quarta-feira, 24 de setembro de 2014

OPERAÇÃO "CICLONE" PRENDE 05 EM ITAITUBA-PA

A Superintendência Regional do Tapajós realizou na manhã desta quarta feira, 24, em Itaituba no sudoeste do estado a operação denominada “CICLONE” para dar cumprimento há 10 mandados de prisão e busca e apreensão.


Ate o final da manhã apenas 05 pessoas foram presas acusadas de envolvimento no trafico de droga em Itaituba. Cerca de 35 policiais foram envolvidos na operação.




Fonte: Junior Ribeiro

BOMBEIROS FORAM CHAMADOS PARA APAGAR FOGO DE TERRENO BALDIO

O Corpo de Bombeiros teve que ser chamado para apagar fogo em um terreno baldio que faz parte do residencial Verde-Amarelo, no bairro da Floresta.

Alguém que não se sabe quem, tocou fogo por volta do meio-dia, quando o vento soprava bastante forte.

Mato e capim seco, com mais o ingrediente do vento forte foram verdadeiros combustíveis o que fez o fogo se propagar com muita rapidez, preocupando os moradores do residencial e das proximidades.

Os bombeiros chegaram a tempo de evitar que algum problema maior pudesse acontecer.


Por: José Parente de Sousa


PROFESSORA MADALENA CALDAS MORREU EM SANTARÉM

A professa Madalena Caldas (Instituto de educação de Itaituba), faleceu há poucos instantes em Santarém.

Ela sofreu um infarto na tarde de ontem, tendo sido levada de avião para a cidade de Santarém, onde foi internada na UTI do Hospital Municipal daquela cidade.

A professora Madalena sofreu algumas paradas seguidas, não resistindo, vindo a óbito.

É uma grande perda para a educação do município de Itaituba.
Ela era presidente do Rotary Club de Itaituba.



Por: José Parente de Sousa

PAPA ORDENA 1ª PRISÃO DENTRO DO VATICANO DE ACUSADO DE PEDOFILIA

JOZEF WESOLOWSKIFOI REPRESENTANTE DIPLOMÁTICO DA IGREJA CATÓLICA NA REPÚBLICA DOMINICANA DE 2008 A 2013

Polonês Josef Wesolowski

O papa Francisco ordenou pessoalmente na terça-feira a detenção de um ex-arcebispo e ex-embaixador da Santa Sé acusado de pedofilia, no primeiro caso de prisão no Vaticano de alguém suspeito de cometer esse crime.

O polonês Jozef Wesolowski, de 66 anos, foi representante diplomático da Igreja Católica (núncio) na República Dominicana de 2008 a 2013.

Ele havia sido chamado de volta ao Vaticano no ano passado, após terem surgido acusações na mídia do país caribenho de que ele teria cometido abuso sexual de crianças.

Em junho deste ano, Wesolowski foi destituído do cargo de arcebispo por um tribunal do Vaticano. Desde então, ele vivia dentro de um convento na cidade-estado.

Segundo um porta-voz da Santa Sé, Wesolowski está sendo mantido em prisão domiciliar no mesmo local devido à fragilidade de sua saúde.

Fato inédito

É a primeira vez que um prelado do alto escalão da Igreja Católica é preso dentro do Vaticano.

Em Roma, ele aguardava o julgamento de sua solicitação de imunidade diplomática por parte da Justiça dominicana e da Polônia, onde nasceu.

O arcebispo deve ir a julgamento no fim deste ano também em um tribunal do próprio Vaticano.

De acordo com o porta-voz papal, o padre italiano Federico Lombardi, o papa Francisco ordenou pessoalmente a prisão do prelado para que as acusações graves possam ser examinadas sem atraso.

Desde que foi escolhido para chefiar a Santa Sé, no ano passado, o pontífice argentino vem tentando estabelecer como uma das marcas de sua administração o combate às denúncias de pedofilia dentro da Igreja Católica.



Fonte: UOL Notícias

REASSENTAMENTO URBANO DE BELO MONTE JÁ APRESENTA PROBLEMAS

No dia seguinte à mudança para a casa nova, Nalda teve uma desagradável surpresa: um cano estourou e a água começou a inundar o chão da cozinha. A mulher já havia deixado sua casa de palafita há mais de um mês por causa das fortes cheias deste ano e lutava junto com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) pelo direito de ser reassentada logo. “Mamãe, será que vai alagar aqui também?”, perguntou sua filha.


Canos estourando, infiltração, mofo no teto, mau-cheiro vindo do ralo, irregularidade no fornecimento de água, janelas que não travam… os problemas das casas construídas pela Norte Energia para abrigar os atingidos pela hidrelétrica de Belo Monte na cidade de Altamira já estão aparecendo – e a mudança das famílias não está nem na metade!


Infiltração no banheiro é um dos problemas das casas do reassentamento
No plantão de atendimento instalado pela empresa dentro do reassentamento, são mais de dez reclamações do tipo por dia. Mas o número de famílias já reassentadas ainda não chega a 200. A previsão da Norte Energia é realocar 4.100 famílias em quatro áreas na periferia de Altamira. Foram cadastradas, no entanto, 7.790 familias. Ou seja, nem todas terão direito ao reassentamento. E as lutas do 14 de Março serviram para denunciar que muitas ficaram de fora do cadastro pelos critérios da empresa e também por “erros” de seus funcionários.

Além dos problemas nas estruturas das casas, há outras questões atormentando os novos moradores. Chiquinho reclama que lhe prometeram um pedaço de terreno do lado de sua casa para que ele pudesse instalar seu estúdio de tatuagem. Chegando lá, descobriu que os funcionários da empresa haviam prometido o mesmo local para outros pequenos comerciantes. Depois, ouviu que esses locais serão para empresas maiores, como grandes supermercados da cidade, e que os atingidos que quiserem prosseguir com seus negócios dentro do reassentamento terão que fazer puxadinhos na frente dos terrenos ou estruturas nos fundos.


Para travar as janelas, moradores têm que improvisar com pedaços de madeira
Quando apresentou o projeto dos reassentamentos, ainda em 2013, representantes da Norte Energia afirmaram que iam “esperar a demanda” para decidir sobre a construção de escolas e postos de saúde nas áreas. No momento, um postinho improvisado funciona em uma das casas-padrão de moradia (há um único modelo de casa no reassentamento, de 63 m²). Já para estudar, as crianças têm que pegar um ônibus que sai muito cedo e volta muito tarde para o local e ir para as escolas onde estudavam anteriormente, a uma distância de até 6 km.

Outro problema comum diz respeito à transição econômica para o local. Muitos atingidos, em especial as mulheres, tinham trabalhos informais e que dependiam dos antigos vínculos comunitários. São costureiras, manicures, cabeleireiras, revendedoras de cosméticos… A empresa não está reconhecendo a perda temporária desses trabalhos e muitas pessoas estão ficando injustamente sem direito à verba de manutenção.

“Esses são problemas que já vínhamos denunciando que aconteceriam aqui em Belo Monte, porque é a mesma história que se repete em todas as barragens do Brasil”, afirma Edizângela, atingida e militante do MAB. “Antes, disseram que Belo Monte seria diferente, mas agora o povo está vendo que a situação aqui é até pior e está despertando para a luta.”


Mofo no teto de quarto de uma das casas do reassentamento Jatobá

A pia de um banheiro já está se soltando

Na falta de uma área comercial para os atingidos, moradores têm que fazer puxadinhos na frente do terreno

Sem previsão de ser construído, postinho de saúde funciona em casa improvisada


Fonte: MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens

BITRENS SE ENVOLVEM EM ACIDENTE NA BR-163 EM NOVA MUTUM; UM PEGOU FOGO

Três bitrens se envolveram em um acidente na BR-163, a cerca de 45 quilômetros de Nova Mutum sentido Posto Gil, ontem, por volta das 21h30. O Volvo branco, placas de Rondonópolis, pegou fogo e a cabine ficou destruída. O motorista Marcos Francisco Gonçalves, 26 anos, conseguiu sair, foi socorrido por paramédicos da concessionária e encaminhado ao hospital de Nova Mutum. Ele apresentava ferimentos leves, foi medicado e liberado. Os outros dois carreteiros não se feriram.


De acordo com informações policiais, o motorista do Volvo pegou uma carga de milho em Sorriso e tinha como destino Rondonópolis, porém, acabou se envolvendo em uma colisão lateral com um outro Volvo branco, placas de Timbó (SC), que trafegava no sentido contrário. Após esta colisão, um outro bitrem Volvo azul, placas de Sorriso, também se envolveu no acidente e foi parar fora da pista.

Por conta deste fato, o trânsito na rodovia federal ficou parcialmente interrompido e lento por algumas horas até a realização do socorro da vítima e retirada dos veículos envolvidos.

A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para registrar o caso e apurar a causa do acidente.


24/09/2014 - 07:38

Fonte: Só Notícias/Chico Tello, de Nova Mutum (foto:Só Notícias)

HOSPITAL MUNICIPAL DE SANTARÉM GANHA NOVO APARELHO DE RAIO-X E ARCO CIRÚRGICO

APARELHO DE RAIO-X SERÁ UTILIZADO PARA ATENDER A URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO PSM

Novo aparelho de Raio-X

Começou a funcionar nesta terça-feira (23), o novo aparelho de raios X do Pronto Socorro Municipal. O equipamento foi devidamente testado e está apto para auxiliar os profissionais da Unidade nos casos de urgência e emergência.

Além do aparelho de raios X, o Centro Cirúrgico do Hospital Municipal contará, a partir do dia 09/10, com um novo arco cirúrgico, que estava há oito anos parado. O equipamento pode ser utilizado em cirurgias ortopédicas, vasculares, cardíacas, neurológicas, entre outras. Ele dá mais tranquilidade e segurança aos cirurgiões, pois trabalha com aquisição e visualização de imagens em tempo real.

Arco Cirúrgico

“Os técnicos da empresa Philips estarão entre os dias 07 e 08 de outubro fazendo todos os testes para que no dia 09 ele possa estar operando”, explicou o diretor administrativo do Hospital Municipal de Santarém, Glayton Rodrigues.
O aparelho de raios X e o arco cirúrgico estavam no pacote de mais de 600 novos equipamentos entregues pela Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), no primeiro semestre desse ano.



Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

sábado, 20 de setembro de 2014

OPERAÇÃO CAÇA NÍGUEL REVOLTA GARIMPEIROS


Nesta sexta feira, policiais civis resolveram a fazer uma operação, que foi batizada pelos garimpeiros de “Operação Caça Níquel, ao longo da Rodovia Transamazônica, trecho entre Itaituba-Jacareacanga. Ao comando dos delegados José Bezerra e Kleber Pascoal os policiais civis abordavam todos os veículos que passavam na barreira, revistando as bolsas dos passageiros. Até ai tudo bem, uma vez que a policia realmente tem que combater a entrada de drogas e armas em Itaituba.

Porém, o que na operação ocorreu, foi uma ação isolada, quando policiais ao abrirem a bolsa de alguns garimpeiros encontraram ouro. Deram ordem de prisão aos garimpeiros, que foram trazidos para a delegacia de policia, não sabemos pra que mesmo, uma vez que não cabe a Policia Civil a fiscalizar o transporte de ouro.

O que poderia ser uma operação de combate a drogas e contra a entrada de armas, passou a ser uma operação batizada de Operação Caça Níquel, como classificaram os garimpeiros que foram trazidos para a delegacia de policia. Não somos bandidos. Somos trabalhadores, disse um dos garimpeiros.

Entre os garimpeiros, estavam Joaquim Carlos Lima, um antigo garimpeiro que tem suas atividades documentadas. Outro conhecido por Divino Nunes. Ao todo foram cinco garimpeiros que foram detidos e trazidos para a delegacia. Os garimpeiros ficaram revoltados com  a atitudes dos policiais civis, uma vez que foram trazidos para a delegacia como bandidos.

Na delegacia de policia, após a apresentação dos documentos, os garimpeiros foram liberados. Eles estiveram acompanhados do advogado José Luiz. O ouro, no momento da abordagem, os garimpeiros não entregaram aos policiais. Trouxeram em seu poder. 

Por: Blog do Peninha











'PAPEL DA IMPRENSA NÃO É DE 'INVESTIGAR E SIM DE DIVULGAR'


A presidente Dilma Rousseff disse que vai pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) acesso ao depoimento do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa dentro do processo em que ele é beneficiado pela delação premiada. Enfática, Dilma disse que "não é possível" a imprensa ter informações e que, como presidente da República, não pode tomar providências com base no "disse me disse". A petista disse que vai fazer o pedido ao ministro Teori Zavascki, que é o relator do caso no STF. Para a candidata, o papel da imprensa "não é de investigar e sim de divulgar informações".

A reação de Dilma ocorreu porque o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, negou acesso ao depoimento de Paulo Roberto Costa. Ela disse que não faz prejulgamentos e que, sem as informações oficiais, não pode "tomar providências". Para Dilma, a impunidade é o maior mal do país atualmente.

— Pedirei ao ministro Teori a mesma coisa: quero ser informada se no governo tem alguém envolvido. Não tenho porque dizer que tem alguém envolvido, porque não reconheço na revista "Veja" e nem em nenhum órgão de imprensa o status que tem a PF, o MP e o Supremo. Não é função da imprensa fazer investigação e sim divulgar informações. Agora, ninguém diz que a informação é correta. Não prejulgo, mas também não faço outra coisa: não comprometo prova. Porque o câncer que tem nos processos de corrupção é que a gente investiga, investiga, investiga e ainda continua impune — disse Dilma, acrescentando:

— Não é possível que a revista "Veja" saiba de uma coisa e o governo não saiba quem é que está envolvido. Pedi primeiro para a PF, que me disse: não posso entregar, a investigação está em curso e peça ao MP. E o MP me disse a mesma coisa: se ele me disser, ele contamina a prova. Se ele me disser, ele contamina a prova.

E reiterou, irritada: — Quando sai uma denúncia na "Veja" ou em qualquer outro jornal, eu não tomo medida, porque sou presidente da República, baseada no disse me disse. Tomo medida baseada inclusive naquilo que sou a favor, que é da investigação absoluta. Vamos deixar uma coisa clara aqui: Quem é que descobre as práticas de corrupção no Brasil? A PF. Porque a PF tem hoje uma autonomia integral para investigar quem quer que seja. No Sempre que vazam informações que estão em investigação, sabe o que acontece? Compromete-se a prova. O MP denuncia e não pode ser condenado, porque a prova foi comprometida. Não é possível que alguém queira que a fonte de investigação no Brasil não sejam os órgãos oficiais. E são PF, MP e Judiciário.

Para Dilma, os crimes ficam impunes no Brasil por causa do vazamento de informações.

— O que queria saber? Queria saber sim, para eu tomar providências. O que eles me dizem? Se entregar a prova para você, estarei comprometendo a investigação. Acho que nessa investigação, ela está sendo diferente. A própria revista Veja diz que o inquérito, os depoimentos, a delação estão criptografados e guardados num cofre. Isso significa que nenhuma das falas é garantida. Ninguém sabe o que é — disse a presidente, afirmando que tem um "imenso compromisso contra a impunidade":

— O pai no sentido de protetor, o compadre do crime de corrupção, do crime de lavagem de dinheiro, do crime financeiro é um só: a impunidade. Pode saber que criar condições para (combater ) impunidade, é uma coisa que o país tem de avançar. Antes, tinha o engavetador- geral da república. Hoje, tem um procurador-geral da República que investiga e tem autonomia.

A presidente se irritou ao ser perguntada sobre a declaração de Paulo Roberto de que teria recebido R$ 1,5 milhão de propina no processo de compra da refinaria Pasadena. Ela já tinha encerrado a entrevista e voltou para falar sobre o assunto.

PUBLICIDADE — Se você me disser para quem ele disse, quem disse e como é que disse, eu respondo. Recebo informações de juiz, de procurador e de delegado da PF. Sou a favor de investigar, nada colocar para debaixo do tapete. Acho que o maior mal atual é a impunidade. Se investiga, descobre o mal feito e não condena, cria a sensação de que não teve pena nenhuma. Sabe por que protege com a impunidade? Porque você não prende, não pune e só tem um jeito: tem que punir. Por isso é que se diz: tolerância zero — disse ela, irritada e falando enquanto caminhava na rampa interna do Palácio da Alvorada.

Dilma ainda criticou a especulação na Bolsa de Valores e no mercado financeiro com base no resultado de pesquisas eleitorais. — Acho ótima a reação da Bolsa. Quando a Bolsa cai, eu falo: será que eu subi? Tá ficando ridículo isso. Especulação tem limite! E acho que tem gente ganhando com isso. Eu não sou, eu perco, tá? Acho desagradável o fato de acharem que uma coisa está vinculada à outra. Quando sobe, ou quando desce. Não comentei e não comento pesquisa nem quando sobe e nem quando desce. Nunca comentei na vida — disse, irônica.


(OrmNews)
Por: ercio

JUSTIÇA PARALISA USINA SÃO MANOEL E ORDENA CONSULTA PRÉVIA AOS ÍNDIOS


Usina é uma das 3 em andamento na bacia Tapajós-Teles Pires que afeta povos indígenas e, assim como todas as outras, desrespeita a Convenção 169 da OIT

A Justiça Federal no Mato Grosso suspendeu novamente o licenciamento da usina São Manoel, no rio Teles Pires, a pedido do Ministério Público Federal (MPF) dessa vez pelo descumprimento da obrigação da consulta prévia, livre e informada prevista na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A ordem judicial dá prazo de 90 dias para que o governo realize a consulta, que deve abranger os povos indígenas Kayabi, Apiaká e Munduruku, todos afetados diretamente pelo empreendimento. A barragem de São Manoel está planejada para menos de um quilômetro dos limites da Terra Indígena Kayabi, vai afetar as aldeias Munduruku do Teles Pires e são previstos impactos severos sobre populações de Apiaká em isolamento voluntário. Para o MPF, o licenciamento tem graves irregularidades.

Essa é a quinta vez que usina é paralisada por desrespeitar direitos das populações atingidas. O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) chegou a informar à Justiça, erradamente, que tinha sido feita consulta prévia para São Manoel. “A mera divulgação da decisão de realizar a a obra aos povos afetados não se confunde com o direito de consulta previsto na Convenção 169 da OIT. Houve violação do direito fundamental de consulta prévia, livre e informada dos povos indígenas afetados pela UHE São Manoel”, afastou o juiz Ilan Presser da 1ª Vara Federal de Mato Grosso.

O juiz afirmou que, com a liminar, “impede-se que as questões discutidas nos presentes autos se resolvam em futuras compensações meramente patrimoniais, diante da irreversibilidade da construção do empreendimento, com a consumação de um etnocídio, culminando-se em crônica de uma tragédia anunciada”.

O direito das comunidades indígenas de serem consultadas quanto ao aproveitamento dos recursos hídricos em suas terras também tem previsão constitucional, no artigo 231 da Constituição Brasileira. A mesma previsão consta na Declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas, nos seus artigos 19 e 32, em que é reiterada a necessidade do consentimento livre, prévio e informado dos povos antes de os Estados tomarem decisões que possam afetar seus interesses.

A liminar cita a jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos que, em diversos casos, reafirma a necessidade de materializar os direitos de consulta e participação dos indígenas mediante consentimento prévio e informado. Para o juiz, o sentido da Convenção 169 e da Constituição brasileira é de, a partir do exercício do direito de consulta, seja permitida a preservação e fomento do multiculturalismo; e não a produção de um assimilacionismo e integracionismo, de matriz colonialista, impostos pela vontade da cultura dominante em detrimento dos modos de criar, fazer e viver dos povos indígenas.

“O Estado brasileiro decidiu construir a UHE São Manoel. O Ibama já concedeu a licença. E, antes dessa decisão, manifestamente relevante para as comunidades afetadas, não houve a observância do direito de consulta. Do cotejo do comportamento do Brasil com a jurisprudência da CIDH, fica autorizada a conclusão de que o descumprimento do direito de consulta livre, prévia e informada pode, inclusive, gerar a condenação da República Federativa do Brasil em instâncias internacionais”, diz a liminar.


Fonte: MPF – Ministério Público Federal

INDÚSTRIA DE ÓBIDOS GANHA INCENTIVO FISCAL DA SUDAM


A Receita Federal do Brasil (RFB) em Santarém reconheceu o direito da Caiba Indústria e Comércio S/A, com sede em Óbidos (foto), de ter redução de 75% do IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) calculados com base no lucro das atividades da empresa.

A redução é consequência de benefício concedido pela Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), para que Caiba possa investir na modernização total do seu parque industrial, nas áreas de alimentos e bebidas.

O o incentivo fiscal terá validade de 10 anos – até 31 de dezembro de 2022.

A Caiba está em atividade há 68 anos.


Foto: Mauro Pantoja

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

ATENÇÃO

ATENÇÃO RAPAS DO CEARA ESTA ENTERNADO NO HOSPITAL DAS CLINICAS NA BAHIA E ESTÃO A PROCURA DE SEUS FAMILIASRES.


COM INFORMAÇÃO DO DIADIAPROGRESSO.COM.BR

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

10 ANOS DO PROGRAMA EXPERIÊNCIA DE DEUS

Padre Reginaldo Manzotti celebra uma década de sucesso do seu programa de rádio


No mês de setembro, o padre Reginaldo Manzotti celebra uma década do seu programa de rádio “Experiência de Deus”. Líder de audiência em mais de 1.000 emissoras de segunda a sábado, das 10 às 11 horas da manhã, o sacerdote leva a palavra de Deus aos seus ouvintes com muita simplicidade e responsabilidade.
“Não é um programa de entretenimento, mas de oração”, diz o Padre Reginaldo Manzotti.


Atualmente os programas de rádio do padre Reginaldo Manzotti como: “Experiência de Deus”, Hora da Misericórdia, Fé em Debate, Orações e Santa Missa entre outros, são exibidos em 1.480 emissoras de rádios no Brasil e em outros países, totalizando uma audiência diária de  mais de 52 milhões de ouvintes.


Estes dados foram informados pelas emissoras de rádios-irmãs entre elas a sua emissora, ao  Setor Expansão da Rede Evangelizar de Comunicação, através do cadastro e pesquisa, onde haviam dados específicos e que foram respondidos pelos diretores das rádios, como número de ouvintes na cidade e número de ouvintes nos municípios de abrangência da rádio.
  



De maneira particular em nome do padre Reginaldo Manzotti, da Obra Evangelizar é Preciso, quero agradecer a sua emissora de rádio, por fazer parte desta família de Evangelização e levar nossos programas até a casa de seus ouvintes, e possibilitar a eles uma Experiência de Deus e a transformação de tantas vidas.



“Experiência de Deus, é um alimento espiritual e é a minha confiança diária de Deus agindo em minha vida. Uma vez que se acompanha o programa, e se escuta os aconselhamentos e explicações do padre Reginaldo Manzotti, as participações, dúvidas, pedidos e testemunhos de graças recebidas dos ouvintes, começam a gerar nos corações e na vida das pessoas, a vontade de tomar posse, de querer que em suas vidas possam acontecer as mesmas coisas, pois muitas vezes aquilo que se ouve é bem parecido com a realidade pela qual se está passando.


Dentro desta uma hora diária, existe um momento denominado leitura orante da Palavra de Deus. Ao acompanharmos a condução do padre, ele nos faz crescer espiritualmente, pois nos ensina a ler e, acima de tudo, compreender a Bíblia e muitas vezes nos capacita, com a possibilidade de nos tornarmos, também, transmissores da verdadeira inspiração de Deus nos textos que encontramos no Antigo e Novo Testamentos.


Gosto da maneira como Deus usa o padre Reginaldo Manzotti, no seu sacerdócio, como evangelizador, comunicador de rádio, de TV, na música, como escritor, como presidente da Obra Evangelizar é Preciso, que de forma direta vem oferecer, em ações efetivas, tudo aquilo que ele nos transmite durante o programa Experiência de Deus.


Gosto da maneira de ser do padre Reginaldo Manzotti, ele é muito claro e autêntico durante os atendimentos e aconselhamentos às pessoas que o procuram. Muitas vezes não mede as palavras e consegue unir razão e coração ao responder! E isso é bom, pois ele nos ensina a sermos cristãos de forma crítica, coerentes, sem sermos alienados. Essa maneira tão única, fortalece aqueles que vivem em crise de fé.


Ainda durante o seu programa, existe outro momento onde ele nos chama para a missão. Cria em nós uma grande vontade, e nos faz enxergar que nossos pedidos são de nossa responsabilidade, e de uma maneira sensível, quase paternal, estimula em nós a vontade de rezar não só pelos nossos pedidos, mas para que os pedidos de outras pessoas sejam atendidos. O padre nos faz gostar de rezar pelos outros, e isso acontece quando eu me uno ao padre, e a milhões de pessoas no mundo, para a novena do dia e eu sei que, naquele momento, milhões de pessoas estão em oração, para que nossos pedidos cheguem ao coração de Deus. Com isso eu descobri que o amor atua de diversas maneiras, e esse formato, que são os fios invisíveis da oração, é um dos que meu coração clama para viver todos os dias, por isso preciso ouvir e participar do Experiência de Deus.


Ele me ensinou que tenho uma possibilidade individual de promover um resgate espiritual, social, familiar, pessoal de forma equilibrada. Ainda me permite ajudar financeiramente sua Obra: a “Associação Evangelizar é Preciso” onde tenho a plena confiança, de que minha colaboração será devidamente destinada ao bem não só de uma, mas de milhões de pessoas, e foi com o padre Reginaldo Manzotti que eu aprendi e busco todos os dias mais formação para ser um bom Católico, e isso me faz querer que mais e mais pessoas tenham essa mesma oportunidade que eu tenho, por isso indico o programa e trabalho para que mais pessoas o conheçam.


E nesses “10 anos” que completamos agora em setembro de 2014, estamos com nossos programas sendo exibidos hoje em mais de 1.480 emissoras de rádios no Brasil e em outros países, e segundo os dados de cadastro e pesquisa que todas essas rádios nos informaram, unidas e por meio delas o padre Reginaldo Manzotti fala para mais de 52 milhões de pessoas, é a soma dos ouvintes destas 1.480 emissoras de rádios que ao vivo exibem o Experiência de Deus, e é por essa confirmação diária que o padre Reginaldo Manzotti, está entre os maiores comunicadores do Brasil e o programa de rádio Experiência de Deus, é o mais ouvido!”


Geizom Sokacheski – Gerente de Expansão da Rede Evangelizar de Comunicação.
Evangelizar é Preciso!!!

terça-feira, 16 de setembro de 2014

TERMINAL DE GRÃOS COMEÇA A OPERAR NO PARÁ

O espaço foi adequado para operar granéis de origem vegetal, em especial a movimentação e o escoamento de grãos como a soja e o milho

Entrou em operação nesta terça-feira (16), em Barcarena, o primeiro terminal de uso privado após a criação da nova Lei de Portos do Brasil.  O Terminal de Ponta da Montanha, de propriedade da empresa Archer Daniels Midland Company (ADM), gigante do agronegócio mundial, promete movimentar cerca de 1,5 milhão de toneladas nesta primeira fase da operação, podendo alcançar seis milhões de toneladas de grãos até o fim do ano. O investimento previsto é de mais de US$ 200 milhões.

A celebração do início das operações do porto teve a presença do ministro chefe da Secretaria Nacional dos Portos, César Borges, dos secretários de Estado de Gestão, Adnan Demachki, e de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à produção, Davi Leal, e do prefeito do município, Antonio Carlos Vilaça. Também estiveram no evento o presidente da ADM América do Sul, Valmor Schaffer, e o presidente global de oleaginosas da empresa, Matt Jansen.

Adquirido pelo grupo em 2012, o terminal é planejado a partir da multimodalidade do transporte, que reunirá no futuro três vias de acesso: hidrovia, rodovia e ferrovia. O espaço foi adequado para operar granéis de origem vegetal, em especial a movimentação e o escoamento de grãos como a soja e o milho, da região Centro-Oeste e de Estados como Maranhão, Piauí e Tocantins. Além disso, outra questão estratégica foi a escolha de operacionalizar a estrutura em Barcarena. Segundo a empresa, o lugar diminui o tempo da operação de escoamento, com redução de até 34% no custo de frete para as exportações.

Antes da inauguração, as autoridades e os diretores da empresa conheceram as instalações do empreendimento, que gera 140 empregos diretos. Dois navios já embarcaram soja para outros países a partir do porto. O ministro César Borges falou das potencialidades do Pará e da localização estratégica para o escoamento da produção de grão do Brasil. “Estamos demonstrando aqui a nossa satisfação por esse empreendimento, e a ADM está mostrando a sua confiança no Brasil. Eles estão tendo uma visão estratégica e vendo que o futuro da logística da exportação de grãos está aqui na Calha Norte. Temos no Pará um grande futuro, e o Estado está muito próximo de ter todos os modais de transportes juntos”, afirmou.

Incentivos – Davi Leal disse que este é um mais um empreendimento que vem para o Estado com apoio do governo. “Estamos dando apoio total para este empreendimento, e desde 2011 incentivamos a vinda de novos negócios ao Pará. Estamos com a expectativa de, até 2016, receber investimentos de R$ 150 bilhões, e isso traduz a grande expectativa da população, que significa emprego e renda. Devem ser gerados mais de 160 mil empregos”, explicou o secretário.

A previsão da ADM é de transportar 80% do volume de grãos por hidrovia e 20% por rodovia até a construção do trecho ferroviário que ligará Açailândia (MA) a Barcarena. Segundo Valmor Schaffer, a parceria com o Estado tem tudo para dar certo. “O Pará tem esta característica da amplitude logística bem interessante. Ele proporciona um custo de escoamento de produtos bastante competitivo para a soja do Centro-Oeste e do Norte e ainda tem a parte da multimodalidade fluvial, terrestre e, no futuro, a gente tem certeza, ferroviário. A vantagem logística de operarmos no Pará é inquestionável. Ainda encontramos aqui uma liderança muito disposta a apoiar os investimentos que vêm para cá. Isso foi fundamental”, afirmou.

Ainda no Estado, a ADM tem mais um projeto relevante, que é o plantio de palma, por meio da agricultura familiar e parcerias agrícolas. Atualmente o projeto engloba 279 famílias, que têm a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), numa área de 2.030 hectares, situada nos municípios de São Domingos do Capim, Irituia, Mãe do Rio, Aurora do Pará, Capitão Poço e Santa Maria do Pará.

“A estimativa é que, até 2015, a companhia instale uma fábrica de processamento de óleo de palma. Queremos que a empresa exporte as commodities e que também parte deles seja agregada aqui no Pará. Só assim eles vão trazer o desenvolvimento”, explicou David Leal. O terminal de Barcarena, que hoje consegue movimentar cerca de 1,5 milhão de toneladas de grãos por ano, terá a capacidade de exportação ampliada, até 2016, para seis milhões de toneladas.


Por: Com informações da Agência Pará


CELPA SÓ PODE INSTALAR MEDIDOR SE CONSUMIDOR AUTORIZAR

CONCESSIONÁRIA PRECISA DE AUTORIZAÇÃO DOS MORADORES PARA COLOCAR REGISTRO
 
 A medida foi adotada após a concessionária de energia elétrica entrar em consenso com o Ministério Público Estadual
A medida foi adotada após a concessionária de energia elétrica entrar em consenso com o Ministério Público Estadual

A partir desta semana, a instalação do novo padrão de medição da Celpa Equatorial deverá ter a permissão do titular da unidade consumidora. A medida foi adotada após a concessionária de energia elétrica entrar em consenso com o Ministério Público Estadual (MPE) quanto à implantação do medidor convencional à entrada das residências, em substituição à Caixa Padrão Rede (CPR), popularmente conhecida como “olhão”.

Após o MPE receber uma série de reclamações por parte dos consumidores, sobretudo por conta dos prejuízos à estética que o novo registro acarreta, a promotora de Direito do Consumidor do Ministério Público do Pará, Joana Coutinho, convocou uma reunião, da qual participaram, além da companhia elétrica, o Instituto de Metrologia do Pará (Imetropará) e a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor no Pará (Procon-PA).

De acordo com Joana Coutinho, as principais reclamações que chegaram ao MPE chegaram dos moradores do bairro da Cidade Velha. “A Celpa está mudando, gradativamente, o padrão de medição em todo o Pará. Entretanto, as primeiras reclamações que recebemos partiram do Centro Histórico da capital. As pessoas que residem nessa área alegam que o medidor deixa feia a estética do local, o que, de fato, foi confirmado pelo MPE”, aponta. Por outro lado, a Celpa garante que o novo padrão de medição é mais seguro ao impedir o furto de energia. Ainda de acordo com a promotora, na semana passada, a concessionária apresentou uma nova proposta de instalação dos equipamentos, sendo que o medidor será o mesmo. Ela destaca ainda que a legislação vigente restringe a instalação do aparelho na parte interna das unidades consumidoras, ou seja, o medidor permanecerá do lado de fora das residências.

“A principal mudança está no fato de o consumidor ser ouvido pela empresa. Se antes a Celpa simplesmente instalava o registro na fachada das residências, agora ela vai precisa da opinião do cliente”, explica Joana Coutinho. Ela frisa ainda que, no caso da Cidade Velha, estão sendo instalados postes auxiliares, de baixa estatura, para receber conjuntos de medidores. “Eles apresentaram o projeto e mostraram como vai ficar. O nosso grande objetivo é resguardar a arquitetura do centro histórico e demais pontos do Estado, evitando que as cidades paraenses percam suas belezas”, explica. Outra preocupação do MPE é quanto à segurança dos medidores, uma vez que, se colocados nas fachadas, ficam suscetíveis ao vandalismo. “A Celpa vai seguir prestando informações ao Ministério Público. As novas construções já seguirão o sistema adaptado. A empresa se comprometeu em analisar caso a caso neste processo de instalação”, assevera.

Já o presidente do Impetropará, Fabrízio Guaglianone, que também participou da reunião, diz que a mudança no padrão pode aumentar o número de aferições nos medidores, já que os equipamentos estão sendo colocados nas fachadas, em detrimento do poste. “Se esse aumento vir a se confirmar, o laboratório de aferições de medidores do Imetropará está preparado para receber o contingente. Atualmente, fazemos três mil testes por mês, sendo que mais uma bancada de aferições deverá ser entregue até novembro deste ano”, completa.

TARIFAÇO

A Associação Comercial do Pará (ACP) aguarda um retorno do Ministério Público Federal (MPF) quanto à representação que os empresários ingressaram junto ao órgão, no mês passado, contra o aumento da tarifa proposto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em vigor desde o dia 8 de agosto deste ano. De acordo com o assessor jurídico da ACP, Vitor Fonseca, o MPF prometeu fazer um estudo técnico sobre o novo valor da tarifa, sendo que estes dados subsidiarão a ação judicial que a Associação pretende ingressar contra o reajuste. A assessoria jurídica da ACP, até o final desta semana, voltará ao MPF, para apurar o andamento da representação.


Fonte: O Liberal

PARAENSES PODEM CONCORRER A BOLSA DE ESTUDOS NOS EUA

PARA CONCORRER, O PÓS-GRADUANDO DEVE ESTAR MATRICULADO EM CURSO DE DOUTORADO NO BRASIL RECOMENDADO PELA CAPES

Paraenses que fazem doutorado em ciências humanas, ciências sociais, letras e artes podem se candidatar à seleção de bolsas de estágio em instituições de educação superior nos Estados Unidos da América. São 30 bolsas, de nove meses de duração, com início em agosto–setembro de 2015 e conclusão em abril–maio de 2016. As inscrições podem ser feitas até 12 de outubro próximo. A seleção dos candidatos cabe à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) e à Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos e o Brasil (Comissão Fulbright), instituições que também vão custear o envio dos estudantes.



Para concorrer, o pós-graduando deve estar matriculado em curso de doutorado no Brasil recomendado pela Capes, ter proficiência em língua inglesa , não ultrapassar 48 meses do período total do doutorado e morar no Brasil no momento da candidatura e durante o processo de seleção. O candidato deve preencher on-line um formulário com dados pessoais e educacionais, apresentar projeto de pesquisa e encaminhar os documentos solicitados no edital do programa Capes–Fulbright Estágio de Doutorando em Ciências Humanas, Ciências Sociais, Letras e Artes nos Estados Unidos.

Caberá a Capes a cobertura das principais despesas dos bolsistas, como moradia, alimentação e transporte local, no valor de US$ 1,3 mil (R$ 3.021,72, em cotação do dia 12 último) mensais e adicional de U$ 400 (R$ 929,76), no caso de o bolsista estudar em cidade considerada de alto custo. Os bolsistas também terão auxílio-deslocamento de U$ 1.604 (R$ 3.728,34) para permanência de até seis meses ou U$ 3.208 (R$ 7.456,68), se a permanência for de sete a nove meses (o valor será dividido em duas parcelas), auxílio-instalação de U$ 1,3 mil (R$ 3.021,72), em parcela única, para permanência de nove meses, e auxílio-seguro-saúde de U$ 90 (R$ 209,20) mensais.

Será responsabilidade da Comissão Fulbright custear a aquisição de livros ou computadores até o valor de U$ 2 mil (R$ 4.648,80); a mensalidade complementar, fixa, de U$ 700 (R$ 1.627,08), durante a permanência do bolsista nos Estados Unidos, e o auxílio para participação em eventos relacionados ao projeto de pesquisa do estudante, no valor máximo de U$ 1,2 mil (R$ 2.789,28). Conforme o cronograma da seleção, a relação dos aprovados será divulgada em dezembro deste ano. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pela internet, com o preenchimento do formulário da Comissão Fulbright, em inglês, conforme estabelecido no Edital nº 54/2014, divulgado em 3 de setembro último.


Por: Rafael Querrer (Sucursal Brasília)

PARAGOMINAS ESTÁ ENTRE AS CINCO MELHORES NOTAS DO IDEB

DAS 144 CIDADES DO PARÁ, 73 NÃO ALCANÇARAM A META DOS ANOS INICIAIS E ESSE NÚMERO SOBE PARA 119 NOS ANOS FINAIS

No início deste mês, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgaram o resultado nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2013. Nesta última avaliação, nos anos iniciais, o Pará, apesar de ter superado a meta do MEC - de 3,7 - atingindo 3,8, teve queda se comparado com os números de 2011, onde o Estado havia alcançado 4,0. Desde o ano passado, o Governo desenvolve ações para melhorar a educação no Estado, com o “Pacto pela Educação”, sendo 2013, o ano em que houve mais articulação, planejamento, execução de ações de promoção e melhorias na educação.

Paragominas conseguiu se manter equilibrada no resultado do Ideb 2013 para os anos iniciais (Fundamental I) com a média de 4,6. Já nos anos finais (Fundamental II), subiu de 3,8 para 4,2. Na Região do Capim, que abrange 13 municípios, foi a segunda melhor nota, ficando atrás de Ulianópolis, com a diferença que esta cidade possui um pouco mais de 8 mil alunos matriculados em toda a Rede Municipal, contra mais de 30 mil de Paragominas. Na média de crescimento geral, nos anos iniciais e finais, Paragominas cresceu 0,2 pontos, saindo de 4,2 para 4,4. Das 144 cidades do Pará, 73 não alcançaram a meta dos anos iniciais e esse número sobe para 119 nos anos finais.

Foto: Prefeitura de Paragominas

Embora os números sejam satisfatórios, a Secretária de Educação de Paragominas, Mozimeire Costa diz que os resultados poderiam ter sido melhores. Ela explica que em educação, os investimentos financeiros são importantes, mas aliado à isto, vem a dedicação profissional, a participação dos pais no processo de aprendizado dos alunos e o envolvimento da comunidade, fatores subjetivos, mas que precisam ser considerados. Este ano, foram emitidos mais de 6 mil atestados médicos para professores da rede, o que significa menos tempo de aula para os alunos.

“Em Paragominas, trabalhamos para nos superarmos todos os anos. Embora o resultado para as séries iniciais sejam satisfatórios, esperava muito mais, porque aqui os investimentos na qualidade do ensino são enormes. Diante disto, já programei para o dia 23 de setembro, um plantão pedagógico com todas as escolas da Rede – mais de 80. Onde cada diretor/coordenador vai trabalhar com os números obtidos e traçar metas de melhoria na escola que dirige ou coordena”, afirma a Secretária.

O IDEB foi criado pelo INEP em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da Educação: fluxo escolar e médias de desempenho dos estudantes nas avaliações do SAEB e Prova Brasil. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do INEP.

A série histórica de resultados do IDEB se inicia em 2005, a partir de onde foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo País, mas também por Escolas, Municípios e Unidades da Federação. A lógica é a de que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países pertencentes à OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico). Em termos numéricos, isso significa progredir da média nacional 3,8 registrada em 2005 na primeira fase do Ensino Fundamental, para um IDEB igual a 6,0 em 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil.

Por: Eko

PMS TROCAM TIROS COM ELEMENTOS SUSPEITOS DE MATAREM "JOCA DOS CORREIOS"

UDSON FOI BALEADO EM UMA TROCA DE TIROS COM POLICIAIS MILITARES NA MANHÃ DESTA TERÇA FEIRA.


Na manhã desta terça feira, 16, policiais militares receberam uma informação de que os elementos que teriam da matado o “Joca dos Correios” estavam em uma residência na 20ª Rua do Bairro Bom Remédio. Militares do reservado (2ª seção) e das guarnições ostensivas foram ate ao local para verificar a informação, ao chegarem ao local eles foram recebidos a tiros, os militares revidaram e conseguiram acertar um elemento identificado por “Udson”, o mesmo foi atingido com mais de três tiros, militares do corpo de bombeiros estiveram no local para realizar os primeiros atendimentos do elemento que foi levado para o Hospital Municipal para tratamento medico.

Os outros elementos que estavam na casa conseguiram fugir, mas a policia esta há a procura dos mesmos. Udson foi apontado como suspeito de ter matado o “Joca dos Correios” por que segundo informações ele teria sido expulso do bar da vitima horas antes do crime.



Fonte: Junior Ribeiro