terça-feira, 21 de junho de 2011

..Denúncia de fraudes provoca duas baixas no governo de Alckmin

A denúncia de existência de fraude na folha de ponto dos médicos do Hospital de Sorocaba, no interior de São Paulo, provocou duas baixas na gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Suspeito de receber dinheiro público da saúde sem trabalhar, o médico Jorge Pagura (PTB), secretário de Esportes, Lazer e Turismo, deixou o cargo no domingo. Nesta segunda-feira, o coordenador de Serviços de Saúde do Estado, Ricardo Tardelli, anunciou a sua saída. De acordo com a polícia, ele tinha conhecimento das fraudes.

Por ser ex-secretário, Pagura, que é neurocirurgião, será investigado pela Procuradoria Geral de Justiça do Estado. O escândalo envolve cerca de 70 pessoas, das quais 13 tiveram a prisão decretada. Os médicos são suspeitos de preencher folhas de ponto como se estivessem dado plantão. Eles não compareciam ao hospital, mas recebiam os pagamentos.

Alckmin anunciou nesta segunda-feira que vai determinar auditorias nos hospitais para verificar se o esquema também funcionava em outras unidades, como suspeitam a polícia e o Ministério Público Estadual. Pagura nega as acusações. Ele disse, em nota, que deixou o cargo de secretário para facilitar o esclarecimento das denúncias.

O programa "Fantástico", da Rede Globo, mostrou, no último domingo, um vídeo feito pela polícia em que a ex-chefe de recursos humanos do Hospital de Sorocaba Márcia Regina Ramos diz que Pagura não aparecia para trabalhar e, mesmo assim, determinava os horários que deveriam constar na sua folha de ponto. Márcia Regina foi presa na semana passada por envolvimento no esquema.

Segundo Alckmin, o ex-secretário de Esportes não recebia recursos dos cofres do estado e sim do SUS. Pagura não quis dar entrevista, mas informou pela assessoria que não tinha obrigação de comparecer diariamente ao hospital, pois sua função seria apenas de consultoria na implantação de um departamento de neurocirurgia.

O governador afirmou ainda que não aceitaria a permanência de Ricardo Tardelli no cargo de coordenador de serviços de saúde. Em conversa telefônica, Tardelli dá a atender que o esquema é uma prática corriqueira no sistema de saúde de São Paulo. Por meio da assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde, Tardelli negou que tivesse conhecimento das fraudes.

Por Sérgio Roxo (sergio.roxo@sp.oglobo.com.br) Agência O Globo - SÃO PAULO

Fonte: yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário