Viaduto em construção sobre a Avenida Pedro I, parte das obras do BRT da capital mineira, desabou, matando duas pessoas. Vídeo mostra momento da queda
carlos Greco-DYN/Reuters
Até o momento, a Secretaria de Saúde confirma duas mortes
São Paulo - Parte de um viaduto em construção sobre a Avenida Pedro I, em Belo Horizonte, no bairro São João Batista, desabou na tarde de hoje. Até as 18h55, a Secretaria de Saúde informava 22 vítimas: são 20 feridos, uma morte confirmada e outra morte presumida.
Na queda, foram atingidos um microônibus, dois caminhões e um veículo de passeio. A vítima fatal confirmada é a motorista do ônibus, uma mulher de 24 anos.
De acordo com o jornal O Tempo, a filha dela, de apenas 6 anos, estava no coletivo, mas foi socorrida e passa bem. Os passageiros do ônibus deixaram o veículo após o acidente.
A outra morte - presumida - seria do ocupante do carro.
O trabalho no começo da noite se concentrará em quebrar o viaduto em blocos para ter acesso ao veículo Novo Uno. Mas as imagens mostram que seria improvável haver sobreviventes.
A construtora responsável pela obra, a Cowan S.A, se manifestou em nota (veja ao final). Mas as causas do acidente ainda terão de ser esclarecidas.
O prefeito Márcio Lacerda chegou ao local no começo da noite e afirmou que o projeto não foi feito pela prefeitura, mas que o governo municipal acompanhava a obra.
Dos feridos levados a hospitais da região, incluindo operários da obra, nenhum corre risco de morte, segundo o tenente-coronel Edgard Estevo, dos bombeiros.
De acordo com o Estado de Minas, testemunhas informaram que o viaduto caiu quando operários retiravam escoras da estrutura. Veja vídeo com o momento da queda:
Viaturas do Corpo de Bombeiros estão no local, assim como carros do SAMU, da Polícia Militar e da BHTrans. O ônibus que foi atingido apenas na parte dianteira foi puxado pelas autoridades para que o corpo da motorista pudesse ser resgatado.
O portal Uai, de Minas Gerais, tirou fotos do carro esmagado.
O Estado de Minas fotografou os caminhões, também esmagados. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ambos estariam vazios.
O viaduto integrava as obras do Move, que é o sistema BRT (Bus Rapid Transit) da capital mineira e a maior obra de mobilidade urbana na cidade, que inclui avenidas como Antônio Carlos, Pedro II e Cristiano Machado.
A Avenida Pedro I é um dos caminhos usados para chegar ao Aeroporto de Confins. Um jornalista uruguaio que cobre a Copa do Mundo ficou surpreso com o acidente, já que ele passa por lá todos os dias, assim como fizeram seleções que jogaram na cidade.
Não é a primeira vez
Outro viaduto, também sobre a Avenida Pedro I, sofreu um deslocamento de 30 centímetros em fevereiro. A via chegou a ser interditada, mas posteriormente liberada pela prefeitura, sob o argumento de que o problema havia sido resolvido. As informações são do Estado de Minas.
Em nota, a Cowan S.A lamentou o ocorrido e disse que "a prioridade é o apoio às vitimas e aos familiares". Afirmou ainda que enviou equipes técnicas ao local.
A Prefeitura se manifestou no Twitter.
Atualizada às 18h55
Nenhum comentário:
Postar um comentário