quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Saiba como foi o primeiro bloco do debate da RBA

Quinta-Feira, 21/10/2010,
(Foto: Wildes Lima)
No primeiro bloco do debate da RBA entre os candidatos ao governo do Pará Ana Júlia (PT) e Simão Jatene (PSDB) foi feita uma única pergunta, elaborada pela produção da emissora. A candidata Ana Júlia foi a primeira a responder.

O mediador, Luciano Junior, da Band de Natal, perguntou "Por que o senhor acha que sua adversária Ana Júlia vai perder as eleições? O candidato Jatene respondeu que por onde andou viu um olhar de desencanto de promessas feitas a quatro anos atrás. "O olhar foi substituido por esperança e por isso a população disse chega e quer me eleger", respondeu.
Já Ana Júlia frisou as diferenças de projetos. "São dois projetos diferentes. De um lado Dilma, Ana Júlia, cada um representa um lado. São dois projetos um que governa para todos, outro para elite", respondeu Ana Júlia.

(DOL)


Veja como foi o segundo bloco do debate da RBA
Quinta-Feira, 21/10/2010, 22:45:10
(Foto: Tarso Sarraf)
O segundo bloco do debate da RBA começou com perguntas da candidata Ana Júlia ao candidato Simão Jatene. Ana perguntou por que só agora com a criação do Navega Pará o candidato vai fazer um projeto do gênero?

Jatene concorda que o programa Navega Pará é uma boa ferramenta mas com falta de conceito. "É fundamental que internet seja pautada em conceito. No nosso governo vamos usar todoas as ferramentas, não vamos mudar de nome o projeto".

Na sequência, Jatene perguntou sobre a capacidade financeira do estado nos próximos 4 anos. Ana responde que "temos orçamento de 12 bi de reais para continuar melhorando todas as áreas. O que fizemos com Lula faremos com Dilma".

Ana Júlia pergunta por que o "Ação Metrópole" não foi tirado do papel. Jatene responde que o projeto foi retirado e começou com a avenida Independência.

Por último Jatene perguntou sobre os programas cheque moradia, galera aprendiz,casa do trabalhador, presença viva, cheque moradia, banco do cidadão qual a contribuição deles para o povo carente. Ana respondeu que todos ajudaram a população carente e todos foram ampliados. Jatene na réplica disse que governar não é separar ricos de pobres, mas é governar para todos.
(DOL)
Terceiro bloco trata sobre infra-estrutura

No terceiro bloco do debate da TV RBA predeminaram perguntas sobre infra-estrutura. O bloco começou com perguntas do candidato Simão Jatene. Ele pediu a candidata Ana Júlia para fazer um paralelo da geração de empregos entre o governo dele e o governo petista.

Ana respondeu que nos últimos 12 meses, o Pará bateu recorde de 39 mil empregos gerados, com o povo sendo capacitado.

'Em 2003, o governo Jatene perdeu a siderúrgica da Vale para o Maranhão. Para compensar, prometeu a construção de 40 mil casas, mas não fez nem um, nem outro. É desse jeito que ele quer mostrar que seu governo é "Dito e Feito?"', perguntou Ana Julia.

Jatene falou sobre a perda da Copa do Mundo e que a candidata não chamou lideranças políticas para trazê-la para o Estado. Na tréplica de Carepa ela disse que o candidato não fez porque não trabalhou para trazer siderurgica e nenhuma casa foi construida. 'Siderurgica é diferente de uma decisão da Fifa, eu fiquei tão indignada quanto você. Siderúrgica vai trazer trabalhos. E eu trouxe para cá briguei até com a Vale para trazer".

(DOL)


Candidatos debateram sobre saúde no quarto bloco
Quinta-Feira, 21/10/2010, 23:41:00
(Foto: Tarso Sarraf)
O quarto bloco do debate foi marcado por perguntas relacionadas a saúde e sobre o programa bolsa família.

Ana Júlia começou questionando se Simão Jatene não tinha projeto na área da saúde já que copiava a proposta das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) . "Pelo contrário dissemos que faríamos cinco hospitais, nós fizemos e equipamos. E deixamos mais três em construção. A senhora levou quatro anos para concluir um. E a UPA já existia, sim, em Altamira. A senhora dividiu no meio. Metade seria UPA e a outra Instituto Médico Legal, a senhora não respeitou nem a vida nem a morte", respondeu Jatene.

Jatene pergunta a Ana Júlia quanto do orçamento do governo atual é destinado ao Bolsa Família. Ana Julia afirma que o instrumento é importante para a política pública e fala sobre o apoio do Governo Federal.

Na tréplica Jatene disse que a candidata se apropria de obras feitas pelo Governo Federal e promete não acabar com o bolsa família.

A candidata também pergunta quantas pessoas foram atendidas no hospital de Santarém até fim do governo de Jatene e por que o aparelho acelerador linear não foi utilizado para tratamento do cancêr.

Jatene reafirma que os hospitais estão prontos e que a candidata impediu a assinatura de ordens de serviços e só autorizou os contratos de gestão com Sefer.
(DOL)


Debate: candidatos fazem suas considerações finais
Quinta-Feira, 21/10/2010, 23:57:08
Tamanho da fonte: A- A+

(Foto: Tarso Sarraf)
No quinto e último bloco do debate, promovido pela TV RBA na noite desta quinta-feira (21), os candidatos ao governo do Pará fizeram suas considerações finais.
A primeira a falar foi a candidata à reeleição Ana Júlia Carepa (PT), em ordem definida por sorteio. Primeiro, Ana Júlia agradeceu ao povo paraense pelo apoio durante campanha eleitoral e ressaltou a importância do segundo turno nas eleições. “Você optou pelo segundo turno, agora nós temos a oportunidade de discutir os dois projetos de governo, que são bem diferentes, e você vai analisar qual o melhor para o Pará”, ressaltou.
A candidata petista também falou das propostas de investimentos nas áreas sociais e na saúde, como a continuação do Bolsa Família e a construção das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “O povo percebe que o Pará está melhorando. Fiz muita parceria com o Lula e vou continuar fazendo com a Dilma”, falou a candidata.
Já o candidato Simão Jatene começou falando sobre a campanha durante todo o período eleitoral e a importância da análise dos eleitores. “Nossa campanha tem sido feita com muitas mãos, muitas vozes e muitos corações. Todos que nos acompanharam durante esse tempo perceberam quem tem coerência e princípios para governar o Pará”, ressaltou.
Jatene também destacou a diferença de votos entre ele e Ana Júlia, no primeiro turno das eleições. “Foram 450 mil votos de diferença, uma votação expressiva e que eu só tenho que agradecer aos paraenses. Nós não vamos decepcionar”, finalizou.

(Soraya Wanzeller, do DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário