terça-feira, 4 de outubro de 2011

Hemopa convoca doadores de sangue e de medula.

A Fundação Hemopa não atingiu a meta de 300 bolsas de sangue no primeiro dia de campanha de incentivo à doação voluntária referente ao Círio de Nazaré, que começou nesta segunda-feira (3). O saldo foi de 153 comparecimentos. A ação estratégica que se estenderá até o dia 10, tem como tema “Renove sua fé doando sangue”.

Simultaneamente, o hemocentro está promovendo campanha para formação de cadastro de doadores de medula óssea, de 5 a 8 de outubro, em homenagem ao Dia Estadual do Doador de Medula Óssea, que foi instituído pela Lei número 7,271, de 11 de maio de 2009, com projeto de autoria da então deputada Josefina Carmo,que sugeriu a data como referência ao primeiro transplante não aparentado de medula óssea realizado no Brasil em 1985, com doador cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Durante a campanha do Círio, o doador está sendo brindado com lanche especial, entrega de camiseta, além da distribuição de ventarolas. A ação conta com a parceria das Igrejas da Região Metropolitana de Belém, Cruz Vermelha/Pa, e outras instituições públicas e privadas. Para garantir participação de antigos doadores a Gerência de Captação de Doadores (Gecad) enviou convite/mala direta aos voluntários do hemocentro.

Essa campanha é realizada anualmente para suprir o estoque estratégico do hemocentro que enfrenta elevação na demanda transfusional da rede hospitalar em função do aumento do fluxo de turismo na capital, que recebe mais de dois milhões de romeiros para a maior manifestação de fé dos católicos brasileiros. “Temos que estar preparados para qualquer intercorrência. Mas como todos os anos, nossos doadores atendem o apelo em nome de nossa padroeira”, afirmou a gerente de Captação de Doadores, a assistente social Juciara Farias, antecipando seus agradecimentos.

De acordo com a programação para formação de novos cadastros de doadores de medula óssea, no dia 5, a ação estratégica será realizada na unidade móvel do Hemopa, em frente ao Hospital Ophir Loyola, de 9h às 16h, com distribuição de camisetas aos voluntários. A campanha conta com o apoio do Centro de Notificação, Captação e Doação de Órgãos (CNCDO), da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa); Associação de Valorização e Apoio Oncológico (Avao) e da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale).

O Hemopa oferece o serviço desde 2002. Até agosto deste ano, o hemocentro efetivou mais de 70 mil novas inscrições ao Redome, que atualmente possui cerca de dois milhões e quatrocentos mil cadastros. No país, cerca de 1.200 pacientes aguardam doadores compatíveis não aparentados. No Pará, esse número chega a 150. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, de 2006 até julho de 2011, aproximadamente 790 pacientes receberam medula óssea de doadores não aparentados, ou seja, de doadores cadastrados no Redome e nos Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário.

Diariamente, de segunda a sábado, de 7h30 às 18h, a Fundação Hemopa efetiva atendimento para realização de cadastro de doadores de medula óssea, bem como em campanhas externas. Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou mulher saudáveis e com faixa etária de 18 a 55 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto.

Serviço: O Hemopa funciona na Tv. Pe. Eutíquio, 2109. Coleta de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 17h. Maiores informações pelo fone: 08002808118. Quem pode doar sangue: candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 67 anos, 11 meses e 29 dias. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. Peso acima de 50 kg . Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado. Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou mulher saudáveis e com faixa etária de 18 a 55 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto.




(Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário