AJUDE O INSTITUTO GEM A EDUCAR AS CRIANÇAS NA PRESEVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, P/ AJUDAR (93)8122-0233

AJUDE O INSTITUTO GEM A EDUCAR AS CRIANÇAS NA PRESEVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, P/ AJUDAR (93)8122-0233

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Quadrilha de assaltantes é desarticulada em Itaituba.


Os presos estão recolhidos na 19ª Seccional Urbana de Itaituba, para serem interrogados e, posteriormente, encaminhados ao Sistema Penal

Foram apreendidas armas de fogo Pará - Oito mandados de prisão preventiva foram cumpridos nesta quarta-feira (30) durante a operação Maremoto, da Polícia Civil, em Itaituba, sudoeste do Pará. Os presos são apontados como integrantes de uma organização criminosa responsável por assaltos e roubos de motocicletas na cidade.

Durante os cumprimentos das ordens judiciais, foram presos Jonas Oliveira dos Reis, de apelido “Comprido”; Edson Silva Oliveira, conhecido por “Baixinho”; Orismar Santana de Sousa, de apelido “Novo”; Antônio Pereira Silva; Manuel Santos da Cruz; Lauro Braga do Nascimento; Maurício Ferreira Araújo e David Yuri Gomes Costa.

Com eles, foram apreendidas armas de fogo, como revólveres, pistolas e até um rifle, e munições de diversos calibres. Também foram encontradas duas motocicletas roubadas e material usado para remarcação de chassi dos veículos. As motocicletas apreendidas, modelos Honda Titan e Honda Bros, já foram reconhecidas pelos donos e devolvidas a eles.
leia também...

Três são presos com 30 petecas de cocaína
Plano de segurança nas fronteiras é debatido em Oriximiná

Segundo o delegado Alexandro Napoleão, da Seccional de Itaituba, as investigações revelaram que a quadrilha atuava tanto em roubos quanto em furtos de motocicletas e ainda cometia assaltos a empresários da cidade. “Alguns criminosos eram responsáveis por fornecer o armamento e a munição, enquanto outros executavam as ações criminosas”, explicou.

Outra parte da quadrilha, segundo o delegado, fazia a remarcação de chassi e a venda de motocicletas roubadas ou furtadas, que eram encaminhadas a outros municípios da região. Os criminosos estão recolhidos no cárcere da 19ª Seccional Urbana de Itaituba, para serem interrogados pelo diretor da unidade e, posteriormente, encaminhados ao Centro de Recuperação Regional do Sistema Penitenciário.


Fonte: Agência Pará

Santarena participa de evento nacional do MEC.


Lucineide Pinheiro com os professores Moacyr Gadotti e César Callegari, durante o evento.

A professora Lucineide Pinheiro com o professor Moacyr Gadotti, presidente do Instituto Paulo Freire e o Prof. César Callegari, Secretário de Educação Básica do MEC

A professora Lucineide Pinheiro, docente da UFOPA e ex-secretária de educação de Santarém, participou na tarde de quarta-feira, 30, do IV Seminário Nacional de Educação Integral que acontece em Brasília/DF, coordenado pelo Ministério de Educação. A educadora santarena foi convidada para participar da Mesa Redonda que teve como tema “Financiamentos para Educação Integral”.

Os debates reuniram no evento os professores de universidades federais de diversos estados do país, pesquisadores, secretários municipais e estaduais de educação, além de profissionais que estudam sobre o assunto.

A proposta do governo federal é definir a partir deste evento um prazo para que os municípios possam ter pelo menos 50% das suas escolas em tempo integral. Em Santarém a Escola Municipal Frei Fabiano e Merz (Caranazal) é a única já em funcionamento neste novo modelo.

Lucineide Pinheiro é convidada para as discussões do Ministério da Educação desde quando foi titular da SEMED, sendo pesquisadora desta nova proposta que será implantada em todo o Brasil.


Fonte: RG 15/O Impacto e Genildo Junior

REVOLTA: LADRÃO DE MOTO É PRESO EM FLAGRANTE E LOGO A PÓS SOLTO PELA POLÍCIA CIVI


REVOLTA: LADRÃO DE MOTO É PRESO EM FLAGRANTE E LOGO APÓS SOLTO PELA POLÍCIA CIVIL .



Nesta quarta  feira dia 30/05/2012 a Policia Militar com trabalho de inteligência

Conseguiu chegar até dois elementos que praticavam roubo de moto, um  menor  de 17 anos com as iniciais P.L ele foi preso em flagrante de posse de uma moto BROZ 125 cor vermelha.

  
O menor infrator foi preso ontem por voltas das T13h00min horas na rua que da acesso a Vicinal Celeste segundo o policial  que estavam envolvido na missão os policiais Sargento Printes Cabo Hilton Soldado Serra Soldado Souza  eles acompanharam quando o menor estava   retirando a moto do meio do mato para sair na estrada,  ao abordarem ele realmente confirmou  que a moto foi furtada em castelo de sonhos por outro elemento, por nome de vulgo neguinho, que também já  foi preso lá na localidade  de castelo de sonhos Município de Altamira

Curioso que quando nossa equipe foi saber informações na parte da tarde o menor já havia sido liberado os policiais que fizeram a prizão acharam um absurdo o cara ser preso em flagrante e menos de 4;00 horas já estava



 liberado segundo nos informou que o menor já estava foragido da cidade quando eles conseguiram   recapturar e nesta quinta feira levaram o menor junto com a moto para castelo de Sonhos para ser feito procedimento por lá que segundo eles por aqui ele não iria responder, 

O  acusado foi levado para castelo de Sonhos foi levado para apresentar na delegacia de castelo de sonhos porque aqui ele seria liberado de novo disse o policial.



Em conversa com a imprensa falou  os policiais é  lamentável  esse mesmo menor  das iniciais P.L junto com o vulgo Neguinho já são ladrão confirmado de outros furtos como por exemplo furtaram uma maquina digital da imprensa aqui de Novo Progresso uma maquina que valeria 10.000  (dez mil reais ) venderam por apenas 200,00 reais o Cabo Hilton em conversa com o proprietário da maquina  disse que os menores fazem oque querem porque a Lei apóia e aquiem Novo Progresso  e em todo brasil nossa legislação precisa ser reformada,é  difícil um menor ser punido essa é a revolta da Policia Militar e da vitima .

fotos Jorge Tadeu

Por :Edson Santos


VENHA HOJE PARA A PASSEATA CONTRA O TABACO.

 No dia 31 de Maio, é Dia Mundial da luta contra o Tabagismo. O tabaco é responsável por levar a morte de milhões de pessoas todos os anos. Conscientizar as pessoas sobre os malefícios do cigarro tem sido uma das melhores armas para enfrentar este inimigo que tem destruído tantas vidas.


Diante do exposto, a Secretaria Municipal de Saúde, vem convidar a população de Novo Progresso a participar de uma passeata contra o tabagismo que acontecerá no dia 31 de maio de 2012 às 17 horas, saindo da Praça do bairro Rui Pires de Lima, com destino ao Lago Municipal onde se dará o encerramento.


 Assessoria de Comunicação – PMNP


Por: Edson Santos

quarta-feira, 30 de maio de 2012

NOTÍCIAS > IGREJA


A quebra da privacidade do Papa

Infelizmente a privacidade do Papa foi quebrada de  maneira vergonhosa e triste. Alguns de seus documentos privados foram roubados e publicado na imprensa. Evidentemente o Vaticano abriu um processo sobre o caso.

O Padre Federico Lombardi, porta-voz da Santa Sé, explicou o processo que envolve  o mordomo do Papa, Paolo Gabriele, acusado de retirar documentos reservados do Vaticano. Pe. Frederico desmentiu que um cardeal da Igreja esteja envolvido no crime. "Eu o desminto do modo mais absoluto, não há nenhum cardeal italiano ou não italiano suspeito de modo particular".  (www.acidigital.com - 28/5/2012).

Paolo Gabriele é casado e pai de três filhos, é um dos membros da chamada "família pontifícia", um grupo de 9 pessoas que serve de maneira pessoal o Papa no apartamento pontifício. Segundo as informações são pessoas de confiança do Papa, e que ele está muito triste pelo ocorrido.

Ele foi preso na tarde da quarta-feira 23 de maio logo que em seu apartamento foram encontrados documentos reservados da Santa Sé. Ele permanece detido na Delegacia do Vaticano; mas pode participar da missa, receber visita da esposa e dos seus advogados.

A prisão de Gabriele foi motivado pela abertura de um processo legal após a publicação de um livro com documentos reservados recolhidos pelo jornalista italiano Gianluigi Nuzzi. O texto leva o título de "Sua Santidade" e revela correspondência privada do Papa. É um crime grave contra Chefe de Estado.

O porta voz do Vaticano  explicou que a primeira fase do processo já foi concluída e que Gabriele conta com dois advogados. A fase de investigação formal foi iniciada pelo Juiz Piero Antonio Bonnet. Esta fase continuará até que haja uma visão da situação que é o objeto de investigação, depois o juiz fará o  julgamento.
O Pe. Lombardi desmentiu as versões de alguns meios de imprensa  de que houvesse alguns aparelhos de gravação em sua casa, ou o fato de que sua família se transladou para fora do Vaticano. Carlo Fusco, advogado de Gabriele, afirmou que o acusado tem o desejo de colaborar com o caso e que encontra "muito sereno e tranquilo".

O porta-voz disse que a Comissão de Cardeais nomeada pelo Papa tem ouvido diversas pessoas, entre eles cardeais que são responsáveis por diversos cargos da Cúria Romana, mas isto não significa em absoluto que haja motivos de suspeita. "Eu o desminto e isto não tem fundamento".

"Também desminto que haja alguma mulher investigada, em uma entrevista ou suposta entrevista de um jornal italiano, que falava de um grupo de relatores nomeados pelo Papa e dirigidos por uma mulher".

O Padre Lombardi disse que os cardeais devem logo informar ao Papa sobre os resultados de suas investigações. Sobre as supostas "lutas de poder" internas no Vaticano, o sacerdote considerou estas versões como exageradas e sem fundamento, por isso fez aos jornalistas um chamado "à objetividade".

O Papa Leão XIII dizia que "a Igreja não tem medo da verdade", porque a verdade liberta. Certamente após as investigações e a conclusão de todo esse processo, a Santa Sé poderá tomar as devidas providências para que a privacidade do Papa não seja violada por pessoas indecorosas.

É de se lamentar que alguns meios da  Imprensa italiano estejam fazendo um barulho enorme sobre o caso e ainda aumentando as suspeitas indevidamente. A Igreja tem dois mil anos de luta, de martírios e de perseguições contínuas; e não é mais um fato desse tipo que vai desmoralizá-la. Ao Papa todo o nosso respeito, gratidão e muitas orações nesse momento difícil que certamente atravessa.


Prof. Felipe Aquino

Companhia Jamanxim.


A 7a CIPM NÃO PARA: 10º VEÍCULO PRODUTO DE FURTO RECUPERADO. NA FOTO: SGT PM PRINTES, "PABLO" e SD PM DE SOUSA. Esta semana, através do P2 da 7a CIPM, evitamos dois grandes assaltos planejados para nossa cidade. ROBERTA MIRANDA PARA ELES (vá com deus...).




FONTE:FACEBOOK/Companhia Jamanxim.

Países da ONU recomendam fim da Polícia Militar no Brasil.


O Conselho de Direitos Humanos da ONU pediu nesta quarta-feira ao Brasil maiores esforços para combater a atividade dos "esquadrões da morte" e que trabalhe para suprimir a Polícia Militar, acusada de assassinatos.

Imagem e telefonema foram determinantes para prisão de PMs em SP

Esta é uma de 170 recomendações que os membros do Conselho de Direitos Humanos aprovaram hoje como parte do relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre o Exame Periódico Universal (EPU) do Brasil, uma avaliação à qual se submetem todos os países.

A recomendação em favor da supressão da PM foi obra da Dinamarca, que pede a abolição do "sistema separado de Polícia Militar, aplicando medidas mais eficazes (...) para reduzir a incidência de execuções extrajudiciais".

A Coreia do Sul falou diretamente de "esquadrões da morte" e Austrália sugeriu a Brasília que outros governos estaduais "considerem aplicar programas similares aos da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) criada no Rio de Janeiro".

Já a Espanha solicitou a "revisão dos programas de formação em direitos humanos para as forças de segurança, insistindo no uso da força de acordo com os critérios de necessidade e de proporcionalidade, e pondo fim às execuções extrajudiciais".

O relatório destaca a importância de que o Brasil garanta que todos os crimes cometidos por agentes da ordem sejam investigados de maneira independente e que se combata a impunidade dos crimes cometidos contra juízes e ativistas de direitos humanos.

O Paraguai recomendou ao país "seguir trabalhando no fortalecimento do processo de busca da verdade" e a Argentina quer novos "esforços para garantir o direito à verdade às vítimas de graves violações dos direitos humanos e a suas famílias".

A França, por sua parte, quer garantias para que "a Comissão da Verdade criada em novembro de 2011 seja provida dos recursos necessários para reconhecer o direito das vítimas à justiça".

Muitas das delegações que participaram do exame ao Brasil concordaram também nas recomendações em favor de uma melhoria das condições penitenciárias, sobretudo no caso das mulheres, que são vítimas de novos abusos quando estão presas.

Neste sentido, recomendaram "reformar o sistema penitenciário para reduzir o nível de superlotação e melhorar as condições de vida das pessoas privadas de liberdade".

Olhando mais adiante, o Canadá pediu garantias para que a reestruturação urbana visando à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016 "seja devidamente regulada para prevenir deslocamentos e despejos".


DA EFE
Fonte: folha.uol.com

Prefeito segura repórter pelo pescoço em Mato Grosso.


O prefeito de Barra do Bugres (150 km de Cuiabá), Wilson Francelino (PSD), segurou pelo pescoço uma repórter de TV que tentava entrevistá-lo.

A agressão foi cometida contra a repórter Elissa Neves, da TV Independência (afiliada à Rede Record).

O vídeo do episódio, ocorrido na sexta passada (18) durante um evento esportivo promovido pelo município, foi postado no You Tube e já teve mais de 15 mil acessos.

As imagens mostram quando o prefeito, que é conhecido na cidade como "Wilson Pescador", pressiona o pescoço da jornalista, enquanto fala ao seu ouvido.

Após ser solta, a repórter se queixa da violência, mas o prefeito sorri e adota um tom irônico. "Eu não estou sendo agressivo com você", diz, em um trecho.

A reportagem não conseguiu contato com a repórter. O diretor de jornalismo da TV, Cristiano Rodrigues, disse que foi registrado um boletim de ocorrência por agressão.

"Na hora, ela ficou sem reação, sem saber o que fazer. O prefeito não tinha o direito nem de tocar nela, quanto mais apertá-la no pescoço daquele jeito", disse.

À repórter, segundo o diretor, o prefeito disse que só daria entrevista com o microfone desligado ou em uma participação ao vivo no jornal local.

Rodrigues atribui a reação à "cobertura investigativa" que, segundo ele, a TV vem fazendo da administração municipal. "Estamos acompanhando tudo e ele está irritado com isso", disse.

Em nota, o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso qualificou o episódio como uma "agressão covarde e sem justificativa".

"A violência no trato com a colega da profissão deixou a diretoria do sindicato e a categoria indignados", diz a nota.

Também em nota, o prefeito negou que tenha agredido a repórter. "O prefeito aproximou-se da entrevistadora com o fim único de falar-lhe ao ouvido que naquele momento não poderia dar a entrevista", disse, em um trecho.

Ainda segundo a nota, o toque no pescoço teria se dado de forma acidental. "Ao levar as mãos aos ombros da entrevistadora, acabou por alcançar seu pescoço sem a intenção de lhe causar algum mal, o que pode ser conferido nas próprias imagens."

O prefeito acusou a emissora de fazer "oposição explícita" à sua gestão. "As imagens são claras e demonstram que a entrevistadora se manteve tranquila e ouvindo normalmente os argumentos do chefe do Executivo."


RODRIGO VARGAS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE CUIABÁ



ACINP/CDL CRITICAM PRESENÇA DA PREFEITA NA INAUGURAÇÃO DA GAZIN EM NOVO PROGRESSO.


Os presidentes da ACINP e CDL teriam assinado um ofício nº 07/2012, cujo conteúdo transformando-se algumas linhas depois em MONÇÃO DE REPÚDIO. Independente de ideologia político partidária, seja pró ou contra a atual prefeita Madalena Hoffmann, faça comigo uma análise dos absurdos contidos nesse documento, conforme segue:

prefeita agradecendo na entrega kit para escolinha

A ACINP não sabe o que significa Monção?

MONÇÃO: (do árabe: موسم (mausim), estação), é a designação dada aos ventos sazonais, em geral associados à alternância entre a estação das chuvas e a estação seca, que ocorrem em grandes áreas das regiões costeiras tropicais e subtropicais… é utilizada para designar o clima das regiões tropicais onde o regime de pluviosidade, e a conseqüente alternância entre estações seca e chuvosa, é governado pela monção.

Provavelmente a ACINP/CDL quis dizer MOÇÃO, cujo significado de Moção até onde eu saiba é:

- Ação ou efeito de mover; movimento. Mesmo assim tem um, porém – Uma MOÇÃO  tecnicamente falando é uma proposta apresentada em uma assembléia deliberativa por um dos seus membros. Portanto, não poderia ter sido uma decisão de diretoria, administrativa, precisaria da aprovação da maioria absoluta dos associados.

E mais, omitem-se na tal MONÇÃO DE REPÚDIO, até mesmo os nomes dos atuais presidentes da ACINP e da CDL, necessários logo abaixo das rubricas dessas autoridades, a título de identificação.

Os presidentes da ACINP e CDL alegam descontentamento e revolta de “todos” dos comerciantes de Novo Progresso, pois a prefeita teria participado da organização de um grande EVENTO PÚBLICO, fechando ruas e utilizando ônibus escolar para angariar crianças, realizando discursos e enaltecendo a empresa que inaugurou recentemente em nossa cidade. O texto é recheado de meias verdades e inverdades. A ACINP não cita qual seria a empresa recentemente inaugurada, mas pela data conclui-se tratar-se da GAZIN. Mas há alguns “pingos” a serem colocados nos “is”- A GAZIN pediu fechamento da rua às autoridades competentes e organizou sua festa de inauguração.

PORQUE DA PRESENÇA DA PREFEITA E UTILIZAÇÃO DOS ÔNIBUS?

A Prefeita Madalena implantou através do Departamento de Esportes a Escolinha de Futebol Vida e Saúde, que está beneficiando mais de 500 alunos matriculados regularmente e praticando atividades esportivas. A GAZIN fez um grande investimento de cerca de R$ 40.000,00(quarenta mil reais) em materiais esportivos e didáticos – uniformes, bolsas, material escolar e outros itens, doando aos alunos da escolinha. A prefeita Madalena foi convidada estar presente na inauguração da loja para receber esse material. Os ônibus citados não “angariaram crianças” para aumentar a festa da GAZIN, eram sim, os alunos da escolinha que receberam os materiais doados pela empresa. A prefeita discursou dando boas vindas à loja e agradecendo pela colaboração com a escolinha. Normal, ou será que os presidentes da ACINP e CDL queriam que fosse lamentada a chegada da empresa? Que lamentasse as dezenas de empregos que está gerando? Que se recusasse a receber os materiais para as crianças? O papel da administração é receber e apoiar todos os novos empreendimentos que chegam, ou não seremos a grande cidade que todos sonhamos para o futuro.

Elogiável no documento da ACINP e CDL somente a defesa dos comerciantes pioneiros, sofredores por muitos anos com as dificuldades da região, eles devem mesmo ser valorizados. Porém com as facilidades do progresso que tem chegado, muitas empresas de grande porte vão chegar, eles precisam ser bem recebidos.

Se Novo Progresso quiser realmente crescer, nossos representantes precisam encontrar uma medida certa de valorização entre os pioneiros e recém-chegados, sem enaltecer uns em desfavor dos outros, mas isso se aplica não só aos políticos, e sim a ACINP/CDL.



Por: Edson Santos