segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Há diferença entre ser chefe e ser líder…

Categoria: Artigos



chefeeliderimagesDurante 16 anos, fui dirigente do campus da USP em Lorena, SP. Aprendi que o chefe que é líder é um bom chefe. Vamos falar aqui do “chefe que não é líder”. Esse chefe simplesmente manda e os subordinados obedecem. Por isso, há um ditado que diz: “Manda quem pode; obedece quem tem juízo”. Já o líder é aquele que tem qualidade para uma determinada função. Quem é o meu líder no caso do meu carro estragado? É o meu mecânico competente; eu não vou discutir com ele o defeito do carro. É por isso, que levo o carro a ele. Quando meu computador não funciona, o meu líder é o técnico de informática que domina o assunto.

O chefe é obedecido porque manda; o líder porque tem competência no assunto e sabe orientar. O chefe se impõe pela autoridade, e às vezes pelo autoritarismo; o líder se impõe pela capacitação e porque sabe motivar e orientar seus auxiliares. O chefe manda fazer alguma coisa; o líder a realiza junto com os seus companheiros. O líder sabe despertar cooperação, sabe integrar as pequenas capacidades e aptidões de cada um, sabe aproveitar as individualidades. Para isso, ele procura conhecer a cada um, perscrutar suas almas, conhecer seus defeitos e suas qualidades.

O chefe atua isolado, o líder age em conjunto, discute, ouve, pergunta, deixa todos falarem… O chefe que não é líder, quando alguma coisa dá errado, culpa logo alguém e quer punir; o líder assume junto a responsabilidade dos fracassos da equipe. O líder procura muito mais acompanhar do que fiscalizar, procura mais descentralizar do que concentrar tudo nele. O líder confia na sua equipe. O chefe faz às vezes chantagem; o líder não amedronta e nem ameaça, estimula. O líder cria um ambiente amigo, o chefe gera tensões entre os subordinados.

O chefe pode ter medo de ser superado por algum subordinado e, por isso, bloqueia o crescimento deles; o líder, ao contrário, promove o crescimento de todos; não faz mistério, comunica a verdade a todos. O chefe impõe, o líder propõe antes de decidir. O líder é humano, o chefe que não é líder, é insensível. O líder é amigo, o chefe é dono. O líder não tem medo de estar no meio dos seus, é seguro; o chefe se isola porque é inseguro. O líder não tem medo de ser humilde e não precisa ostentar seus títulos; não é irado e nem invejoso; o chefe que não é líder se impõe pelo currículo. Enfim, o líder se impõe por suas virtudes, o chefe que não é líder, por seu poder.

Prof. Felipe Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário