Segunda-feira, 21/09/2009, 16:10h
Desde o último domingo (20), a Companhia de Habitação do Pará (Cohab) publica editais com objetivo de adquirir terrenos em 23 municípios paraenses, com população acima de 50 mil habitantes, e que também deverão ser beneficiados com a construção de casas populares do Programa Minha Casa, Minha Vida.
A lista dos municípios inclui cidades como Belém, Ananindeua, Abaetetuba, Alenquer, Altamira, Barcarena, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Capitão Poço, Igarapé-Mirim, Itaituba, Jacundá, Mojú, Monte Alegre, Novo Repartimento, Oriximiná, Redenção, São Felix do Xingu, Tailândia, Tucuruí e Santarém.
A meta do governo do Estado é atender prioritariamente a população que ganha até 3 salários mínimos, interessada em adquirir casa nas mais diversas regiões. Até a manhã desta segunda-feira (21) já estavam inscritas na Cohab 87.859 pessoas. Deste total, 23% (ou 17.343 dos inscritos) ganham até 1 salário mínimo. As cidades mais procuradas para aquisição de imóveis são, pela ordem: Belém com 52.066 pessoas inscritas. Ananindeua, com 17.662, e Santarém, com 3.567.
Para atender parte desta demanda, o governo do Estado assinou, no último dia 28 de agosto, contrato para construção de 2.935 unidades habitacionais na Região Metropolitana de Belém e Castanhal. Agora, com a abertura de processo para aquisição de novos terrenos, a expectativa é ampliar o atendimento para outras regiões do Pará.
Segundo o presidente da Cohab, Geraldo Bitar, a preocupação em atender a população destas faixas de renda é porque elas concentram grande parte do déficit habitacional paraense – um dos mais altos do país, de 474 mil moradias. Bitar informa que a publicação de editais para aquisição de terrenos é apenas o primeiro passo para solucionar o déficit. Em seguida, a direção da companhia irá convidar os prefeitos destas cidades para firmar parceria com o governo do Estado para construção das casas.
O presidente da Cohab destaca ainda que a inscrição para o Programa Minha Casa, Minha Vida continua aberta, podendo ser feita na sede da Cohab (na passagem Gama Malcher, 361- bairro do Sousa) ou pelo site.
Fonte:Diario do Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário