sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Deputado do PT critica governos de Dilma e Jatene.

Airton Faleiro denuncia que governo não negociou com manifestantes
“As obras de Belo Monte estão andando numa certa velocidade, mas a pauta dos movimentos sociais não anda na mesma velocidade”, essa afirmação serviu para que o deputado Airton Faleiro (PT) explicasse que a atuação do partido ao qual pertence, junto com a presidente Dilma Roussef, nem sempre merece sua aprovação. Ele se referiu ao incidente em Altamira, onde o governo Federal mandou membros do terceiro escalão para negociar com os manifestantes, enquanto que o governo do Estado não mandou ninguém. Três mil pessoas resolveram interditar a Rodovia e paralisar as obras de construção da Usina de Belo Monte, exigindo uma negociação com pessoas que realmente teriam poder de colocar em prática as reivindicações dos agricultores da região.

O governo aplica incentivos na Usina de Belo Monte, enquanto nessa mesma região o projeto Luz Para Todos está paralisado há praticamente dois anos. Uma das questões, entre muitos, é o problema fundiário. “Nós temos mais de 40 assentamentos na região, entre estes assentamentos de reservas extrativistas que foram criadas mais de cinco anos e ninguém nada fez”, citou o parlamentar.

Airton Faleiro disse que faltam estradas, para escoamento da produção dos colonos, não existem casas, muito menos regularização das terras dos assentados e nem crédito bancário para incentivo da produção agrícola, e o povo queria que o governo acelerasse este processo de benfeitorias. “Mas o governo Federal fez questão em mandar o terceiro escalão do Incra, sem poder de decisão, na questão ambiental. O povo quer se regularizar na situação de suas propriedades, porque do jeito em que está, a qualquer hora o Ibama pode prejudicar os pequenos agricultores, com multas”, diz o parlamentar.

Na opinião do Deputado petista, ”o Ibama multa os pequenos agricultores, mas não fiscaliza o roubo de madeiras nas Reservas”, falou. “O Ibama só vem com repressão e fiscalização, mas não destina dinheiro para que as pessoas possam se regularizar com suas propriedades, fora o asfaltamento da Transamazônica, que está devagar demais”, afirmou.

Quanto ao governo Jatene, “se fez omisso,”, disse o Deputado petista. “Ele não se fez presente até então”, reagiu. Quanto ao governo Federal, mesmo sendo petista, ele critica: “Eu não tenho como ficar contra o movimento. se o governo do PT (Dilma) estiver fazendo a coisa certa, temos que elogiar. Se não estiver, temos que criticar”, finalizou Aiton Faleiro.


Por: Carlos Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário