sexta-feira, 29 de julho de 2011

DOCUMENTOS > RELACIONAMENTOS

10 conselhos de Bento XVI aos jovens

1) Conversar com Deus

"Algum de vós poderia talvez identificar-se com a descrição que Edith Stein fez da sua própria adolescência, ela, que viveu depois no Carmelo de Colônia: "Tinha perdido consciente e deliberadamente o costume de rezar". Durante estes dias (de Jornada Mundial da Juventude) podereis recuperar a experiência vibrante da oração como diálogo com Deus, porque sabemos que nos ama e, a quem, por sua vez, queremos amar".

2) Contar-lhe as penas e alegrias

"Abri o vosso coração a Deus. Deixai-vos surpreender por Cristo. Dai-lhe o 'direito de vos falar' durante estes dias. Abri as portas da vossa liberdade ao seu amor misericordioso. Apresentai as vossas alegrias e as vossas penas a Cristo, deixando que ele ilumine com a sua luz a vossa mente e toque com a sua graça o vosso coração.

3) Não desconfiar de Cristo

"Queridos jovens, a felicidade que buscais, a felicidade que tendes o direito de saborear, tem um nome, um rosto: o de Jesus de Nazaré, oculto na Eucaristia. Só ele dá plenitude de vida à humanidade. Dizei, com Maria, o vosso 'sim' ao Deus que quer entregar-se a vós. Repito-vos hoje o que disse no princípio de meu pontificado: Quem deixa entrar Cristo na sua vida não perde nada, nada, absolutamente nada do que faz a vida livre, bela e grande. Não! Só com esta amizade se abrem de par em par as portas da vida. Só com esta amizade se abrem realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só com esta amizade experimentamos o que é belo e o que nos liberta. Estai plenamente convencidos: Cristo não tira nada do que há de formoso e grande em vós, mas leva tudo à perfeição para a glória de Deus, a felicidade dos homens e a salvação do mundo".

4) Estar alegres: querer ser santos

"Para além das vocações de consagração especial, está a vocação própria de todo o batizado: também é esta uma vocação que aponta para um 'alto grau' da vida cristã ordinária, expressa na santidade. Quando encontramos Jesus e acolhemos o seu Evangelho, a vida muda e somos impelidos a comunicar aos outros a experiência própria (.). A Igreja necessita de santos. Todos estamos chamados à santidade, e só os santos podem renovar a humanidade. Convido-vos a que vos esforceis nestes dias por servir sem reservas a Cristo, custe o que custar. O encontro com Jesus Cristo vos permitirá apreciar interiormente a alegria da sua presença viva e vivificante, para testemunhá-la depois no vosso ambiente".

5) Deus: tema de conversa com os amigos

"São tantos os nossos companheiros que ainda não conhecem o amor de Deus, ou procuram encher o coração com sucedâneos insignificantes. Portanto, é urgente ser testemunhos do amor que se contempla em Cristo. Queridos jovens, a Igreja necessita autênticos testemunhos para a nova evangelização: homens e mulheres cuja vida tenha sido transformada pelo encontro com Jesus; homens e mulheres capazes de comunicar esta experiência aos outros".

6) No Domingo, ir à Missa

"Não vos deixeis dissuadir de participar na Eucaristia dominical e ajudai também os outros a descobri-la. Certamente, para que dela emane a alegria que necessitamos, devemos aprender a compreendê-la cada vez mais profundamente, devemos aprender a amá-la. Comprometamo-nos com isso, vale a pena! Descubramos a íntima riqueza da liturgia da Igreja e a sua verdadeira grandeza: não somos os que fazemos uma festa para nós, mas, pelo contrário, é o próprio Deus vivo que prepara uma festa para nós. Com o amor à Eucaristia redescobrireis também o sacramento da Reconciliação, no qual a bondade misericordiosa de Deus permite sempre que a nossa vida comece novamente".

7) Demonstrar que Deus não é triste

"Quem descobriu Cristo deve levar os outros para ele. Uma grande alegria não se pode guardar para si mesmo. É necessário transmiti-la. Em numerosas partes do mundo existe hoje um estranho esquecimento de Deus. Parece que tudo anda igualmente sem ele. Mas ao mesmo tempo existe também um sentimento de frustração, de insatisfação de tudo e de todos. Dá vontade de exclamar: Não é possível que a vida seja assim! Verdadeiramente não".

8) Conhecer a fé

"Ajudai os homens a descobrir a verdadeira estrela que nos indica o caminho: Jesus Cristo. Tratemos, nós mesmos, de conhecê-lo cada vez melhor para poder conduzir também os outros, de modo convincente, a ele. Por isso é tão importante o amor à Sagrada Escritura e, em consequência, conhecer a fé da Igreja que nos mostra o sentido da Escritura".

9) Ajudar: ser útil

"Se pensarmos e vivermos inseridos na comunhão com Cristo, os nossos olhos se abrem. Não nos conformaremos mais em viver preocupados somente conosco mesmo, mas veremos como e onde somos necessários. Vivendo e atuando assim dar-nos-emos conta rapidamente que é muito mais belo ser úteis e estar à disposição dos outros do que preocupar-nos somente com as comodidades que nos são oferecidas. Eu sei que vós, como jovens, aspirais a coisas grandes, que quereis comprometer-vos com um mundo melhor. Demonstrai-o aos homens, demonstrai-o ao mundo, que espera exatamente este testemunho dos discípulos de Jesus Cristo. Um mundo que, sobretudo mediante o vosso amor, poderá descobrir a estrela que seguimos como crentes".

10) Ler a Bíblia

"O segredo para ter um 'coração que entenda' é edificar um coração capaz de escutar. Isto é possível meditando sem cessar a palavra de Deus e permanecendo enraizados nela, mediante o esforço de conhecê-la sempre melhor. Queridos jovens, exorto-vos a adquirir intimidade com a Bíblia, a tê-la à mão, para que seja para vós como uma bússola que indica o caminho a seguir. Lendo-a, aprendereis a conhecer Cristo. São Jerônimo observa a este respeito: 'O desconhecimento das Escrituras é o desconhecimento de Cristo'".

**

Fonte: opusdei.org.br
http://destrave.cancaonova.com/10-conselhos-de-bento-xvi-aos-jovens/

Policia Militar de Novo Progresso prende quadrilha de traficantes.

Durante a madrugada de Terça feira 26/07/2011, a Policia Militar de Novo Progresso PA efetuou a prisão em flagrante delito de uma quadrilha de traficantes de drogas com cinco elementos, sendo quatro mulheres e um homem, com eles a Policia encontrou drogas e dinheiro supostamente oriundo do trafico.

Mais uma vez o bom trabalho da Policia Militar de Novo Progresso resultou na retirada das ruas de traficantes que comercializavam drogas na Cidade.
A quadrilha já era conhecida da Policia Militar, porem a prisão dos meliantes era dificultada devido o fato de ser formada por um homem e quatro mulheres que geralmente conduziam as drogas pelas Ruas da Cidade dentro das partes intimas dificultando aos homens da Policia uma revista mais eficaz, porem desta vez os meliantes não tiveram a mesma sorte estão presos na carceragem da Policia Civil da Cidade a disposição da Justiça.


Da redação do JPA(Jornal Povos da Amazônia)

BR-163 fica interditada novamente para obras de duplicação

A Polícia Rodoviária Federal interditará trechos da BR-163 devido as obras de manutenção, reforma e duplicação da rodovia. No domingo (31), das 7h às 11h, metade da pista será interditada entre os quilômetros 573 e 574 (Serra do Tombador), no munícipio de Nobres. O tráfego de veículos será feito em meia pista. Já na terça-feira (2 de agosto), a interdição será total no quilômetro 561 (na ponte sobre o Rio Nobres), também em Nobres, das 12h às 14h30, segundo assessoria.

Conforme Só Notícias informou, no último dia 19, o trânsito na BR-163, também na região de Nobres, foi interrompido, nos dois sentidos pela PRF, das 12h às 15h. O motivo foi a dinamitação de rochas devido as obras de duplicação que fazem parte do projeto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), de Cuiabá ao Posto Gil.

Este mês também foi feita interrupção no tráfego, por algumas horas, e funcionou o trabalho de dinamitação de rochas em um trecho onde as equipes da empreiteira trabalham.



Fonte: Só Notícias/Weverton Correa

LEITOR INTERNACIONAL

Está em nossa cidade o Sr. Michael Kingler, geógrafo austríaco que está fundamentando sua tese de Doutorado com informações da nossa região. Ele é leitor do blog desde que se encontrava na Áustria. Fiquei muito feliz em saber que este espaço é consultado como referência para as pessoas sobre a nossa cidade e região e que tem uma abrangência tão múltipla... benefícios da net! Ele nos contou que vai permanecer no Município por aproximadamente três anos. Cidadão progressense.





Por Dinha Flores

Papa convida a usar o escapulário

Filed under: Palavras do Papa — Prof. Felipe Aquino

“Sinal particular da união com Jesus e Maria”

Bento XVI convidou, neste domingo, a usar o escapulário de Nossa Senhora do Carmo, como “um sinal particular da união com Jesus e Maria”.

O Pontífice recomendou, em polonês, que se use este objeto de tecido, de cor marrom, que se pendura no pescoço, no final do seu encontro com os peregrinos por ocasião do Ângelus.

Não parece coincidência que o Santo Padre tenha dito estas palavras em polonês, pois João Paulo II usava o escapulário desde a sua juventude e via nele um símbolo de “defesa nos perigos, selo de paz e sinal do auxílio de Maria”.

As palavras de Bento XVI ressoavam um dia depois da celebração da memória de Nossa Senhora do Carmo, que recorda este gesto de devoção.

“O escapulário é um sinal particular da união com Jesus e Maria – disse. Para aqueles que o usam, constitui um sinal do abandono filial na proteção da Virgem Imaculada. Em nossa batalha contra o mal, que Maria, nossa Mãe, nos cubra com seu manto”, concluiu.

Como explica a Ordem dos Carmelitas Descalços no seu site, o escapulário, em sua origem, era um avental que os monges usavam sobre o hábito religioso durante o trabalho manual. Com o tempo, assumiu o significado simbólico de querer carregar a cruz de cada dia, como os verdadeiros seguidores de Jesus.

A própria Ordem esclarece que o escapulário não é “um objeto para uma proteção mágica (um amuleto)”, “em uma garantia automática de salvação”, “nem uma dispensa para não viver as exigências da vida cristã, muito pelo contrário!”.

por Jesús Colina


Fonte: http://www.zenit.org

BR-163 fica interditada novamente para obras de duplicação.

A Polícia Rodoviária Federal interditará trechos da BR-163 devido as obras de manutenção, reforma e duplicação da rodovia. No domingo (31), das 7h às 11h, metade da pista será interditada entre os quilômetros 573 e 574 (Serra do Tombador), no munícipio de Nobres. O tráfego de veículos será feito em meia pista. Já na terça-feira (2 de agosto), a interdição será total no quilômetro 561 (na ponte sobre o Rio Nobres), também em Nobres, das 12h às 14h30, segundo assessoria.

Conforme Só Notícias informou, no último dia 19, o trânsito na BR-163, também na região de Nobres, foi interrompido, nos dois sentidos pela PRF, das 12h às 15h. O motivo foi a dinamitação de rochas devido as obras de duplicação que fazem parte do projeto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), de Cuiabá ao Posto Gil.

Este mês também foi feita interrupção no tráfego, por algumas horas, e funcionou o trabalho de dinamitação de rochas em um trecho onde as equipes da empreiteira trabalham.



Fonte: Só Notícias/Weverton Correa

Pequena especulação agrária deixa marcas na Amazônia.

O desmatamento amazônico tem várias forças motrizes. Um novo estudo descreve famílias que entram na floresta, desmatam áreas, reclamam sua propriedade e depois as vendem para grandes latifundiários.

Stephen Leahy

Muitos migrantes do Sul do Brasil que desmatam áreas no Estado do Amazonas ganham a vida como pequenos especuladores agrários, e não como produtores agropecuários, afirmam novas investigações. É provável que esta realidade e as mudanças propostas para o Código Florestal (Lei 4771/65) do Brasil voltem a incrementar o desmatamento, apesar do compromisso do país de reduzir em 80% o corte de árvores até 2020, afirmam vários especialistas.

O Código Florestal foi adotado em 1965 e sofreu alterações, por exemplo, em 2001. No dia 24 deste ano, uma esmagadora maioria de deputados federais aprovou sua flexibilização, e a reforma agora se encontra no Senado. Uma investigação feita no Município de Apuí, uma das áreas vermelhas do desmatamento ao longo da Rodovia Transamazônica, concluiu que muitas famílias da região obtêm pouca renda com a pecuária.

Por outro lado, dedicam-se a limpar áreas de selva para depois reclamar sua propriedade e vendê-las a grandes latifundiários corporativos, segundo a investigação “Forest Clearing Dynamics ant the Expansion of Landholdings in Apuí, a Deforestation Hotspot on Brasil’s Transamazon Highway” (A Dinâmica do Desmatamento e a Expansão Agrária em Apuí, Ponto Central do Desmatamento na Rodovia Transamazônica), publicada em junho na revista científica online Ecology and Society.

A população triplicou desde o começo de 1990 no Município, que atingiu um dos maiores registros de desmatamento em todo o Estado do Amazonas. Cerca de 90% da área foi transformada em pastagem, diz o estudo. “Estas famílias sempre estão se mudando para novas áreas a fim de desmatá-las e assim reclamar a propriedade. E, depois de alguns anos, as vendem a preços elevados”, disse um dos autores do estudo, Gabriel Carrero, do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas. O coautor é o especialista em florestas Philip Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

As leis brasileiras estabelecem que pode ser concedida a propriedade a quem “melhorar” terras que ninguém reclamou. As famílias que desmatam em Apuí “simplesmente tentam conseguir uma vida melhor”, afirmou Carrero ao Terramérica, de Manaus, a capital do Amazonas. Embora criem gado, esta é uma atividade secundária que lhes rende algum dinheiro, acrescentou, baseado em entrevistas de profundidade que fez com 83 famílias que possuem mais de 300 propriedades na região.

“O incentivo real é vender as terras para grandes produtores rurais que deixaram suas terras no Sul do Brasil ou do Paraguai e buscam comprar propriedades de grandes extensões”, explicou Carrero. Depois, estas famílias se mudam e continuam entrando na selva virgem para repetir o processo. “Este é, simplesmente, seu modo de vida”, explicou. O acesso a áreas de selva segue a direção da rodovia. Quando a infraestrutura viária melhora, os valores da terra disparam, facilitando a especulação, destacou.

“Nosso estudo demonstra que as estradas são o vetor mais importante do desmatamento”, acrescentou. O desmatamento mundial emite na atmosfera 2,9 bilhões de toneladas de dióxido de carbono por ano, segundo o primeiro cálculo detalhado publicado no dia 15 na revista Science. Em comparação, as emissões anuais de todos os combustíveis fósseis (carvão, gás, petróleo) mais a produção de cimento não chegam a oito bilhões de toneladas.

Há um “enorme fluxo de carbono do desmatamento e é muito maior do que se pensava”, disse Josep Canadell, diretor-executivo do Global Carbon Project, em Canberra, na Austrália, e coautor do estudo da Science. Por isso, os potenciais benefícios da iniciativa de Redução de Emissões de Carbono Causadas pelo Desmatamento e pela Degradação das Florestas (REDD) podem ser ainda mais importantes do que se pensava, afirmou Canadell em entrevista ao Terramérica, referindo-se a este mecanismo para pagar as comunidades e os países que conservarem e recuperarem suas florestas.

“Estou familiarizado com as florestas indonésias, e até agora o REDD não teve nenhum efeito sobre o desmatamento”, afirmou Canadell. Entretanto, grandes doações da Noruega, Austrália e Estados Unidos, de quase US$ 1,5 bilhão, estão se fazendo sentir na Indonésia. É provável que demore vários anos para que a REDD, apoiada pela Organização das Nações Unidas, gere dinheiro para as famílias do Amazonas, da Indonésia ou de qualquer outro lugar, alertou. “As famílias que têm de ganhar a vida não esperam anos para ver se a comunidade internacional se organiza para colocar a REDD em marcha”, acrescentou.

Em Apuí ninguém ganha dinheiro de programas de conservação como a REDD. “A especulação agrária é mais rentável”, indicou Carrero. O desmatamento e as vendas de terras serão ainda mais rentáveis com as mudanças propostas no Código Florestal, afirmou. Essas reformas permitirão que os proprietários de áreas com menos de 400 hectares na Amazônia Legal desmatem todo o terreno, e anistiarão os muitos que não cumprem as normas vigentes.

O Código atual autoriza o corte de apenas 20% das florestas em terras situadas na Amazônia Legal, uma divisão política que inclui todos os Estados cobertos parcial ou totalmente pela selva amazônica. “Estou 100% seguro de que isto aumentará o desmatamento e causará um grande aumento de emissões de gases-estufa procedentes da Amazônia”, alertou Carrero. Por trás das mudanças propostas está o grande agronegócio brasileiro, que pressiona os políticos para que flexibilizem as leis. “É mais barato desmatar um hectare do que restaurar um hectare de terra degradada”, afirmou.

Paradoxalmente, é o êxito do Brasil, que conseguiu reduzir em 70% o ritmo do desmatamento entre 2004 e 2009, que serve de motor para a grande campanha de reforma da lei florestal. “A ofensiva contra os municípios de maior desmatamento teve muito sucesso, e os interesses agrícolas e pecuários querem agora as mudanças legais”, disse ao Terramérica o ativista Rhett Butler, da organização não governamental Mongabay.com.

A Association for Tropical Biology and Conservation (Associação para a Biologia Tropical e a Conservação), uma organização científica dedicada ao estudo, à proteção e ao uso sustentável dos ecossistemas tropicais, alertou que as mudanças propostas gerarão maior desmatamento no país. No começo de julho a entidade divulgou uma declaração pedindo urgência ao governo no sentido de realizar uma avaliação científica dos potenciais impactos ecológicos, antes de continuar com o processo legislativo. Pelo Acordo de Copenhague, assinado em 2009 na capital dinamarquesa, o Brasil se comprometeu a reduzir em 80% seu desmatamento até 2020.



Local: Roma - ex
Fonte: IPS-Inter Press Service International Association
Link: http://www.ips.org/

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Menino de 13 anos cursa três faculdades na Argentina.

Família de Kouichi Cruz chegou a achar que garoto era autista, até que exame de QI revelou inteligência acima da média


compartilhe
Kouichi disse que aula não foi tão difícil Mundo- Aos 13 anos de idade, o argentino Kouichi Cruz é o aluno mais novo da Faculdade de Matemática, Astronomia e Física (FAMAF) da Universidade de Córdoba.

Ele estudará ainda, simultaneamente, engenharia informática e ciências econômicas na mesma universidade.

Kouichi é filho único, mora com uma tia, Alejandra Perez, na cidade de Córdoba, e seus pais vivem na Espanha, onde trabalham. 'Kouichi está tendo a infância que quer ter. Ele é feliz assim, estudando', disse à BBC Brasil a tia Alejandra Perez.

Ela contou que no início, quando Kouichi era bebê, a família chegou a pensar que ele fosse 'autista'. Mas aos quatro anos de idade, os exames médicos indicaram que o menino tinha o QI mais alto que a média das crianças da sua idade.

'Kouichi sempre soube o que quis: estudar matemática, informática, engenharia. Para ele, são carreiras que se complementam', disse a tia.

A rotina do garoto é diferente do cotidiano dos meninos da sua idade, especialmente a partir deste ano, depois de ter passado nas provas para entrar na universidade.

'Ele estuda de manhã e também à tarde. E em casa, quando não está resolvendo problemas de matemática, gosta de assistir alguns programas de comédia na televisão', conta ela. Futebol ou outros esportes não fazem parte de sua agenda de interesses.

O menino nasceu na cidade de Bahia Blanca, na província de Buenos Aires. Seus pais se mudaram para a província de Jujuy, no norte do país, porque ali ele podia estudar mais adiantado que os colegas da sua idade, sem ter que respeitar um cronograma por faixa etária.

No primeiro dia de aula, nesta semana, o universitário disse ao jornal Clarín que as aulas foram mais fáceis do que imaginou. 'A aula não foi tão simples como no segundo grau, mas também não foi tão complicada como cheguei a imaginar', afirmou.

Kouichi, segundo a tia, é 'rápido' para resolver questões matemáticas, tímido no início de uma nova conversa, mas decidido em relação ao que quer ser quando crescer. 'Ele quer ser empresário e acha que estudar é fundamental para esta meta', disse a tia.

O reitor da FAMAF, Daniel Barraco, afirmou ao jornal argentino que é a primeira vez que um menino de 13 anos está entre os universitários dessa carreira. 'Sinto enorme emoção por ter aqui uma pessoa tão jovem e tão inteligente na faculdade. Mas sabemos que por ele ser tão jovem também aumenta nossa responsabilidade em relação a ele', disse Barraco.

Os pais de Kouichi - ela é farmacêutica; ele, anestesista - choraram ao deixar o menino com a tia materna. 'Mas, apesar das lágrimas, eles só estão respeitando a vontade do menino que há muito tempo sabia onde e que carreira universitária seguir. Eles só o deixem voar porque sabem o que ele quer', disse a tia.

Kouichi, contou, é assim chamado obedecendo a filosofia budista seguida pelos pais. 'Nos contaram que Kouichi quer dizer 'o primeiro' e 'brilhante' e o nome realmente foi feito pra ele' afirma.


Fonte: G1

Voo recorde de balão acaba em acidente.

343 balões quebraram recorde em encontro internacional de balonistas




343 balões quebram recorde (Foto: AFP) Mundo- Nesta quarta-feira (27), na comuna francesa de Chambley-Bussieres, no leste da França, 343 balões saíram juntos do chão, quebrando o recorde mundial de decolagem coletiva. Os balonistas participavam do encontro internacional de balonistas 'Lorraine Mondial', realizado a cada dois anos.





Balões com diferentes formas e desenhos participam do evento, o Brasil também marcou presença no evento.

Um grupamento de resgate teve que socorrer um dos balonistas quando o balão acabou fazendo um pouso forçado em meio à floresta perto de Waville, no leste da França.




balão fez pouso forçado na floresta



Fonte: G1

Padrasto preso acusado de engravidar doente mental.

O crime aconteceu no Distrito de Monte Dourado e mãe da jovem também foi presa

A jove doente mental está grávida de sete meses
A Polícia Civil do Distrito de Monte Dourado, município de Almeirim, prendeu no início desta semana o elemento Raimundo Gomes, de 49 anos, de apelido “Baixinho”. Ele está preso por ser acusado de abusar sexualmente da própria enteada, de 21 anos. Também foi presa a mãe da vítima, Benedita Ferreira Nascimento, de 57 anos. Segundo a Polícia, ela acobertava as ações do companheiro com a filha.

A vítima está grávida de sete meses e acredita-se que “Baixinho” seja o pai. Segundo informações da Polícia, ela sofre de problemas mentais. A prisão ocorreu na comunidade de Buratizal, zona rural e que fica a aproximadamente cinco quilômetros da área urbana de Monte Dourado.

Segundo a Polícia, no início da manhã de segunda-feira, após receber denúncia da Secretaria de Promoção Social de Monte Dourado, que dava conta de que “Baixinho” havia engravidado a enteada, os investigadores Ricardo Coracy e Emerson Borges empreenderam diligências na tentativa de capturar o acusado.

Os policiais receberam informações de que o casal estava fugindo em uma canoa pelo rio Jarí, levando a vítima, e utilizaram uma lancha para realizar as buscas e capturar o casal.

“Baixinho” e Benedita foram localizados atravessando o rio para o município de Laranjal do Jarí (no Amapá). De acordo com o investigador Emerson, ao se aproximar da embarcação, a dupla de policiais deu voz de prisão ao casal, que passou a resistir, investindo com os remos de madeira contra os policiais. Em seguida, “Baixinho” pegou um terçado que estava no interior da canoa e usou contra os policiais. “Eu segurei na mão do acusado para desarmá-lo. Ele resistiu e me atingiu com o terçado, lesionando dois dedos da minha mão direita. O terçado caiu no rio e assim conseguimos imobilizar o acusado”, contou o investigador.

Foram providenciados os exames de gravidez e de conjunção carnal para a vítima, para que a Polícia atestasse o crime. “Nos dois exames constaram a ação do ‘Baixinho’. Ela está mesmo grávida e o teste de conjunção carnal apontou para o abuso”, disse o investigador Emerson.

Tanto Benedita quanto “Baixinho” negam todas as acusações e alegam não saber que a filha está grávida. No entanto, testemunhas afirmaram à Polícia que o padrasto e a mãe da jovem estavam escondendo a gravidez dela.

O delegado Marco Antônio Pitmam autuou “Baixinho” em flagrante pelas acusações de estupro de vulnerável, resistência à prisão e lesão corporal contra o policial civil Emerson. Benedita é acusada por ser conivente com as ações do companheiro. Ambos seguem presos à disposição da Justiça.


Fonte: RG 15/O Impacto

Para Ministro, é preciso rigor para apurar e punir casos de corrupção.

Moreira Franco defende que apuração de casos de corrupção seja feita com rigor pela CGU

Moreira Franco
O ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Moreira Franco, defende que a apuração de casos de corrupção no governo seja feita com rigor pela Corregedoria-Geral da União (CGU) e pela Polícia Federal (PF), independentemente de questões partidárias. Ele, que é do Diretório Nacional do PMDB há mais de 20 anos, salienta que a legenda não age com protecionismo em relação à chamada faxina – postura adotada pelo governo para eliminar qualquer foco de desvio de conduta de seus agentes.

“Não estamos nos protegendo e não temos o menor receio de que as apurações devam ser feitas com rigor pela Polícia Federal e pela CGU [Corregedoria-Geral da União]. Apurado qualquer ilícito e qualquer desvio de conduta, [ele] tem que ser rigorosamente punido, seja companheiro do partido ou não.”

Para Moreira Franco, a corrupção “deprime” o país que precisa ter “uma prática republicana”. Segundo ele, os peemedebistas são convictos de que a corrupção tem um custo financeiro e político muito alto. “É um grande empecilho ao crescimento. Inibe ações de investimento, o empreendedorismo, a inovação, a iniciativa pessoal, porque você fica a mercê de propinas, de desvios para obter facilidades”, destacou em entrevista à Agência Brasil.

Perguntado se estava correta a imagem de que o PMDB tinha mais intimidade com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, porém, mais espaço no governo Dilma, o secretário negou. “Com o presidente Lula não só tinha mais intimidade, como também nessa questão de espaço o partido tinha mais. O que difere hoje é que nós temos o vice-presidente da República [Michel Temer], então o grau de responsabilidade do partido é muito superior ao que tinha”, salientou.

O ministro fez questão de frisar que o PMDB tem interesse no sucesso do governo. “Isso muda uma linha de comportamento que tinha sido sempre praticada pelo PMDB. O partido participava do governo em negociações no Congresso, no Salão Verde [da Câmara dos Deputados], e não como agora. Construímos essa relação na rua, participando do processo eleitoral”, frisou.


Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Mensagem do padre para esta edição

Filhos e Filhas

A fé e a vida não podem estar separadas, pelo contrário, elas devem estar sempre unidas. Não devemos ter receio de manifestar a nossa fé. E não somente no domingo, na Santa Missa. Devemos manifestar a nossa fé também no nosso cotidiano, nas pequenas coisas. Por exemplo, quando temos a chance de nos beneficiar de algo ilicitamente ou prejudicar alguém e não fazemos, estamos também manifestando a nossa fé. O cristão deve ser reconhecido pelas suas atitudes: "Se vocês tiverem amor, uns para com os outros, todos reconhecerão que sois meus discípulos" (Jo 13,35). Essa frase é de Jesus na Última Ceia, um de seus últimos ensinamentos. Por isso, peçamos a Deus que nos dê coragem para, quando se tratar das coisas de Deus, termos um testemunho de verdadeiros cristãos.

Com a minha bênção,

Padre Reginaldo Manzotti


www.padrereginaldomanzotti.org.br

III edição do Boi no Rolete em Castelo de Sonhos

Dias 03 e 04 de Agosto

Boi no rolete festa tradicional da comunidade de Castelo de Sonhos reúne milhares de pessoas todos os anos.

A diversidade cultural do Brasil e as diferenças entre hábitos e tradições dos povos de cada região são muito bem representadas pelas festas populares espalhadas pelo país. Festa do boi no rolete, de Castelo de Sonhos já na terceira edição é um evento que reúne, todos os anos, milhares de moradores e políticos do estado do Pará, que sempre marcam presença na festa, segundo informa a Presidente Senhora Nelci Rodrigues neste ano a “III Festa do Boi no Rolete” trará dois governadores o do Estado do Pará Simão Jatene e do Mato Grosso Sinval Barbosa já anteciparam suas credencias para festa.

PARTICIPE


Fonte: Folha do Progresso

COMENTÁRIOS SOBRE PLEBISCITO.

Comentário sobre a postagem "PLEBISCITO":

EM BRASILÍA, 5 DEPUTADOS FEDERAIS ESTÃO INDECISOS COM A DIVISÃO DO ESTADO DO PARÁ, BASTA CONVENCÊ-LOS QUE A EMANCIPAÇÃO SERÁ O MAIOR INVESTIMENTOS QUE O GOVERNO FEDERAL FARÁ NA REGIÃO AMAZÔNICA.

Comentário sobre a postagem "PLEBISCITO":
BOA SORTE AOS TAPAJOARAS
É engraçado como tem muitos paraenses contra esse plebiscito sou AMAPAENSE em 1943 o Amapá virou território e em 1995 estado Hoje as dúvidas que confundem essas pessoas era as mesmas naquela época,o governo federal continuou custeando todos os serviços esenciais nesse caso com a criação do novo estado não será diferente a autonomia administrativa sera um marco para o desenvolvimento da região mas,se os moradores não tiverem comprometimento com gerações futuras o futuro estado do tapajós(se conseguirem)estará sempre aliado aos interesses dos políticos de Belém que pensam e um estado grande mas se desenvolvimento conjunto!Desde já desejo boa sorte caso consigam!




Comentário sobre a postagem "PLEBISCITO":

SAIU A LISTA DOS DEPUTADOS DO PARÁ SOBRE O PLEBISCITO.
Quem é quem na ALEPA sobre Tapajós e Carajás...
Deputados que são contra a divisão do Pará
Carlos Bordalo------------------------------- PT
Celso Sabino--------------------------------- PR
Chico da Pesca------------------------------- PT
Edmilson Rodrigues--------------------------- Psol
Eliel Faustino------------------------------- PR
Valdir Ganzer-------------------------------- PT
Manoel Pioneiro------------------------------ PSDB

Deputados neutros na discussão sobre a Divisão do Pará
Pastor Divino-------------------------------- PRB
Alessandro Novelino-------------------------- PSC
Ana Cunha------------------------------------ PSDB
Raimundo Belo-------------------------------- PSB
Cilene Couto--------------------------------- PSDB
Deputado Macarrão---------------------------- PMDB
Edilson Moura-------------------------------- PT
Eduardo Costa-------------------------------- PTB
Haroldo Martins------------------------------ DEM
Júnior Ferrari------------------------------- PTB
Luiz Rebelo---------------------------------- PP
Luzineide Farias----------------------------- PR
Márcio Miranda------------------------------- DEM
Martinho Carmona----------------------------- PMDB
Nilma Lima----------------------------------- PMDB
Raimundo Santos------------------------------ PR
Simone Morgado------------------------------- PMDB

Deputados que são a favor da Divisão do Pará
Airton Faleiro------------------------------- PT
Alexandre Von-------------------------------- PSDB
Antonio Rocha-------------------------------- PMDB
Bernadete ten Caten-------------------------- PT
Cássio Andrade------------------------------- PSB
Fernando Coimbra----------------------------- PDT
Gabriel Guerreiro---------------------------- PV
Hilton Aguiar-------------------------------- PSC
João Salame---------------------------------- PPS
Josefina Carmo------------------------------- PMDB
Milton Zimmer-------------------------------- PT
Ozório Juvenil------------------------------- PMDB
Parsifal Pontes------------------------------ PMDB
Pio X---------------------------------------- PDT
Tião Miranda--------------------------------- PT
Zé Maria------------------------------------- PT
Zé Megale------------------------------------ PSDB



Comentário sobre a postagem "PLEBISCITO":
Veja abaixo como os 17 deputados federais que compõem a bancada do Pará como vão votar no plebiscito sobre a redivisão do estado.

Contra: 6

André Dias (PSDB)
Arnaldo Jordy (PPS)
Cláudio Puty (PT)
Elcione Barbalho (PMDB)
Lúcio Vale (PR)
Zé Geraldo (PT)
Wladimir Costa (PMDB)
- – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – -
A favor: 5

Dudimar Paxiúba (PSDB)
Giovanni Queiroz (PDT)
Lira Maia (DEM)
Wandelkolk Gonçalves (PSDB)
Zequinha Marinho (PSC)
- – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – -

Neutros (ainda não se decidiram):
Estão indecisos: 5

José Priante (PMDB)
Miriquinho Batista (PT)
Luiz Otávio (PMDB)
Josué Bengtson (PTB)
Beto Faro (PT)


Por: FRANCISCO AMARAL

terça-feira, 26 de julho de 2011

ARTIGOS > ARTIGOS E TEXTOS

Fumacinha bem localizada


Há muita semelhança entre os dias que correm e aqueles que, desde meados de 2005, fluem, na batida do relógio, para o sorvedouro das prescrições e impunidades. "En aquel entonces", como se diz lá em Santana do Livramento, era comum ouvir-se das lideranças petistas entrevistadas algo que pessoalmente, desde muito antes, eu já esgarçara as cordas vocais de repetir: esse nosso sistema político é corrupto e corruptor. O maior culpado pelas desonestidades no setor público nacional é o sistema que as proporciona e estimula.

Durante aqueles tumultuados meses, enquanto Lula se agarrava nas beiradas da sua popularidade e adoçava a boca da base parlamentar para não escorrer rampa abaixo do Palácio do Planalto, deputados e dirigentes do Partido dos Trabalhadores repetiam, em debates dos quais participei, essa mesma frase: "O sistema é o causador principal desses males". Dado que carrego comigo onde quer que eu vá, quase como se fosse uma mochila, a convicção de que nosso modelo institucional é ficha-suja, imprestável, saber que o PT passava a partilhar o mesmo entendimento acendia em mim a esperança de que nos avizinhávamos de uma boa reforma. Finalmente, presumia eu, seis anos atrás, um partido grande, com forte disciplina interna, estava aderindo à minha tese. Qual o quê! Foi só o assunto mensalão cair em desuso para que a ideia de uma reforma institucional que separe Estado, governo e administração, atribuindo a função governo à maioria parlamentar, fosse metralhada e sepultada na vala comum dos esquecimentos. Aproveitadores não querem nem ouvir falar nisso.

De todo aquele farisaísmo e de quanto veio a seguir, ficou-me a imagem símbolo: Lula, em Paris, nos jardins da residência Marigny, concedendo entrevista exclusiva a uma jornalista brasileira sediada na França, e atribuindo o mensalão a uma operação de caixa dois. Tornava-se réu confesso, o ex-presidente, a partir daquele dia 15 de julho de 2005: "O PT fez do ponto de vista eleitoral o que é feito no Brasil sistematicamente", declarou o presidente da República. E apesar desse reconhecimento, foi excluído do processo.

Nos anos seguintes, jamais faltou ao noticiário um escandalozinho semanal capaz, por si só, de transformar Fernando Collor num modelo de virtudes. Geraram-se fortunas à volta de Lula. A iniciar pela do próprio filho. Mas o PT sempre cuidou de proteger seu santo padroeiro com o manto blindado de todas as graças e fervores. De tudo que aconteceu em seu governo, só das coisas boas Lula teve responsabilidades absolutas e méritos compartilhados com Dilma. Nenhuma das outras era com ele.

Curiosamente, tal benevolência só vale para os governos do PT porque não pode incidir miséria maior sobre qualquer governante com oposição petista do que um sinalzinho de fumaça na prateleira do almoxarifado de qualquer secretaria sob seu comando. Basta isso para que o PT se apresente com lança-chamas e tonéis de gasolina para incendiar o governo inteiro e seu titular na fogueira das suspeitas e das CPIs. Aí não tem sistema culpado nem presunção de inocência. Aconteceu no governo, a culpa é do governante.

Pois bem, parece bastante óbvio que o efeito dominó em curso na área de infraestrutura do governo federal tem origem em um aparelho que ali opera desde 2005. Coisa tão antiga quanto feia. Atravessa três mandatos presidenciais consecutivos: o primeiro de Lula, o segundo de Lula com Dilma de gestora e o mandato de Dilma. Diante de tais fatos, o que começa a dizer o PT? Que se trata de uma fumacinha bem localizada e que a culpa é do sistema.

* Percival Puggina (66) é arquiteto, empresário, escritor, titular do site www.puggina.org, articulista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia e Pombas e Gaviões.


Twitter: @percivalpuggina

ARTIGOS > ARTIGOS E TEXTOS

Fumacinha bem localizada


Há muita semelhança entre os dias que correm e aqueles que, desde meados de 2005, fluem, na batida do relógio, para o sorvedouro das prescrições e impunidades. "En aquel entonces", como se diz lá em Santana do Livramento, era comum ouvir-se das lideranças petistas entrevistadas algo que pessoalmente, desde muito antes, eu já esgarçara as cordas vocais de repetir: esse nosso sistema político é corrupto e corruptor. O maior culpado pelas desonestidades no setor público nacional é o sistema que as proporciona e estimula.

Durante aqueles tumultuados meses, enquanto Lula se agarrava nas beiradas da sua popularidade e adoçava a boca da base parlamentar para não escorrer rampa abaixo do Palácio do Planalto, deputados e dirigentes do Partido dos Trabalhadores repetiam, em debates dos quais participei, essa mesma frase: "O sistema é o causador principal desses males". Dado que carrego comigo onde quer que eu vá, quase como se fosse uma mochila, a convicção de que nosso modelo institucional é ficha-suja, imprestável, saber que o PT passava a partilhar o mesmo entendimento acendia em mim a esperança de que nos avizinhávamos de uma boa reforma. Finalmente, presumia eu, seis anos atrás, um partido grande, com forte disciplina interna, estava aderindo à minha tese. Qual o quê! Foi só o assunto mensalão cair em desuso para que a ideia de uma reforma institucional que separe Estado, governo e administração, atribuindo a função governo à maioria parlamentar, fosse metralhada e sepultada na vala comum dos esquecimentos. Aproveitadores não querem nem ouvir falar nisso.

De todo aquele farisaísmo e de quanto veio a seguir, ficou-me a imagem símbolo: Lula, em Paris, nos jardins da residência Marigny, concedendo entrevista exclusiva a uma jornalista brasileira sediada na França, e atribuindo o mensalão a uma operação de caixa dois. Tornava-se réu confesso, o ex-presidente, a partir daquele dia 15 de julho de 2005: "O PT fez do ponto de vista eleitoral o que é feito no Brasil sistematicamente", declarou o presidente da República. E apesar desse reconhecimento, foi excluído do processo.

Nos anos seguintes, jamais faltou ao noticiário um escandalozinho semanal capaz, por si só, de transformar Fernando Collor num modelo de virtudes. Geraram-se fortunas à volta de Lula. A iniciar pela do próprio filho. Mas o PT sempre cuidou de proteger seu santo padroeiro com o manto blindado de todas as graças e fervores. De tudo que aconteceu em seu governo, só das coisas boas Lula teve responsabilidades absolutas e méritos compartilhados com Dilma. Nenhuma das outras era com ele.

Curiosamente, tal benevolência só vale para os governos do PT porque não pode incidir miséria maior sobre qualquer governante com oposição petista do que um sinalzinho de fumaça na prateleira do almoxarifado de qualquer secretaria sob seu comando. Basta isso para que o PT se apresente com lança-chamas e tonéis de gasolina para incendiar o governo inteiro e seu titular na fogueira das suspeitas e das CPIs. Aí não tem sistema culpado nem presunção de inocência. Aconteceu no governo, a culpa é do governante.

Pois bem, parece bastante óbvio que o efeito dominó em curso na área de infraestrutura do governo federal tem origem em um aparelho que ali opera desde 2005. Coisa tão antiga quanto feia. Atravessa três mandatos presidenciais consecutivos: o primeiro de Lula, o segundo de Lula com Dilma de gestora e o mandato de Dilma. Diante de tais fatos, o que começa a dizer o PT? Que se trata de uma fumacinha bem localizada e que a culpa é do sistema.

* Percival Puggina (66) é arquiteto, empresário, escritor, titular do site www.puggina.org, articulista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia e Pombas e Gaviões.


Twitter: @percivalpuggina

ARTIGOS > ARTIGOS E TEXTOS

Fumacinha bem localizada


Há muita semelhança entre os dias que correm e aqueles que, desde meados de 2005, fluem, na batida do relógio, para o sorvedouro das prescrições e impunidades. "En aquel entonces", como se diz lá em Santana do Livramento, era comum ouvir-se das lideranças petistas entrevistadas algo que pessoalmente, desde muito antes, eu já esgarçara as cordas vocais de repetir: esse nosso sistema político é corrupto e corruptor. O maior culpado pelas desonestidades no setor público nacional é o sistema que as proporciona e estimula.

Durante aqueles tumultuados meses, enquanto Lula se agarrava nas beiradas da sua popularidade e adoçava a boca da base parlamentar para não escorrer rampa abaixo do Palácio do Planalto, deputados e dirigentes do Partido dos Trabalhadores repetiam, em debates dos quais participei, essa mesma frase: "O sistema é o causador principal desses males". Dado que carrego comigo onde quer que eu vá, quase como se fosse uma mochila, a convicção de que nosso modelo institucional é ficha-suja, imprestável, saber que o PT passava a partilhar o mesmo entendimento acendia em mim a esperança de que nos avizinhávamos de uma boa reforma. Finalmente, presumia eu, seis anos atrás, um partido grande, com forte disciplina interna, estava aderindo à minha tese. Qual o quê! Foi só o assunto mensalão cair em desuso para que a ideia de uma reforma institucional que separe Estado, governo e administração, atribuindo a função governo à maioria parlamentar, fosse metralhada e sepultada na vala comum dos esquecimentos. Aproveitadores não querem nem ouvir falar nisso.

De todo aquele farisaísmo e de quanto veio a seguir, ficou-me a imagem símbolo: Lula, em Paris, nos jardins da residência Marigny, concedendo entrevista exclusiva a uma jornalista brasileira sediada na França, e atribuindo o mensalão a uma operação de caixa dois. Tornava-se réu confesso, o ex-presidente, a partir daquele dia 15 de julho de 2005: "O PT fez do ponto de vista eleitoral o que é feito no Brasil sistematicamente", declarou o presidente da República. E apesar desse reconhecimento, foi excluído do processo.

Nos anos seguintes, jamais faltou ao noticiário um escandalozinho semanal capaz, por si só, de transformar Fernando Collor num modelo de virtudes. Geraram-se fortunas à volta de Lula. A iniciar pela do próprio filho. Mas o PT sempre cuidou de proteger seu santo padroeiro com o manto blindado de todas as graças e fervores. De tudo que aconteceu em seu governo, só das coisas boas Lula teve responsabilidades absolutas e méritos compartilhados com Dilma. Nenhuma das outras era com ele.

Curiosamente, tal benevolência só vale para os governos do PT porque não pode incidir miséria maior sobre qualquer governante com oposição petista do que um sinalzinho de fumaça na prateleira do almoxarifado de qualquer secretaria sob seu comando. Basta isso para que o PT se apresente com lança-chamas e tonéis de gasolina para incendiar o governo inteiro e seu titular na fogueira das suspeitas e das CPIs. Aí não tem sistema culpado nem presunção de inocência. Aconteceu no governo, a culpa é do governante.

Pois bem, parece bastante óbvio que o efeito dominó em curso na área de infraestrutura do governo federal tem origem em um aparelho que ali opera desde 2005. Coisa tão antiga quanto feia. Atravessa três mandatos presidenciais consecutivos: o primeiro de Lula, o segundo de Lula com Dilma de gestora e o mandato de Dilma. Diante de tais fatos, o que começa a dizer o PT? Que se trata de uma fumacinha bem localizada e que a culpa é do sistema.

* Percival Puggina (66) é arquiteto, empresário, escritor, titular do site www.puggina.org, articulista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia e Pombas e Gaviões.


Twitter: @percivalpuggina

NOTÍCIAS > IGREJA

Arquidiocese de São Paulo celebra missa de envio de 300 jovens para a JMJ Madri 2011


São Paulo (Segunda-feira, 25-07-2011, Gaudium Press) A Arquidiocese de São Paulo celebrou neste domingo, 24, na Catedral da Sé, a missa de envio de 300 jovens para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madri 2011. A cerimônia foi presidida pelo arcebispo local, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, e concelebrada pelo bispo auxiliar e referencial do Setor Juventude da arquidiocese, Dom Tarcísio Scaramussa.

Conforme Dom Odilo, vale a pena largar tudo para estar com Jesus

Após manifestar júbilo pela presença de tantos jovens na cerimônia, Dom Odilo iniciou sua homilia destacando as parábolas do Evangelho nas quais Jesus compara o Reino de Deus a um tesouro escondido. Neste sentido, o purpurado alertou para que não vivamos a cultura do descartável tão disseminada atualmente e sim encontremos o tesouro, pois "vale a pena largar tudo para estar com Jesus", disse.

Referindo- se especificamente à JMJ Madri 2011, o cardeal estimulou a juventude presente na Catedral a ser testemunha da experiência de Deus. "Devemos contagiar todos os jovens com este encontro pessoal com Cristo! Encontramos o tesouro da felicidade e da sabedoria", destacou.

Terminada a sua homilia, o arcebispo realizou a comunhão e depois convidou todos os peregrinos a se aproximarem do altar para serem abençoados e "enviados". O grupo de jovens foi apresentado por Dom Tarcísio, que reforçou o convite para aqueles que não irão para a JMJ unirem-se aos eventos de Madri através da vigília arquidiocesana que acontecerá em sintonia com a vigília realizada na Espanha.

O pedido de Dom Tarcísio foi reforçado por Dom Odilo, que exortou os jovens peregrinos a fazerem um grande mutirão de comunicação, através das redes sociais, a fim de interagirem com os jovens que não irão e também com as famílias, com as comunidades, "para que, aqui, no Brasil, acompanhem o que acontece na Espanha".

Participaram da cerimônia de envio para a JMJ Madri 2011, além de jovens que representarão a Arquidiocese de São Paulo na delegação oficial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), jovens que irão com a peregrinação do Setor Juventude da arquidiocese, membros de movimentos eclesiais, associações de fiéis e novas comunidades, que também organizaram grupo para ir a Madri.


Fonte: editora cleofas

Mais um grave acidente na BR 163 próximo a Novo Progresso PA

Foi durante a madrugada de sábado na curva próximo ao cemitério de Novo Progresso, um veiculo 4x4 placa OBT 9046 de NOVO PROGRESSO estava com as roda para cima e o teto no acostamento completamente danificada e abandonada na beira da BR.

Ao fazer a curva o condutor ainda desconhecido perdeu o controle do veiculo e veio a capotar causando PT na caminhonete, não temos ainda a informação de quantas pessoas ocupavam o veiculo na hora da capotagem, também não temos informações da gravidade do acidente, porem avia marcas de sangue no local que por estar ainda em fase de construção da pavimentação da BR 163 não esta devidamente sinalizada aumentando assim a possibilidade de acidentes.



DA REDAÇÃO DO JPA E SITE POVOSDAAMAZONIA




Desabafo de um pecuarista em Novo Progresso - PA

http://www.muvifo.com.br/videos/14/desabafo-de-um-pecuarista-em-novo-progresso-pa

Após dois anos, programa Terra Legal patina

Tarso Veloso

Criado para resolver o problema de regularização fundiária na Amazônia Legal, o programa Terra Legal ainda patina em sua execução. Apenas 5% dos 48 milhões de hectares de terras federais estão prontas para a entrega dos títulos das terras aos seus atuais proprietários.

O programa, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), está apto a regularizar somente 2 milhões de hectares. Criado em junho de 2009, o Terra Legal cadastrou somente 92 mil das 176 mil ocupações estimadas na Amazônia. A área cadastrada pelo governo na região somou, até agora, 11 milhões de hectares - ou 23% da meta anunciada ainda no governo Luiz Inácio Lula da Silva.

A demora em tirar o Terra Legal do papel deve-se, segundo o MDA, à montagem da estrutura necessária ao projeto na Amazônia. "No primeiro ano (2009) preparamos a estruturação e construção dos escritórios estaduais. Foi a volta do Poder Público a esses lugares, juntamente com Estados, municípios e cadastramento de imóveis, famílias e posseiros", afirma a secretária de Regularização Fundiária na Amazônia Legal, Shirley Nascimento. "No segundo ano, passamos a fazer o cadastramento, a articulação e a contratação de serviços", informa ela.

O processo mais demorado, segundo a secretária, é o georreferenciamento de imóveis rurais. "Essa é a parte em que medimos a área em questão e pegamos a descrição das características, limites e confrontações. É a parte mais demorada", afirma Shirley.

O programa prevê o georreferenciamento de 48 milhões de hectares de área rural na região Amazônica. A secretária do MDA afirma que até o fim de 2012 entre 80% e 90% da área total esteja georreferenciada.

O MDA informa que 33 milhões de hectares estão sendo identificados e medidos pelo programa na Amazônia. O Terra Legal doará 539 núcleos urbanos para mais de 167 prefeituras na região. Cada núcleo urbano corresponde, em média, a 76 hectares. "Já foram doados até julho, 57 núcleos e estamos medindo mais 114. Até o final do ano mais 200 entrarão em medição", diz

As dificuldades de execução do Terra Legal foram apontadas até pela presidente Dilma Rousseff. "Tanto o ministro quanto a presidenta nos pediram para colocarmos o pé no acelerador e entregarmos os títulos. Metemos o pé no trabalho e vamos entregar 20 mil títulos que nos comprometemos a entregar até o fim do ano. Essa é uma meta concreta", afirma a secretária.

Até agora, foram emitidos apenas 783 títulos para uma área de 105 mil hectares em 28 municípios de seis estados - Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins.

O programa abre a possibilidade de regularização de terrenos de posseiros que ocupam terras públicas federais chamadas não destinadas, ou seja, que não são reservas indígenas, florestas públicas, unidades de conservação, áreas de fronteira, marinha ou reservadas à administração militar.

A intenção do programa, segundo Shirley, é regularizar as ocupações legítimas, com prioridade aos pequenos produtores e às comunidades locais. "É preciso acabar com o passivo de 30 anos na Amazônia. Nós vamos entrar de cabeça para organizar toda a malha fundiária da região", diz.

Os benefícios do programa Terra Legal apontados pelo governo vão desde a queda no desmatamento ao aumento de produtividade. Ao receber o título da terra, o dono precisa se comprometer a reflorestar a área desmatada ou reduzir o corte. Do total dos posseiros, cerca de 90% são agricultores familiares. Esse alto número, segundo Shirley, mostra que é possível dar acompanhamento técnico a essas pessoas após a emissão do documento de propriedade.

O desmatamento, segundo uma fonte do MDA, será drasticamente reduzido com a cobrança de contrapartidas dos moradores em caso de titulação por parte do governo. "Cerca de seis meses após a titulação da terra no município de Novo Progresso (PA) não houve nenhum alerta de desmatamento", disse a fonte.


Local: São Paulo - SP
Fonte: Valor Econômico
Link: http://www.valoronline.com.br/

Fora do Dnit, Pagot já prepara 'consultorias' privadas

Wilson Dias/ABr


Um dia depois de demitir-se do Dnit, Luiz Antonio Pagot já dispõe de nova ocupação. Do outro lado do balcão, prepara consultorias a empresas privadas.

Em conversa com a reporter Adriana Vasconcelos, Pagot disse que não vai mais perder tempo discorrendo sobre o passado.

Como virou a página, negou-se a reveler o teor da carta que endereçou a Dilma Rousseff, por meio do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência).

Instado a comentar o fato de Paulo Passos ter sobrevivido à “faxina” de Dilma, Pagot preferiu não responder.

Passos era secretário-geral de Alfredo Nascimento. Com a saída do titular, o virou ministro. Já havia ocupado a cadeira sob Lula, quando Nascimento foi às urnas.

A despeito do desejo de permitir que o passado passe, Pagot permitiu-se comentar que Passos, o novo ministro, sabia de tudo o que se passava.

“Ele esteve sempre presente, seja na posição A [secretário-geral] ou B [ministro]...”

Sobre a intenção de Dilma de preencher as vagas do Dnit com prontuários higienizados, Pagot disse:

“Se eu não tivesse ficha limpa, não teria assumido o cargo. Por isso, não me sinto ofendido”.

Conviria a Pagot dar uma olhada na legislação. Um ex-servidor graduado não pode sair por aí oferecendo consultorias. Exige-se o recato de uma quarentena.



Escrito por Josias de Souza

ENSINO SUPERIOR.

FAI implanta curso de Enfermagem


A Faculdade de Itaituba – FAI abriu inscrições para os interessados na formação superior em Enfermagem que deverá iniciar ainda no próximo mês de agosto.
O Diário Oficial da União publicou a portaria que autoriza a FAI – Faculdade de Itaituba a implantar o curso a nível superior em Itaituba e segundo o reitor da instituição, Abel Huyapuam de Sá Almeida, já foi baixado o edital e as inscrições para o processo seletivo já iniciaram desde o último dia 8, quinta feira.
O curso que iniciará no próximo mês de agosto, oferecerá 200 (duzentas) vagas, sendo 100 para o período noturno e 100 para o diurno. Os investimentos em livros e equipamentos foram altíssimos e a expectativa são as melhores para o início do curso.
A Faculdade de Itaituba, que iniciou suas atividades práticas no ano de 2004 neste município, nas áreas de Letras, Pedagogia, História e Administração, foi a primeira instituição particular de Ensino Superior a acreditar no potencial educacional de Itaituba. Além dos quatro cursos iniciais, a FAI já vinha disponibilizando a sociedade o curso de Ciências Contábeis e agora iniciará o Curso de Enfermagem.



Postado por FRANCISCO AMARAL

Dilma dribla críticas de Pelé integrando-o ao seu time

O que é um critico? Para Dilma Rousseff, é um inimigo que, por abominável, deve ser transformado o mais depressa possível em amigo de infância.
Depois de anular a acidez de FHC com uma carta amistosa, Dilma driblou as críticas de Pelé à organização da Copa. Nomeou-o embaixador honorário do certame.

Em fevereiro, Pelé soava assim: "O Brasil corre um grande risco de se envergonhar se não fizer uma boa Copa. Os principais problemas são a comunicação e os aeroportos…”

“…"[O atraso nas obras] não é só assunto de brasileiros. Conversei com o pessoal do Platini [presidente da Uefa] e eles também estão preocupados."

Nesta terça (26), já entronizado no posto de “embaixador”, o craque soou assim: "Eu não poderia deixar de aceitar esse convite da nossa presidenta…”

“…Eu já faço isso desde quando nasci, desde a primeira Copa eu defendo e faço a promoção do Brasil. É uma responsabilidade muito grande…"

"…Eu gostaria de pedir para todo o povo brasileiro que acreditasse porque estava meio confuso, meio em dúvida…”

“…Alguns problemas que nós tivemos aqui e que a gente sabe ainda das condições, mas que podemos acreditar…”

“…Porque a presidente disse que vai fazer todo o esforço e espero que a gente entregue bem essa copa do mundo."

Ex-alvo de Pelé, o ministro Orlando Silva (Esportes), explicou que o ex-detrator foi alçado a embaixador da Copa 2014 por meio de decreto.

O texto dá poderes a Pelé para prover orientações ao governo sobre a Copa, representar o Brasil em eventos e participar das negociações com outros países e com a Fifa.

Pena que Dilma não tenha atribuído a Pelé a missão de ensinar aos jogadores do escrete canarinho a arte de bater pênaltis.


Fernando Bizerra Jr./Efe
Escrito por Josias de Souza

domingo, 24 de julho de 2011

Madeireiro é condenado a três anos.

José Siqueira atuava em área onde morreu Dorothy Stang

Evandro Corrêa

Em decisão inédita, o juiz José Jonas Lacerda, da Comarca de Pacajá, no sudeste do Pará, condenou, na quarta-feira, 19, a três anos de reclusão em regime semi aberto, o madeireiro José Júnior Avelino Siqueira, o "Júnior da Semente", que foi preso em junho deste ano, acusado de roubar toras de madeira do assentamento PDS Esperança, em Anapu, região onde foi assassinada, em fevereiro de 2005, a missionária americana Dorothy Stang. O madeireiro só foi preso graças a denúncia da freira Jane Dwayer, da CPT de Altamira, que revelou que dez homens armados invadiram o assentamento PDS Esperança, em Anapu, levando parte da madeira apreendida pelo Ibama no início do ano, em dois caminhões.

Com o madeireiro José Avelino, a polícia também apreendeu vários equipamentos usados para a remoção da madeira. O material havia sido apreendido pelo Ibama em propriedade do réu e tinha sido doado ao Incra para a construção de casas para assentados. Segundo denúncia do Ministério Público, José Júnior Avelino Siqueira retirou madeira da propriedade de colonos no dia 25 de junho deste ano. O juiz ressaltou em sua sentença que a culpabilidade do réu foi acentuada, "pois se aproveitando da fragilidade de colonos rurais, que obtiveram os bens mediantes doação, subtraiu a madeira para venda no comércio".

A defesa do réu tentou desclassificar o crime para furto, tendo em vista não ter havido violência. Mas o magistrado discordou do entendimento. "Não houve violência, porém não se pode falar em furto em virtude do grande valor do bem". Na sentença, o juiz falou ainda sobre a conduta do réu. "Seu comportamento e personalidade são voltados para a prática de crimes, sobretudo crimes no campo, o que pode gerar sequelas sociais. O crime não apresenta motivos outros que não o de auferir dinheiro fácil". O réu, que foi preso por policiais civis do Pará e se encontrava recolhido em uma das celas da delegacia de Anapú, foi transferido ontem para o presídio de Altamira. Entidades e movimentos sociais consideraram a decisão um avanço no judiciário paraense, uma vez que o madeireiro foi preso em junho e condenado um mês após cometer o crime.



Local: Belém - PA
Fonte: O Liberal
Link: http://www.oliberal.com.br/index.htm

Pará e Mato Grosso mantêm liderança.

Os Estados do Mato Grosso e Pará continuam liderando o desmatamento na Amazônia. Segundo dados do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), no mês passado o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) detectou 99 km2 de desmatamento na Amazônia Legal. Apesar do número alto, representa redução de 42% em relação a junho de 2010, quando o desmate atingiu 172 km2.

De agosto de 2010 a junho deste ano, foram totalizados 1.534 km2 de desmatamento. Isto significa um aumento de 15% em relação ao período anterior (agosto de 2009 a junho de 2010), quando foram detectados 1.334 km2 de devastação da floresta amazônica. O município paraense de Altamira, onde será construída a usina hidrelétrica de Belo Monte, lidera o ranking de derrubada da floresta. Peixoto Azevedo (Mato Grosso) e Apuí (Amazonas) seguem na lista dos principais desmatadores da Amazônia Legal.

Foram degradados em junho, na Amazônia Legal, 193 km2 de florestas. Desse total, 44% no Mato Grosso, seguido pelo Pará (28%), Rondônia (21%), Amazonas (6%), e Acre (1%). No total, a degradação florestal acumulada no período de agosto de 2010 a junho de 2011 totalizou 6.274 km2. Esta realidade de degradação, aponta o SAD, comprometeu 6,6 milhões de toneladas de CO2.

Nos onze meses anteriores, Mato Grosso lidera o ranking com 38% do total desmatado no período. Em seguida aparece o Pará, com 25%, seguido por Rondônia, com 21%, e Amazonas, com 11%. Esses quatros estados foram responsáveis por 95% do desmatamento ocorrido na Amazônia Legal nesse período. O restante ocorreu no Acre, Roraima e Tocantins.

A maioria das áreas desmatadas em junho desde ano (62%) está em propriedades privadas. Outra parte menor foi registrada em áreas de assentamentos agrícolas (22%), o que significa 14 km2, e até em unidades de conservação (15%) e, em menor número, em áreas indígenas, representando apenas 1%. As unidades de conservação APA Triunfo do Xingu (Pará), APA do Tapajós (Pará) e Resex Jaci Paraná (Rondônia) apresentaram maior degradação. E ainda aproximadamente 1km2 de terras indígenas desmatadas foram verificadas nas áreas Tenharim/Marmelos (Amazonas), Apyterewa (Pará), e Cachoeira Seca do Iriri, também no Pará.



(Diário do Pará)

PETISTAS DE NOVO PROGRESSO EM BRASÍLIA

Estivemos em Brasília-DF (vereador Sebastião Bueno - PT e eu), na última quarta-feira, 20, tratando, entre outras coisas, do projeto de pavimentação das vias laterais da comunidade Alvorada da Amazônia e do KM 1000.

Com o encaminhamento e as audiências agendadas pelo Deputado Federal Zé Geraldo - PT, fizemos a solicitação diretamente ao Ministério dos Transportes.

Na foto, estamos no Palácio do Planalto. Vereador Sebastião Bueno, eu, representante da Casa Cívil e Deputado Federal Zé Geraldo.

Zé Geraldo havia assumido compromisso conosco, no último dia 17, quando esteve em uma festa de comemoração na comunidade Alvorada da Amazônia, de atender nossas reivindicações sobre os projetos de pavimentação das vias laterais das comunidades Alvorada da Amazônia e KM 1000.


blognovoprogresso.com

União é acionada na Justiça pelo MPF por causa de abandono da BR-155 no Pará

A situação de abandono da Rodovia BR-155, que liga Redenção a Marabá, no sudeste do Pará, levou o Ministério Público Federal (MPF) no estado a entrar na Justiça com uma ação civil pública envolvendo a União e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Na ação, o MPF pede medidas urgentes para a manutenção e conservação da rodovia, além da presença da Polícia Rodoviária Federal no policiamento da estrada.

A BR-155, antiga PA-150, foi incluída na malha rodoviária federal há mais de dois anos, em 6 de julho de 2009, e até hoje o Dnit não concluiu os trâmites burocráticos para regulamentar a federalização da rodovia. Sem essa regulamentação, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) não pode atuar, apesar de já ter número suficiente de policiais para o trabalho no local e de os postos de fiscalização terem sido reformados. A burocracia também impede a realização de reparos na pista.

Os procuradores André Casagrande Raupp, Alan Rogério Mansur Silva e Tiago Modesto Rabelo relatam na ação que a rodovia está “totalmente abandonada, sem manutenção e sem policiamento, o que implica sérios riscos à segurança viária e à população local, prejuízo às condições de trafegabilidade e elevação do índice de criminalidade”.

"A segurança pública é um direito assegurado pela Constituição, não sendo razoável que, em razão da considerável demora para finalização do procedimento de absorção da rodovia pelo sistema rodoviário federal, que já ultrapassa dois anos, a sociedade seja penalizada e fique sujeita aos riscos provenientes da ausência de policiamento e fiscalização na rodovia", declaram ainda os procuradores.



Local: Brasília - DF
Fonte: Agência Brasil - EBC
Link: http://www.agenciabrasil.gov.br/

Edição: Aécio Amado

Cinco portos recém-inaugurados na Amazônia têm de ser refeitos

Cinco portos fluviais no Amazonas apresentaram problemas e tiveram que ser refeitos ou consertados no último ano. Quatro dessas obras foram concluídas ano passado e os gastos com os cinco portos somam R$ 44 milhões. As informações são do jornal O Globo.

Segundo a Assessoria de imprensa do Ministério dos Transportes, os problemas nos portos deram-se, na maioria dos casos, porque as obras não suportaram as cheias dos rios amazônicos e os sedimentos levados pelas enchentes.

O Porto de Humaitá teve sua estrutura naval desalinhada por causa de uma poita (peso de ferro) de 28 toneladas que se deslocou antes mesmo de o empreendimento ser entregue oficialmente à fiscalização da Companhia Docas do Maranhão (Codomar) - responsável pelos portos fluviais em todo país. O valor da construção em Humaitá foi de R$12,8 milhões, e o responsável pelo empreendimento foi a Estaleiro do Rio Amazonas (Eram).

O porto de Itacoatiara também apresentou problemas: a ponte de acesso ao cais flutuante do terminal hidroviário cedeu no momento em que uma pá carregadeira sobre pneus estava passando na ponte. Nesse caso, como no anterior, o empreendimento não havia sido recebido oficialmente pela Codomar e coube à Eram arcar com os gastos para o conserto. Valor da obra: R$9,2 milhões.

Outro empreendimento da Eram que apresentou problemas foi o terminal de Manacapuru. Cabos de aço de ancoragem se romperam, o que levou ao desalinhamento de pontes. De acordo com o Ministério dos Transportes, o rompimento se deu por causa de "acúmulo de sedimentos (troncos de árvore e matos) no sistema de ancoragem do porto", o que teria submetido os cabos de aço a tensões maiores do que as projetadas. A obra está orçada em R$7,9 milhões e não foi concluída.

Dos gastos de R$ 44 milhões, 33,6 milhões foram destinados à Eram. A empresa teve oito aditivos em contratos com Codomar a partir de abril deste ano, mesmo depois do alerta do Dnit sobre sua inidoneidade, o que a proíbe de licitar e contratar com o poder público do Amazonas. A Codemar é vinculada ao Ministério dos Transportes e mantém convênio com o Dnit para obras em terminais hidroviários.

No caso de Parintins, o porto foi inaugurado inicialmente em 2006 e as obras foram tocadas pelo 2º Grupamento de Engenharia do Exército. Em 2009, o Rio Amazonas subiu muito, e o maior porto fluvial do estado foi invadido pelas águas. As obras de reconstrução foram orçadas em R$10,8 milhões. A obra inicial do porto custou mais de R$14 milhões.

O terminal de Parintins seria reinaugurado por Alfredo Nascimento em 17 de junho, mas a licença ambiental para a obra estava vencida. Em seguida, duas semanas depois, estourou a onda de escândalos no Ministério dos Transportes e no Dnit. E a reinauguração oficial foi suspensa.


Local: São Paulo - SP
Fonte: Amazonia.org.br
Link: http://www.amazonia.org.br

Nova Ipixuna: fazendeiro apontado como mandante

O fazendeiro José Rodrigues Moreira foi o mandante do assassinato do casal de ambientalistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, ocorrido no dia 24 de maio passado, no assentamento Praialta Piranheira, em Nova Ipixuna, no sudeste do Pará. O executor do crime foi um irmão de Rodrigues Moreira, conhecido por Lindon Johnson, que estava em companhia de outro homem de tocaia na mata. Foi ele quem desferiu os tiros em José Cláudio e Maria quando o casal saltou da motocicleta em uma estrada de acesso ao assentamento para cruzar uma pequena ponte de madeira. Os três estão foragidos.

A disputa por dois lotes de terra dentro do assentamento foi o motivo do crime. O fazendeiro comprou lotes que eram destinados aos assentados para ampliar sua criação de gado na área. Ele é dono de uma propriedade nos limites do assentamento. Ao saber da compra, José Cláudio disse para Rodrigues Moreira que a terra não poderia ser vendida. “Não vou deixar que isso ocorra”, reagiu Silva. Ele mandou que os assentados permanecessem nos lotes.

Irritado, o fazendeiro disse que não sairia de um dos lotes que estava registrado em seu nome. Rodrigues Moreira ainda levou policiais da delegacia de Nova Ipixuna para expulsar os agricultores sem qualquer ordem judicial. Consultado, o Incra informou que os lotes pertenciam aos assentados. O fazendeiro afirmou que perderia os lotes, mas prometeu que José Cláudio e Maria, “mais cedo ou mais tarde, pagariam caro por isso”.

A polícia do Pará não confirma nem desmente a apuração feita pelo DIÁRIO sobre o mandante e os autores da morte do casal. A conclusão do inquérito será anunciada na manhã desta quarta-feira, em Belém, durante entrevista coletiva. Os delegados Rilmar Firmino e Sílvio Maués, que comandaram as investigações, não quiseram falar com o DIÁRIO, apesar das insistentes chamadas para seus celulares e tentativa de entrevista na Delegacia Geral.

RETRATOS

Durante a fase do inquérito, que levou 55 dias para ser concluído e possui 492 páginas, foram ouvidas mais de 60 pessoas. O depoimento de uma irmã de Maria do Espírito Santo foi decisivo para a elucidação do crime. Ela forneceu detalhes sobre os criminosos. Os depoimentos de todas as testemunhas foram acompanhados por representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e dos direitos humanos.

Dois dos três foragidos tiveram seus retratos falados divulgados pela polícia. Ambos possuem características bem diferentes. Um teria pele e olhos claros, altura aproximada entre 1,60m e 1,65m, rosto arredondado e cabelos lisos castanhos. Já o segundo homem seria negro, com olhos médios, nariz chato e cabelos curtos escuros, compleição forte e altura aproximada de 1,70m.

A conclusão do laudo da Perícia de Montagem e Individualização Iconográfica dos Retratos Falados da Polícia Civil é de que o grau de semelhança ou comparação aos assassinos alcança 90% para o homem de pele clara e de 70% para o de pele escura. Ainda não se sabe se a polícia irá fazer e divulgar o retrato falado do mandante do crime.

Por duas vezes, Rodrigues Moreira teve sua prisão preventiva solicitada à Justiça, mas o pedido foi indeferido. No dia 7 de junho, o DIÁRIO publicou com exclusividade que o fazendeiro era o principal suspeito de ser o mandante dos assassinatos. O aparecimento do nome dele no caso levou a Justiça a decretar o sigilo do processo.

O ASSASSINATO

1 - Lindon Johnson, irmão do fazendeiro José Rodrigues Moreira, e um outro homem estariam de tocaia na mata quando José Cláudio e Maria saltaram de uma motocicleta, na estrada, para cruzar uma pequena ponte de madeira.

2 - Johnson teria desferido os tiros que mataram o casal de ambientalistas no dia 24 de maio.

3 - Antes do assassinato, José Rodrigues entrou em conflito com o casal por conta de dois lotes de terra dentro do assentamento.

4 - O Incra confirmou a posse da terra aos assentados, ao que o fazendeiro teria dito aos ambientalistas que perderia os lotes, mas eles pagariam por isso.

Polícia Civil anuncia indiciados

Três pessoas são apontadas pela Polícia Civil do Pará como responsáveis pela execução do casal ambientalista José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo. Os nomes serão divulgados hoje pela manhã, em coletiva de imprensa, pelo delegado-geral Nilton Ataíde, seu adjunto, Rilmar Firmino, além do delegado que presidiu o inquérito, José Humberto Melo Júnior e o delegado Sílvio Maués, diretor de Polícia do Interior.

José Cláudio e Maria foram assassinados a oito quilômetros de sua residência, em uma pequena estrada de barro a caminho da sede de Nova Ipixuna. Eles saíram do assentamento extrativista Praia Alta Piranheira, que defenderam até a morte. Apesar de área de preservação, o local é constantemente invadido por madeireiros para roubar madeira nobre para o tráfico do produto. Maria e José Cláudio eram muito conhecidos na região por não dar trégua aos desmatadores. Eles fizeram inúmeras denúncias de tráfico de madeira aos órgãos de fiscalização, inclusive, documentavam a movimentação dos madeireiros na reserva e levavam as fotografias ao Ibama e à polícia.

Apesar dos nomes dos dois ambientalistas constarem na lista dos marcados para morrer, relação elaborada anualmente pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), o casal não recebia nenhum tipo de proteção.

As investigações iniciais apontaram que os matadores pilotavam uma moto de cor vermelha. No caso de José Cláudio, seu nome constava na lista de marcados para morrer desde 2001. No final de 2010, ele revelou sua condição de ameaçado para uma plateia de ambientalistas em Manaus.

Após a repercussão dos dois assassinatos, o governo federal enviou de volta ao Pará um grupo de militares da Força Nacional para tentar conter o avanço das mortes no campo, que recrudesceu no Estado.


Local: Belém - PA
Fonte: Diário do Pará
Link: http://www.diariodopara.com.br/

sábado, 23 de julho de 2011

Padre Reginaldo Manzotti - boletim informativo semanal.

Mensagem do padre para esta edição
Filhos e Filhas

Neste sábado (16 de julho) comemoramos o dia de Nossa Senhora do Carmo, madrinha da Obra Evangelizar é Preciso.
Como muitos sabem, a minha formação sacerdotal foi carmelita, aos 11 anos ingressei no Seminário dos Frades Carmelitas. Ou seja, o meu carinho por Nossa Senhora do Carmo começou desde cedo e posso dizer que nunca, em todos esses anos, ela me faltou.
É nessa certeza que Nossa Senhora sempre estará comigo e, assim, não temo os desafios de evangelizar através dos meios de comunicação.
Quem está com a Mãe, está também com o Filho, e Maria nos leva a um único caminho, que é Jesus Cristo. Por isso, não tenha receio de manifestar o seu amor por Maria.

Deixo aqui uma oração a Nossa Senhora do Carmo, estrela da evangelização.
"Ó Senhora do Carmo, revestido de vosso escapulário, eu vos peço que ele seja para mim sinal de vossa maternal proteção, em todas as necessidades, nos perigos e nas aflições da vida. Acompanhai-me com vossa intercessão, para que eu possa crescer na Fé, Esperança e Caridade, seguindo a Jesus e praticando Sua Palavra. Ajudai-me, ó mãe querida, para que, levando com devoção vosso santo Escapulário, mereça a felicidade de morrer piedosamente com ele, na graça de Deus e, assim, alcançar a vida eterna. Amém."

Que Deus, por intercessão da Mãe do Carmelo, abençoe você e sua família.

Padre Reginaldo Manzotti
www.padrereginaldomanzotti.org.br

Show "Milhões de Vozes" em Volta Redonda (RJ)

Cerca de 10 mil pessoas estiveram presentes no show "Milhões de Vozes", de lançamento do DVD/CD - Ao Vivo em Fortaleza, do padre Reginaldo Manzotti, na sexta-feira (08 de julho) em Volta Redonda (RJ). O evento, realizado na Praça Brasil (Vila Santa Cecília), fez parte da programação comemorativa dos 57 anos da cidade.

Missa e show "Milhões de Vozes" em São Gonçalo (RJ)O padre Reginaldo Manzotti celebrou missa e apresentou o show "Milhões de Vozes", de lançamento do DVD/CD - Ao Vivo em Fortaleza, no sábado (09 de julho) em São Gonçalo (RJ). O evento foi realizado na Fundação Rincão do Senhor e, segundo a organização, reuniu cerca de 18 mil pessoas.

Agenda

- 15 de julho (sexta-feira) – às 19h, em Curitiba (PR) – Padre Reginaldo Manzotti celebra missa e em seguida apresenta o show "Milhões de Vozes" durante a festa em honra a Nossa Senhora do Carmo, no Santuário Nossa Senhora do Carmo (Av. Marechal Floriano Peixoto, 8.520 – Boqueirão).
- 17 de julho (domingo), às 10h, em Juazeiro do Norte (CE) – Padre Reginaldo Manzotti recebe da Câmara Municipal o Título de Cidadão Juazeirense no Memorial Padre Cícero (Praça do Cinquentenário, s/nº).

- 17 de julho (domingo) – às 19h, em Juazeiro do Norte (CE) – Missa e show "Milhões de Vozes", de lançamento do DVD/CD – Ao Vivo em Fortaleza, no Parque de Eventos Padre Cícero, dentro das comemorações da Semana do Centenário. Entrada: um quilo de alimento não perecível.




Fonte:

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Lideranças se unem pelo “Sim” de Tapajós e Carajás.

Várias lideranças do Tapajós e Carajás participaram do movimento
Foi realizado na tarde de ontem, quinta-feira, no plenário da Câmara Municipal de Santarém, um Ato Público com a participação de populares e lideranças políticas das regiões Sul e Oeste do Pará, com o objetivo de demonstrar parceira e força no processo de criação dos estados de Tapajós e Carajás.

Após o Ato Público, as lideranças seguiram para a sede do Instituto Cidadão Pro-Estado do Tapajós – ICPET, que foi inaugurado onteme e funcionará à Avenida Mendonça Furtado, 2538, bairro de Fátima, entre Assis de Vasconcelos e 2 de Junho.

Representando a prefeitura de Santarém no evento, estavam os secretários municipais Everaldo Martins Filho (Planejamento), Inácio Correa (Infraestrutura) e Juca Pimentel (chefe de gabinete da Prefeita Maria do Carmo).

O publicitário Duda Mendonça, como membro integrante da caravana de Carajás, também participou da programação.





Fonte: Nelma Bentes

Padre Reginaldo Manzotti fará show em Sinop em setembro.

Um dos principais líderes religiosos do país se apresentará no mês de setembro, em Sinop. O pároco da Catedral Sagrado Coração de Jesus, Valdir Koch, confirmou, ao Só Notícias, que o padre Reginaldo Mazontti fará grande show de envagelização no dia 3, no período da noite. Os detalhes ainda estão sendo definidos, porém, ele explicou que a vinda de Reginaldo está sendo viabilizada por meio de parceria entre as cincos paróquias da cidade.

Esta será a segunda vez que Reginaldo se apresentará no município. Em outubro de 2009, ele esteve na cidade, onde celebrou missa na catedral e em seguida fez show. A catedral recebeu milhares de visitantes. Na ocasião, ele também visitou Sorriso, onde fez celebrações.

O padre reside em Curitiba (PR) e, diariamente, apresenta programas que são transmitidos por aproximadamente 500 emissoras de rádio, em diversos estados, além de emissoras de tv. Ele também tem CDs e DVDs gravados.


Fonte: diadiaprogresso.com

Instituto Butantan vai instalar sede em Belterra‏.

Governador Simão Jatene foi bastante receptivo ao pleito que propõe a criação da sede do Butantan em Belterra

Reunião que debateu a atuação da Base Avançada do centro de pesquisa na Amazônia
“Não dá pra imaginar o Butantan sem a Amazônia e nem a Amazônia sem o Butantan”, disse o governador Simão Jatene, durante uma reunião que debateu a atuação da Base Avançada do centro de pesquisa na Amazônia, no município de Belterra. O instituto já desenvolve projetos de pesquisas em biodiversidade desde 2007 na região, porém necessita de um espaço físico para que possa, de fato, ser uma referência científica na Amazônia.

Um passo importante para que isso se concretize foi dado na manhã desta quarta-feira, 20, durante um encontro entre o governador, representantes do Amabrasil – Organização de Desenvolvimento Cultural e Preservação Ambiental, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), diretores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o secretário de Governo, Sérgio Leão, e o prefeito do município de Belterra, Geraldo Pastana. “A reunião de hoje foi muito positiva já que tanto o governador quanto os representantes do BNDES sinalizaram positivamente para que o nosso espaço físico saia do papel e seja concretizado. Se isso acontecer, nosso projeto de desenvolvimento científico terá um grande impulso no Pará”, ressaltou o presidente do Amabrasil, José Luiz Aranha.

A parceria entre o Instituto Butantan e a Prefeitura de Belterra iniciou em 2005 e já trouxe importantes resultados para o município, como a criação do Centro de Memória de Belterra, localizado no Bosque das Seringueiras, e a realização de oficinas e discussões sobre animais peçonhentos e patrimônio histórico e natural da região. “Muitas coisas boas já aconteceram para a nossa cidade desde a chegada do instituto. Agora vivemos a expectativa de nos tornarmos um modelo de desenvolvimento para o Brasil e o mundo”, disse o prefeito da cidade.

Através do programa Butantan Amazônia Muiraquitan Brasil são desenvolvidos projetos nas áreas da saúde, ciência, turismo, patrimônio e educação em vários lugares do país. A cidade de Belterra foi escolhida por ter uma área propícia para abrigar a base do projeto. “Para cada projeto realizamos diferentes ações, captamos novos parceiros e colaboradores que interagem entre si sempre com o objetivo de promover o desenvolvimento da região”, explicou Luis Felipe Moura, diretor cultural do Amabrasil.


Fonte: Agência Pará de Notícias