domingo, 3 de outubro de 2010

PA terá segundo turno entre Simão Jatene e Ana Júlia.

Ana Júlia (PT) é a atual governadora e Jatene (PSDB), seu antecessor.
Candidatos devem buscar votos do PMDB para tentar vencer a disputa.
Do G1, em São Paulo
imprimir

Simão Jatene (PSDB) e Ana Júlia Carepa (PT)
disputam o segundo turno no Pará. (Foto: Marcelo
Lelis/Diário do Pará/Folhapress ; Tarso Sarraf / AE)
Simão Jatene (PSDB) e Ana Júlia Carepa (PT) vão disputar o segundo turno nas eleições para o governo do Pará. A petista é a atual governadora e Jatene, seu antecessor.
Segundo dados da Justiça Eleitoral, Jatene havia recebido 1.702.737 votos, o equivalente a 49,04% do total de votos válidos, até as 23h45 deste domingo (3). Ana Júlia estava com 1.249.955 (35,98%).
Com 98,42% das urnas apuradas, o resultado estava matematicamente definido.
A disputa da eleição já estava polarizada entre os dois candidatos. A petista perdeu força na disputa quando o PMDB, liderado no estado pelo deputado federal Jader Barbalho (PMDB), abandonou seu governo e decidiu lançar candidato próprio ao cargo de governador.
O tucano vem desde o início da campanha na liderança e as pesquisas levantavam a hipótese de ele decidir a eleição já no primeiro turno, o que acabou não acontecendo.
Com o resultado das urnas, Ana Julia e Jatene disputarão agora o apoio do PMDB. Enquanto Ana contava até pouco tempo com o apoio do partido, Jatene já foi secretário durante a administração de Jader no estado.
Jatene nasceu em Belém (PA) e tem 62 anos. Atuou como músico e ator antes de entrar na política. Trabalhou nos governos de Barbalho e de Almir Gabriel (PSDB) e administrou o estado de 2003 a 2006.
O tucano focou seu discurso na necessidade do estado aumentar o ritmo de seu desenvolvimento econômico. Jatene prometeu ainda tratar saneamento básico como uma de suas prioridades. Ele também promete fazer uma gestão responsável em relação aos gastos públicos e garante ter entregado as contas do Pará em dia quando passou a administração para Ana Júlia.
A petista nasceu em Belém (PA) e tem 52 anos. Ela militou no movimento estudantil e sindical e é funcionária concursada do Banco do Brasil. Ana Júlia foi vereadora por dois mandatos em Belém, foi vice-prefeita da cidade, deputada federal e senadora. Em 2006 ela derrotou Almir Gabriel (PSDB) e assumiu o governo.
Ana Júlia destacou durante sua campanha o apoio à candidatura de Dilma Rousseff (PT) e a sua relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A petista destacou a possibilidade de construção de moradias populares dentro do programa federal Minha Casa, Minha Vida. Ana Júlia afirma ter reduzido a violência no campo no estado e reclama que encontrou o estado com déficit quando assumiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário