Belém 27 de Setembro de 2009 BUSCA:
MICHELINE FERREIRA
Da Redação
O ex-governador Simão Jatene pode ficar no PSDB ou ser um novo membro do PMDB. O deputado federal José Lima deve sair do PP e entrar no PTB. Assim como a vice-prefeita de Ananindeua, Sandra Batista, admite voltar ao ninho do PCdoB. Todas essas dúvidas e especulações serão encerradas nesta semana, que é decisiva e cheia de costuras políticas para desenhar o cenário mais próximo do que será a campanha eleitoral de 2010.
Na verdade, a disputa começa agora, com a definição das listas que serão encaminhadas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e que sinalizam qual força e peso os novos nomes que entram nas legendas terão na composição das chapas majoritária e proporcional para governo do Estado, Câmara dos Deputados e Senado Federal, além da Assembléia Legislativa.
O prazo fatal é 2 de outubro. Mas os partidos trabalham para fechar acordos e atrair novos filiados até a próxima quarta-feira (30). A legislação garante filiação até um ano antes das eleições. Com as fichas assinadas e datadas até 2 de outubro, as legendas terão de 8 a 14 de outubro para entregá-las ao cartório das respectivas zonas eleitorais.
Simão Jatene mantém uma agenda abarrotada de compromissos políticos. Quase não tem tempo disponível para tratar de outra coisa que não seja política nos últimos meses. Ele informa que tem conversado com todos os partidos. Não esconde, no entanto, que sua única intenção é unificar o PSDB. 'Estamos dependendo de conversas internas. E isso é um exercício saudável no partido. Não sou daqueles que teme o debate', disse, pontuando que se sente tranquilo para disputar com Mário Couto a preferência tucana para a candidatura ao governo do Estado.
HIPÓTESE
Ele aproveita e ressalta que não trabalha com a intenção de disputar a eleição como candidato do PMDB, embora não descarte a possibilidade enquanto hipótese. 'Todo o pressuposto dessa história no PSDB é que a gente nâo tenha cacique. Fazer democracia não é fácil, porque não estamos só brigando por uma candidatura, mas pela reconstrução de um projeto para o Estado', ressalvou.
O presidente do Diretório Estadual do PSDB, senador Fernando Flexa Ribeiro, não acredita em perdas partidárias neste momento. E avisa que os tucanos estarão ainda mais fortes para a campanha de 2010. 'Nós estamos filiando há muito tempo. Não paramos de filiar e vamos filiar mais até o prazo', adiantou, citando como exemplo de novas adesões a ex-prefeita de Ponta de Pedras, Consuelo Maria da Silva Castro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário