segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Cenário da Santarém de 2020: Capital do Estado do Tapajós

Hermes Bessa

Hermes Bessa - Sociólogo Santarém - “CENÁRIO DA SANTARÉM DE 20: CAPITAL DO ESTADO DO TAPAJÓS”

Hermes Corrêa Bessa

Com a chegada do novo estado e a transformação de Santarém em capital, vieram também os impactos econômicos, políticos e sociais.

Santarém teve um crescimento de 35% em seu PIB per capita. O aumento residual de renda dando maior poder de compra à população. Como que num efeito dominó aumentou o consumo residual de energia, além da produção do dobro de resíduos sólidos e aumento brusco da poluição ambiental.

Outro fator impactante para esses fatos são as necessidades habitacionais e a dinâmica das regiões metropolitanas. O aumento substancial da população e o crescimento desordenado das áreas periféricas fazendo com que haja o encontro da capital com mais duas cidades vizinhas.


leia também...
Canoas com bandeiras do Sim bloqueiam rio Amazonas
Marinor convoca eleitores do Pará a votarem contra a divisão
Campanha do plebiscito na TV e Rádio encerrou nesta quarta
Plebiscito: presença crucial para destino do Pará
Municípios do Oeste recebem reforço do 'SIM'
Por outro lado esses fatores também trouxeram benefícios como a diminuição do desmatamento, a criação de secretarias estaduais trabalhando em parceria com outros órgãos municipais. Elas criaram leis que freiaram o desmatamento. Deram maior prioridade ao meio ambiente com a criação de políticas de infraestrutura e moradia de boa qualidade a população.

Ficou notório que em dez anos essa cidade passou por modificações até então nunca visto. As conquistas nesse período, na parte de infraestrutura planejamento e desenvolvimento urbano, não foram apenas incertezas como acontecia em 2010. A mobilização social mostrou que quando se recebe educação de qualidade ela pode ser capaz de mudar a realidade, porém a transformação de uma cidade interiorana em capital num curto espaço de tempo veio reafirmar a idéia de que o consumo populacional vai dobrar em todos os sentidos. Mas percebe-se que grandes investimentos governamentais ainda são “chaves” para garantir melhorias no modo de vida da população. Percebeu-se isso na variável necessidades habitacionais. No entanto em 2020, Santarém vai ter o seu clima comprometido, ou seja, as variáveis estudadas como desmatamento e cobertura vegetal mostram que isso pode se tornar uma realidade.

Nesse cenário pretendeu-se traçar o perfil econômico, político, social e demográfico da cidade de Santarém para os próximos dez anos. Espera-se que os fatores positivos da matriz morfológica e do mapa sistêmico possam se concretizar.

Leia o artigo científico completo do Prof. Hermes Bessa

Hermes Correa Bessa é sociólogo com MBA em Planejamento e Gestão Estratégica. Faz parte também da organização internacional Sociólogos Sem Fronteiras Latino América


FONTE: NO TAPAJOS.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário