quinta-feira, 9 de junho de 2011

Programa Municípios Verdes pode mudar imagem do Estado do Pará.

Território sem lei, onde impera o desmatamento ilegal, o trabalho escravo e a violência no campo. É assim que o Estado do Pará é visto pelo restante do Brasil, especialmente a opinião pública do eixo Sul-Sudeste. Mas esta realidade pode mudar radicalmente com a implantação, pelo governo do Estado, do programa Municípos Verdes, a exemplo do que aconteceu no município de Paragominas. Antes conhecido por "Paragobala", o municípios saiu da lista dos maiores desmatadores para servir de exemplo de que preservar o meio ambiente e produzir riquezas pode ser possível.

Nesta quarta-feira, 8, durante a programação da Semana de Meio Ambiente, em Belém, o prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, falou sobre os desafios e oportunidades para os que aderirem ao Programa Municípios Verdes. Como pioneiro desse processo de mudança da economia local, o dirigente destacou que os ganhos são em todas as áreas, e não só na economia. "O município passa a ser visto com outros olhos por empreendedores", garante.

Demachki relatou que Paragominas passou a ser extremamente limpa, e não é mérito da prefeitura, mas da própria população, que não suja. Ele disse ainda que o primeiro passo para essas conquistas é a descentralização. "É fundamental a transferência da gestão ambiental. Paragominas, por exemplo, tem uma estrutura na Secretaria de Meio Ambiente pequena, mas coesa", explicou.

A Secretária de Estado de Meio Ambiente, Teresa Cativo, anfitriã do evento, destacou o papel do órgão ambiental estadual, que dentre outras ações, visa incentivar os produtores dos municípios paraenses a virem para a legalidade. Uma das ferramentas que torna essa tarefa possível é a adesão deles ao Programa Municípios Verdes.

"A Sema quer trazer para a legalidade aqueles que estão em situação ilegal não por dolo ou má fé, mas por desorientação. Nós temos observado que temos que agir em duas frentes: descentralização e sustentabilidade. Nós temos enfrentado problemas sérios de ilegalidade em alguns municípios, e nós não os escutamos, e entramos e tiramos o sistema do ar e não damos condições ao município de licenciar o que é local, e depois mandamos a fiscalização para lá. Mas, temos que trabalhar de outra forma, que é oferecendo condições para a sustentabilidade local, e faremos isso conversando com cada prefeitura para saber o que o município pode fazer", declarou a titular da Sema.

Mauro Lúcio de Castro, presidente do Sindicato Rural de Paragominas (SSPRP), falou da importância do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para os produtores rurais. "Com essa ferramenta, o produtor consegue informações consolidadas da situação ambiental de sua propriedade. Quais as áreas que têm aptidão para a agricultura, pecuária, onde estão as Reservas Legais (RL) e as Áreas de Proteção Permanente (APP).

Castro lembrou que o Pará possui 67% de floresta em seu território e que isso o coloca na condição de maior ativo ambiental do planeta. "Todos nós, produtores, temos a opção de fazer a coisa bem feita. Precisamos parar de enxergar que a nossa reserva é um ônus e estabelecer atitudes que possam dar suporte à nossa produção. A ideia é diversificar nosso negócio e permitir que possamos embutir em nossos produtos o rótulo da biodiversidade. Hoje, o mercado é rigoroso. O cliente exige da empresa comprometimento com a natureza. Nossos produtos só serão vendidos se não forem associados ao desmatamento e o produtor que não se adequar será expurgado do mercado", sentenciou.

Ele expôs um mapa detalhado do município de Paragominas e revelou as causas do sucesso contra o desmatamento, empreendimento que motivou o Programa Municípios Verdes. Falou ainda da importância da Semana do Meio Ambiente na conscientização do produtor rural. "É a primeira vez em que participo e achei que foi muito oportuno para esclarecer e mostrar aos demais produtores as vantagens de estar aqui, entendendo que é possível transformar áreas de preservação antes consideradas um ônus em bônus", disse.

A tecnologia pode ser uma aliada ao meio ambiente, segundo Carlos Souza Jr, do Instituto do Meio Ambiente e Homem e da Amazônia (Imazon). Para Carlos, o auxílio de satélites é essencial na revelação de atos ilícitos. "Com o boletim de monitoramento, conseguimos detectar desmatamento e degradações ambientais". Ressaltou ainda a parceria do instituto com a Sema. "Emitimos um boletim de risco e combinamos esses dados com os do Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam) e com o Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora) para verificar quem está cumprindo as normas ambientais e quem está na ilegalidade", explicou.



Fonte: Redacão Ecoamazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário