quarta-feira, 6 de abril de 2011

Novo Progresso parou para ouvir o IBAMA.

Bois serão destinados ao fome zero Reunião marcada para hoje foi realizada pelo órgão. Sobre forte esquema de segurança conjunta entre Policia Federal, Policia Civil e Batalhão de Choque da Polícia Militar, os agentes do IBAMA estiveram na cidade para cumprir agenda com a sociedade civil organizada. No comando da Prefeita Madalena o chefe da operação Disparada foi recebido no município para debater assuntos de interesse da população. O local foi a Câmara municipal onde a população esperava com ansiedade os representantes ambientais no município para esclarecer duvidas que pairem e muitos nem sabia o que realmente estava acontecendo com a aglomeração de tanta gente. O comercio fechou por completo a cidade foi o “Dia Que a Cidade Parou” , por completo todos unidos em um único objetivo, que aos poucos foi se dispersando pela falta de argumento.


Dando boas vindas a prefeita Madalena Hoffman – PSDB foi objetiva e cobrou logo de cara um posicionamento do chefe da operação Bruno Barbosa que também foi bastante objetivo.


Barbosa deixou claro que não estaria aqui por força popular mais por cumprir agenda de onde vinha São Felix do Xingu, e posteriormente a Novo Progresso. Em poucas palavras através de um vídeo Barbosa mostrou a gravidade do problema que nossa região atravessa e elogiou os ganho do município pela queda no desmatamento, e que não existe nenhum foco de operação para a cidade do Novo progresso e sim para o município de Altamira de onde se encontra a propriedade do Dr. Joviano. Dr. Joviano comprou a propriedade do Senhor Castanha e desconhecia das Multas.


Sobre a questão do embargo da área do fazendeiro e pecuarista Dr. Joviano, Barbosa deixa claro que só a justiça poderá impedir o embarque do gado para o Fome Zero, nada posso fazer alem de cumprir ordens, O gado não é mais do pecuarista as 891 cabeças de gado marcadas hoje são da união e a terra esta embargada caso a justiça mude as ordens nos estaremos para cumprir, disse Barbosa que explicou também um pouco do histórico da fazenda que inclui entre outros autos de infração por desmatamento ilegal, impedimento da regeneração, quebra de embargo e notificação de retirada de gado.


O último embargo, feito na propriedade em 2010, determinava que o fazendeiro retirasse todo o gado da área, de cerca de 1,3 mil hectares.


A insistência do pecuarista em manter a atividade ilegal colocou a fazenda como um dos alvos prioritários na operação Disparada, prevista no PNAPA (Planejamento Nacional de Proteção Ambiental), realizado em dezembro passado..afirma Barbosa Entre tantos discursos e desabafos empolgados os vereadores a Prefeita e representantes do setor produtivo da pecuária tiveram que redimir ao conhecimento e argumentos baseados na legislação ambiental proferido por Bruno, e que em poucas palavras conseguiu transmitir aos presentes que o principal objetivo do IBAMA na região e a contenção do desmatamento ilegal na Amazônia e demonstrar ao pecuarista que não compensa criar gado em áreas desmatadas ilegalmente em lugar nenhum deste país.


Bruno finalizou deixando um compromisso de meta para os progressenses cumprir em zerar o desmatamento entre os meses de Abril, maio e junho deste ano em troca o IBAMA retira a equipe do município e leva pra outro com níveis de desmatamento elevado.




Fonte: Folha do Progresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário