terça-feira, 6 de maio de 2014

Seminário ambiental discute integração do Baixo Amazonas e Tapajós

Encontro visa contribuir com a implementação da gestão ambiental integrada e participativa
O encontro é voltado para orientar gestores, técnicos, assessores jurídicos, educadores ambientais e demais servidores na área ambiental
O encontro é voltado para orientar gestores, técnicos, assessores jurídicos, educadores ambientais e demais servidores na área ambienta

Começou nesta segunda-feira, (5/06), no auditório do IESPES, o I Seminário Integrador: A Gestão Ambiental nas Regiões de Integração do Baixo Amazonas e Tapajós. O encontro, que vai até o dia 09/04, visa contribuir com a implementação da gestão ambiental integrada e participativa, de modo a garantir o fortalecimento do Sistema Municipal de Meio Ambiente, com reflexos na melhoria efetiva da qualidade de vida da população, proteção e uso sustentável dos recursos naturais renováveis.


O encontro é voltado para orientar gestores, técnicos, assessores jurídicos, educadores ambientais e demais servidores na área ambiental a aperfeiçoarem conhecimentos em temas relacionados aos instrumentos de Gestão Ambiental como: Educação Ambiental, Fiscalização, licenciamento, Cadastro Ambiental Rural e Ordenamento Jurídico.


O seminário tem a participação da Secretaria de Estado de Meio Ambiental. Para o titular da SEMA, José Alberto Colares “a maior dificuldade do estado é a concentração das ações, que o torna ingovernável”. E acrescentou a abertura do evento que “não há como liberar uma licença, sem levar em conta a sustentabilidade, com um olhar voltado para a identidade comunitária”.


O prefeito Alexandre Von, elogiou a realização do seminário, principalmente pela parceria com os municípios. A distância em relação à capital, faz com que os municípios acabem ficando abaixo dos processos de fiscalização e do monitoramento ambiental. “Eu quero louvar a iniciativa do estado, fortalecendo as parcerias com os municípios e entre os municípios, para que tenhamos uma capacidade mais eficaz de dar respostas no processo de desenvolvimento local sustentável”.


O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Podalyro Neto, destaca a necessidade de integração que deve haver, por exemplo, entre os municípios de Santarém, Mojui dos Campos e Belterra, na temática de resíduos sólidos. Ele prevê que “nos próximos 10 anos, os três municípios, vão precisar discutir em conjunto as ações ambientais integradas, como forma de avançar na gestão e na diminuição dos custos”, ponderou.
Nesta segunda-feira (14h às 18h, no IESPES) os grupos discutem Educação Ambiental na gestão Pública e Gerenciamento Costeiro.


SEGUNDA SEMANA DA CAMPANHA PLIP TAPAJÓS NO CENTRO


Colaboradores e voluntários coletam assinaturas em prol da criação do novo estado
Colaboradores e voluntários coletam assinaturas em prol da criação do novo estado
A Coordenadoria de Integração Regional e de Apoio à Criação do Estado do Tapajós em parceria com o Instituto Cidadão PróEstado do Tapajós continuam de 06 a 09 de maio a terceira etapa da Campanha Plip Tapajós no Centro. 


Colaboradores e voluntários coletam assinaturas em prol da criação do novo estado, a intenção é atingir o maior número de pessoas, uma vez que a movimentação no centro comercial aumenta devido a comemoração do Dia das Mães. Por conta disso a campanha de coleta de assinaturas também será realizada no sábado (09). A equipe está concentrada na Av. Rui Barbosa, próximo às agências bancárias.

SANTARÉM VENCE EM CINCO DAS OITO CATEGORIAS DA FASE REGIONAL DOS JOGOS ABERTOS DO PARÁ

As seleções de Santarém foram campeãs no handebol masculino e feminino, vôlei masculino e basquete masculino e feminino. Os Jogos Abertos do Pará é uma realização da SEEL (Secretaria Estadual de Esporte e Lazer) sob a coordenação da SEMJEL (Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer) no período de 01 a 04 de maio em Santarém. Em agosto, essas cinco seleções e as demais classificadas na fase regional de Santarém, disputarão a fase estadual, que acontece em Castanhal, com despesas pagas pelo Governo do Estado.

Resultado final da fase regional dos Jogos Abertos:

FUTSAL

Feminino: 1º lugar – Oriximiná; 2º lugar Alenquer (Oriximiná 7 x Alenquer 0)

Masculino: 1º Monte Alegre; 2º Santarém (Monte Alegre 2 x 1 Santarém – na prorrogação).

VÔLEI

Feminino: 1º Óbidos; 2º Santarém

Masculino: 1º Santarém; 2º Óbidos

HANDEBOL

Feminino: 1º Santarém; 2º Monte Alegre (placar final: Santarém 16 x 6 Monte Alegre)

Masculino: 1º Santarém; 2º Monte Alegre (Santarém 20 x 9 Monte Alegre)

BASQUETE

Feminino: Se classificou Santarém para fase estadual por não ter tido outra equipe na disputa.

Masculino: 1º Santarém; 2º Alenquer (placar final: Santarém 70 x 19 Alenquer)


CONTINUAM AS INSCRIÇÕES DO 13º SERVIFEST DA ETAPA SANTARÉM


As inscrições encerram no dia 16/05  e o concurso da etapa santarena será no dia 18/06. O 13º Festival de Música do Servidor Público do Estado do Pará (Servifest) é organizado pela Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA) com apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC). Os interessados podem procurar a servidora Dina Carvalho  (93-9117-5776), na recepção da Casa da Cultura, nos horários de 8h as 14h. Localizada na Avenida Borges Leal, 1558, Santa Clara ou mais informações por via e-mail da SEMC: semc@santarem.pa.gov.br.


Podem participar servidores públicos estaduais e municipais ativos e inativos, efetivos, estáveis, temporários e comissionados, vinculados à administração direta e indireta do Governo do Estado do Pará e de prefeituras paraense. Não é permitida parceria com não servidores.  A composição musical deve ser inédita e original, ou seja, que nunca foi premiada em outros festivais, editada, veiculada, gravada e/ou comercializada em CD.  Agregam a etapa Santarém, os municípios das regiões do Baixo Amazonas, Tapajós e Xingu: Santarém, Juruti, Belterra, Prainha, Monte Alegre, Alenquer, Curuá, Óbidos, Oriximiná, Terra Santa, Faro, Almeirim, Aveiro, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis, Trairão, Altamira, Anapú, Brasil Novo, Gurupá, Medicilândia, Pacajá Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.


Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário