terça-feira, 5 de julho de 2011

Emater e Banco do Brasil se unem para incentivar produção de açaí


acai do Pará

Um convênio assinado entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), o Banco do Brasil e os produtores de açaí da região das ilhas de Belém garantiu a safra 2011/2012. Com esse apoio, eles terão crédito acessível e assistência técnica à disposição. A estimativa é que a produção nesse período fique chegue a 5.600 toneladas. Durante a solenidade de assinatura, realizada na ilha do Combu, nesta segunda-feira, 4, também foi firmado um termo de cooperação mútua que estende o benefício a outros produtores do Estado.

Os núcleos de produção familiar de açaí nas ilhas de Belém já recebem atendimento da Emater – através do escritório local de Ananindeua – há dois anos. Esta é a primeira vez em que um agente financeiro aceita participar de um arranjo produtivo em conjunto com organismos governamentais. Segundo Lucival Chaves, técnico da Emater, a parceria representa uma vitória para a comunidade ribeirinha. “Para este trabalho fizemos um levantamento da área, redigimos projetos de manejo sustentável para os açaizais, emitimos da DAPs (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e hoje os produtores já tem o crédito disponível, somado à segurança de ter verba – proveniente da produção – para pagar o financiamento no tempo certo”, explicou Lucival.

Atualmente, a Emater atende cerca de 300 agricultores familiares na região, mas há a perspectiva que até dezembro deste ano esse número chegue a 900, já que o benefício chegará a todas as ilhas de Belém. Pelo convênio assinado hoje, cerca de 40 famílias serão beneficiadas com o Pronaf B, recebendo créditos no valor de R$ 1.358,00 – com liberação imediata.

Segundo José Rodrigues Neto, gerente da Agência “Ver-o-Peso” do Banco do Brasil, os produtores terão até dezembro para efetuar o ressarcimento do crédito bancário. “Decidimos por esta data por coincidir com o período da safra do açaí. No final do ano a produção estará a todo vapor e os produtores conseguirão cumprir com o compromisso, evitando a inadimplência”, informou.

O termo de cooperação mútua entre a Emater e o Banco do Brasil tem por objetivo nivelar e uniformizar procedimentos e ações compartilhadas, com o intuito de fortalecer as parcerias para promover o desenvolvimento sustentável das comunidades assistidas, com respaldo de uma assistência técnica e garantias equilibradas e qualificadas.

Segundo o superintendente do Banco do Brasil no Pará, Rubem Hansen, além desse acordo beneficiar a comunidade das ilhas de Belém, o termo será extensivo a todo estado do Pará. “Não é possível promover o desenvolvimento regional sustentável sem aliar o crédito à assistência técnica. Por isso a parceria com a Emater se faz tão importante”, revelou.


Fonte Ascom/Emater

Nenhum comentário:

Postar um comentário