Prazo para vacinação contra febre aftosa é prorrogado em Novo Progresso.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) prorrogou a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2014, em Novo Progresso e mais 43 Municípios do Estado do Pará.
A portaria determina o prazo de 16 de Maio até o dia 14 de Junho de 2014, o período de aquisição de vacina e vacinação.
Segundo informou o gerente da ADEPARA de Novo Progresso, Luciano Cervo, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará, baixou uma portaria de número 1211/2014, considerando que o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), mediante o programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, através de estudo epidemiológico para a avaliação da eficiência da vacinação contra febre aftosa na zona livre, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal – OIE, de forma a atender os compromisso de certificação firmados com mercados importadores.
Consta ainda na Portaria que, considerando que a instrução Normativa 44, de 2 de outubro de 2007, estabelece que as épocas e a duração das etapas de vacinação contra febre aftosa deverão ser definidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), ; considerando a realização do inquérito soroepidemiológico na área I para avaliação da eficiência da vacinação contra febre aftosa na zona livre, no qual, os animais a serem testados não podem ter sofrido vacinação nos meses que antecedem a colheita de soro sanguíneo, por recomendação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Luciano Cervo disse que nos próximos dias, devem estar recebendo a relação das propriedades rurais sorteadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que serão feitas as coletas do material aonde serão enviados para um Laboratório do Ministério da Agricultura de Belém, para serem feitos os exames.
Informou ainda que essa sorologia é feita de anos em anos, exigida pela OIE, para que a região continue na zona livre da Febre Aftosa ou não. Disse ainda da importância dos proprietários rurais não realizarem a vacina antes do dia 16 de maio, porque se realizarem e sua propriedade for sorteada, na sorologia vai constar atividade viral. Então todos os pecuaristas que compram vacinas em outro estado e trazem para vacinar, compareçam na ADEPARA de Novo Progresso , para obter mais informações sobre a vacinação, finalizou...
Novo Progresso hoje tem um rebanho de aproximadamente 650.000 (Seiscentos e cinquenta mil) cabeças de gado e na Região o rebanho é de aproximadamente 1.250.000 (um milhão duzentos e cinquenta mil) cabeças.
Fonte/Fotos: Redação Jornal Folha do Progresso
Nenhum comentário:
Postar um comentário