sábado, 24 de janeiro de 2015

CHUVA VOLTA INUNDAR MINHA CASA MINHA VIDA EM SANTARÉM


No ano passado, exatamente no dia 29 de janeiro de 2014, uma forte chuva inundou o residencial ‘Salvação’, que está sendo construído na rodovia Fernando Guilhon, em Santarém, no oeste do Pará. As casas foram invadidas pelas águas da chuva e um grande rio de lama se formou e desaguou no lago do Juá, manancial bastante afetado desde o início da construção deste empreendimento, cuja obra foi iniciada em 2012, no governo da ex-prefeita Maria do Carmo Martins, através do programa federal Minha Casa Minha Vida. Quase um ano depois da chuva que provocou a grande inundação, o conjunto volta a ser castigado pelas chuvas que caem desde o início da semana. Na sexta-feira (23), a forte chuva voltou a provocar alagamentos e deixou as moradias debaixo d’água. Fotos e vídeos divulgadas nas redes sociais mostram que o mesmo problema ocorrido há quase um ano voltou a se repetir, evidenciando a falta de investimentos da empresa responsável para conter possíveis danos à obra, sobretudo quando chove na região.

 

Em fevereiro de 2014, após a inundação do conjunto, a construtora EmCasa, responsável pela obra, chegou a ser multada em R$ 1.920.000, pelos danos ambientais causados ao lago do Juá. À época, a obra foi parcialmente embargada e a empresa obrigada a apresentar à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), ações que pudessem evitar novos estragos ao conjunto e, sobretudo, as casas, que possivelmente já até estejam com suas estruturas afetadas.

 

Na semana passada, o órgão ambiental divulgou o parecer técnico das obras do conjunto habitacional. No documento, a Semma informou que ‘após vistoria realizada e análise dos documentos apresentados, a área destinada para a execução da atividade deverá passar por medidas mitigadoras e corretivas, a fim de minimizar impactos ambientais’.

 

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Podalyro Neto, a empresa cumpriu com a execução do projeto de drenagem profunda, mas devido às primeiras chuvas houve obstrução das tubulações. “O projeto foi executado, mas precisa ser feito o trabalho de manutenção urgente para evitar um maior impacto, principalmente como o que ocorreu no ano passado no Lago do Juá”, disse o secretário.

 

A Semma já informou que não vai emitir Licença de Operação (LO), sem o cumprimento das medidas de drenagem profunda, abastecimento de água, esgotamento sanitário e arborização.

 

Segundo o parecer, existem tubulações de drenos que realizam a captação dos efluentes líquidos pluviais em declividade baixa, que facilita o acúmulo e infiltração da água da chuva, propensas a erosões e escorregamentos.

 

Será solicitado da empresa um Plano de Recuperação de Área Degrada (PRAD) de contenção na saída da água e a implantação do projeto de arborização.

 

“Vamos notificar a empresa para fazer um processo de barreira para diminuir a velocidade da água e evitar que todo material seja carreado para dentro do manancial. A arborização deve ser implantada urgentemente, que a árvore nesse contexto ultrapassa a qualidade na melhoria térmica total da vegetação, contribui ainda para diminuir a velocidade da água das chuvas”, afirmou o titular da Semma.

 

Sobre a chuva que causou novo alagamento à obra, o secretário Podalyro Neto ressaltou que o poder público já exigiu que a empresa tomasse medidas de contenção, porém este caso precisa ser novamente verificado, sendo necessário que se chegue a conclusões mais complexas para a resolução dos problemas estruturais e, principalmente, sobre até quando o Juá suportará a degradação. “Embora a empresa tenha executado a drenagem, nós identificamos que precisamos ter manutenções, mas que precisamos ter obras ligadas a drenagem após o empreendimento. O projeto está localizado num vale que recebe contribuição no período chuvoso dos bairros do entorno (grande área do Santarenzinho)”, afirma.

 

Depois de chegar ao terreno do empreendimento, esse material (mistura de chuva com resíduos sólidos) se direciona naturalmente ao Lago do Juá. Segundo informações da prefeitura, ainda este semestre, parte das casas seria entregue aos cadastrados no projeto, porém o empreendimento deve passar por uma série de vistorias por parte da Semma.

 

 

 Por:  Marcos Santos

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

ELES NÃO ABREM MÃO DAS HIDROELÉTRICAS, MAS NÓS NÃO ABRIMOS MÃO DO RIO TAPAJÓS


Resistir à destruição dos povos e do rio Tapajós, foi motivo de uma ação político religiosa,  ocorrida em São Luiz do Tapajós, em novembro passado. Várias caravanas chegadas pelo rio e pelas estradas reuniram cerca de 700 militantes em demonstração dessa resistência ética. Estavam lá, dezenas de Munduruku, dezenas de comunidades ribeirinhas, três bispos da Amazônia, movimentos sociais das cidades tapajônicas, além de cinegrafistas e jornalistas nacionais e internacionais.


O governo Dilma Rousseff por seu lado, continua  obstinado em destruir o rio e os povos ali vivendo, para gerar energia mercadológica com hidroelétricas, que ela e seus comandados de ontem e de hoje chamam de energia limpa, ignorando intencionalmente os estudos de cientistas como Philip Fernside do INPA, Célio Bermann da Universidade de São Paulo, entre outros. O governo não revela a mínima intenção de dialogar seriamente com os povos tradicionais a serem afetados pelas hidroelétricas. A qualquer sinal de resistência local, ou pagam empresas sem ética para iludir os comunitários ameaçados, de se cadastrarem para serem compensados, quando as barragens chegarem. Ou enviam militares da força nacional com metralhadoras e helicópteros para ameaçar os resistentes.

 

Um exemplo dessa arbitrariedade governamental é a recente declaração do presidente da Eletrobrás, José da Costa Carvalho, ao jornal Estado de São Paulo (12.01.15). Ele afirma que a Eletrobrás está chegando a um acordo que garanta a construção da hidroelétrica em São Luiz do Tapajós. O tal acordo a que ele se refere, é para realizar o leilão da construção da barragem ainda no primeiro semestre deste ano.

 

Tal acordo está sendo costurado e tem como parceiros, o IBAMA e a FUNAI. Sem a menor cerimônia ou pudor, o sr. José Carvalho diz textualmente que “temos procurado entendimento com todas as autoridades ambientais, de tal maneira que a gente viabilize esse empreendimento o mais rápido possível...”. Assim, as cinco mil famílias ribeirinhas, os 12 mil Munduruku que vivem nas 110 aldeias da região tapajônica, os movimentos sociais, as igrejas e até as fracas autoridades municipais não foram chamadas ao acordo. Todos estes serão impactados caso as barragens sejam construídas, mas não são parceiros, nem autoridades ambientais para a Eletrobrás.

 

Nunca antes neste país um governo dito democrático utilizou a mesma lógica das ditaduras militares. Utiliza a arbitrária suspensão de segurança, quando surge um processo legal que tenta mostrar a inviabilidade das hidroelétricas; viola a Constituição Nacional, como foi a Medida Provisória para cortar 10 mil hectares do Parque Nacional da Amazônia; ignora a convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, OIT para evitar a consulta prévia aos povos indígenas e ribeirinhos.

 

Porém o governo federal, com toda sua arrogância e uso de armas, não fará no Tapajós o que fez em outros rios Uma consciência de respeito ao precioso dom da natureza que é o rio Tapajós e seus povos, está crescendo nas cidades, nas comunidades, nas igrejas e nos movimentos sociais. Como disse o jovem  Munduruku – “nós não queremos guerra, mas não aceitamos hidroelétricas que destroem nossas vidas. Só sobre nossos cadáveres eles farão essas barragens.” Também um grande sentimento de resistência está crescendo entre os ribeirinhos, Igreja e movimentos sociais das bacia do Tapajós. Não aceitam que este belo e rico rio seja destruído para gerar energia elétrica suja para a região. E vão resistir,  a ação político religiosa ocorrida em novembro passado foi um sinal. Muitos que não puderam estar lá ouviram falar e desejaram se engajar na defesa da vida do rio e dos povos.

 

Para 2015, enquanto  a Eletrobrás pensa em acordos  espúrios para realizar leilão de construção da barragem, os movimentos sociais organizam uma estratégia de resistência que começará com um grande ato público de sensibilização e resistência no próximo dia 22 de março, dia internacional das águas. Será um ato público em cadeia em seis cidades tapajônicas: Itaituba, Jacareacanga, Trairão, Rurópolis, Aveiro, Belterra e Santarém. Os movimentos sociais com apoio da Igreja, vão  lotar praças e ruas das cidades ao mesmo tempo, com cobertura dos meios de comunicação social. O grito será forte de união de consciências a dizer “Este rio é nossa vida, fora hidroelétricas assassinas!” Os e as defensoras do rio Tapajós querem fazer seu grito chegar aos ouvidos da presidente Dilma, a dizer que ela, pelo fato de ser presidente da república não tem direito de impor hidroelétricas na Amazônia, sem escutar e respeitar os povos que aqui vivem.

 

Mas não será apenas mais uma ação de ruas e praças. A resistência continuará com novas ações durante o ano. É preciso que  os e as brasileiras do nordeste e do sul do Brasil se unam aos povos do Tapajós, a fim de barrar esses projetos destruidores das vidas para gerar mercadoria energética. Se a presidente pediu apoio e votos dos povos indígenas e dos movimentos sociais para ser eleita, agora é hora de honrar sua palavra e escutar o grito dos povos que tem direitos de vida e dignidade, como tem as empresas de buscar seus lucros. O Tapajós é nossa vida.

 

Edilberto Sena

Coordenador da Comissão Justiça e Paz Diocese de Santarém

Membro do Movimento Tapajós Vivo  – janeiro 2015

 

 

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

VOCÊ SE ACEITA COMO É?

Antes de lamentar e lamuriar o que você não tem, agradeça o que você já tem!

Cada um de nós é riquíssimo no seu ser. Fomos feitos à imagem de Deus; o que mais poderíamos desejar? Deus entrou dentro de Si mesmo para lá ir buscar o nosso molde.

Como, então, você pode ficar reclamando das qualidades que você não tem? Não seria isto ser ingrato com Deus?

Antes de lamentar e lamuriar o que você não tem, agradeça o que você já tem, e tudo o que recebeu gratuitamente Dele.

Olhe primeiro para as suas mãos perfeitas… e diga muito obrigado Senhor!

Pense nos teus olhos que enxergam longe, teus ouvidos que ouvem o cantar dos pássaros, e diga obrigado Senhor!

Olhe para a beleza e vigor da sua juventude, e agradeça ao bom Pai, de quem procede toda dádiva boa.

A pior qualidade de um filho é a ingratidão diante do pai.

Jesus ficou muito aborrecido quando curou dez leprosos (uma doença incurável na época!), mas só um (samaritano) voltou para agradecer. E este não era judeu, isto é, o único que não era considerado pertencente ao povo de Deus.

Você recebeu uma grande herança de Deus, que está dentro de você; sua inteligência, sua liberdade, vontade, capacidade de amar, sua memória, consciência, etc., enfim, seus talentos, que Deus espera que você faça crescer para o seu bem e o dos outros.

A primeira coisa para que você possa multiplicar esses talentos, é aceitar-se como você é, física e espiritualmente.

Não fique apenas olhando para os seus problemas, numa espécie de introspecção mórbida, porque senão você acabará não vendo as suas qualidades; e isto te tornará escravo do teu complexo de inferioridade.cpa_jovem_levanta-te_1

São Paulo disse que somos como que “vasos de barro”, mas que trazemos um tesouro de Deus escondido aí dentro (cf. 1Cor4, 7).

Eu não estou dizendo que você deve se esconder dos seus problemas, ou fazer de conta que eles não existem, não é isto. Reconheça-os e aceite-os; e, com fé em Deus, e confiança em você, lute para superá-los, sem ficar derrotado e lamuriando a própria sorte.

Saiba que é exatamente quando vencemos os nossos problemas e quando superamos os nossos limites, que crescemos como pessoas humanas.

Não tenha medo dos seus problemas, eles existem para serem resolvidos. Um amigo me dizia que todo problema tem solução; e que, quando um deles não tem solução, então, deixa de ser problema. “O que não tem remédio, está remediado”, diz o povo. Não adianta ficar chorando o leite derramado.

É na crise e na luta que o homem cresce. É só no fogo que o aço ganha têmpera. É sob as marteladas do ferreiro que a lâmina vira um espada.

Por isso, é importante eliminar as suas atitudes negativas.

Deus tem um desígnio para você e para cada um de nós; uma bela missão a ser cumprida, e você pode estar certo de que Ele lhe deu os talentos necessários para cumpri-la.

Deus quer que você seja um aliado dele, um cooperador Seu, na obra da construção do mundo. Ele não nos entregou o mundo acabado, exatamente para poder nos dar a honra e a alegria de sermos seus colaboradores nesta bela obra.

Ele precisa de nossas mãos e de nossa inteligência, Ele quer usar os seus talentos.

O homem mais infeliz é aquele que se fecha em si mesmo e não usa os seus talentos para o bem dos outros. Esse se torna deprimido.

Na parábola dos talentos, Jesus mostrou que só foi pedido um talento a mais àquele que tinha ganhado um; mas que foi pedido dez novos talentos ao que tinha dado dez. Deus é coerente.

Você sabe que é “único” aos olhos de Deus, irrepetível; logo, você recebeu talentos que só você tem; então, Deus espera que você desenvolva esta bela herança, sendo aquilo que você é.

É um ato de maturidade ter a humildade de reconhecer os seus limites e aceitá-los; isto não é ser menor ou menos importante; é ser real.

Aceite suas limitações, seus problemas, seu físico, sua família, sua cor, sua casa, também seus pais e seus irmãos, por mais difíceis que sejam… e comece a trabalhar com fé e paciência, para melhorar o que for possível.

Se você não começar por aceitar o seu físico, aquilo que você vê, também não aceitará os defeitos que você não vê.

Você corre o risco de não gostar de você se não aceitar o seu corpo. Muitos se revoltam contra si mesmos e contra Deus por causa disto.

Você só poderá gostar de você – amar a si mesmo – se aceitar-se como é, física e espiritualmente. Caso contrário não será feliz.

É claro que é bom aprender as coisas boas com os outros, mas não podemos querer imitá-los em tudo.

cpa_para_ser_felizVocê não pode ficar se comparando com outra pessoa, e quem sabe, ficar até deprimido porque não tem os mesmos sucessos dela. Cada um é um diante de Deus.

Também não se deixe levar pelo julgamento que as pessoas fazem de você. Saiba de uma coisa: você não será melhor porque as pessoas o elogiam, mas também não será pior porque o criticam.

Como dizia São Francisco, “sou, o que sou diante de Deus.”

Certa vez iam por uma estrada um velho, um menino e um burro.

O velho puxava o burro e o menino estava sobre o animal.

Ao passarem por uma cidade, ouviram alguém dizer:

“Que menino sem coração, deixa o velho ir a pé. Devia ir puxando o burro e colocar o velho sobre este!”

Imediatamente o menino desceu do burro e colocou o velho lá em cima, e continuaram a viagem.

Ao passar por outro lugar, escutaram alguém dizer:

“Que velho folgado, deixa o menino ir a pé, e vai sobre o burro!”

Então, eles pararam e começaram a pensar no que fazer:

O velho disse ao menino:

Só nos resta uma alternativa: irmos a pé carregando o burro nos nossos braços!…”

Moral da estória: é impossível agradar a todos!


Prof. Felipe Aquino

POR QUE JESUS FOI BATIZADO POR SÃO JOÃO?

Baptismo de Jesus Antes de tudo é preciso entender que o batismo de São João Batista não era o “Sacramento do Batismo” que hoje recebemos; pois este tem sua eficácia na morte e Ressurreição de Jesus para perdoar todos os pecados. Jesus não tinha pecado e não precisava deste Sacramento. A Carta aos Hebreus, diz que Ele “era igual a nós em tudo, com exceção do pecado” (Hb 4,15).

O batismo de João Batista era um “batismo de arrependimento” (Lc 3,3), em preparação para a missão do Messias; quem o recebesse devia se reconhecer pecador diante de Deus e se arrepender. Uma multidão de pecadores, de publicanos e soldados, fariseus e saduceus e prostitutas recebiam o batismo. E Jesus se põe no meio dos pecadores, como solidário com eles, para trazer-lhes a salvação. O Espírito Santo, sob forma de pomba, vem sobre Jesus, e a voz do céu proclama: “Este é o meu Filho bem-amado” (Mt 3,13-17). É a manifestação (“Epifania”) de Jesus como Messias de Israel e Filho de Deus.

Então, o batismo de Jesus foi um sinal claro de sua missão neste mundo; o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1,29). Ele assumiu sobre Ele todos os pecados da humanidade, nos redimiu e deu-nos nova vida. Ele “carregou os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro para que, mortos aos nossos pecados, vivamos para a justiça. Por fim, por suas chagas fomos curados” (1Pd 2,24).

Este é o significado do batismo que Jesus recebeu. João Batista não queria batizá-lo, pois sabia que ele não era um pecador. O batismo de Jesus marca o início de sua vida pública.

O nosso Catecismo diz que: “O Batismo de Jesus é, da parte dele, a aceitação e a inauguração de sua missão de Servo sofredor. Deixa-se contar entre os pecadores; é, já, “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29), antecipa já o “Batismo” de sua morte sangrenta. Vem, já, “cumprir toda a justiça” (Mt 3,15), ou seja, submete-se por inteiro à vontade de seu Pai: aceita por amor este batismo de morte para a remissão de nossos pecados. A esta aceitação responde a voz do Pai, que coloca toda a sua complacência em seu Filho. O Espírito que Jesus possui em plenitude desde a sua concepção vem “repousar” sobre Ele. Jesus será a fonte do Espírito para toda a humanidade. No Batismo de Jesus, “abriram-se os Céus” (Mt 3,16) que o pecado de Adão havia fechado; e as águas são santificadas pela descida de Jesus e do Espírito, prelúdio da nova criação.” (n.536)

Há uma relação profunda entre o batismo de Jesus e o nosso. São Paulo assim explica:

“Ou ignorais que todos os que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova. Se fomos feitos o mesmo ser com ele por uma morte semelhante à sua, sê-lo-emos igualmente por uma comum ressurreição. Sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que seja reduzido à impotência o corpo (outrora) subjugado ao pecado, e já não sejamos escravos do pecado.” (Rm 6,3-4).

O batismo sacramental que recebemos faz de nós “templos da SS. Trindade” (1 Cor 3,16), “participante da natureza divina” (2 Pd 1,4), “membros de Cristo” (1Cor 12,27), a Igreja; destinados a uma glória eterna. “Porque num mesmo Espírito fomos batizados todos nós para sermos um só corpo” (1 Cor 12,12). “Eu sou a videira e vós sois os ramos” (Jo 15,1). Incorporado a Cristo, está também incorporado à Igreja: “Vós sois o Corpo de Cristo” (1 Cor 12,27). O batismo nos faz “luz do mundo, sal da terra”. Então, uma nova sociedade surgirá. Um documento do primeiro século da Igreja, a ‘Didaquè”, chamada de “Doutrina dos Doze Apóstolos”, diz que “o que a alma é para uma pessoa, assim são os cristãos para o mundo”.


Prof. Felipe Aquino

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

STF SUSPENDE DECISÃO QUE DETERMINAVA QUEBRA DE SIGILO TELEFÔNICO DE REPÓRTER E JORNAL DE SP

Presidente do Supremo concede liminar a favor de ANJ com objetivo de resguardar liberdade de imprensa

PUBLICIDADE

SÃO PAULO - O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu, nesta quinta-feira, decisão que determinava a quebra do sigilo telefônico do repórter Allan de Abreu e do jornal “Diário da Região”, editado pelo Grupo Diário de Comunicação em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. O ministro Ricardo Lewandowski justificou que concedeu a liminar com o objetivo de resguardar “uma das mais importantes garantias constitucionais, a liberdade de imprensa e, reflexamente, a própria democracia”, enquanto o mérito da questão não for julgado.


VEJA TAMBÉM

STF derruba quebra de sigilo telefônico de jornal paulista

Jornal que teve sigilo quebrado recorre a mandado de segurança

Justiça quebra sigilo telefônico de repórter e jornal


Lewandowski atendeu a um pedido feito pela Associação Nacional dos Jornais (ANJ), que reclamava de decisão tomada pelo juiz Dasser Lattiere Júnior, da 4ª Vara Federal em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. No fim de novembro, Lattiere Júnior determinou que as operadoras de telefonia fornecessem informações sobre telefonemas feitos pelo jornalista e pela empresa. O objetivo era descobrir a fonte de duas reportagens publicadas por Abreu em 2011, com base em informações de escutas telefônicas legais feitas pela Polícia Federal durante investigação de esquema de corrupção envolvendo fiscais do trabalho na cidade.


No decorrer da ação, o Ministério Público Federal (MPF) alegou que a quebra do sigilo do jornalista e dos ramais do jornal tinham o objetivo de verificar se os números constam “de relação de chamadas feitas ou recebidas por outra pessoa suspeita de envolvimento no vazamento das informações confidenciais, cujo sigilo telefônico já havia sido quebrado por ordem judicial”. O “Diário da Região” recorreu da decisão, mas o pedido foi negado no fim de 2014. Além da ANJ, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo repudiaram a decisão do juiz Lattiere Júnior.


Na ação que moveu no STF, a ANJ argumentou que o pedido de quebra de sigilo telefônico de Abreu e do “Diário da Região” representam grave violação “ao direito fundamental às liberdades de informação e expressão jornalística” e “à regra que resguarda o sigilo da fonte jornalística”, conceitos expressos no artigo 5º da Constituição. Os advogados da ANJ também citaram também a posição de ministros do STF durante o julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 130, que derrubou a Lei de Imprensa em 2009.


— Essa decisão é muito positiva para a sociedade porque reafirma a importância do livre exercício do jornalismo. Para haver plena liberdade de imprensa não é possível haver quebra do sigilo de uma fonte. Parece muito claro que a decisão que pediu a quebra dos sigilos telefônicos do jornalista era indevida — afirmou Ricardo Pedreira, diretor-executivo da ANJ.


Em sua decisão, Lewandowski escreveu que o tema é da “mais alta complexidade”: de um lado está em jogo uma das garantias mais importantes à liberdade de imprensa e, portanto, à própria democracia: o sigilo da fonte”. De outro lado, diz Lewandowski, está “a violação do segredo de justiça destinado a proteger os direitos constitucionais à privacidade, à intimidade, à honra, à imagem ou nos casos em que o interesse público o exigir, como, por exemplo, para assegurar a apuração de um delito.



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/stf-suspende-decisao-que-determinava-quebra-de-sigilo-telefonico-de-reporter-jornal-de-sp-15010810#ixzz3OMpci7xl
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.


POR O GLOBO

09/01/2015 16:50 / ATUALIZADO 09/01/2015 17:37

20 NOVOS CARDEAIS FORAM ANUNCIADOS PELO PAPA FRANCISCO

Domingo (04/01/15), o Papa Francisco anunciou os nomes dos novos cardeais que criará no Consistório do próximo dia 14 de fevereiro. A relação inclui 15 cardeais eleitores com menos de 80 anos além de cinco arcebispos e bispos eméritos que conforme disse o Pontífice “se destacaram pela caridade pastoral no serviço da Santa Sé e à Igreja”; assim publicou(ACI/EWTN Noticias).

Entre os novos Cardeais com menos de 80 anos há cinco da Europa, três da Ásia, três da América Latina, dois da África e dois da Oceania:

1 – Mons. Dominique Mamberti, Arcebispo titular de Sagona, prefeito do Supremo Tribunal da Signatura Apostólica
2 – Mons. Manuel José Macário do Nascimento Clemente, Patriarca de Lisboa (Portugal)
3 – Mons. Berhaneyesus Demerew Souraphiel, C.M., Arcebispo de Addis Abeba (Etiópia)
4 – Mons. John Atcherley Dew, Arcebispo de Wellington (Nova Zelândia)
5 – Mons. Edoardo Menichelli, Arcebispo de Ancona-Osimo (Itália)
6 – Mons. Pierre Nguyên V?n Nhon, Arcebispo de Hanóid (Vietnã)
7 – Mons. Alberto Suárez Inda, Arcebispo de Morelia (México)
8 – Mons. Charles Maung Bo, S.D.B., Arcebispo de Yangon (Myanmar)
9 – Mons. Francis Xavier Kriengsak Kovithavanij, Arcebispo de Bangkok (Tailândia)
10 – Mons. Francesco Montenegro, Arcebispo de Agrigento (Itália)
11 – Mons. Daniel Fernando Sturla Berhouet, S.D.B., Arcebispo de Montevidéu (Uruguai)
12 – Mons. Ricardo Blázquez Pérez, Arcebispo de Valladolid (Espanha)
13 – Mons. José Luis Lacunza Maestrojuán , O.A.R., Bispo de David (Panamá)
14 – Mons. Arlindo Gomes Furtado, Bispo de Santiago de Cabo Verde (Capo Verde)
15 – Mons. Soane Patita Paini Mafi, Bispo de Tonga (Ilhas de Tonga)

Os cinco arcebispos e bispos eméritos que serão criados cardeais são:

1 – Dom José de Jesús Pimiento Rodríguez, Arcebispo emérito de Manizales (Colômbia);
2- Dom Luigi De Magistris, Arcebispo de Nova, Pró-Penitencieiro Maior emérito (Itália);
3- Dom Karl-Joseph Rauber, Arcebispo de Giubalziana, Núncio Apostólico; (Alemanha)
4- Dom Luis Héctor Villalba, Arcebispo emérito de Tucumán (Argentina);
5- Dom Júlio Duarte Langa, Bispo Emérito de Xai-Xai (Moçambique).

“Rezemos pelos novos Cardeais para que renovando o seu amor a Cristo, sejam testemunhas de seu Evangelho na cidade de Roma e no mundo, e com sua experiência pastoral me apoiem mais intensamente no meu serviço apostólico”.

O diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Padre Federico Lombardi, explicou à imprensa a eleição dos novos cardeais e recordou que em relação ao número de 120 eleitores para um eventual Conclave, consideraram-se “12 lugares ‘livres’ atualmente no Colégio ou nos próximos meses. O Papa passou um pouco deste número, mas se manteve muito perto dele, para que fosse respeitado substancialmente”.

Para o Pe. Lombardi, “o critério mais evidente é o da universalidade. Entre os novos cardeais eleitores estão representados 14 países diferentes, que atualmente não contavam com um cardeal e alguns nunca o tiveram. Contando com os eméritos, os países representados são 18″.

“Vemos a presença de países que nunca tiveram um cardeal (Cabo Verde, Tonga, Myanmar), de pequenas comunidades eclesiais ou em situação de minoria”, explicou o porta-voz vaticano.

O cardeal mais jovem é o Bispo de Tonga, Dom Soane Mafi, de 53 anos, e o mais velho é o emérito de Manizales (Colômbia), Dom José de Jesus Pimiento, que em fevereiro fará 94 anos.


Fonte:http://www.acidigital.com/noticias/estes-sao-os-20-novos-cardeais-anunciados-hoje-pelo-papa-francisco-98035/


POR PROF. FELIPE AQUINO 5 DE JANEIRO DE 2015 NOTÍCIAS, NOTÍCIAS DA IGREJA

CORPO É ENCONTRADO NO CLUBE DOS 30 EM ITAITUBA-PA

Na tarde desta sexta feira, 09, três jovens encontraram o corpo de um homem nas dependências do clube dos 30, localizado as margens da rodovia transamazônica (BR-230), na altura do km 06 próximo ao Instituto Medico Legal em Itaituba no oeste do estado.

Segundo informações, os três jovens foram ate ao clube para catar castanha, mas logo na chegada um dos jovens percebeu algo estranho ao avistar sangue pelo chão do clube, inicialmente parecia ser sangue de animal, disse um dos jovens, mas ao seguir os rastos de sangue se deparou com o corpo de um homem com varias perfurações pelo corpo proveniente de um material ponte agudo cortante, possivelmente (faca), o corpo também estava com cortes na cabeça.

Logo após encontrarem o corpo os jovens avisaram funcionários do IML que acionaram policiais civis que estiveram no local investigando a cena do crime, em seguida o corpo foi removido por peritos do IML. O corpo ainda não foi identificado, após a divulgação do achado, várias informações foram divulgadas em redes sociais sobre a identidade do homem que seria conhecido por "Tata". A policia já esta investigando o crime, investigadores relataram que o crime aconteceu na noite de quinta para sexta por não estar com mal cheiro.


Fonte: Junior Ribeiro...

HOMEM FICA GRAVEMENTE FERIDO AO SER ATROPELADO NA BR-163 EM SINOP

Um homem de aproximadamente 60 anos foi atropelado, esta manhã, na BR-163, a cerca de três quilômetros do bairro Camping Club. Testemunhas disseram aos policiais que ele foi atingido por um veículo (marca e modelo não confirmados) e o motorista fugiu do local sem prestar qualquer tipo de auxílio.

Outros motoristas que passavam pelo local o avistaram caído no meio da pista e desacordado. O Corpo de Bombeiros foi acionado, realizou o primeiro atendimento e o encaminhou com suspeita de fraturas ao Hospital Regional. Até o momento, não foi repassada informações sobre seu atual estado de saúde.

A informação apurada é de que ele é morador do bairro Camping Club e se dirigia para o trabalho, na região central.



09/01/2015 - 15:25
Fonte: Só Notícias/José Carlos Araújo





GOVERNADORA DE RORAIMA ADMITE NEPOTISMO, MAS CRITICA MP POR PEDIR EXONERAÇÕES

A governadora de Roraima, Suely Campos, criticou hoje (8) a recomendação do Ministério Público (MP) estadual para que sejam exonerados “imediatamente” dos cargos os parentes que ela nomeou para vários cargos do Executivo nesta semana, logo após tomar posse. Em nota, ela alegou que o MP foi precipitado e não teve o mesmo rigor com a prática do nepotismo em relação a administrações anteriores.

Suely Campos justificou o nepotismo afirmando, na nota oficial, que “o governo de Roraima espera tratamento isento e igualitário dos órgãos de fiscalização do Poder Público, considerando que é uma prática comum na história de Roraima a nomeação de pessoas próximas aos gestores para ocupar importantes secretarias, tanto na esfera estadual como municipal”.

No início da semana, a governadora nomeou as filhas Emília Campos dos Santos e Danielle Ribeiro Campos Araújo para a Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social e para a Casa Civil, respectivamente, a irmã Selma Mulinari para Secretaria de Educação e os sobrinhos Frederico Linhares e Kalil Coelho para as secretarias de Gestão Estratégica e Administração e de Saúde (Sesau), respectivamente. Paulo Linhares, que também é sobrinho da governadora, foi nomeado secretário adjunto da Sesau.

De acordo com o Ministério Público de Roraima, a governadora nomeou, ao todo, 15 parentes para a estrutura de governo estadual. “Além de ofender os preceitos constitucionais de moralidade, razoabilidade e eficiência, as nomeações dos agentes políticos atendem a uma identidade familiar, bem como geram na sociedade um sentimento de indignidade moral”, diz o Ministério Público em notificação enviada ao governo do estado. Caso a recomendação de exonerar os parentes não seja cumprida, o Ministério Público prometeu “adotar medidas judiciais cabíveis”.

A administração estadual, por sua vez, alegou que as nomeações estão “revestidas de legalidade” e não ferem a Súmula Vinculante número 13, do Supremo Tribunal Federal (STF), editada em 2008, que veda o nepotismo. A súmula proíbe a nomeação de parentes para cargos de direção, chefia ou assessoramento, em exercício de comissão ou de confiança na administração pública direta e indireta.

“Trata-se de nomeações de secretários de estado, considerados agentes políticos, e não agentes administrativos. Atuam com ampla liberdade no exercício de funções típicas, com atribuições, prerrogativas e responsabilidades estabelecidas na Constituição Federal e na Constituição do Estado de Roraima”, argumentou o governo do estado, em nota.

A escolha do primeiro escalão, acrescentou a Secretaria de Imprensa e Comunicação Social de Roraima, seguiu “critérios de confiança e capacidade técnica”. No documento em que critica a recomendação do Ministério Público estadual, a governadora cita casos de nepotismo praticado por adversários nos últimos anos que, segundo ela, não foram alvo de ação do órgão.

“Os casos citados são alguns exemplos de nomeações de parentes que não sofreram qualquer intervenção do Ministério Público de Roraima, embora configurassem nepotismo cruzado, razão pela qual a atual gestão confia que o órgão continuará atuando de forma isenta”, diz a nota.


Por: Ivan Richard -
Fonte: Agência Brasil – EBC

Edição: Jorge Wamburg

CARRO CAPOTA NA BR-163 PRÓXIMO A LUCAS E FAMÍLIA SAI ILESA

Um casal e o filho saíram ilesos de um capotamento, esta manhã, na BR-163, nas proximidades de Lucas do Rio Verde. Os três estavam em um Fiat Uno branco, quando o motorista perdeu o controle da direção com o veículo saindo da pista e capotando na lateral da rodovia, no trecho que compreende Lucas e Nova Mutum.

Uma ambulância da concessionária Rota do Oeste foi até o local e fez o encaminhamento dos três ao hospital municipal para exames mais detalhados e por precaução. Os três seriam moradores da cidade de Tangará da Serra.

Ainda não se sabe o que provocou o acidente e o caso passa a ser investigado pela Polícia Rodoviária Federal.


09/01/2015 - 11:16

Fonte: Redação Só Notícias