sexta-feira, 22 de abril de 2011

IGREJA CATOLICA AGRADECE A RADIO CULTURA FM E AO DIRETOR EDIO ROSA, PELO ESPAÇO NO DIA DA SEXTA FEIRA SANTA.

Eclesiástico 12, 8-12.
Discernir a verdadeira amizade -* 8 O amigo não se revela na prosperidade, nem o inimigo se esconde no tempo da desgraça. 9 Quando alguém prospera, os inimigos ficam tristes, mas quando alguém cai na desgraça, até o amigo vai embora. 10 Jamais confie no inimigo, pois a sua maldade é metal que enferruja. 11 Mesmo que ele se abaixe e faça muitos cumprimentos, tome cuidado e desconfie dele; comporte-se com ele como quem limpa o espelho, e você perceberá que a ferrugem dele não resiste por muito tempo. 12 Não o coloque ao seu lado, para que ele não empurre você e ocupe o seu lugar; não o coloque sentado à sua direita, para que ele não procure ocupar a sua cadeira. Caso contrário, tarde demais você verá que eu tenho razão, e ficará arrependido por não ter ouvido os meus conselhos.

Compartilhe com o padre Reginaldo Manzotti, a experiência que esta leitura lhe trouxe no dia de hoje:

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Eclesiástico 11, 29-34

Não introduza qualquer pessoa em sua casa, porque são muitas as ciladas do fraudulento. 30 O coração do orgulhoso é como a perdiz que serve de isca na gaiola: como espião, ele fica esperando que você caia em ruína. 31 Ele arma ciladas, transformando o bem em mal, e encontra defeitos até mesmo nas melhores coisas. 32 Como a faísca acende um grande braseiro, o homem perverso tem sede de sangue. 33 Cuidado com o perverso, pois ele trama o mal: ele poderá sujar para sempre o nome que você tem. 34 Hospede o estrangeiro, e ele provocará desordens, transformando você num estranho para seus próprios familiares.

Compartilhe com o padre Reginaldo Manzotti a experiência que esta leitura lhe trouxe no dia de hoje:

bíblia, blog padre Reginaldo Manzotti, Eclesiástico, Experiência de Deus, leitura, padre Reginaldo Manzotti, programa de rádio, Radio Evangelizar Am 1060


Eclesiástico 11, 12-22

Existem pessoas fracas e necessitadas de ajuda, carentes de bens e ricas de miséria. O Senhor, porém, olha para elas com benevolência e as reergue da miséria, 13 fazendo-as ficar de cabeça erguida, a tal ponto que muitos se admiram. 14 Bem e mal, vida e morte, pobreza e riqueza, tudo provém do Senhor. 15 Sabedoria, bom senso e conhecimento da Lei vêm do Senhor, e dele procedem o amor e a prática das boas obras. 16 O erro e as trevas foram criados para os pecadores; e os que gostam do mal, no mal envelhecem. 17 O dom do Senhor é reservado para os justos, e o seu favor sempre os conduz. 18 Há quem se enriquece por meio de privação e economia, e acaba ganhando isto: 19 Quando ele pensa que já pode descansar e aproveitar seus bens, não sabe que logo vai chegar o tempo de morrer e deixar tudo para os outros. 20 Persevere em sua tarefa, faça dela a sua vida, e envelheça cumprindo o seu dever. 21 Não admire o que o pecador faz. Confie no Senhor e persevere na fadiga, pois é fácil para o Senhor enriquecer um pobre de repente. 22 A bênção do Senhor é a recompensa para quem é fiel.

Compartilhe com o padre Reginaldo Manzotti a experiência que esta leitura lhe trouxe no dia de hoje:

bíblia, blog padre Reginaldo Manzotti, Eclesiástico, Experiência de Deus, leitura, padre Reginaldo Manzotti, programa de rádio, Radio Evangelizar Am 1060


Eclesiástico 11, 7-11

Não critique antes de verificar; examine primeiro, para depois julgar. 8 Não responda antes de escutar, e não interrompa a conversa. 9 Não brigue por alguma coisa que não diz respeito a você, nem se meta em briga de pecadores. 10 Meu filho, não se encha de coisas para fazer. Se exagerar, acabará cometendo erros; e mesmo se correr, não chegará, nem fugindo conseguirá escapar. 11 Há pessoas que trabalham, se afadigam e se atropelam e, apesar de tudo, estão sempre atrasadas.

Compartilhe com o padre Reginaldo Manzotti a experiência que esta leitura lhe trouxe no dia de hoje:

bíblia, blog padre Reginaldo Manzotti, Experiência de Deus, leitura, padre Reginaldo Manzotti, programa de rádio, Radio Evangelizar Am 1060


ECLESIÁSTICO 11, 1-6

As aparências enganam -* 1 A sabedoria do pobre o faz andar de cabeça erguida, e lhe permite sentar-se entre os grandes. 2 Não elogie um homem por sua beleza, nem deteste uma pessoa por sua aparência. 3 A abelha é pequena entre os seres que voam, mas o que ela produz é o que há de mais doce. 4 Não fique envaidecido por causa das roupas que você usa, nem se torne soberbo nos dias gloriosos, porque as obras do Senhor são admiráveis, mas permanecem ocultas aos homens. 5 Muitos soberbos acabaram por sentar-se no chão, e um desconhecido recebeu a coroa deles. 6 Muitos poderosos foram profundamente humilhados, e muitos homens ilustres caíram em poder de outros.

Compartilhe com o padre Reginaldo Manzotti, a experiência que esta leitura lhe trouxe no dia de hoje:

Experiência de Deus

eclisiastico, Experiência de Deus; rádio evangelizar am 1060, padre Reginaldo Manzotti


Eclesiástico 10, 26-31

Não se considere sábio ao realizar o seu trabalho, e não se glorie no tempo da necessidade. 27 É melhor uma pessoa que trabalha e tem tudo em abundância, do que alguém que se gloria e tem falta de alimento. 28 Meu filho, conserve sua honra com modéstia, e saiba apreciar o justo valor que você tem. 29 Quem dará razão àquele que prejudica a si mesmo? Quem estimará aquele que menospreza a si próprio? 30 O pobre é honrado por seu saber, e o rico por suas riquezas. 31 Quem é honrado na pobreza mais ainda o será na riqueza. Quem é desprezado na riqueza mais ainda o será na pobreza.

Compartilhe com o padre Reginaldo Manzotti a experiência que esta leitura lhe trouxe no dia de hoje:



Fonte: http://padrereginaldomanzotti.org.br/blog/

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O MUNDO DEMOCRÁTICO MORRE DE INVEJA DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF

ELA TEM OS ANTAGONISTAS DO PRÓPRIO PARTIDO ARROLADOS E ENROLADOS COM DOSSIÊS E MENSALÕES. ELA TEM NA OPOSIÇÃO UM PARTIDO DE ORIENTAÇÃO DE DIREITA NUM PROCESSO TERMINAL DE SUA EXISTÊNCIA. SEUS POLÍTICOS NÃO ACEITAM O SISTEMA DE COTAS PARA ACESSO ÀS UNIVERSIDADES PÚBLICAS E ESTÃO ARROLADOS EM MENSALÃO NO DISTRITO FEDERAL , TUDO DOCUMENTADO EM VÍDEOS. ELA TEM UM OUTRO PARTIDO NA OPOSIÇÃO QUE SE DIZ SOCIALDEMOCRATA , MAS SEU PRESIDENTE DE HONRA NÃO GOSTA DO POVO BRASILEIRO , AO QUAL ELE CHAMA DE “POVÃO” , E , NO MOMENTO , UM DOS SENADORES DESSE PARTIDO , CANDIDATÍSSIMO A PRESIDENTE DO BRASIL EM 2014 , DIRIGINDO UM CARRO ESTRANGEIRO E CARO FOI PEGO COM A CARTEIRA VENCIDA E NÃO QUIS FAZER O TESTE PARA SABER SE ESTAVA ALCOOLIZADO. ALÉM DE TUDO ISSO , EXISTE UM JORNAL DE UMA REDE DE TV PODEROSISSÍMA QUE ESCONDE TODAS AS NOTÍCIAS CONTRA A OPOSIÇÃO DA PRESIDENTA , MAS QUE ACABOU CAINDO NO RIDÍCULO DEVIDO A INTERNET , QUE NOTICIA TUDO QUE O TAL JORNAL TENTA ESCONDER. Autor: AposentadoInvocado Fonte: blog da Dilma

Justiça mantém apreensão de gado da operação Disparada no Pará de fazendeiro de Novo Progresso.

A Justiça Federal do Pará indeferiu, nesta quinta-feira (14), o pedido de tutela antecipada que pretendia suspender a apreensão e impedir a retirada de 891 cabeças de gado da fazenda Jatobá, em Altamira, no sudoeste do estado, um dos alvos da operação Disparada. Na ação, o fazendeiro requeria a nulidade das multas do Ibama por não ter participado da supressão da vegetação, pois teria adquirido a propriedade já desmatada, e argumentava a existência de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Federal (MPF) que suspenderia os embargos existentes no imóvel. Ao negar o pedido, a juíza federal Sandra Lopes de Carvalho alegou que o autor ao tomar posse do imóvel passou a ser responsável 'não só pela manutenção da vegetação nativa ali existente, mas igualmente pela regeneração das áreas ilegalmente já desmatadas'. 'É inegável que o autor vem utilizando a área desde a sua aquisição como pasto para o seu rebanho, impedindo assim a renovação da vegetação nativa durante os quatro anos que antecederam à autuação', escreveu. Sobre a existência do TAC com o MPF, a 9° Vara da Justiça Federal considerou que não foi demonstrado o atendimento das exigências do acordo para o desembargo da área. O TAC determinava para sua validade, entre outros, que os signatários apresentassem à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) o Cadastro Ambiental Rural (CAR), a Licença Ambiental Rural (LAR) e o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas. 'A existência de CAR em seu nome, por si só, não lhe confere o direto outorgado através do instrumento de compromisso', avaliou a juíza. 'Ainda que satisfizesse tais requisitos, a regularidade da documentação ainda seria submetida à análise da Sema, que, no caso de aprovação, comunicaria ao Ibama para que então procedesse ao desembargo da área.' Ao negar a retirada dos agentes do Ibama da fazenda ocupada em Altamira, a juíza afirmou que não há ilegalidade nos procedimentos adotados na operação Disparada, pois eles derivam do exercício regular do poder de polícia ambiental da autarquia. 'Não constitui mera faculdade da administração pública, constituindo-se em 'poder-dever' que deve ser destinado a promover a proteção do meio ambiente', concluiu.




Fonte: MPF

Brasil deixa de aplicar e devolve doação destinada à proteção de florestas

Auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a pedido da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle mostrou que, por ter perdido o prazo de aplicação, o governo brasileiro teve de devolver cerca de 8,4 milhões de dólares (R$ 13,3 milhões) de um total de 352 milhões de dólares (R$ 557,9 milhões) doados ao Brasil para proteção de florestas tropicais.

O pedido de investigação consta da Proposta de Fiscalização Financeira (PFC) 64/08, que teve por objetivo analisar a execução dos recursos provenientes de doações de entidades ou países ao Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7), além de contratos e convênios firmados entre 2002 a 2008.

O TCU concluiu que a maioria dos problemas identificados são sistêmicos e comuns a diversas outras ações governamentais. Assim, o entendimento do TCU foi de que o PPG7 cumpriu seus objetivos, mas o tribunal recomendou ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) a adoção de medidas para potencializar o aproveitamento dos recursos ainda disponíveis.

Falhas de planejamento

O TCU constatou falhas de planejamento e de coordenação que levaram à devolução de recursos aos doadores. Também foram constatados atrasos na análise de prestações de contas pelo MMA.

“Por outro lado, observou-se que os controles internos dos projetos são, em regra, eficientes na prevenção e detecção de irregularidades, em especial devido ao acompanhamento contínuo realizado pelos doadores”, destacou o relatório.

A comissão concluiu que a proposta cumpriu seu objetivo e a arquivou na quarta-feira, conforme o voto do relator, deputado Dr. Paulo César (PR-RJ).

O PPG7 é financiado por doações dos países integrantes do ex-Grupo dos Sete, da União Europeia e dos Países Baixos, complementadas com contrapartidas do governo brasileiro, dos governos estaduais e de organizações da sociedade civil. Segundo o relatório, em agosto de 2009 as contribuições já contratadas ou empenhadas pelos doadores atingiam aproximadamente 436 milhões de dólares (R$ 691 milhões).




Local: Internacional - AC
Fonte: Agência Câmara

Segurança Pública: Deputado se reuniu com entidades e empresários de Itaituba

Deputado debate ações com entidades e empresários Na manhã deste sábado, 16, estiveram reunidos na casa do deputado Hilton Aguiar um grupo de empresários e entidades como a CDL, ASEII (associação empresarial e industrial de Itaituba), SIPRI e sindsaúde, tratando de assuntos ligados a segurança pública. Devido o aumento nos índices de assaltos ocorridos em um curto espaço de tempo, a sociedade civil organizada por intermédio do deputado Hilton Aguiar, conseguiram agendar uma audiência pública que deverá acontecer no auditório da 19ª Seccional, na segunda-feira (18). Está confirmada a presença do Secretário de segurança pública, Luiz Fernandes Rocha, assessora de comunicação, tenente Marilene Alves, Nilton Atayde, delegado geral de Polícia Civil, major Francisco Bernardes, superintendente da Susipe, coronel Luis Cláudio Sarmanho da Costa, comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Mário Alfredo Sousa Solano, comandante geral da Polícia Militar, Dr. Orlando Salgado Gouveia, diretor geral de perícia do Instituto Renato Chaves e os deputados estaduais Alexandre Von e José Megale. Empresários pediram apoio de Hilton Aguiar


Fonte: Blog Hilton Aguiar
Exporriso: R$ 200 mil investidos em infraestrutura do parque em Sorriso


Aproximadamente R$ 200 mil estão sendo investidos no projeto de segurança do parque para contenção de incêndio no CTG, onde será realizada a 24ª Exporriso. As obras estão em andamento, com a instalação dos canais por onde passará a tubulação de água. Em seguida, devem ser colocado hidrantes em pontos estratégicos. •Clique aqui e leia mais notícias da Exporriso na página especial em Só Notícias O projeto, de acordo com o presidente da comissão organizadora, Darci Sganderla, visa dar mais tranqüilidade aos expositores e público. "Hoje, a Exporriso é referência em Mato Grosso, grandes empresas do segmento de agronegócio vem expor seus produtos, e temos que dar a eles toda a infraestrutura necessária", disse. O projeto atende também a normativa de segurança requerida pela 10ª Companhia Independente de Bombeiros Militar Alves Daroit. A obra começou ano passado.


A Exporriso será entre os dias 11 e 15 de maio e deve reunir aproximadamente 110 expositores, entre concessionárias de veículos, caminhões, colheitadeiras, tratadores e empresas de outros segmentos. A feira será composta por rodeios, dois leilões de animais, show de prêmios com duas caminhonetes, dois veículos e cinco motos, além de apresentações artísticas nacionais.
Fonte: Só Notícias/Karoline Kuhn (foto: assessoria/arquivo)

Sete dos 13 vereadores do PSDB-SP deixam legenda

Rodrigo Capote/Folha Os tucanos do PSDB da cidade de São Paulo protagonizaram nesta segunda (18) uma revoada. Nada menos que sete dos 13 vereadores tucanos anunciaram a decisão de se desfiliar da legenda. Alegam ter sido alijados dos cargos de direção no diretório municipal da agremiação. Meia-verdade. Os inserretos batem asas num instante em que o governador tucano Geraldo Alckmin se dispunha a entregar-lhes três posições. Ainda que a contragosto Alckmin ofereceu aos vereadores os postos de secretario-geral, segundo vice-presidente e tesoureiro-adjunto. A despeito da oferta, os descontentes debandaram. Não disseram, mas espera-se que se aninhem no PSD, o novo partido do prefeito Gilberto Kassab. O grupo dissidente achegou-se a Kassab na eleição municipal de 2008. Apoiou a candidatura reeleitoral dele, contra o então candidato Geraldo Alckmin. Decorridos dois anos, Alckmin voltou ao governo do Estado. Na semana passada, içou um de seus secretários, Julio Semeghini, à presidência do diretório municipal. Abriu-se, então, uma negociação para tentar reter na legenda os vereadores simpáticos a Kassab. Deu em nada. Na eleição de 2008, a rebelião anti-Alckmin foi insuflada nos subterrâneos por José Serra, à época o principal patrono da reeleição de Kassab. Vem daí que a revoada desta segunda levou à praça uma especulação: Serra também irá para o PSD de Kassab? A cúpula do PSDB federal assegura que não. Escrito por Josias de Souza

Logo, logo FHC vai afirmar: ‘Esqueçam o que escrevi’

EFESempre que um leitor não entende o que um articulista escreveu a culpa é de quem manuseou as palavras. Quando o autor do texto é o professor Fernando Henrique Cardoso, a obrigação de ser claro é redobrada. Incompreendido até por seus pares, FHC esfalfa-se para explicar que não renegou o “povão” no texto em que aconselhou a oposição a focar-se na classe média. A reação dos aliados irritou FHC, mas foi a troça de Lula que o tirou do sério. Ele voltou ao tema em conversa com o Painel, seção da Folha. Editada pela repórter Renata Lo Prete, a coluna traz, num par de notas, as penúltimas declarações de FHC sobre o tema. Leia: - De FHC para Lula: "Se Lula fosse um adversário leal, saberia reconhecer que não desprezo o "povão'", diz Fernando Henrique Cardoso em resposta às declarações de seu sucessor sobre artigo escrito pelo tucano. "Sou contra o que ele fez com o povo: cooptar movimentos sociais; enganar os mais carentes e menos informados trocando votos por benefícios de governo; transformar direitos do cidadão em moeda clientelista...” “...Quero que o PSDB, sem esquecer nem excluir ninguém, se aproxime das pessoas que não caíram na rede do neoclientelismo petista...” “...Desejo que Lula, que esqueceu as antiquadas posições contra as privatizações, continue usufruindo das oportunidades que as empresas multinacionais lhe oferecem, como agora em Londres". - Para terminar: Ainda FHC: "E desejo, principalmente, que Lula termine com a lenga-lenga contra ler muito e ter graus universitários, pois não precisa mais ter complexos. Virou 'doutor',". Considerando-se o suor que derrama para convencer que não quis dizer o que todo mundo diz que ele disse, FHC logo repetirá a fatídica frase que jura jamais ter dito: “Esqueçam o que escrevi”. Escrito por Josias de Souza

Alheio à Copa, juiz breca obras em aeroporto de MG

A Justiça Federal suspendeu, em Belo Horizonte, um par de licitações da Infraero, a estatal que gere os aeroportos. Referem-se a obras de reforma e ampliação do aeroporto de Confins, assentado na região metropolitana da capital mineira. A decisão foi tomada pelo juiz Guilherme Mendonça Doehler, titular da 19ª Vara Federal. Agiu por provocação do Ministério Público Federal. A Procuradoria requereu a suspensão depois de constatar que a Infraero toca os projetos de Confins sem realizar estudos de impacto ambiental. Em ação civil movida contra a Infraero, o Ministério Público realça que o aeroporto está situado numa área de proteção ambiental federal. O juiz Guilherme Doehler concordou. E condicionou a continuidade dos procedimentos licitatórios à realização dos estudos ambientais. Em seu despacho, o magistrado anota: “Nada justifica o atropelo de normas direcionadas ao resguardo do meio ambiente. [...] Nem Olimpíadas...” “...Nem Copa do Mundo, nem qualquer outro evento vultoso, ainda que sua realização se traduza em proveitos econômicos, desenvolvimento, aporte de riquezas no país...” “...Esses eventos passarão, o meio ambiente ecologicamente equilibrado necessariamente deve permanecer”. Na semana passada, instituto ligado ao governo, o Ipea, incluiu Confins entre os aeroportos que não ficarão prontos até o ano da Copa. Estimou-se que as obras do aeroporto de Minas Gerais só ficarão prontas em 2017. É contra esse pano de fundo que chega a decisão judicial. Escrito por Josias de Souza

600 processos contra policiais em dois meses.

Em dois meses o número de processos contra Policiais Militares chega a 600. Desse total, só em Belém, 243 policiais se envolveram em alguma ação ilícita.

Evitar envolvimento de policiais militares em situações ilícitas tem sido uma das missões mais importantes da Corregedoria Geral da Polícia Militar do Pará. Afinar a relação entre os setores e conscientizar sobre a função de cada PM é objetivo em potencial no momento.

É que os números de processos e procedimentos (em processo não tem ampla defesa e é contraditório; e em procedimento as características predominam) instaurados contra militares são alarmantes.


Por: Reginaldo Ribeiro

sábado, 16 de abril de 2011

Obra mal feita na esquina da Rua Quatro de Abril com a Marechal Candido Rondon desagrada moradores e comerciantes.

Depois de vários acidentes no mesmo local, devido a um enorme buraco, a secretaria de obras deslocou seu maquinário ao local, mas fez um trabalho bem abaixo das expectativas dos moradores e comerciantes que residem ou trabalham nas proximidades, desagradando também aos motoristas que trafegam diariamente pelo local onde a obra foi mal realizada. Segundo alguns moradores e comerciantes que ali residem ou trabalham, muitos acidentes aconteceram neste local nos últimos dias, devido a uma enorme cratera originada pela erosão de uma mina que brota de um terreno baldio logo acima da esquina das duas ruas acima citadas. Com a cratera aberta muitos carros e caminhões acabaram sendo imobilizados dentro do enorme buraco, precisando utilizar maquinas pesadas para resgatá-los, os moradores também denunciaram que uma mulher com gravidez avançada acabou caindo com sua moto dentro da cratera e acabou sendo socorrida pelos moradores, ate a viatura da policia, segundo os moradores, também acabou caindo no mesmo buraco. Atendendo as reclamações da população, a prefeitura esteve presente no local e durante a tarde do dia 12-04-2011, efetuou o concerto das duas ruas danificadas, mas os moradores e comerciantes não aprovaram a obra realizada, e novamente procuraram a imprensa para que seus descontentamentos, viesse a ser publicado. Segundo os munícipes que tem em seus cotidianos trafegar, e principalmente quem reside nas proximidades daquela esquina, o concerto ficou mal feito, a água continua armazenada no local podendo causar a proliferação da dengue, também o bueiro colocado pela prefeitura é de madeira e muito mal feito, e dois comércios que estão estabelecidos na tal esquina tiveram seus acessos comprometidos pela tal obra. Queremos acreditar que a tal obra será reavaliada pela Prefeitura municipal,e um novo concerto, este sim, melhor sucedido , venha a solucionar definitivamente o problema e atender as expectativas dos moradores, comerciantes e motoristas que diariamente utilizam aquelas ruas desfrutando do livre direito de ir e vir.



www.povosdaamazonia.com.br

DOMINGOS DE RAMOS; igreja católica realiza amanhã coleta da solidariedade

A igreja católica realiza amanhã, Domingo de Ramos, a Coleta da Solidariedade. Trata-se de um dos gestos da Campanha da Fraternidade, lançada em março, cujo tema deste ano é "Fraternidade e a Vida no Planeta", com o lema "A Criação Geme em Dores de Parto (Rm 8,22)". Ela existe desde que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) criou a Campanha da Fraternidade e arrecada recursos para financiar projetos sociais realizados pelas comunidades cristãs. De acordo Luzia Oliva, que faz parte da equipe que coordena a campanha, 40% do total da coleta será encaminhado para o Fundo nacional de Solidariedade (FNS) e 60% ficará na diocese, formando o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS). Ele atenderá projetos locais, como a Cáritas Diocesana do município. No ano passado, a diocese de Sinop arrecadou mais de R$ 18 mil. Conforme a CNBB, a coleta é realizada em todas as igrejas que compõem o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic). Fonte: Redação Só Notícias

Kayapós conseguem acordo com representantes do governo federal e desistem de paralisar a BR 163 em Novo Progresso PA.

Depois de uma audiência publica onde as lideranças Kayapós explanaram seus descontentamentos, explicaram para os representantes federais todos os principais problemas que as aldeias Indígenas nas margens dos Rios Curuá e Iriri vem sofrendo com o parcial abandono de parte do governo federal em relação a saúde, transporte, produção e outros malefícios que assolam os povos Indígenas desta parte da Amazônia, chegou-se à um acordo e os Índios desistiram do programado fechamento da BR 63 que estava previsto, caso as reivindicações não fossem atendidas. Segue a baixo maiores esclarecimentos sobre este episodio na nota a imprensa emitida pela Coordenação técnica da FUNAI de Novo Progresso PA. Ministério da Justiça Fundação Nacional do Índio Coordenação Técnica Local de Novo Progresso – PA Rua da Pátria, 778 – Bairro Planalto – Novo Progresso – PA CEP 68.193.000 Tel. (93) 3528 0566 Nota a imprensa A Coordenação Técnica Local (CTL) da FUNAI em Novo Progresso recebeu em 11 de abril de 2011 em sua sede a visita do senhor Presidente da FUNAI, Márcio Augusto Freitas de Meira, Aluízio Ladeira Azanha e Francisco da Silva Piyãko (assessores do Presidente), o senhor Daniel Bonini Zemuner (Assessor especial da Secretaria de saúde indígena – SESAI / Brasília), Fabio Campos (CGMAB/DNIT), o líder indígena Okiaboro Kayapó (representante do CNPI – Conselho Nacional de Política Indigenista), Paulinho Payakã representante dos Kayapó em Tucumã – PA, a senhora Madalena Hoffmann (Prefeita de Novo Progresso), que em virtude das reivindicações apresentadas por meio do Informe Kayapó de 30/11/2011, em que solicita mudanças (melhorias) na saúde indígena, no atendimento da FUNAI, atendimento do DNIT quanto aos ramais de acesso às aldeias, construção da Casa de saúde e de artesanato, revogação da sobreposição da Flona Altamira na Terra indígena Baú e informações sobre a Hidrelétrica de Belo Monte, fizeram-se presentes para discutirem sobre esses assuntos, fim evitar o bloqueio da BR 163 conforme estava previsto pelas lideranças indígenas Kayapó das aldeias Kubenkokrê, Pukany, Baú e Pyngraiti. Com relação a saúde indígena, após ouvirem os questionamentos dos indígenas, o senhor Daniel reuniu com a Senhora Prefeita e se comprometeu em fazer a separação dos recursos destinados a contratação dos profissionais, ficando a cargo de Novo Progresso a contratação dos que atendem os indígenas Kayapó e a Prefeitura de Jacareacanga ou outra instituição que eles elegerem a contratação dos profissionais que atendem o povo Munduruku, evitando assim possíveis desentendimento entre os dois povos. Afirmou também que no dia 27 de abril deverão estar vindo as aldeias profissionais do setor de engenharia da SESAI para realizar levantamento sobre a necessidade de edificações e saneamento básico. Sobre o pedido das lideranças para dar autonomia financeira a FUNAI de Novo Progresso, o Presidente da FUNAI disse não ser possível em razão da nova estrutura em vigor desde dezembro de 2009, no entanto disse entender as dificuldades que estão tendo para o atendimento por meio da FUNAI - Coordenação Regional do Tapajós em Itaituba, e propôs realizar uma reunião em Brasília, no início do mês de Maio, com a participação do chefe da CTL, o senhor Edson C. Ramalho e o Doto Takak-ire para discutir os meios de direcionar os recursos para os Kayapó, especificando um orçamento próprio para os kayapó em Novo Progresso. Acrescentou ainda que fará gestão junto ao ICMBio em Brasília para resolver a sobreposição da Terra indígena Baú, além da Eletrobrás para que seja apresentado aos kayapó o projeto de construção da hidrelétrica de Belo Monte. Ao senhor Fábio, representante do DNIT, coube informar que em relação ao Acordo de Cooperação firmado entre o DNIT e o Kabu, tinha sido entregue aos kayapó no dia 09 de abril, sábado, três caminhonete L200 e uma Van, tipo escolar, restando ainda entregar para breve, uma ambulância e um carro pequeno. Informou também que a Casa de saúde e de artesanato está em fase de preparação para licitar, além dos ramais de acesso as aldeias, uma das grandes reivindicações dos indígenas. Com essas informações e tomada de decisão das autoridades presentes a reunião que iniciou por volta das 11:30 h da manhã com a apresentação de dança típica de boas vindas pelos kayapó, teve seu encerramento por volta das 18 h, sem nenhum intervalo. Antes, na vinda do aeroporto a comitiva conheceu a sede do Instituto Kabu e as instalações da CASAI. Novo Progresso – PA, 11 de abril de 2011. Fonte: Edson Carlos Ramalho Chefe da Coordenação Técnica Local (CTL Novo Progresso)




www.POVOSDAAMAZONIA.COM.BR

Parceria entre ONG e produtores recupera mata ciliar no Xingu.

Luis Carlos Castelo tem boi, soja e milho em boa parte dos 13.600 hectares de sua "Bang-Bang", em São José do Xingu (MT). A fazenda lhe valeu muitas alegrias nesta safra. A colheita de soja, encerrada em março, rendeu 62 sacas por hectare, uma produtividade acima da média no Brasil. O milho safrinha, que entrou na sequência da soja, terá o volume necessário para a ração que complementará a dieta de capim das 12 mil cabeças de gado. Até aqui, tudo parece dentro da normalidade de uma fazenda. O que foge do script é a máquina de distribuição de adubo espalhando sementes de árvores. Não qualquer árvore, nem em qualquer lugar. Desde 2007, Castelo está em processo de reconstrução das matas ciliares de sua propriedade rural na tentativa de assegurar o seu abastecimento de água no longo prazo. Outros 340 produtores rurais de Mato Grosso aderiram à ideia. Eles estão no entorno da bacia do Rio Xingu, que se estende do norte de Mato Grosso até quase o extremo norte do Pará. E sabem - ou descobriram depois - que a mata ciliar é importante porque, na sua ausência, as nascentes correm o risco de secar, iniciando uma perigosa cadência de enxugamento de riachos que se transformam mais à frente nos rios formadores do Xingu. Quem vive na região afirma já sentir o impacto do desmatamento no volume e na qualidade da água. A recuperação de áreas de mata ciliar está sendo possível graças à parceria dos produtores com o Instituto Socioambiental (ISA), organização ambientalista com know-how de mais de 15 anos no Parque Indígena do Xingu - que completou 50 anos de existência ontem - e idealizadora da campanha "Y Ikatu Xingu" ("Salve a água boa do Xingu", na língua Kamaiura), lançada em 2004 para atuar na conservação da água do Xingu. Estima-se que quase 6 milhões de hectares de vegetação na Bacia do Rio Xingu em Mato Grosso tenham sido desmatados com a consolidação da agricultura e da pecuária na região (33% da cobertura original). O foco da ação do ISA é no norte de Mato Grosso também porque ali está o berço das cabeceiras do grande rio. Segundo o ISA, foram mapeadas na região 22.291 nascentes. "No início não foi fácil. Eles tinham restrição a pecuaristas", lembra Castelo, referindo-se aos ambientalistas. "Fomos obrigados a romper com o preconceito de que tínhamos em relação aos sojicultores", admite Rodrigo Junqueira, coordenador-adjunto da campanha. O pulo do gato da parceria, no entanto, foi a utilização de ferramentas do agronegócio para ganhar escala. Em uma experiência única no país, máquinas tradicionalmente utilizadas para jogar na terra sementes de capim e adubo passaram por pequenos ajustes para espalhar também espécies de sementes do Cerrado e da Amazônia, já que se trata de uma área de transição de biomas. Segundo Junqueira, sem o maquinário agrícola seria impossível dar ganho de escala ao processo. A ONG calcula que 300 mil hectares estejam em déficit de mata ciliar. Até agora, 2,4 mil estão em processo de recuperação. A motivação de Castelo para adequar a sua propriedade ambientalmente foi um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado, assinado em 2004. Pelo termo, Castelo teria de recuperar áreas necessárias de floresta, como a mata ciliar, se quisesse obter a licença ambiental do órgão. Sem a licença, a produção fica sujeita a penalizações comerciais, dentro e fora do Brasil. "O problema é que a gente não tem a técnica adequada para plantar floresta. Esse não é o nosso trabalho", diz Castelo, explicando que já havia tentado vários métodos de replantio sem sucesso. "Foi então que descobri que o ISA estava trabalhando com a "muvuca" e fomos atrás". Além das máquinas, os especialistas do ISA optaram pelo plantio direto de sementes de várias espécies misturadas - a tal "muvuca" - com leguminosas de crescimento rápido, como feijão-de-porco. O feijão, que cresce primeiro, faz a sombra necessária que inibirá o capim. Em alguns meses, o feijão morre e fornece adubo natural para o solo. Na teoria, seria a reprodução fiel da natureza. Mas isso não aconteceu com a perfeição que se imaginava. Muitos produtores - com o aval da ISA - acabam pulverizando o solo com glifosato. "Ambientalista não gosta muito disso, mas não tem jeito. O capim é uma praga", diz Castelo. "É veneno, mas a nossa experiência mostra que não há alternativa melhor", afirma Junqueira. Castelo fez o primeiro plantio de sementes de árvores com maquinário em 2007. Até meados do ano, ele fará a última "rodada" para finalizar a recomposição dos 300 hectares deficitários em mata ciliar da fazenda Bang-Bang. "Houve uma inversão na curva do desmatamento da região, e podemos ter contribuído para isso", diz ele, orgulhoso. Local: São Paulo - SP Fonte: Valor Econômico Link: http://www.valoronline.com.br/ Bettina Barros

Multinacional escolhe o Pará para instalar unidade na Região Norte.

A multinacional inglesa Rexam, fabricante de embalagens metálicas para bebidas e plásticas para bens de consumo, escolheu o Pará para instalar sua 11ª unidade no Brasil. A previsão é que a empresa construa sua base no Estado até o primeiro semestre de 2012. As negociações foram feitas com intermediação da Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos (Sepe) em tempo recorde: começaram em fevereiro, e hoje a empresa já procura uma área para se instalar, de preferência próximo à fábrica da cervejaria Schincariol, no município de Benevides (Região Metropolitana de Belém). O mercado de consumo de bebidas em latas cresceu pelo menos 20% no país. A unidade da Rexam no Pará deve distribuir o produto em toda a Região Norte. Além do Brasil, a empresa está presente no Chile e na Argentina. Giovanna Zanni - Sepe

Multinacional escolhe o Pará para instalar unidade na Região Norte.

A multinacional inglesa Rexam, fabricante de embalagens metálicas para bebidas e plásticas para bens de consumo, escolheu o Pará para instalar sua 11ª unidade no Brasil. A previsão é que a empresa construa sua base no Estado até o primeiro semestre de 2012. As negociações foram feitas com intermediação da Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos (Sepe) em tempo recorde: começaram em fevereiro, e hoje a empresa já procura uma área para se instalar, de preferência próximo à fábrica da cervejaria Schincariol, no município de Benevides (Região Metropolitana de Belém). O mercado de consumo de bebidas em latas cresceu pelo menos 20% no país. A unidade da Rexam no Pará deve distribuir o produto em toda a Região Norte. Além do Brasil, a empresa está presente no Chile e na Argentina. Giovanna Zanni - Sepe

Multinacional escolhe o Pará para instalar unidade na Região Norte.

A multinacional inglesa Rexam, fabricante de embalagens metálicas para bebidas e plásticas para bens de consumo, escolheu o Pará para instalar sua 11ª unidade no Brasil. A previsão é que a empresa construa sua base no Estado até o primeiro semestre de 2012. As negociações foram feitas com intermediação da Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos (Sepe) em tempo recorde: começaram em fevereiro, e hoje a empresa já procura uma área para se instalar, de preferência próximo à fábrica da cervejaria Schincariol, no município de Benevides (Região Metropolitana de Belém). O mercado de consumo de bebidas em latas cresceu pelo menos 20% no país. A unidade da Rexam no Pará deve distribuir o produto em toda a Região Norte. Além do Brasil, a empresa está presente no Chile e na Argentina. Giovanna Zanni - Sepe

Definida a comitiva que vem a Itaituba.

Estão definidos os nomes das autoridades que virão a Itaituba na segunda-feira para implantar a Superintendência de Polícia Civil e para conversar com políticos e entidades sobre os problemas da segurança pública no município. Secretário de segurança pública, Luiz Fernandes Rocha, assessora de comunicação, tenente Marilene Alves, Nilton Atayde, delegado geral de Polícia Civil, major Francisco Bernardes, superintendente da Susipe, coronel Luis Cláudio Sarmanho da Costa, comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Mário Alfredo Sousa Solano, comandante geral da Polícia Militar, Dr. Orlando Salgado Gouveia, diretor geral de perícia do Instituto Renato Chaves e os deputados estaduais Alexandre Von e José Megale. Vem em avião do governo, com decolagem marcada para as 07:00 horas. O deputado estadual Hilton Aguiar, que esteve com o secretário de segurança pública, chega hoje a Itaituba para participar da solenidade de posse e da audiência pública.

Por: Jota Parente

Pará perde o ex-governador Hélio Gueiros.

O ex-governador do Pará e ex-prefeito de Belém Hélio Gueiros faleceu por volta das 13h de hoje (15), em sua residência. A causa da morte foi insuficiência renal, de acordo com familiares. O político tinha 85 anos. O corpo de Hélio Gueiros, que faleceu na tarde de hoje (15) continua na residência da família. De acordo com um amigo da família que está atendendo a imprensa, o corpo será velado na casa do político até às 2h da madrugada. A esposa, Terezinha Gueiros, que estava em São Paulo, deve chegar em Belém por volta da meia-noite. Após o velório na casa do político, haverá um traslado para o Palácio Lauro Sodré, onde o público poderá prestar as últimas homenagens ao ex-governador do Pará e ex-prefeito de Belém. O sepultamento do político será no Recanto da Saudade, a partir das 15h deste sábado (16). (Adriana Pereira, DOL)

quinta-feira, 14 de abril de 2011

ESTUDO DA IGREJA, IMAGENS E ÍDOLOS.

Desde os primeiros séculos os cristãos pintaram e esculpiram imagens de Jesus, de Nossa Senhora, dos Santos e dos Anjos, não para adorá-las, mas para venerá-las. As catacumbas e as igrejas de Roma, dos primeiros séculos, são testemunhas disso. Só para citar um exemplo, podemos mencionar aqui o fragmento de um afresco da catacumba de Priscila, em Roma, do início do século III. É a mais antiga imagem da Santíssima Virgem, uma das mais antigas da arte cristã, sobre o mistério da Encarnação do Verbo. Mostra a imagem de um homem que aponta para uma estrela situada acima da Virgem Maria com o Menino nos braços. O Catecismo da Igreja traz uma cópia dessa imagem (Ed. de bolso, Ed. Loyola, pag.19). Este exemplo mostra que desde os primeiros séculos os cristãos já tinham o salutar costume de representar os mistérios da fé por imagens, em forma de ícones ou estátuas. É o caso de se perguntar, então: Será que foram eles “idólatras” por cultuarem essas imagens? É claro que não? Eles foram santos, mártires, derramaram, muitos deles, o sangue em testemunho da fé. Seria blasfêmia acusar os primeiros mártires da fé de idólatras. No século VIII, sob influência do judaísmo e do islamismo, surgiu um movimento herético que se pôs a combater o uso das imagens. Eram os iconoclastas. O grande e principal defensor do uso das imagens na época, foi o santo e doutor da Igreja S. João Damasceno (de Damasco), falecido em 749, o qual foi muito perseguido por se manter fiel e defensor dessa santa Tradição cristã. A fim de dirimir as dúvidas sobre a questão, o Papa Adriano I (772-795) convocou o II Concílio Ecumênico de Nicéia, que se realizou de 24/09 a 23/10/787. Assim se expressou o Concílio, resolvendo para sempre a questão: “Na trilha da doutrina divinamente inspirada dos nossos santos Padres, e da Tradição da Igreja Católica, que sabemos ser a tradição do Espírito Santo que habita nela, definimos com toda a certeza e acerto que as veneráveis e santas imagens, bem como a representação da cruz preciosa e vivificante, sejam elas pintadas, de mosaico ou de qualquer outra matéria apropriada, devem ser colocadas nas santas igrejas de Deus, sobre os utensílios e as vestes sacras, sobre paredes e em quadros, nas casas e nos caminhos, tanto a imagem de Nosso Senhor, Deus e Salvador, Jesus Cristo, quanto a de Nossa Senhora, a puríssima e santíssima mãe de Deus, dos santos anjos, de todos os santos e dos justos” (Catecismo da Igreja Católica, nº 1161). Essas palavras, por serem de um Concílio da Igreja, são ensinamentos oficiais e infalíveis, e não podemos colocá-los em dúvida. O grande S. João Damasceno dizia: “A beleza e a cor das imagens estimulam a minha oração. É uma festa para meus olhos, tanto quanto o espetáculo do campo estimula meu coração a dar glória a Deus “ (nº 1162). O nosso Catecismo explica que: “A imagem sacra, o ícone litúrgico, representa principalmente Cristo. Ela não pode representar o Deus invisível e incompreensível; é a encarnação do Filho de Deus que inaugurou uma nova “economia” das imagens”( 1159). S. Tomás de Aquino (1225-1274) também defendia o uso das imagens, afirmando: “O culto da religião não se dirige às imagens em si como realidades, mas as considera em seu aspecto próprio de imagens que nos conduzem ao Deus encarnado. Ora, o movimento que se dirige à imagem enquanto tal não termina nela, mas tende para a realidade da qual é imagem“( 2131). Muitos querem incriminar a Igreja Católica, afirmando que ela desrespeita a ordem que Deus deu a Moisés : “não vos pervertais, fazendo para vós uma imagem esculpida em forma de ídolo…” (Dt 4,15-16). Os cristãos, desde os primeiros séculos, entenderam, sob a luz do Espírito Santo, que Deus nunca proibiu fazer imagens, e sim “ídolos”, deuses, para adorar. O povo de Deus vivia na terra de Canaã, cercado de povos pagãos que adoravam ídolos em forma de imagens (Baals, Moloc, etc). Era isso que Deus proibia terminantemente. A prova de que Deus nunca proíbiu imagens, é que Ele próprio ordenou a Moisés que fabricasse imagens de dois Querubins e que também pintasse as suas imagens nas cortinas do Tabernáculo. Os querubins foram colocados sobre a Arca da Aliança. “Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro… Terão esses querubins suas asas estendidas para o alto e protegerão com elas a tampa … “ (Ex. 25,18s, Ex 37,7; 1 Rs. 6,23; 2 Cr. 3,10). “Farás o tabernáculo com dez cortinas de linho fino retorcido, de púrpura violeta sobre as quais alguns querubins serão artísticamente bordados” (Ex. 26,1.31). Que fique claro, de uma vez por todas, Deus nunca proibiu imagens, e sim, “fabricar imagens de deuses falsos” . O mesmo Deus mandou que, no deserto, Moisés fizesse uma imagem de uma serpente de bronze (Nm 21, 8-9), que prefigurava Jesus pregado na cruz (Jo 3,14). Também o rei Salomão, quando construiu o templo, mandou fazer querubins e outras imagens (I Rs 7,29). O culto que a Igreja Católica presta a Deus, e só a Deus, é um culto chamado “latria”, isto é, de adoração. Aos anjos e santos é um culto chamado “dulia”, de veneração. Maria, como Mãe de Deus recebe o culto de “hiper-dulia”, super-veneração digamos, mas que está muito longe da adoração devida só a Deus. são Pedro, ao terminar a segunda Carta falava do perigo daqueles que interpretavam erroneamente as Escrituras: “Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras” (2 Pe 3,16). Infelizmente isto continua a acontecer com aqueles que querem dar uma interpretação individual à Palavra de Deus, sem autorização oficial da Igreja, levando multidões ao erro. Só a Igreja é a autêntica intérprete da Bíblia (cf.Dei Verbum,10), pois foi ela que, inspirada pelo Espírito do Senhor (Jo 16,12), a compôs. As imagens, sempre foram, em todos os tempos, um testemunho da fé. Para muitos que não sabiam ler, as belas imagens e esculturas foram como que o Evangelho pintado nas paredes ou reproduzido nas esculturas. E assim há de continuar a ser. É claro que o culto por excelência é prestado a Deus, mas isto não justifica que as imagens sejam retiradas das nossas igrejas. Ao contrário, elas nos lembram que aqueles que elas representam, chegaram à santidade por graça e obra do próprio Deus. Assim, as imagens, dão, antes de tudo, glória a Deus. Quando nos ajoelhamos diante de uma imagem de um santo, ou da Virgem Maria, não é para adorar a imagem ou o santo, mas para rezar a Deus, invocando a intercessão do santo. Prof. Felipe Aquino – www.cleofas.com.br

As duas dimensões da família

Filed under: Familia — Prof. Felipe Aquino at 4:34 pm on quinta-feira, março 31, 2011 0 tweets retweetO casal que reza junto não se separa diante das dificuldades São Paulo diz que os maridos devem amar as suas esposas. Você está disposto a amar a sua esposa a ponto de se entregar por ela? É dogma de fé que a Igreja é santa, nunca podemos dizer que a instituição criada por Cristo tem pecado, pois os pecados são dos filhos dela [Igreja], os pecados são nossos. E por que a Igreja é santa? Porque Cristo entregou-se por ela na cruz, para que ela fosse sem mácula. Pela mentira o demônio quer destruir os casamentos, quando se mente para o marido ou para a esposa, você está dando ocasião para o maligno. A porta por onde o demônio entra tem nome, se chama pecado, por isso o casal não pode pecar. Quando o casal está unido no amor de Deus, ninguém o separa. O amor é que une o casal, São Paulo diz que o amor é paciente, é bondoso, não busca os próprios interesses, não acaba nunca, só o amor faz com que perdoemos uns aos outros até mesmo quando um errou com o outro. É preciso que nos alimentemos do amor de Deus. E isso vai acontecer onde? Na Igreja, na Eucaristia, na oração, pois o casal que reza junto não se separa diante das dificuldades, pois tem forças para superar todos os problemas. A família tem duas dimensões: a primeira dimensão é o “casal” e a segunda, são os “filhos”. A família é sagrada, ela não foi instituída por homem, por um papa, mas por Deus. Deus Pai quis dar uma ajuda adequada ao homem, por isso, deu-lhe a mulher como vemos no livro do Gênesis. A mulher foi a última criação do Senhor, foi o ápice da criação. O Todo-poderoso quis que, na raiz da família, houvesse uma aliança e por essa razão os casais hoje trazem uma aliança em suas mãos. O Papa João Paulo II pedia: “casais cristãos sejam para o mundo um sinal do amor de Deus”, de forma que – quando os demais os [casais] virem superando os problemas existentes no mundo – possam ver o amor de Deus. O Criador deseja que, através do sacramento do matrimônio, homem e mulher sejam uma só carne, que sejam um só coração, uma só alma, um só espírito. Infelizmente, existem pessoas que estão casadas há anos, porém, ainda não parecem estar casadas. Falo também aos jovens: se você brincar com seu namoro, você já está destruindo seu casamento, pois ele [namoro] é o alicerce para um casamento, é a preparação, a parte mais demorada, mais difícil. O Papa lá em Sidney, na Austrália, pede ao jovens que aceitem o desafio de viver na castidade, pois um casal só pode se unir e ter uma relação sexual após o casamento, que é o tempo propício para isso. Jovens cristãos, está na hora de dar uma lição ao mundo. Na África, onde a AIDS mais acontece, em Uganda eles conseguiram baixar [a AIDS] de 26% para 5% a contaminação da população do país, pois o presidente católico fez uma campanha para que vivessem o sexo somente no casamento, tantos os jovens como os casais já casados. Hoje estão colocando máquinas de camisinha nas escolas para que os jovens as usem; porém, eu digo: ensine seu filho a não fazer isso, pois eles devem aprender que seus corpos são um templo santo e não podem viver como o mundo ensina. O remédio não é empurrar os jovens para o sexo fácil, mas sim, viver a castidade! Veja também: “Os problemas que afetam as famílias”





Prof. Felipe Aquino

Prof. Felipe, O AUTOR

Professor Felipe Aquino construiu uma história literária de sucesso, com 66 livros publicados pela Editora Cléofas (ao todo são 59 títulos lançados). Sempre abordando temas baseados na doutrina católica, ele sabe como poucos tratar de temas comuns ao ser humano, como espiritualidade, namoro, casamento, família, entre outros. E por escrever sempre de maneira objetiva e de fácil compreensão, consegue conquistar cada vez mais leitores. É destaque ainda na Rádio e TV Canção Nova, apresentando os programas 'Escola da Fé' e 'No Coração da Igreja'. Também participa do programa 'Trocando Idéias', apresentado por Ricardo Sá, mais um sucesso de audiência da emissora. E não é só isso. Aos finais de semana, aproveita para percorrer o Brasil e outros países promovendo Encontros de Aprofundamento destinados a jovens, noivos e casais. Professor Felipe Rinaldo Queiroz de Aquino é Doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP (Universidade Estadual Paulista) e pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e Mestre na área pela UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá), também foi Diretor da FAENQUIL, atual Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP) durante 20 anos. Casado há 38 anos, atualmente é pai de cinco filhos. PROFESSOR FELIPE AQUINO NA WEB Desde 2007 o Professor Felipe Aquino possui um blog dedicado a abordagens de temas ligados à Igreja e que ao mesmo tempo façam parte da vida da sociedade. É um espaço democrático, no qual os leitores podem participar com seus comentários, críticas construtivas e sugestões. Visite! Participe! http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/sobre-o-blog/ Na WebTV Canção Nova, Professor Felipe comanda o programa 'Palavra da Fé', um importante canal utilizado para ensinamentos e esclarecimentos sobre a Igreja Católica e sua doutrina.





Fonte: http://www.cleofas.com.br/professor_felipe.aspx

quarta-feira, 13 de abril de 2011

A POSSE DE DOM WILMAR SANTININ FOI UMA SÓ ALEGRIA EM ITAITUBA NO FINAL DE SEMANA, VEJA A MATÉRIA E AS FOTOS.

A CIDADE DE ITAITUBA ESTEVE EM FESTA NO FINAL DE SEMANA QUE PASSOU, COM UM MEGA EVENTO DO EMPRESÁRIO SALOMÃO RIBEIRO QUE TROU-SE PARA ITAITUBA UM PALESTRANTE DE RENOME NACIONAL, E NO DOMINGO A GRANDE POSSE DO MAIS NOVO BISPO PRELADO DE ITAITUBA DOM WILMAR SANTININ QUE FOI ORDENADO NO DIA 19 DE MARÇO EM PARANAVAIR NO PARANÁ, DE POIS DE 22 ANOS DE BISPADO EM ITAITUBA DOM CAPISTRANO DEIXA O TRONO E REPASSA PARA DOM WILMAR SANTININ, TODA A CIDADE SE ALEGROU E AO MESMO TEMPO FICOU TRISTE COM A SAÍDA DE DOM CAPRISTRANO, FOI UMA LONGA TRAGETORIA MUITAS COMUNIDADE FORMADAS EM FIM UMA VIDA DE DEDICAÇÃO E TRABALHO NA PRELAZIA, DOM CAPRISTANO SE SENTI COM O DEVER CUMPRIDO DE SUA MISSÃO EM NOSSA REGIÃO, NÓS DE NOVO PROGRESSO DESEJAMOS AO SENHOR DOM CAPRISTRANO MUITA PAZ, SAÚDE,GRAÇAS E AMOR DE DEUS E DE NOSSA MÃEZINHA QUE ESTA NO CÉU, QUE DEUS LHE ABENÇOE. E PARA DOM WILMAR NÓS DESEJAMOS MUITA FORÇA, GARRA, PACIÊNCIA, CARINHO, AMOR E SAÚDE PARA DAR ESTE SEGUIMENTO NA MISSÃO DE JESUS AQUI NA TERRA E PODE CONTAR COM A SUA FAMÍLIA CATÓLICA DE NOVO PROGRESSO DOM WILMAR. QUEREMOS PARABENIZAR A PASTORAL DA CRIANÇA NO NOME DE SUA COORDENADORA DONA MARIA ONEIDE QUE NÃO MEDIO ESFORÇO PARA A PRO FEITAR ESTE MOMENTO DE ENCONTRO E REUNIR TODAS AS LIDERANÇAS DA REGIÃO ONDE DEU A TODOS UMA FORMAÇÃO DE GRANDE VALIA PARA SEU COORDENADORES DE RAMOS, ESTEVE PRESENTE NA FORMAÇÃO AS CIDADE DE: NOVO PROGRESSO COM SEU REPRESENTANTE O SENHOR EDCARLOS RIBEIRO, RUROPOLIS, JACARÉ ACANGA, TRAIRÃO, MORAES ALMEIDA,CASTELO DOS SONHOS QUE FALTOU E DE ITAITUBA TODOS OS RAMOS, VEJA ALGUMAS FOTOS DO EVENTO.




POR: EDCARLOS RIBEIRO(CORRESPONDENTE DA PASCOM DE NOVO PROGRESSO).




Iniciado o trabalho de parto, PSD atrai 32 deputados

Sérgio Lima/Folha: Começou a nascer o PSD de Gilberto Kassab. Neste início de trabalho de parto, há dúvidas quanto à natureza do rebento. Uns dizem que é partido político. Outros declaram que é estuário de mágoas. Muitos afirmam que se trata de mero entreposto. Seja lá o que for, já cativou 32 deputados, dois senadores, cinco vice-governadores e um governador. Reunida ao redor do ‘ex-demo’ Kassab, a tropa assinou ficha de filiação ao PSD. Coisa simbólica, já que o parto ainda não se consumou. Para que a certidão de nascimento seja expedida pelo TSE, será necessário recolher as assinaturas de 490,3 mil testemunhas, em nove Estados. A nova legenda reúne malcontentes de vários matizes. Há ‘demos’ arrependidos, tucanos compungidos, pepêésses contritos... Há até governistas à procura de um pouco mais e$paço. No esforço para contentar todo mundo, Kassab recorre ao ziguezague retórico. Pai da criança e provedor do parto, o prefeito de São Paulo diz que a nova agremiação vai ajudar Dilma Rousseff. Mas sem atrelamentos. Kassab soa divertidamente dicotômico: “Estamos à disposição para ajudá-la. Queremos que seu governo dê certo, é importante para o Brasil. Isso não significa atrelamento". Como assim? "O partido tem entre seus fundadores integrantes que estiveram ao lado da presidente Dilma na campanha...” “...Trabalharam por sua eleição e se sentem compromissados com seu governo. Terão total liberdade para continuar dando esse apoio". Mas a legenda também incorpora egressos do derrotado projeto José Serra-2010, Kassab recordou. No dizer do prefeito, são políticos que, "a partir de agora, se sentem liberados para votar a favor dos projetos que sejam compatíveis com suas convicções". Ficou entendido o seguinte: quem já era governo continua sendo. Quem era oposicionista ganha um passaporte para o governismo. A migração ocorre num instante em que a oposição, às voltas com seus desencontros, se dá conta de que quem vive de esperanças pode morrer muito magro. Escrito por Josias de Souza

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Novo Progresso parou para ouvir o IBAMA.

Bois serão destinados ao fome zero Reunião marcada para hoje foi realizada pelo órgão. Sobre forte esquema de segurança conjunta entre Policia Federal, Policia Civil e Batalhão de Choque da Polícia Militar, os agentes do IBAMA estiveram na cidade para cumprir agenda com a sociedade civil organizada. No comando da Prefeita Madalena o chefe da operação Disparada foi recebido no município para debater assuntos de interesse da população. O local foi a Câmara municipal onde a população esperava com ansiedade os representantes ambientais no município para esclarecer duvidas que pairem e muitos nem sabia o que realmente estava acontecendo com a aglomeração de tanta gente. O comercio fechou por completo a cidade foi o “Dia Que a Cidade Parou” , por completo todos unidos em um único objetivo, que aos poucos foi se dispersando pela falta de argumento.


Dando boas vindas a prefeita Madalena Hoffman – PSDB foi objetiva e cobrou logo de cara um posicionamento do chefe da operação Bruno Barbosa que também foi bastante objetivo.


Barbosa deixou claro que não estaria aqui por força popular mais por cumprir agenda de onde vinha São Felix do Xingu, e posteriormente a Novo Progresso. Em poucas palavras através de um vídeo Barbosa mostrou a gravidade do problema que nossa região atravessa e elogiou os ganho do município pela queda no desmatamento, e que não existe nenhum foco de operação para a cidade do Novo progresso e sim para o município de Altamira de onde se encontra a propriedade do Dr. Joviano. Dr. Joviano comprou a propriedade do Senhor Castanha e desconhecia das Multas.


Sobre a questão do embargo da área do fazendeiro e pecuarista Dr. Joviano, Barbosa deixa claro que só a justiça poderá impedir o embarque do gado para o Fome Zero, nada posso fazer alem de cumprir ordens, O gado não é mais do pecuarista as 891 cabeças de gado marcadas hoje são da união e a terra esta embargada caso a justiça mude as ordens nos estaremos para cumprir, disse Barbosa que explicou também um pouco do histórico da fazenda que inclui entre outros autos de infração por desmatamento ilegal, impedimento da regeneração, quebra de embargo e notificação de retirada de gado.


O último embargo, feito na propriedade em 2010, determinava que o fazendeiro retirasse todo o gado da área, de cerca de 1,3 mil hectares.


A insistência do pecuarista em manter a atividade ilegal colocou a fazenda como um dos alvos prioritários na operação Disparada, prevista no PNAPA (Planejamento Nacional de Proteção Ambiental), realizado em dezembro passado..afirma Barbosa Entre tantos discursos e desabafos empolgados os vereadores a Prefeita e representantes do setor produtivo da pecuária tiveram que redimir ao conhecimento e argumentos baseados na legislação ambiental proferido por Bruno, e que em poucas palavras conseguiu transmitir aos presentes que o principal objetivo do IBAMA na região e a contenção do desmatamento ilegal na Amazônia e demonstrar ao pecuarista que não compensa criar gado em áreas desmatadas ilegalmente em lugar nenhum deste país.


Bruno finalizou deixando um compromisso de meta para os progressenses cumprir em zerar o desmatamento entre os meses de Abril, maio e junho deste ano em troca o IBAMA retira a equipe do município e leva pra outro com níveis de desmatamento elevado.




Fonte: Folha do Progresso

Kátia Abreu diz que o novo Código Florestal não incentivará o desmatamento.

A presidente da Confederação Nacional da Agricultura, senadora Kátia Abreu (DEM-GO) afirmou, durante passeata de agricultores em Brasília, que o novo Código Florestal Brasileiro não incentivará o desmatamento. Ela defendeu a aprovação do substituto do deputado Aldo Rebelo (PcdoB-SP) como forma de legalizar a produção de alimento no país. "Os mais de 24 mil agricultores vieram aqui para demonstrar o desespero de acada um. Deles, 99% estão com sua produção de alimento na ilegalidade." "Não estamos pedindo nada a ninguém. As área de produção no Brasil já são suficientes para aumentar a produção de alimentos em três vezes, e a pecuária, em quatro vezes. Queremos apenas legalizar o patrimônio que não é apenas do produtor, mas do Brasil." Ela afirmou que o novo Código Florestal Brasileiro deve ser votado ainda este mês na Câmara. De acordo com a senadora, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), havia assumido o compromisso com a bancada ruralista de colocar o substitutivo de Aldo Rebelo em votação no mês passado, mas, devido à pauta da Casa estar trancada por medidas provisórias, isso ocorrerá este mês. Caravanas de todo o país desembarcam nesta terça-feira, 5, em Brasília para participar de mobilização pela aprovação do novo Código Florestal, em discussão no Congresso Nacional. Promovido pela Frente Parlamentar da Agropecuária e pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil, o movimento reúne diversos produtores. O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Marcio Lopes de Freitas, defende a necessidade urgente de votação do projeto. No dia 11 de junho de 2011 termina o prazo estabelecido para que os proprietários rurais averbem suas reservas legais. Fonte: Redacão Ecoamazônia

Ibama apreende 1,6 mil cabeças de gado no Pará.

Fiscais do Ibama ocupam desde quinta-feira, 31 de março, três fazendas que criavam gado em áreas desmatadas e embargadas no sudeste e sudoeste do Pará. A ação faz parte da operação Disparada, que combate a pecuária ilegal em cinco regiões da Amazônia Legal localizadas no Pará, Mato Grosso e Amazonas. Na frente paraense, até o momento, cerca de 1,6 mil cabeças de gado foram apreendidas em Cumaru do Norte (500 bois), São Félix do Xingu (200) e Altamira (900). Em toda a Amazônia, o número chega a 4,5 mil animais. O gado flagrado nas áreas ilegais será doado ao Programa Fome Zero, do Ministério do Desenvolvimento Social. "A operação quer mostrar ao produtor rural que não se admite mais a pecuária em área desmatada ilegalmente, quem não respeitar os embargos e não se adequar está sob o risco de ter o rebanho apreendido", diz o chefe da Divisão de Fiscalização do Ibama no Pará, Paulo Maués. Além de perder o gado, os proprietários que descumprirem os embargos serão multados em R$5 mil por cada hectare onde impediram, com o pastoreio, a regeneração da floresta, e entre R$10 mil e R$1 milhão pelo não atendimento à notificação para a retirada dos animais da área proibida. PERDAS Os fiscais chegaram de helicóptero a uma propriedade multada em R$1,6 milhão, em 2006, por ter derrubado mais de mil hectares de floresta, em Cumaru do Norte, a 170 km de Redenção. A atividade pecuária estava proibida na área, mas o fazendeiro não respeitou o embargo. Para apreender os cerca de 500 animais flagrados pastando no local, o Ibama usou até cavalos. O responsável pela infração foi multado em R$5,3 milhões, por impedir a regeneração da floresta, e em R$200 mil, por não atender a notificação do Ibama para a saída dos animais. Mais 200 cabeças de gado foram flagradas sendo criadas em uma área embargada de 343 hectares, desde 2010, em São Félix do Xingu. O responsável foi multado em R$1,7 milhão por impedir a regeneração da floresta. PROTESTO Os manifestantes que ocupavam o escritório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Novo Progresso (PA) fizeram um acordo, mediado pela prefeita e vereadores do município, e liberaram o escritório. A invasão do escritório do Ibama começou por volta as 11 horas de ontem (4) por produtores rurais e, segundo o jornal Folha do Progresso, logo ganhou apoio de grande parte da população local. O jornal estima que cerca de 500 pessoas participaram da manifestação. Durante a invasão, o grupo amarrou com cabos de aço um helicóptero do Ibama usado como apoio aéreo na fiscalização. O grupo protesta contra a operação "Disparada", do Ibama, que visa apreender gado criado ilegalmente. Segundo o instituto ambiental, a invasão ocorreu após a apreensão de 891 cabeças de gado e aplicação de multa de R$ 6,7 milhões em uma propriedade da região. Segundo a reportagem da Folha do Progresso, os manifestantes saíram do escritório após conversar com o coordenador da operação Disparada, Bruno Barbosa, por telefone. O Ibama informou aos manifestantes que não irá recuar quanto à operação, mas aceitou ir ao município para negociar com o grupo. Além disso, a Polícia Federal foi acionada para abertura do inquérito, e vai verificar possíveis danos ao patrimônio público e ao helicóptero Fonte: Redacão Ecoamazônia

PF vai investigar invasão no escritório do "IBAMA".

PF vai investigar invasão no escritório do "IBAMA" de Novo Progresso e operação continua em disparada A Polícia Federal foi acionada e já chegou em Novo Progresso, para conduzir a abertura do inquérito com objetivo de responsabilizar os invasores e verificar possíveis danos ao patrimônio público e ao helicóptero. Batalhão de Choque da Polícia Militar cedido pelo Governo do Estado vai ajudar na operação e já chegaram ao município a bordo de dois aviões Caravan cedidos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. O Ibama informou ainda que mais equipes serão enviadas à região para garantir o sucesso da operação. Em toda a Amazônia, o apoio aéreo é fundamental na condução das operações de fiscalização, pois permite mobilidade às equipes, já que os alvos, em sua maioria, são distantes e de difícil acesso. Segundo o diretor de Proteção Ambiental, Luciano de Meneses Evaristo, a operação Disparada continuará na região até atingir seu principal objetivo: 'a contenção do desmatamento ilegal da Amazônia brasileira, demonstrando aos pecuaristas que não compensa criar gado em áreas desmatadas ilegalmente'.


Fonte: Folha do Progresso.com

Deputado DA NOSSA REGIÃO HILTON AGUIAR pede agência do INSS para o município de Rurópolis.

No intuito de atender uma reivindicação antiga do município de Rurópolis, no sudoeste do Pará, o deputado Hilton Aguiar solicitou através de uma moção parlamentar a implantação de uma agência do Instituto Nacional de Seguro Social - INSS. Ele é um órgão do Governo Federal que desempenha um trabalho muito importante para garantir o direito a aposentadoria do cidadão. O Instituto Nacional do Seguro Social recolhe contribuições mensais da previdência para conseguir realizar o seu trabalho. A população de Rurópolis tem que se deslocar até o município de Itaituba ou Santarém quando precisam resolver assuntos referentes à aposentadoria, pensão e etc. A reivindicação teve apoio dos demais parlamentares. Vejamos a moção na integra: Fonte: Blog Hilton Aguiar.com

NOVO PROGRESSO NA MIDIA REGIONAl; Retroagindo

Em contato telefônico o Coordenador da operação “Disparada” Senhor Bruno Barbosa pediu para que a prefeita colocasse o contato telefônico na viva voz para que os lideres ouvissem o posicionamento do IBAMA; - “Não aceitaremos nenhum tipo de manifestação contraditória a operação, é inadmissível o que fizeram ai com o helicóptero do IBAMA, não cederemos a pressão política ,nossa operação não tinha nenhuma apreensão de gado no Município de Novo Progresso todos os focos são no Município de Altamira, fato que poderá ser revisto pelo IBAMAcaso persistam das manifestações......, "continua".... o coordenador: “”não faremos nenhuma troca de reivindicação, não recuamos da operação e só iremos a novo progresso para tratar do assunto caso a cidade esteja com clima de tranqüilidade, os manifestantes tem que se retirar da sede do IBAMA o mais rápido possível ai nos comprometemos de estarmos na quarta-feira (06) para dialogarmos e encontrar uma solução ao contrario tomaremos medidas de represarias ao movimento, finalizou o coordenador, Bruno Barbosa.

Fonte: Folha do Progresso

IBAMA -PF vai investigar invasão no escritório de Novo Progresso.

Manifestantes deixam base do Ibama em Novo Progresso. “Manifestantes enrolaram cabos de aço e colocaram cadeados no rotor do helicóptero, mecanismo giratório com as respectivas hélices”. Manifestantes deixam base do Ibama em Novo Progresso Os manifestantes que invadiram na segunda-feira (4) o Escritório Regional do Ibama, em Novo Progresso, no sudoeste do Pará, já deixaram a base do instituto, mas a fazenda, alvo da operação 'Disparada', continua ocupada. Na manhã desta terça-feira (5), reforços do Ibama e do Batalhão de Choque da Polícia Militar chegaram ao município. Eles partiram de Belém na madrugada de hoje a bordo de dois aviões Caravan cedidos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. O Ibama informou ainda que mais equipes serão enviadas à região para garantir o sucesso da operação. Durante a manifestação, os ocupantes enrolaram cabos de aço e colocaram cadeados no rotor do helicóptero, mecanismo giratório com as respectivas hélices. A invasão ocorreu após a apreensão de 891 cabeças de gado em uma fazenda na região e a aplicação de multas de mais de R$ 6,7 milhões por impedimento da regeneração da floresta e de R$ 500 mil por descumprimento de embargo federal.O histórico da fazenda inclui também outros autos de infração por desmatamento ilegal, impedimento da regeneração, quebra de embargo e notificação de retirada de gado. O último embargo, feito na propriedade em 2010, determinava que o fazendeiro retirasse todo o gado da área, de cerca de 1,3 mil hecatres. A insistência do pecuarista em manter a atividade ilegal colocou a fazenda como um dos alvos prioritários na operação Disparada, prevista no PNAPA (Planejamento Nacional de Proteção Ambiental), realizado em dezembro passado. A Polícia Federal já foi acionada e deve chegar a Novo Progresso ainda hoje para conduzir a abertura do inquérito com objetivo de responsabilizar os invasores e verificar possíveis danos ao patrimônio público e ao helicóptero. Em toda a Amazônia, o apoio aéreo é fundamental na condução das operações de fiscalização, pois permite mobilidade às equipes, já que os alvos, em sua maioria, são distantes e de difícil acesso. Segundo o diretor de Proteção Ambiental, Luciano de Meneses Evaristo, a operação Disparada continuará na região até atingir seu principal objetivo: 'a contenção do desmatamento ilegal da Amazônia brasileira, demonstrando aos pecuaristas que não compensa criar gado em áreas desmatadas ilegalmente'.
Publicação Folha do Progresso

terça-feira, 5 de abril de 2011

Mortes de bebês na Santa Casa de Belém serão investigadas

De sábado até ontem, quatro bebês já morrerem de causas até agora desconhecidas Santa Casa está sendo investigada Quatro bebês morreram de sábado até a madrugada de ontem, na Santa Casa de Misericórdia, em Belém. As causas não foram reveladas. A filha de uma adolescente de 17 anos foi uma delas, mas, ao invés de morte por causa desconhecida, ela diz que a médica (cujo nome não soube informar) falou de infecção. Ela garante que, quando foi ao necrotério buscar o corpo do bebê, outros 18 estavam lá. O mesmo cenário foi visto por outras pessoas que, assustadas e com medo de se identificar, confirmaram. Geovana disse que foi contatada pela Santa Casa às 6h de ontem. Por telefone, foi informada apenas que deveria comparecer à instituição onde a filha, Emily Vitória, nascida prematuramente, estava internada na UTI desde o dia 21 de março. Quando chegou, outras mães estavam aguardando para buscar os filhos. “Ela nasceu de sete meses e não tinha força para mamar. Mas já ganhava peso e estava com 1,8 quilo. Eu a vi no sábado e ela estava bem. De repente me dizem que ela morreu. Deve ter ocorrido erro médico nisso. Outras mães também vieram pegar bebês mortos. Tinha uns 18 ou mais lá”, relatou. A garota aparentava ter chorado, mas estava tranquila até mesmo ao mostrar uma foto da filha no celular. As outras mães não foram encontradas. Emily será enterrada hoje. A mesma falta de informação ocorreu com o vendedor de lanches Eraldo de Oliveira, de 38 anos. Na semana passada, a prima recém-nascida dele, Elisângela de Souza Amaral, foi internada na UTI neonatal por ter nascido prematuramente. A menina morreu na quinta-feira. A causa da morte não foi revelada. “Um médico disse que foi uma infecção, mas não explicou direito. Mas isso de infecção não é novo. Minha tia está tomando as providências. Esse lugar é terrível. Cadê o governador e as autoridades para resolver isso?”, questionou muito triste e revoltado. A presidente da Santa Casa, Maria do Carmo Lobato, desmentiu a história e disse ficar “muito triste com as coisas que a mente humana era capaz”. Ela confirmou a morte de quatro bebês. Dois no sábado, um no domingo e um na madrugada de ontem. A quantidade de óbitos foi considerada “dentro da normalidade” para os pacientes da UTI neonatal, que são bebês muito frágeis e com a saúde em risco. Também foi descartada qualquer infecção na UTI. A ala foi inclusive aberta para visitação e estava funcionando. O acesso ao necrotério para esclarecer se havia ou não 18 bebês foi negado. “Eu respondo legalmente e administrativamente pela Santa Casa e afirmo que não há bebês mortos com qualquer infecção e nem há 18 corpos no necrotério. O que pode ter sido vistos foram corpos não reclamados pelas famílias. Temos uma comissão de controle de infecções no hospital, assim como há em qualquer outro. E se houver qualquer suspeita, tomamos as providências imediatamente. Nada de anormal ocorreu estes dias”, afirmou Maria do Carmo. Caixões vazios podem ter confundido e assustado, diz direção A assessoria de imprensa da Santa Casa de Misericórdia informou, na tarde de ontem, que havia apenas quatro bebês nas freezers do necrotério. Contudo, havia 18 caixões infantis vazios que são adquiridos pelo hospital e estavam em local visível. Os objetos poderiam ter assustado outras mães, que em estado de choque pela perda de um filho, pensaram ser outros bebês mortos. O fato de um funcionário ter dito se tratar de uma infecção também não foi confirmado. Maria do Carmo ressaltou que um dos problemas da Santa Casa é o excesso de atendimentos não agendados vindos de municípios do interior. Muitas unidades e hospitais de outras cidades transferem bebês ou gestantes em trabalho de parto sem consultar no sistema de regulação se há leitos para receber estes pacientes. Muitas vezes em estado grave e transportados de forma inadequada. Alguns bebês são enviados em estado muito grave e geralmente morrem na Santa Casa. “Temos tido também picos de demandas no final de semana, de sexta-feira a domingo, o que para uma maternidade não é normal. Esta demanda cresceu mais de 50% desde janeiro. Isso ocorre por causa de escalas de serviço mal montadas e mandam para Belém dar jeito. As mães chegam aqui com pré-natal mal conduzido ou nem mesmo realizado. Muitas adolescentes. Acho que também é preciso fazer um trabalho com estas mães”, concluiu a presidente da Santa Casa. Fonte: No Amazônia

Mortes de bebês na Santa Casa de Belém serão investigadas

De sábado até ontem, quatro bebês já morrerem de causas até agora desconhecidas Santa Casa está sendo investigada Quatro bebês morreram de sábado até a madrugada de ontem, na Santa Casa de Misericórdia, em Belém. As causas não foram reveladas. A filha de uma adolescente de 17 anos foi uma delas, mas, ao invés de morte por causa desconhecida, ela diz que a médica (cujo nome não soube informar) falou de infecção. Ela garante que, quando foi ao necrotério buscar o corpo do bebê, outros 18 estavam lá. O mesmo cenário foi visto por outras pessoas que, assustadas e com medo de se identificar, confirmaram. Geovana disse que foi contatada pela Santa Casa às 6h de ontem. Por telefone, foi informada apenas que deveria comparecer à instituição onde a filha, Emily Vitória, nascida prematuramente, estava internada na UTI desde o dia 21 de março. Quando chegou, outras mães estavam aguardando para buscar os filhos. “Ela nasceu de sete meses e não tinha força para mamar. Mas já ganhava peso e estava com 1,8 quilo. Eu a vi no sábado e ela estava bem. De repente me dizem que ela morreu. Deve ter ocorrido erro médico nisso. Outras mães também vieram pegar bebês mortos. Tinha uns 18 ou mais lá”, relatou. A garota aparentava ter chorado, mas estava tranquila até mesmo ao mostrar uma foto da filha no celular. As outras mães não foram encontradas. Emily será enterrada hoje. A mesma falta de informação ocorreu com o vendedor de lanches Eraldo de Oliveira, de 38 anos. Na semana passada, a prima recém-nascida dele, Elisângela de Souza Amaral, foi internada na UTI neonatal por ter nascido prematuramente. A menina morreu na quinta-feira. A causa da morte não foi revelada. “Um médico disse que foi uma infecção, mas não explicou direito. Mas isso de infecção não é novo. Minha tia está tomando as providências. Esse lugar é terrível. Cadê o governador e as autoridades para resolver isso?”, questionou muito triste e revoltado. A presidente da Santa Casa, Maria do Carmo Lobato, desmentiu a história e disse ficar “muito triste com as coisas que a mente humana era capaz”. Ela confirmou a morte de quatro bebês. Dois no sábado, um no domingo e um na madrugada de ontem. A quantidade de óbitos foi considerada “dentro da normalidade” para os pacientes da UTI neonatal, que são bebês muito frágeis e com a saúde em risco. Também foi descartada qualquer infecção na UTI. A ala foi inclusive aberta para visitação e estava funcionando. O acesso ao necrotério para esclarecer se havia ou não 18 bebês foi negado. “Eu respondo legalmente e administrativamente pela Santa Casa e afirmo que não há bebês mortos com qualquer infecção e nem há 18 corpos no necrotério. O que pode ter sido vistos foram corpos não reclamados pelas famílias. Temos uma comissão de controle de infecções no hospital, assim como há em qualquer outro. E se houver qualquer suspeita, tomamos as providências imediatamente. Nada de anormal ocorreu estes dias”, afirmou Maria do Carmo. Caixões vazios podem ter confundido e assustado, diz direção A assessoria de imprensa da Santa Casa de Misericórdia informou, na tarde de ontem, que havia apenas quatro bebês nas freezers do necrotério. Contudo, havia 18 caixões infantis vazios que são adquiridos pelo hospital e estavam em local visível. Os objetos poderiam ter assustado outras mães, que em estado de choque pela perda de um filho, pensaram ser outros bebês mortos. O fato de um funcionário ter dito se tratar de uma infecção também não foi confirmado. Maria do Carmo ressaltou que um dos problemas da Santa Casa é o excesso de atendimentos não agendados vindos de municípios do interior. Muitas unidades e hospitais de outras cidades transferem bebês ou gestantes em trabalho de parto sem consultar no sistema de regulação se há leitos para receber estes pacientes. Muitas vezes em estado grave e transportados de forma inadequada. Alguns bebês são enviados em estado muito grave e geralmente morrem na Santa Casa. “Temos tido também picos de demandas no final de semana, de sexta-feira a domingo, o que para uma maternidade não é normal. Esta demanda cresceu mais de 50% desde janeiro. Isso ocorre por causa de escalas de serviço mal montadas e mandam para Belém dar jeito. As mães chegam aqui com pré-natal mal conduzido ou nem mesmo realizado. Muitas adolescentes. Acho que também é preciso fazer um trabalho com estas mães”, concluiu a presidente da Santa Casa. Fonte: No Amazônia