabilidade da prefeitura de Novo Progresso. Faleceu a 03 de março de 2010, no hospital Sagrada Família, em Santarém/PA e sepultado em Novo Progresso, onde residia. A maldade de alguns corações apressou-se a diagnosticar a causa da morte de Antonio como sendo por HIV, doença que assombrosa e temida gera preconceitos e boatos, especialmente em cidades pequenas.

Mas ao investigar o fato profundamente, descobrimos que enquanto algumas pessoas de Novo Progresso faziam suas conjecturas maldosas, Antonio Silva Souza , padecia, lutando contra um câncer hepático e hepatite B crônica. Derrotado pela enfermidade grave, faleceu e deixou uma grande lacuna e pesar entre seus amigos e parentes.


Por: Édio Rosa – Tribuna do Povo

sexta-feira, 19 de março de 2010

PREFEITURA DE NOVO PROGRESSO, Contenção de despesas

Informação que a Prefeita Madalena Hoffman -PSDB passa por dificuldade economia na Administração publica local e vai ter que tomar medidas drástica para poder conter despesas, entre tantas outras a demissão de em torno de 50/60 funcionários em toda administração e reincidir alguns contratos considerado não essencial , redução de trabalhos com maquinas etc. Motivo alegado pela Prefeita, caiu o repasse do FPM e consideravelmente outras arrecadações.

Fonte: Blog do Adécio

'Quem disse foi o Datena', diz Serra sobre candidatura

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse hoje, em visita a Hortolândia, que não falaria sobre o anúncio de sua pré-candidatura à Presidência da República feita ao jornalista José Luiz Datena, da TV Bandeirantes: "Eu não vou falar", afirmou Serra ao ser questionado sobre as eleições. "Quem disse foi o Datena. Eu vim em trabalho de governo e não misturo as coisas", repetiu o governador.


Serra participou da inauguração de uma fábrica de componentes para trens e metrô e seguiu para os municípios vizinhos Mogi Mirim e Mogi Guaçu. Em Mogi Mirim, apesar de receber o apoio explícito de correligionários, o governador manteve o posicionamento de calar-se em relação a sua pré-candidatura.


O ex-governador Orestes Quércia esteve no evento e disse que a maioria silenciosa terá grande valor para eleger o candidato do PSDB. "Tenho convicção total de que Serra será presidente. O crescimento de Dilma nas pesquisas é normal, a opinião de grande parte das pessoas só virá à tona quando os programas de TV dos candidatos forem ao ar", disse Quércia. O ex-governador afirmou ainda que apoiará a candidatura do governador de José Serra.

Fonte: noticias.br.msn.com

QUESTÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA!

O poder judiciário, através do juiz Dr. José Admilson parece estar realmente preocupado com a bagunça generalizada e descontrolada que se tornou a segurança pública em Novo Progresso.

Trânsito
A Polícia local já está autorizada e agindo rigorosamente contra circulação de motoristas e motociclistas menores e sem habilitação, veículos sem documentação pelas ruas da cidade. Segundo informações, os veículos apreendidos estão sendo conduzidos ao pátio do Fórum local e os infratores sofrendo as penalidades previstas na lei. A iniciativa visa coibir furtos, motoristas imprudentes e alcoolizados e acidentes que estão acontecendo nas ruas da cidade, fazendo muitas vítimas.

Violência
O Poder Judiciário e a Promotoria Pública com auxílio da Polícia Militar vão fazer ser colocada em prática, a exigência de fechamento de bares e lanchonetes durante a madrugada. De segunda a sexta-feira o horário é meia noite e até as três horas da madrugada nos finais de semana.

Quem trabalha durante a semana, não pode ter seu descanso atrapalhado por quem gosta de ficar na rua até altas horas. Além disso, os casos de alcoolismo, são comprovadamente causadores dos maiores distúrbios familiares. O sujeito sai pra rua, “enche a cara até altas horas” e chega em casa “valente”, se a família acha ruim “a ripa corre e o barraco cai”, resultado é que tudo vira caso de polícia. São freqüentes os “valentões” enquadrados na já famosa Lei Maria da Penha.


Por: Édio Rosa – Tribuna do Povo

SISTEMA TELEFÔNICO VIVE MAIOR CAOS DA HISTÓRIA EM NOVO PROGRESSO Telefonia Fixa.

A telefonia demorou chegar em Novo Progresso, foram anos de batalha para implantação dos sistema em nossa cidade. Foi uma alegria muito grande quando foram instalados as primeiros linhas telefônicas, eram poucas e precárias, mas havia a expectativa que o primeiro passo já tinha sido dado e portanto as coisas com o passar dos anos tendiam a melhorar. Mas em vez de melhorar, Piorou, e muito!

Com a venda da Telemar para a empresa Oi, renovaram-se as esperanças de melhoras nos sistema telefônico de Novo Progresso, mais uma vez uma frustração. O que observamos atualmente em 2010 é uma vergonha! Um verdadeiro descaso da telefônica com seus clientes.

A realidade hoje é de caos, os telefones públicos não funcionam, quase 500 linhas com problemas e não completam ligações, ao mesmo tempo que continuamos pagando as contas, ou se não pagando, aumentando os débitos com a operadora, sujeitos inclusive a ter o nome “sujo” caso insista em não pagar, mesmo com o telefone sem funcionar. O Comércio é o maior prejudicado, prejuízos enormes, pois telefones amplamente divulgados não conseguem ser acessados pelos clientes.

A empresa OI, com pouquíssimos técnicos que se desdobram, mas não dão conta da demanda de centenas de telefones com defeito.

Pedimos uma linha telefônica, a empresa pediu sete dias para instalar. Findo esse prazo procuramos os técnicos da Oi, que nos mostraram uma lista infindável de consertos à fazer, dizendo que tem poucos técnicos e a prioridade são os reparos e que não existe nem previsão de quando vão começar instalar novas linhas.


Celulares
Implantado a cerca de dois anos em Novo Progresso, através da operadora TIM, esses telefones móveis vieram para oferecer-nos mobilidade, mas nunca funcionaram adequadamente, vivem em pane, já ficaram semanas sem funcionar e quando estão operando é um sofrimento conseguir uma ligação. A pior faze tem sido agora nesse mês de março, quando vive “fora do ar” irritando os usuários. Já foi motivo até de passeata e protestos pelas ruas da cidade até o Fórum local. Vereadores estão comprando a briga e exigindo investimentos para melhorar essa telefonia. Tem gente, vendo uma “luz no fim do túnel” com a implantação da operadora Claro, para fazer concorrência, mas a maioria dos usuários já cansou de iludir-se, não espera mais nada.



Por: Édio Rosa - Tribuna do Povo

DIVERTIDÍSSIMA!!!!

BRASILEIRO NO CÉU- ÓTIMA.

PERGUNTAS DIFÍCEIS

São Pedro, na triagem celeste, perguntou para o Americano:
- O que é mole, mas na mão das mulheres FICA duro?
O Americano pensou e disse:
- Esmalte.
- Muito bem, pode entrar - disse São Pedro.
************ ********* ********* ********
Perguntou ao italiano:
- Onde as mulheres têm o cabelo mais enrolado?
O Italiano respondeu:
- Na África.
- Certo. Pode entrar.
************ ********* ********* ********
Para o Alemão :
- O que as mulheres tem que tem seis letras, começa por B, termina com A não sai DA cabeça dos homens?
O Alemão respondeu:
- A Beleza ...
- Certo. Pode entrar.
************ ********* ********* ********
Para o Francês:
- O que as mulheres têm no meio das pernas?
O Francês respondeu:
- O Joelho.
- Muito Bem. Pode entrar também.
************ ********* ********* ********
E perguntou ao Inglês:
- O que é que a mulher casada tem mais larga que a solteira?
O Inglês respondeu:
- A cama.
- Ótimo. Pode entrar.
************ ********* ********* ********
E ao Espanhol:
- O que é redondo, tem duas letras, um furo no meio, começa com C, quem dá FICA feliz e quem ganha FICA mais ainda?
O Espanhol respondeu:
- CD!
-Certo! Entre também...!!!
************ ********* ********* ********
O brasileiro virou-se e foi saindo de fininho...
São Pedro chamou-o :
- Você não vai responder à sua pergunta?
O brasileiro falou:
- Sem chance. Errei todas as anteriores ...

Para que lado fica o inferno????

Fonte: pnsousa.msn.com.br

PESQUISA IBOP

Caixa Econômica Federal abre inscrições para cadastro de reserva Salários variam de R$ 1.452 a R$ R$ 6.571. Cargos são para níveis médio e superior.

Caixa Econômica Federal (CEF)
Inscrições
Até 6 de abril
Salário
De R$ 1.452 a R$ R$ 6.571
Vagas
Cadastro de reserva
Taxa de inscrição
De R$ 27 a R$ 60
Prova
9 e 16 de maio

A Caixa Econômica Federal (CEF) abre nesta sexta-feira (19) as inscrições para três concursos para formação de cadastro de reserva em todos os estados do país. As vagas são de nível médio e superior. Os salários variam de R$ 1.452 a R$ 6.571 (leia aqui os editais).

Confira lista de concursos e oportunidades

A seleção é uma das mais esperadas pelos candidatos no país. No último concurso do banco em âmbito nacional, exceto para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, em 2008, foram 767 mil inscrições para o cargo de técnico bancário, que exige nível médio de escolaridade. Segundo a CEF, o número de inscritos foi recorde.

O número de inscritos para esse concurso deve aumentar, pois são contemplados dessa vez também os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e oferece ainda cargos de nível superior.

As vagas para nível médio são para o cargo de técnico bancário. O salário é de R$ 1.452, para uma carga horária de 30 horas semanais.

As chances de nível médio estão divididas em dois concursos. Um deles é para vagas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, enquanto que o outro abre oportunidade os demais estados.

As atribuições do cargo são de atendimento aos clientes e ao público em geral e execução de atividades administrativas, de programas e serviços do banco.

O outro concurso é para nível superior. As chances são para advogado, arquiteto e engenheiro nas áreas civil, elétrica e mecânica. A carga horária desses postos é de 40 horas semanais, com salário de R$ 6.571.

Serão oferecidos benefícios como auxílio-refeição e alimentação, cesta-alimentação, plano de saúde, plano de previdência complementar e participação nos lucros e resultados.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.cespe.unb.br, das 10h de 19 de março às 23h59 de 6 de abril. A taxa é de R$ 27 para nível médio e de R$ 60 para nível superior.

Podem solicitar isenção da taxa membros de famílias de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O benefício poderá ser solicitado no mesmo site e período das inscrições.

A seleção inclui prova objetiva para todos os cargos. Os candidatos aos cargos de nível superior terão também avaliação de títulos.

Provas

As provas objetivas para nível superior e técnico bancários nos estados do Rio e São Paulo estão previstas para acontecerem no dia 9 de maio. Já as provas objetivas para técnico bancário nos demais estados acontecerão em 16 de maio.

A maioria das provas objetivas para nível superior será realizada em todas as capitais e em Brasília (DF). Somente para os cargos de engenheiro nas áreas elétrica e mecânica, as provas serão aplicadas nas cidades de Salvador (BA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP) e também Brasília.

Os candidatos do concurso de técnico bancário para o Rio de Janeiro e São Paulo realizarão as provas, na capital fluminense e nas cidades de Niterói (RJ), Campos dos Goytacazes (RJ), Volta Redonda (RJ) e Nova Iguaçu (RJ) e em São Paulo (SP), Osasco (SP), Ribeirão Preto (SP), Franca (SP), Piracicaba (SP), São Carlos (SP), Jundiaí (SP), Bauru (SP), Campinas (SP), São José dos Campos (SP), Sorocaba (SP), São José do Rio Preto (SP), Presidente Prudente (SP), Santos (SP) e São Bernardo do Campo (SP).

As provas para os candidatos ao posto de técnico bancário em outros estados serão realizadas nas cidades relacionadas no edital e a escolha deverá ser feita no momento da inscrição.


Fonte: Do G1, em São Paulo