17/09/2009 - 20h06
da Folha Online, em Brasília
O porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, negou nesta quinta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha conversado com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre a compra dos aviões caça para reforçar a estrutura da FAB (Força Aérea Brasileira).
"Não existe nenhum fundamento nesse rumor de que teria havido uma conversa do presidente Lula com o presidente Obama sobre esse assunto. Não houve nenhum telefonema do presidente Obama", afirmou Baumbach.
Segundo reportagem publicada no jornal francês "Les Echos", Obama teria ligado duas vezes para Lula e assegurado que a proposta norte-americana incluiria a transferência de tecnologia nos aviões F-18, fabricados pela Boeing. De acordo com jornal, a mobilização de Obama teria sido uma tentativa de reverter o favoritismo do governo pela proposta da França.
Nesta quinta-feira, a encarregada de Negócios da Embaixada dos EUA, Lisa Kubisk, foi recebida pelo comandante da Aeronáutica, Juniti Saito. No encontro, Lisa reforçou a nota divulgada na semana passada pela embaixada de que o governo americano aprova a transferência de tecnologia do caça F-18 Super Hornet ao Brasil, assim como a montagem dos aviões no país --critérios apontados como preferências para a compra.
Além de França e Estados Unidos, a Suécia também está na disputa. A decisão do governo será tomada pelo depois do 21 de setembro, prazo final para as empresas apresentarem novas propostas. Até o final do mês, a FAB deve apresentar o relatório final e entregar um ranking com o primeiro, segundo e terceiro lugar entre F-18 Super Hornet da Boeing, o Gripen NG da sueca Saab e o Rafale da francesa Dassault.
Fonte: MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário