quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Plebiscito: orientações ao eleitor

Aproximadamente cinco milhões de eleitores paraenses terão que comparecer as urnas para se manifestar contra ou a favor.

Plebiscito é neste domingo (11) Imagem/Ilustração

Santarém - O plebiscito para a redivisão do Pará que poderá criar os estados de Tapajós e Carajás será realizado neste domingo, 11 de dezembro. A consulta popular é considerada uma eleição normal, por isso as regras serão as mesmas de qualquer processo eleitoral.

Aproximadamente cinco milhões de eleitores paraenses terão que comparecer as urnas para se manifestar contra ou a favor da criação dos estados.

O voto é obrigatório para todos os paraenses com idade entre 18 e 70 anos. Facultativo para quem tem entre 16 e 18 anos e acima dos 70.

O chefe da 20ª zona eleitoral, Márcio Mendonça alerta: “o eleitor que deixar de votar e não se justificar, ele não estará quite com a justiça, terá que pagar uma multa e ficará impedido de obter, entre outros, a certidão de quitação eleitoral.”
Para votar o eleitor que não levar o título poderá usar qualquer documento que tenha foto. Por exemplo: identidade, carteira de motorista, passaporte ou carteira de trabalho, mas a recomendação é que o título seja usado para facilitar na identificação da seção.

“Você vai facilitar o mesário na hora de conferir no caderno de quitação e assim facilitar para que o eleitor subscreva na folha de votação e esteja apto a votar”, afirma Márcio Mendonça.

No dia do plebiscito será permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor, por meio de bandeiras, broche e adesivos.

Portaria proíbe bebidas alcoólicas

Neste domingo (11), entra em vigor a portaria que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas das 00h do dia 11 até o encerramento da votação, às18h.

A Polícia civil fará a fiscalização juntamente com os outros órgãos de segurança pública. Quem descumprir a portaria, além de ter o estabelecimento fechado vai responder criminalmente.



Fonte: no tapajos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário