quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

A HORA É AGORA! LIDERANÇAS MOBILIZAM POPULAÇÃO PROGRESSENSE NA LUTA PELA MUDANÇA DA PORTARIA MP 756/

Nesses últimos dias lideranças do s setores garimpeiro, madeireiro, pecuarista e da Agricultura mostraram união após o decreto assinado e editado pelo novo presidente Michel Temer (PMDB) no final do ano passado. O decreto provisório é a respeito das áreas tanto na Flona Jamanxim como aos arredores. A intenção é reduzir a área branca e aumentar a APA (Área de Preservação Ambiental) e com isso ampliou a área do Rio Novo.

Hoje, quarta-feira (25/01) lideres de ambos os lados, tanto da exploração mineral, quanto da produção agrícola estiveram presentes no Jornal do meio-dia (rádio FM) para explicar à população os riscos que corremos se não nos unirmos nesse momentos.

Um dos pecuaristas conhecidos em nossa região srº Alexandre da AgroBoi explicou, que a MP 756 não “soa” muito grave aos ouvidos de muitos Progressenses, mas que é muito grave! Não deixando para trás, citou o dever do poder municipal em lutar junto pelos direitos dos seus contribuintes e que todos nós dependemos dos nossos lideres! Explicou que o objetivo do movimento é a mobilização da comunidade em protestos.

- Não queremos apenas ver os projetos passando. Mais também participar do crescimento! Finaliza Alexandre da AgroBoi Julho Guará engenheiro Florestal foi o segundo a dar a palavra, citando a pressão das ONG’s ambientais em nosso município e mostrou empenho na luta dizendo – Queremos ser parti da cadeia produtiva e não apenas parti da logística!

Seguindo na palavra veio o pecuarista Ricardo da loja Sertão. - Toda a cadeia está sendo atingida, muita gente não entende que todo o comercio está sendo afetado, temos que mostrar “cara”, a população têm que sair de trás do balcão e ir a luta, caso contrario perderemos a luta.

João Garimpeiro, líder do sindicado dos Garimpeiros de Novo Progresso, usou sua palavra com autoridade e transparência. – A situação é complicada, principalmente para a exploração mineral! O sindicato dos garimpeiros como obrigação, está junto à frente. Queremos chamar a população para p fechamento da BR-163 ( ainda não têm dia marcado.)O problema é coletivo, todos somos afetados. O maior cliente do comercio local é sem duvidas o garimpeiro!

Se dor preciso fechar a porta do comercio por dois ou três dias, nós fecharemos! É melhor do que fechar para sempre. Novo Progresso por mais jovem que seja, têm um futuro brilhante. Finalizou João Garimpeiro.

O prefeito Ubiracir Soares também esteve presente, falou sobre a ida do vice-Prefeito Gelson Dill até Brasília, com outras lideranças de Novo Progresso e de entidades representativas se deslocaram até Brasília onde estão apresentando emendas para serem protocoladas na comissão do Congresso Nacional que vai apreciar se veta ou não a MP 756/758. O prazo final encerra dia 06 de fevereiro de 2017.

Amanhã, quinta-feira (26/01) está marcada uma reunião, às 10h00min da manhã, na Câmara Municipal de Vereadores para tratar a respeito com lideres e a toda população. E as 17h00min, haverá uma paralização no centro da cidade (semáforo) onde comerciantes, produtores rurais, garimpeiros e pecuaristas estarão todos mobilizados para mostrar força nessa luta!

Cartilhas e adesivos já estão sendo distribuídos em comércios para que todos possam ter a consciência da seriedade do problema.

( A nossa redação do Jornal O Jamanxim estará acompanhando toda essa luta, e levando toda informação de forma clara e imparcial.)

Da redação: Jailson Rosa

Fonte: Jornal O Jamanxim

Nenhum comentário:

Postar um comentário