sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

FOI REGISTRADO NA AMÉRICA O MAIOR NÚMERO DE AGENTES PASTORAIS ASSASSINADOS EM 2014

Crucifijo_DominioPublico

O Site ACI/EWTN Noticias publicou na última sexta (02/01/14) que, segundo informações coletadas pela agência vaticana Fides, no ano de 2014 foram assassinados no mundo 26 agentes pastorais, três a mais em relação ao ano de 2013. Pelo sexto ano consecutivo a América o número mais elevado de agentes pastorais assassinados se registra na América.

Em 2014, morreram de modo violento 17 sacerdotes, 1 religioso, 6 religiosas, 1 seminarista e 1 leigo. Segundo a divisão por continente, na América foram assassinados 14 agentes pastorais (12 sacerdotes, 1 religioso, 1 seminarista); na África foram mortos 7 agentes pastorais (2 sacerdotes, 5 religiosas); na Ásia foram assassinados 2 agentes pastorais (1 sacerdote, 1 religiosa); na Oceania foram mortos 2 agentes pastorais (1 sacerdote, 1 leigo); na Europa foi morto 1 sacerdote.

Além disso, deve-se mencionar os agentes pastorais mortos por causa da epidemia do vírus ebola na África ocidental, onde as estruturas católicas, e não somente as de saúde, se mobilizaram desde o primeiro momento do aparecimento da epidemia.

Assim, a família religiosa dos Irmãos de São João de Deus perdeu na Libéria e em Serra Leoa quatro coirmãos, uma religiosa e treze colaboradores dos hospitais de Monróvia e Lunsar, por terem contraído o vírus em seu generoso empenho de assistência aos doentes. “Os nossos coirmãos doaram sua vida pelos outros, como Cristo, até o ponto de morrer contagiados por esta epidemia”, escreveu o Ir. Jesús Etayo, Prior-Geral.

Como acontece há algum tempo, a lista de Fides não diz respeito somente aos missionários ad gentes em sentido estrito, mas a todos os agentes pastorais que morreram de morte violenta. Não é usado de propósito o termo “mártires”, se não no seu significado etimológico de “testemunhas”, para não dizer que aIgreja poderá eventualmente fazer um julgamento a alguns deles, e também pela falta de notícias sobre suas vidas e as circunstâncias da morte.

Durante o ano que terminou também foram condenados os mandantes do assassinato do Bispo de La Rioja (Argentina), Dom Enrique Angelelli, 38 anos após o assassinato do prelado que foi disfarçado como um acidente de carro; foram também condenados os mandantes e autores do assassinato de Dom Luigi Locati, Vigário Apostólico de Isiolo (Quênia), assassinado em 2005; foram presos também os responsáveis pela morte do Reitor do Seminário de Bangalore (Índia), Pe. Thomas, morto em 2013.
o Congo) em outubro de 2012, o jesuíta italiano Pe. Paolo Dall’Oglio, sequestrado na Síria em 2013, e o Pe. Alexis Prem Kumar, sequestrado em 2 de junho em Herat, (Afeganistão).
Fides indicou que às listas provisórias elaboradas anualmente “deve sempre ser adicionada a longa lista de muitos dos quais não teremos nunca notícias ou não saberemos o nome, que em todos os cantos do Planeta sofrem e pagam com suas vidas a sua fé em Jesus Cristo”.


Fonte:http://www.acidigital.com/noticias/foi-registrado-na-america-o-maior-numero-de-agentes-pastorais-assassinados-em-2014-94655/


POR PROF. FELIPE AQUINO 5 DE JANEIRO DE 2015 BRASIL E O MUNDO, NOTÍCIAS, NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário