quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Famílias belterrenses recebem títulos definitivos de suas terras

Morador recebe das mãos da Prefeita documento de sua terra, durante evento no recato Paradise


Morador recebe das mãos da Prefeita documento de sua terra
Morador recebe das mãos da Prefeita documento de sua terra
No dia 24 de outubro (quinta-feira) 171 famílias do Município de Belterra foram beneficiadas com a titulação de suas terras. O Evento que aconteceu na casa noturna Recanto Paradise reuniu um grande número de pessoas, neste acontecimento histórico para o Município.
A entrega dos títulos além de resgatar um compromisso da Prefeita Dilma Serrão com a população Belterrense fortalece o trabalho de regularização fundiária na região. A Prefeita de Belterra ressaltou, no evento, todo o processo de construção desta conquista “Este é o fruto do trabalho iniciado pelo Ex-Prefeito Geraldo Pastana que começou esse processo em 2006, através da inclusão de Belterra em um projeto do Estado para a Regularização Fundiária com Recursos do Governo Federal” explicou a Prefeita.
Prefeita Dilma Serrão, deputado Antonio Rocha e demais autoridades durante cerimônia de entrega de títulos
Prefeita Dilma Serrão, deputado Antonio Rocha e demais autoridades durante cerimônia de entrega de títulos
Em 2007 após o projeto ser cadastrado a Prefeitura recebeu o repasse de Mil e setecentos equitares da União e em seguida a regularização fundiária da área.
Na Cerimônia de entrega dos Títulos estiveram presentes na mesa a Prefeita Dilma Serrão, o Secretário Adjunto de Estado da Secretaria de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano Ronaldo Marins, Deputado Estadual Antônio Rocha, Vereador de Belterra Willames Sousa, a Coordenadora de Planejamento Antônia Uchôa e o Representante da Sociedade Civil e Conselho da Cidadania Ivanilson Porto.

Fonte: RG 15/O Impacto e Tadeu Pinho

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Ambientalistas cobram de Jatene destinação da área do Juá

Grandes crateras estão se formando no local onde estava sendo construído um conjunto habitacional


Crateras na área do Juá
Crateras na área do Juá

Uma reunião realizada na tarde desta terça-feira, 29, na Câmara Municipal de Santarém, entre membros do Movimento Salve o Juá e o titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), José Alberto Colares, debateu a destinação do terreno localizado às margens da rodovia Fernando Guilhon, próximo ao Lago do Juá, onde seria construído um conjunto habitacional pela empresa Buriti.


José Colares esteve em Santarém para reunir com o Movimento Salve o Juá (MSJ), onde durante o encontro, ambientalistas cobraram medidas emergenciais que possam minimizar os graves problemas que atingem o Lago do Juá e a área no seu entorno.


O MSJ avisou que vai pressionar os órgãos públicos para que a empresa Buriti seja punida severamente pelos danos causados a natureza e cobrar um posicionamento firme do governador Simão Jatene, em relação ao destino da área em questão.


“Mais um inverno está chegando e na última vistoria, percebemos o quanto aquela área está frágil diante de tanta agressividade. No encontro observamos o verdadeiro posicionamento do governo estadual”, disse em nota o MSJ.


Ambientalistas vistoriam área do Loteamento Buriti
Ambientalistas vistoriam área do Loteamento Buriti
Para os ambientalistas, o governador Simão Jatene ou é a favor do povo, prezando pelo bem da sociedade, da cidade ou é contra a população. “Nenhum interesse particular pode estar acima dos interesses da população. Vamos pressionar até esgotarem as forças, mas não vamos fraquejar! No futuro, vamos poder dizer que lutamos com todas as forças! Não vamos entregar nosso patrimônio ambiental para projetos de destruição! Fora Sisa/BURITI”, avisa o MSJ.


Durante a reunião, o presidente da Câmara Municipal de Santarém, vereador Henderson Pinto (DEM), declarou apoio a causa do Movimento Salve o Juá. Já o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Podalyro Neto, foi enfático em falar dos crimes que ocorreram na área em questão e garante que jamais vai apoiar os delitos e que vai agir de acordo com as leis ambientais.


Fonte: RG 15/O Impacto 

Cúpula da ONU debaterá espionagem norte-americana

Revelações apontaram que as autoridades americanas grampearam telefones de 35 líderes mundiais

ONU

O Brasil vai debater com a cúpula da ONU o impacto que os casos de espionagem podem ter para os direitos humanos e buscar formas de garantir que violações não voltem a ocorrer. Nesta quinta-feira, a embaixadora brasileira na ONU, Regina Dunlop, se reunirá com a número 1 das Nações Unidas para Direitos Humanos, Navi Pillay, para discutir a situação e avaliar eventuais caminhos que o tema poderia ganhar na esfera internacional.


Nos últimos dias, revelações apontaram que as autoridades americanas não escutaram apenas conversas do governo brasileiro ou mexicano, mas também grampearam telefones de 35 líderes mundiais, o celular da chanceler alemã, Angela Merkel, e ainda milhões de ligações na França ou Espanha.
O governo brasileiro já havia indicado que poderia levar o assunto para o Conselho de Direitos Humanos da ONU. Mas, ao fazer tal proposta, as revelações sobre a espionagem na Europa ainda não eram conhecidas e governos europeus resistiam a uma ação mais contundente.


A UE continua sem uma posição fechada sobre o assunto. Mas os casos abriram as portas para consultas diplomáticas entre o Brasil e a UE, que já estão ocorrendo em Genebra e em diversas capitais.


Aliada


O governo ainda vê Pillay como uma aliada nesse caso. Ela foi a primeira dentro do sistema da ONU a deixar claro que governos precisam agir para proteger a privacidade e as atuais leis não estão garantindo essa proteção. “A tecnologia permitiu níveis sem precedentes de interferência com o direito à privacidade”, disse. Sua principal preocupação é com a arbitrariedade na busca por informações sobre cidadãos. Ela ainda se diz “alarmada” com o fato de que argumentos de segurança nacional possam justificar “abusos”.


Pillay também declarou a espionagem de comunicações como um “risco” à liberdade. “Ainda que preocupações sobre segurança nacional e atividades criminosas possam justificar o uso restrito de programas de vigilância, uma vigilância sem salvaguardas para proteger o direito à privacidade ameaçam impactar negativamente os direitos humanos e as liberdades fundamentais”, disse Pillay.


Segundo ela, as regras dos acordos da ONU deixam claro que “ninguém deve ser alvo de uma interferência arbitrária sobre sua vida privada, sobre sua correspondência e que todos tem o direito da proteção da lei contra tais interferências e ataques”.


Fonte: AE

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Carreta roubada em Rosário Oeste é encontrada em Lucas do Rio Verde

Fonte: Só Notícias/Alex Fama e Altair Anderli, de Lucas do Rio Verde A Polícia Civil localizou, ontem à tarde, uma carreta Iveco branca (apenas o cavalinho). O veículo, com placas de Várzea Grande, estava abandonado na avenida Campo Grande, no bairro Setor Industrial. Ao realizar a checagem no sistema de segurança, os investigadores descobriram que o veículo tinha registro de roubo. O crime ocorreu no domingo (20). A polícia entrou em contato com o proprietário da carreta que foi até o município. Ele explicou que o veículo estava carregado com sementes de soja e quando o motorista passava pelo município de Rosário Oeste (região Médio Norte) foi abordado por quatro criminosos. O motorista foi amarrado e deixado em uma mata, conseguiu se soltar horas, acionou a polícia e o dono da carreta. A carga foi levada pelos criminosos e ainda não foi recuperada. O caso continua sendo investigado.

Vereadores pedem abertura de CPI para investigar prefeitura

Relação de pessoas que formaram contratos de aluguéis de veículos e imóveis, sem licitação, à prefeitura de Óbidos inShare Relação de pessoas que formaram contratos de aluguéis de veículos e imóveis, sem licitação, à prefeitura de Óbidos Relação de pessoas que formaram contratos de aluguéis de veículos e imóveis, sem licitação, à prefeitura de Óbidos Uma reportagem publicada na edição da semana passada do Jornal “O Impacto” sobre fraudes ocorridas na atual gestão do prefeito Mário Henrique, no município de Óbidos, Oeste do Pará, motivou os vereadores da base de oposição ao Prefeito a pedir abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), durante a sessão de segunda-feira, 21. O caso dos carros alugados pela prefeitura de Óbidos no período de janeiro a julho deste ano sem licitação foi parar na Câmara dos Vereadores. A CPI tem como objetivo analisar os contratos que custaram aos cofres públicos, mais de R$ 300 mil, por mês, durante seis meses, segundo os vereadores. Vereadores querem investigar contratos feitos sem licitação Vereadores querem investigar contratos feitos sem licitação Há cerca de duas semanas, o vereador José Barbosa da Silva (PSD) trouxe à tona o caso da prática de contratações sem licitação. O Parlamentar pediu apoio de seus pares para que a CPI fosse instaurada. Para ele, os excessos de gastos com carros alugados podem ter interferido no atraso dos pagamentos dos servidores municipais. Em algumas áreas da administração pública, alguns funcionários estão há vários meses sem receber. Já na sessão de terça-feira, 21, quatro vereadores da base aliada do Governo Municipal não compareceram à Câmara Municipal de Óbidos. Diante da situação, a decisão sobre a instalação da CPI ficou confirmada para a próxima semana. Preocupada com o problema, a base oposicionista apoiou o pedido de José Barbosa. Por outro lado, o líder do governo na Câmara, vereador Emanuel Kelly, o “Paúca”, disse que é preciso que se investiguem a fundo as denúncias e, que caso as irregularidades sejam comprovadas, as medidas cabíveis devem ser tomadas. A sessão de segunda-feira foi marcada pela discussão dos vereadores Bico de Pato e José Barbosa, os quais trocaram acusações em plenário. José Barbosa acusou Bico de Pato de ter parentes com carros alugados para a Prefeitura sem licitação, e tachou de vergonhosa a situação. Na sessão ordinária de terça-feira, 22, o assunto voltou à tona, e os requerimentos que pedem mais informações sobre os aluguéis dos carros foram votados. ENTENDA O CASO: Na semana passada uma lista de carros alugados de janeiro a julho de 2013 pela Prefeitura Municipal de Óbidos virou motivo de denúncia de vereadores da base de oposição de Mário Henrique. O valor mensal dos contratos, segundo os vereadores, ultrapassou o valor R$ 300 mil, os quais teriam sido feitos sem que o processo licitatório tenha sido realizado. ALUGUÉIS DA PREFEITURA ULTRAPASSA R$ 300 MIL: A população obidense foi surpreendida com uma relação distribuída por alguns vereadores com os nomes das pessoas que alugam carros, barcos, imóveis e outros bens para a Prefeitura. A extensa lista soma mais de R$ 300 mil em aluguéis. Confira uma das cópias da relação: Com informações e fotos de Folha de Óbidos. Fonte: RG 15/O Impacto

PRÓSTATA

Ela é mais barata e mais eficiente que a criada em 2010 por norte-americanos Uma vacina desenvolvida no Brasil e que obteve resultados bem-sucedidos em testes com humanos promete ser um tratamento mais eficaz e barato que o lançado nos Estados Unidos em 2010 e até agora considerado referência para tratar o câncer de próstata, informou ontem a agência EFE, no Rio de Janeiro. "Obtivemos taxas espetaculares de redução da doença e de diminuição da mortalidade por câncer de próstata", disse o pesquisador Fernando Kreutz, responsável pela inovação e proprietário do FK Biotec, o laboratório com sede em Porto Alegre que patenteou a vacina. O produto estimula o sistema imunológico a identificar e destruir as células cancerígenas e a previsão do laboratório é lançar a vacina em, no máximo, três anos. Apesar dos testes clínicos demonstrarem a eficácia da vacina no tratamento do câncer de próstata, os responsáveis da inovação consideram que também poderá ter resultados bem-sucedidos com outros tipos da doença. "Já fizemos pequenos estudos com a vacina para tratar câncer de mama, de pâncreas, de intestino e melanoma. O pequeno número de pacientes ainda não nos permite ter conclusões clínicas, mas nos impressionou uma resposta clínica parcial em um paciente com câncer de pâncreas, que é um dos mais agressivos e mortais, com um índice de sobrevivência de apenas três meses", explicou Kreutz. O fármaco é desenvolvido a partir das células tumorais do próprio paciente e tem o objetivo de tratar pessoas que já foram diagnosticadas com câncer para evitar a reaparição da doença ou sua morte. "Trata-se de uma tecnologia que prevê o tratamento particular, já que cada vacina é elaborada a partir de células do paciente. Trata-se, além disso, de uma vacina terapêutica e não preventiva. Seu objetivo é tratar as pessoas com o tumor e não prevenir o surgimento da doença", acrescentou o pesquisador. Os primeiros testes foram realizados em 107 pacientes com câncer de próstata em estado avançado, ou seja, já submetidos à cirurgia ou que já tinham retirado a próstata, que passaram por revisões periódicas durante cinco anos depois da vacinação. Para ver a matéria completa assine O Liberal Digital.

Dr. Túlio: “Jatene poderá responder por improbidade administrativa”

Promotor Túlio Novaes diz que MPE poderá mover Ação Civil conta Estado Promotor Túlio Novaes Os problemas de estrutura física da Escola Onésima Pereira de Barros, localizada na Avenida Mendonça Furtado, no bairro do Caranazal, em Santarém, Oeste do Pará, levaram o Ministério Público Estadual (MPE) a mover uma Ação Civil Pública contra o Governo do Pará. Caso a reforma não inicie de imediato, prejudicando os alunos, o MPE informou que poderá ter uma repercussão Civil na área de Improbidade Administrativa contra o governador Simão Jatene (PSDB). Para o promotor do MPE, Dr. Túlio Novaes, é uma situação absurda que a Escola Onésima está passando. Ele reforça que já é de conhecimento do Estado há muito tempo, os problemas da Escola, mas que nenhuma providencia foi tomado até agora e, que por conta disso o Ministério Público entrou com a Ação Civil, porém, a decisão está nas mãos do Judiciário. “Precisamos de uma sensibilidade de nossa instituição judicial, para julgar procedente o pedido do Ministério Público. Como podemos observar existe a liminar que nós pedimos e estamos aguardando. O MPE só pode nesse momento fazer isso. Entramos com a Ação Civil e estamos aguardando o resultado”, enfatiza o Promotor Público. De acordo com o promotor Túlio Novaes, centenas de alunos podem ser prejudicados com os problemas estruturais da Escola Onésima Pereira. Os prejuízos, segundo ele, vão gerar responsabilidade para o Estado. “Caracterizado esse prejuízo podemos ter uma repercussão Civil na área da improbidade administrativa, uma repercussão administrativa propriamente dita, que visa identificar falha no serviço e punir o servidor administrativamente que cometeu a falha e até mesmo punições criminais”, explica o Promotor, acrescentando que dependendo da situação pode ser interpretado como crime praticado contra essas pessoas que estão sendo prejudicadas. “Mas, deve ser apurado para ser identificado, porque não dá pra cismar de um crime sem ter certeza do que se trata”, pondera. BUROCRACIA: A direção da 5ª Unidade Regional de Educação (URE) informou que a reforma da Escola Onésima Pereira de Barros ainda não teve início porque a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) desistiu de fazer o processo através de carta-convite. A modalidade agora será licitação para por fim a denúncias de supostas irregularidades na contratação de obras de reformas de escolas estaduais no interior do Pará. Na Escola Onésima o maior problema é na parte elétrica, devido algumas infiltrações na estrutura do prédio. Outros problemas apresentados pela direção são os ventiladores sem funcionamento. A fiação elétrica de oito, das 24 salas, está comprometida. No primeiro piso do prédio não há energia elétrica. Para não comprometer as aulas, a diretoria da escola adotou algumas estratégias. “Estamos levando algumas turmas para o terceiro piso e, no horário da noite, nós temos turmas em número bem menor, então, não usamos à noite, só usamos no horário do dia”, afirmou a diretora da escola Onésima, Claide Marques. IRREGULARIDADE: Em relação às faculdades irregulares que funcionam em Santarém, o promotor Túlio Novaes afirma que se trata de um problema antigo e crônico. “Essas faculdades não tem autorização para funcionamento. Muitas delas são totalmente irregulares e se dizem faculdades. Na verdade, o diploma emitido por essas instituições não vale absolutamente nada”, alerta o Promotor. De acordo com ele, as faculdades irregulares estão espalhadas pelo interior da região, dando cursos, cuja promessa é de que são instituições de nível superior, porém, não tem autorização de funcionamento do MEC. “O Ministério Público recebeu uma série de documentos do Procon local, com provas bastante contundentes. Nós vamos tomar providências, onde o Ministério Público Federal (MPF) também já está investigando e atuando nessa questão”, garante. O Promotor Túlio Novaes disse, ainda, que do ponto de vista do Ministério Público Estadual, as promotorias do Consumidor e da Educação devem fazer um trabalho em conjunto, por se tratar de um Crime Contra as Relações de Consumo e com outras características também. VANDALISMO: Já em relação aos ataques de vândalos que a Escola Madre Imaculada vem sofrendo nas últimas semanas em Santarém, o promotor Túlio Novaes suspeita que o problema possa ter muitas causas. Ele desconfia que o vandalismo possa ser praticado pelos próprios alunos ou por delinqüentes. “Pode ter também uma causa externa ligada a criminalidade de um modo geral. A instituição que sente prejudicada em primeiro lugar deve apurar. Se for um vandalismo resultante de atuação de aluno tem que ser punido exemplarmente”, sugere. De acordo com o promotor Túlio Novaes, se o vandalismo for praticado de forma criminosa tem que ser levado imediatamente ao conhecimento das autoridades. No caso, segundo ele, tem a Polícia Civil, que é competente para instaurar um Inquérito Policial, para apurar a autoria e o próprio MPE, que além de ter a possibilidade de investigar também trabalha em conjunto com a Polícia. “Nesse caso, apurando as investigações e detectando os elementos de prova. Depois se ficar identificado os autores, eles podem ser responsabilizados criminalmente”, afirma. Fonte: RG 15/O Impacto

Aniversariante da Semana:


Nelci Rodrigues Zaminhâ, (Preta) de Castelo de Sonhos, que completa mais um ano de vida feliz neste dia 23/10 (Quarta Feira). Esta Mulher destemida, guerreira incansável, de muitas lutas em prol da região do eixo da BR 163 no Estado do Pará, conquista mais um ano de experiências para continuar trabalhando cada dia mais e melhor em defesa desta região, é incontestável a bravura e a raça desta grande mulher que não mede esforços nas batalhas e grassas a este espirito guerreiro muitas conquistas já foram alcançadas através desta líder regional que tem grande respeito pelo seu povo e é muito respeitada por sua gente e pelos principais lideres desta nação brasileira, como seria bom pra esta região se tivéssemos algumas dezenas de (Pretas) para lutar por nossos direitos neste lugar tão distante dos poderes constituídos neste País. Parabéns Preta, amiga, mãe, esposa, líder, guerreira…Que DEUS sempre te acompanhe durante todos os aniversários e em todos os seus dias. É o que desejamos todos nos, amigos e familiares.castelo preta.
Fonte: povosdaamazonia.com.br

Municípios do sul e sudeste do Pará discutem o novo Marco da Mineração Brasileira.

O vice-governador Helenilson Pontes defendeu que a população paraense possa ser protagonista dentro do quadro atual brasileiro de discussão de um novo marco regulatório da mineração no Brasil. Segundo Helenilson, o Pará possui a maior província mineral do planeta e "é preciso que coloquemos nossas reivindicações para que o Congresso Nacional dê as respostas adequadas ao Pará". O debate aconteceu na Câmara de Vereadores de Marabá, no sudeste do Pará, na tarde desta quarta-feira (23), em mesa redonda realizada pela Câmara dos Deputados. A mesa contou também com a presença do relator do Novo Código de Mineração, deputado Leonardo Quintão (PMDB/MG); do prefeito de Marabá, João Salame, além de deputados federais, vereadores e prefeitos de outros municípios mineradores do sul e sudeste do Pará. Para Helenilson Pontes, uma das principais reivindicações do Governo é a necessidade que a Lei contemple os impactos sócio-econômicos da exploração mineral no Pará. "É preciso ampliar a lei para que as pessoas também sejam compensadas pela exploração mineral no Brasil", explicou. Helenilson também destacou a necessidade de se rever o modelo injusto que impede o Estado de cobrar tributos pelos resultados da exploração dos minérios em solo paraense. "O Pará teve suas terras federalizadas na década de 60 e o Estado não pode cobrar nenhum tipo de tributo e não tem nenhum direito a receber a indenização pelos resultados da lavra", comentou. No código de mineração atual e no novo marco, o proprietário do solo possui o direito de receber 50% pela exploração mineral no seu solo, mas a legislação é omisssa em tipificar a indenização, quando se trata de terras públicas ou privadas. O deputado federal Wandenkolk Gonçalves (PSDB/PA), proponente da reunião, comentou que a audiência realizada em Belém, em agosto, na Assembleia Legislativa do Pará, não ouviu os "principais atores da mineração" que estão envolvidos e são impactados diretamente pela exploração mineral no Estado. Wandenkolk enfatizou que Carajás produz cerca de 120 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, com perspectiva de aumento para 250 milhões de toneladas nos próximos anos. Além disso, todos os municípios da região sofrem com os impactos ambientais, sociais e econômicos que a atividade mineradora produz. Para o deputado, a mesa redonda de Marabá é uma oportunidade de discutir o setor mineral da região de Carajás, onde está instalada a maior mina de ferro do mundo. "Esta reunião não é um embate contra o Novo Marco da Mineração e sim uma oportunidade dos atores da maior província mineral do país colocarem suas propostas e contribuírem na luta contra a injustiça histórica cometida pela exploração mineral na região", comentou. Os prefeitos presentes na mesa redonda defenderam a necessidade de criação de um fundo regional, para que os municípios que são afetados indiretamente e que recebem o fluxo migratório atraído pelos projetos, possam ter condições de criar políticas para o excedente populacional que migra para a região por causa da exploração mineral. De acordo com o código atual, somente os municípios diretamente impactados recebem a Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM). Texto: Marcio Flexa - Vice-Governadoria

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Governador Jatene e os cenários para 2014

Simão Jatene cogita até em renunciar ao mandato, juntamente com o vice
 
Governador Simão Jatene

Os arraiais políticos parauaras estão em brasa. Nem mesmo a proximidade do  Círio de Nazaré tem arrefecido o ímpeto de uns e outros. Na base aliada ao governo, o desenho definido após o prazo final para mudanças de partido confirmou suspeitas e aprofundou fraturas. Há conversas febris nos bastidores, grupos tratando de se fortalecer para o embate – interno – em 2014.

No ninho tucano, o governador Simão Jatene, mais do que nunca, é candidato. Houve um tempo em que cogitou não ser. Afinal, quem o conhece sabe que ele jamais defendeu a reeleição. Ademais, considerando que, aos 64 anos, com quatro stents no coração, um casamento feliz e a família querendo a sua saúde ao invés da aporrinhação das disputas políticas,  era melhor ir aproveitar a vida. Mas Jatene também é movido a desafios – e o repto lançado pelo PMDB, até mais do que o PT, tem sido o seu combustível -, além do que se ele não for candidato o PSDB do Pará vai se esfacelar em meio a uma briga intestina pelo poder da qual todos sairão órfãos, a exemplo da protagonizada por Alkmin, Serra e Aécio, em nível nacional, que ficam se bicando e por isso perdem para o adversário em comum.

A consolidação da força política do chamado grupo de Paragominas, principalmente depois da filiação ao PSB – com entendimento direto entre Jatene e o governador Eduardo Campos – do secretário especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção Sidney Rosa, e da nomeação do ex-prefeito Adnan Demachki para secretário especial de Proteção Social, está tirando o sono de tucanos e do resto da base governista. Ninguém ignora que Sidney Rosa tem mapeado o Pará inteiro, em missões representando o governador. E que sua candidatura ao Senado está posta, em detrimento à reeleição do senador Mário Couto. Que, por sinal, já acusou o golpe. E, claro, não reagiu bem a ele e acionou a executiva nacional do PSDB para fazer valer os seus direitos.

Por outro lado, o fortalecimento do grupo de Paragominas fortalece o prefeito Zenaldo Coutinho, joga para escanteio as pretensões, digamos, palacianas, para 2018 do senador Flexa Ribeiro e do prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, e sepulta o já isolado nas hostes tucanas deputado federal Nilson Pinto. O ranger de dentes é alto e esta semana aconteceram diálogos ásperos.

Para piorar a situação, é tido e havido que é preciso contemplar o oeste do Pará na futura chapa que concorrerá ao governo. O vice Helenilson Pontes luta para se manter no posto, mas políticos conterrâneos se divertem em hostilizá-lo abertamente. O deputado federal Lira Maia(DEM) faz pressão para ficar em seu lugar e nem se preocupa em dissimular.

Nesse cenário, o governador examina várias possibilidades. E uma delas causou burburinho no seio da Faepa, a Federação da Agricultura e da Pecuária do Pará, pelo ineditismo: em conversa reservada, Jatene expôs ao deputado Márcio Miranda(DEM) que cogita renunciar ao mandato, juntamente com o vice, Helenilson Pontes, com o que o presidente da Alepa, segundo na linha sucessória, assumiria o governo do Estado, nos últimos seis meses do mandato. Jatene daria, com isso, exemplo nacional de ética, concorrendo em igualdade de condições com os seus adversários na campanha eleitoral, além do que ficaria livre de qualquer acusação de uso indevido da máquina pública. A ideia faz sentido e de fato seria um choque estratégico, alcançando grande repercussão e desdobramento tanto no âmbito da coligação política quanto do marketing. A conferir.

Fonte: Franssinete Florenzano

MATÉRIA DO DIA

Joaquim Barbosa não descarta candidatura à presidente da República depois de deixar o STF


"Sempre tive carreira técnica. Agora, no dia que deixar o Supremo, como entrei muito jovem, ainda terei muito tempo para refletir sobre isso".
A frase é do presidente do STF, Joaquim Barbosa, que já ganha mais dinheiro com palestras do que como magistrado, respondendo a jornalistas sobre a possibilidade da sua candidatura à presidência da República.

Shot005

Barbosa, 59 anos, fez a declaração ontem (14), em um evento na PUC-RJ, quando também afirmou que dificilmente ficará no STF até os 70 anos, pois terá tempo para aposentadoria voluntária integral antes disso.

Respondendo aos jornalistas, Barbosa defendeu uma ampla reforma política que inclua uma cláusula de barreira impondo limites à proliferação de partidos políticos e o fim do voto obrigatório.

Instado a avaliar as pré-candidaturas postas à presidência da República, Barbosa preferiu cortar o caminho pela hipotenusa: “o quadro político partidário do Brasil não me agrada nem um pouco".

Pronto. Barbosa já sabe até erigir respostas diversionistas que não ferem suscetibilidades pessoais: já está treinando para a futura profissão. 

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

BLOG DO XAROPE: Deputado Hilton deixa PSC e se filia ao Solidaried...

BLOG DO XAROPE: Deputado Hilton deixa PSC e se filia ao Solidaried...: Chegou a Itaituba na noite desta quinta feira, 03, o Deputado Estadual Hilton Aguiar, agora já filiado no ‘PS’ (Partido da Solidar...

BLOG DO XAROPE: EM TEMPO REAL

BLOG DO XAROPE: EM TEMPO REAL: CAMINHOS DO VICE Quando ainda não era nada na política paraense, o hoje vice-governador do Pará Helenilson Pontes, filho de pai don...

PMDB POTENCIA NACIONAL E REGIONAL AGORA COM ROSELITO NO GRUPO.


ROSELITO ABANDONA PREFEITA ELIENE, E ASSINA FICHA DO PMDB EM ITAITUBA





ROSELITO ASSINA FICHA DO PMDB SOBRE OLHARES DE VALMIR CLIMACO E VILMAR FREIRE




Obedeceu ao estilo Roselito, a filiação do empresário e político Roselito Soares ao PMDB.


Muita gente e muito barulho, bem dentro da maneira como age o ex-prefeito na política.
De fato, ele criou um fato político.


O evento de filiação aconteceu na residência do novo filiado, que levou com ele, a esposa Margarete Soares e o filho Roselito Soares Filho (Litinho) que também assinaram ficha de filiação. Litinho, que não se encontra na cidade, já havia assinado.



Os vereadores Cebola, Dirceu Biolchi e Wescley Aguiar estiveram presentes, prestigiando esse momento político.


A imprensa de Itaituba esteve em peso no local.


Antes do momento mais esperado, que era a assinatura da ficha de filiação, foi exibido um vídeo gravado por Helder Barbalho, no qual ele agradeceu a Roselito por ter aceitado o convite para entrar no partido, dando-lhe as boas vindas. Helder enalteceu o trabalho do presidente do partido em Itaituba, Wilmar Freire e o ex-prefeito Valmir Climaco, duas figuras de ponta do PMDB neste município.


O presidente do diretório municipal do PMDB, ex-deputado Wilmar Freire, foi quem comandou a solenidade de filiação. Ele deu as boas vindas ao novo filiado, afirmando que o PMDB o recebe de braços abertos para trabalhar por Itaituba.


O ex-prefeito Valmir Climaco discursou, também dizendo que Roselito é muito bem vindo a seu partido, para somar forças. Num primeiro momento, visando à eleição para o governo do estado, ano que vem.


Valmir também frisou, que qualquer partido gostaria de ter um político com o peso político de Roselito Soares.


Em sua fala Roselito Soares disse que quando esteve semana passada com o pretenso candidato ao governo do Pará na eleição de 2014, Helder Barbalho, ouviu do ex-prefeito de Ananindeua um relato do que é seu projeto para o estado, caso seja eleito.


Disse o ex-prefeito de Itaituba, que após encerrada a exposição de Helder, disse-lhe que estava dentro daquele projeto. Então, naquele momento dirimiu-se qualquer dúvida que pudesse existir a respeito de sua filiação ao PMDB.


Ele também fez referência aos três embates que teve com Valmir, ressaltando que foram lutas políticas que passaram, das quais não ficaram ressentimentos pessoais.


Terminada a solenidade de assinatura da ficha de filiação, houve uma grande salva de fogos, que é outra marca de Roselito.


Muitos simpatizantes do ex-prefeito e muitos adeptos do PMDB foram até a casa de Roselito para participar desse momento marcante para a política de Itaituba.


O que vai acontecer com o PMDB, com os ex-prefeito Valmir Climaco e Roselito Soares juntos, só o tempo dirá. O certo é que, se eles conseguiram administrar os próprios egos, a sigla será ainda mais forte do que tem sido, em qualquer eleição que ocorra em Itaituba. Não existe dúvida quanto ao fortalecimento do partido, pela densidade política do novo filiado.


Por fim, se Roselito vai poder ser candidato a alguma coisa na próxima eleição, ninguém sabe ao certo, porque por um lado ele garante que sim, mas, por outro, não apresenta nenhuma certidão da Justiça Eleitoral para comprovar que essa possibilidade realmente existe. O certo é, que a cúpula do PMDB, de Belém, não poupou esforços para que essa filiação acontecesse.


POR JOTA PARENTE.

Postado por Hiromar Cardoso

BLOG DO XAROPE: "A GRATIDÃO NÃO TEM PREÇO". DEPUTADO DUDIMAR CRITI...

BLOG DO XAROPE: "A GRATIDÃO NÃO TEM PREÇO". DEPUTADO DUDIMAR CRITI...: "A GRATIDÃO não tem preço", é o que vem ocorrendo. O governador, naquele primeiro momento, negociou com os deputados Nils...

BLOG DO XAROPE: FOTO DO EMPRESÁRIO CHAPADINHA JUNTO COM JADER BARB...

BLOG DO XAROPE: FOTO DO EMPRESÁRIO CHAPADINHA JUNTO COM JADER BARB...: Por Elias Junior Uma foto do empresário Chapadinha com senador Jader Barbalho no aeroporto de Belém, está dando oque falar entre políti...

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Líder do PSB diz que candidatura de Campos é "irreversível" e Marina deve ser vice.

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

Líder do PSB  o senador Rodrigo Rollemberg (DF) disse nesta segunda-feira que a candidatura do governador Eduardo Campos (PSB-PE) à Presidência da República é "irreversível" mesmo com a filiação da ex-senadora Marina Silva à sigla. Rollemberg disse que Marina está "aberta" a ser vice na chapa de Campos, sem a chance de pleitear a candidatura ao Palácio do Planalto.


"Isso não vai acontecer [Marina ser candidata à Presidência]. O governo vai ficar alimentando isso na mídia, de quem será candidato, mas temos essa certeza porque fizemos um entendimento com a Marina. Vamos avaliar qual será o seu melhor papel, não temos uma chapa fechada. Mas ela está aberta a ser vice", afirmou.

Rollemberg foi um dos negociadores da ida de Marina para o PSB. O senador participou do encontro, na noite de sexta-feira, que selou a decisão da ex-senadora de escolher o partido. Segundo o congressista, partiu da própria Marina a decisão de se filiar ao PSB --o que inicialmente deixou Campos "surpreso".

Marina hoje aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto e Campos está em quarto.

Rollemberg disse que a ida de Marina cria um "fator político" favorável a Campos maior que a soma das intenções de votos na ex-senadora com as do governador de Pernambuco. "Tem um efeito político muito maior do que a soma, é algo não aritmético. O movimento político tem um efeito muito grande."

O líder disse que a disposição no PSB é de se "abrir" para a ideias da Rede, partido idealizado por Marina que não foi criado após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) considerar que não havia assinaturas necessárias para a sua formação. Marina tentou criar a sigla para se lançar candidata, mas migrou para o PSB após a decisão da Justiça Eleitoral.

Segundo Rollemberg, a ex-senadora escolheu o PSB por ser a legenda que considera ter os "ideais" mais parecidos com os da Rede.

Além de aliados de Marina, articuladores da Rede, Rollemberg disse que o senador Pedro Simon (PMDB-RS) também telefonou ao governador de Pernambuco sugerindo a aliança dele com a ex-senadora. Os resultados da aliança, segundo o senador, vão ampliar as candidaturas do PSB no Estados.

"Eu acho que a união Rede-PSB amplia as candidaturas no Brasil. É uma aliança que foi bem recebida pela população", afirmou.

Marina Silva se filia ao PSB

Alan Marques/Folhapress

Marina Silva anuncia sua filiação partidária no PSB e fecha acordo politico com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para a corrida presidencial de 2014.


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Tapajós e sociedade civil

Prefeito participa de reunião entre o Consórcio 

Danilo Miranda se pronuncia durante Audiência Pública sobre Consórcio Tapajós

Consórcio Tapajós
Consórcio Tapajós

O Prefeito Danilo Miranda participou no último dia 26/09 de um grande evento no ginásio da associação Atlética Cearense, em Itaituba. Foi um acontecimento onde participaram autoridades da região, do estado e sociedade civil em geral. Os assuntos abordados foram os da construção de grandes empreendimentos na região, sobretudo dos portos de Miritituba e das hidrelétricas no Rio Tapajós.


O evento foi coordenado pela CDL, Associação Empresarial de Itaituba, FAMEP e pelo consórcio dos seis municípios diretamente afetados pelas barragens, que são Itaituba, Trairão, Novo Progresso, Rurópolis, Jacareacanga e Aveiro.


Um grande número de pessoas quase lotou as cadeiras colocadas em toda a quadra de jogo da Associação Atlética Cearense, correspondendo às expectativas dos organizadores e demonstrando que a sociedade está ligada e interessada em discutir essas questões.


Como o número de oradores era muito grande, foi estabelecido o tempo de três minutos para cada um expor suas idéias. Alguns se excederam, mas, ninguém chegou a abusar demais do tempo.


Danilo Miranda e Helder Barbalho
Danilo Miranda e Helder Barbalho
Estiveram compondo a mesa de trabalho, o presidente da CDL, Davi Menezes; o presidente da Câmara Municipal de Itaituba, o presidente da Associação Empresarial de Itaituba, Fabrício Schuber, o vereador Wescley Tomaz, os deputados estaduais Antônio Rocha e Josefina Carmo, o deputado federal José Priante, o promotor público Maurim Vergolino, o juiz de direito Cleitoney Passos, o presidente da FAMEP, Helder Barbalho, o secretário executivo do consórcio, Eraldo Pimenta e os prefeitos Raulien Queiroz, de Jacareacanga, presidente do Consórcio Tapajós, a prefeita Eliene Nunes, de Itaituba, vice-presidente do Consórcio, Osvaldo Ramonholi, prefeito de Novo Progresso, Danilo Miranda, prefeito de Trairão e Pablo Genuíno, prefeito de Rurópolis.


Secretários municipais e vereadores de quase todos os municípios da região do Tapajós estiverem presentes.


De Santarém, vieram os vereadores Dayan Serique e Rogério Cebulisky.


Danilo Miranda com deputado José Priante
Danilo Miranda com deputado José Priante
A tônica dos discursos foi focada nos investimentos que estão acontecendo e que estão por vir para a região, com os oradores se concentrando na afirmação da necessidade de estarem os municípios envolvidos, todos juntos, para que não sejam apenas explorados os recursos naturais da região do Tapajós, em troca somente dos grandes impactos que ocorrerão, sobretudo no que tange às questões sociais.


A preocupação com o aumento desordenado da população foi manifestada por quase todos os prefeitos que fazem parte do Consórcio. Todos eles ressaltaram a necessidade de lutar unidos para que as compensações para esses municípios sejam definidas antes do início das obras das hidrelétricas.


Não repetir os erros ocorridos com Belo Monte, pois Altamira passa por um momento ímpar em sua história, com grande aumento populacional e de circulação de dinheiro, mas, a um preço muito elevado, pois o município não estava preparado para esse momento. Essa foi outra grande preocupação externada por vários oradores.


Para o Prefeito Danilo, o Consorcio tem o intuito de unificar os interesses dos municípios e buscar um bem comum que traga melhorias na infraestrutura, na saúde, na educação, meio ambiente e na melhoria de vida da população. O gestor Trairense afirmou ainda que o Município de Trairão agirá de acordo com as normas ambientais, em outras palavras, só emitirá as licenças em seu Município para a empresa que se enquadrar dentro das leis ambientais. O gestor trairense encontrou-se ainda com o Presidente da FAMEP, Helder Barbalho e com o Deputado Federal José Priante durante o evento.


O promotor Maurim Vergolino disse que o Ministério Público estará atento para evitar que a comunidade fique apenas com os pontos negativos dos empreendimentos. O Ministério Público vai se fazer presente, disse ele, afirmando que o MP vai se opor a esses empreendimentos, se for preciso. Ele afirmou ainda, que na próxima semana vai haver uma notícia a respeito dos portos de Miritituba, envolvendo o MP, tendo deixado em suspende, se será notícia positiva ou negativa.


O presidente da CDL, Davi Menezes, fez a apresentação de um trabalho a respeito do que existe de serviços públicos nas áreas da saúde, educação, serviços sociais, agricultura e outros, para mostrar que o município de Itaituba não está estruturado para receber um número muito grande de pessoas que deverão vir para cá com esses empreendimentos, principalmente as hidrelétricas.


Ele disse que, embora a apresentação fosse a respeito de Itaituba, porque ele não tinha dados de outros municípios do Consórcio, o que estava sendo apresentando valia também para os outros, pois os problemas são mais ou menos equivalentes.


No final houve a participação da plateia, que pôde fazer perguntas e colocações a respeito do que foi falado no encontro.


O ponto negativo foi o atraso de duas horas para o início do seminário, que estava marcado para começar às sete da noite, mas, só foi iniciado às nove.
Danilo Miranda faz exposição sobre Consórcio
Danilo Miranda faz exposição sobre Consórcio
Por causa disso, perto do final, cerca de 30% das pessoas já tinham se retirado. Isso, por volta de onze horas da noite.


Excetuando isso, o seminário foi uma iniciativa louvável e necessária, pois embora esse assunto seja tratado com frequência pela imprensa, no meio da sociedade ele não tinha sido ainda discutido de forma coletiva.


As pessoas puderam tomar conhecimento mais aprofundado a respeito de um assunto da maior relevância para toda esta região, e para o Brasil, pois tanto os portos quanto as hidrelétricas interessam ao País como um todo, porque são duas necessidades urgentes.


O que não pode, e isso foi bem enfatizado, é o governo federal, que fica lá no Centro Oeste, preocupar-se somente absorver em facilitar a construção de portos para o escoamento da produção agrícola de Mato Grosso, bem como com a construção de hidrelétricas no Tapajós para servir às indústrias do Sul e do Sudeste do País, sem que haja as compensações necessárias para minorar os impactos sociais, pois quanto aos impactos ambientais o governo está por demais preocupado, por causa das cobranças que recebe.


Espera-se, a partir de agora, uma participação mais ampla da sociedade de todos esses municípios que fazem parte da região do Tapajós, pois trata-se de um assunto que diz respeito a todos.Baseado na matéria do Jota Parente.


Fonte: RG 15/O Impacto e Alessandro Medeiros

Blog do Espalha Brasa: Jatene reage - Jader consegue tirar do sério o Gov...

Blog do Espalha Brasa: Jatene reage - Jader consegue tirar do sério o Gov...: ● JATENE REAGE NO RÁDIO CONTRA JADER – Nesta manhã de segunda (7), o Governador Simão Jatene amanheceu atacando seu ex-aliado Jader Bar...
O município de Novo Progresso está um verdadeiro Barrio de Pólvora e a qualquer momento pode explodir, a culpa dessa realidade é do ICMBIO que não tem deixado à população trabalhar nas áreas liberadas para garimpo, alegando que a ordem vem de Brasília e vão cumpri-la até que haja uma nova orientação. As lideranças locais já tentaram vários acordos, mas eles até o momento não cumpriram, isso, obrigou a população tomar a decisão asde fechar a BR 163, que só será aberta após  o ICMBIO mudar a forma de atuação na guarita que fica localizada após a ponte do Rio Jamanxim.

Hoje 02 de outubro do corrente ano por volta das 15:00 iniciou um desentendimento entre caminhoneiros e população, o clima ficou mais tenso do que já estava, os manifestantes foram de encontro com os caminhoneiros que queriam passar e só não aconteceu uma tragédia devido a intervenção dos sindicalistas João Garimpeiro e Agamenon Menezes que acalmaram os ânimos de todos pedindo calma.

 acd
Mas, a qualquer momento poderemos ter uma tragédia em Novo Progresso se o Governo Federal demorar em resolver a situação que o ICMBIO criou.


Hoje 02 de outubro do corrente ano por volta das 15:00 iniciou um desentendimento entre caminhoneiros e população, o clima ficou mais tenso do que já estava, os manifestantes foram de encontro com os caminhoneiros que queriam passar e só não aconteceu uma tragédia devido a intervenção dos sindicalistas João Garimpeiro e Agamenon Menezes que acalmaram os ânimos de todos pedindo calma.


Por: Edson Santos

Madeireiro é preso em Rurópolis por extração ilegal de madeira

Polícia autua madeireiro por crime ambiental em Rurópolis Agentes encontraram com o madeireiro um total de 13 toras de madeira de lei, da espécie jatobá; uma motosserra e um trator usado para extração ilegal. (Foto-Ilustrativa)


Rurópolis - A Polícia Civil prendeu em flagrante, no final da tarde de quinta-feira, 3, um madeireiro, de 27 anos, por extração ilegal de madeira. Ele foi flagrado por agentes de fiscalização do Ibama durante uma operação do órgão, no momento em que extraía madeira de forma irregular em uma propriedade agropastoril localizada no Km 43 da vicinal da Cachoeira, zona rural, na divisa dos municípios de Placas e Rurópolis. De acordo com o delegado Ariosnaldo Vital Filho, o madeireiro foi conduzido e apresentado na Delegacia de Rurópolis, em razão da distância da sede do município de Placas.

Durante a operação de repressão aos crimes ambientais, os agentes encontraram com o madeireiro um total de 13 toras de madeira de lei, da espécie jatobá; uma motosserra e um trator usado para extração ilegal. A madeira apreendida será doada para fins humanitários. Conforme o delegado, ainda há outras pessoas a serem ouvidas sobre o caso no decorrer da semana, inclusive o proprietário do lote rural.



Fonte: Agência Pará

terça-feira, 1 de outubro de 2013

BR 163 continua fechada nas proximidades da cidade de novo progresso.

BR 163 continua fechada nas proximidades da cidade de novo progresso acima do Km1086.(veja as fotos tiras a pouco tempo)







Manifestação popular contra proibição de acesso ao trafego da vicinal Marajoara.


SINDICALISTA EM COMVERSA COM FISCAIS DO ICMBIOO sindicatos representante de classes de  trabalhadores de garimpeiro e  produtores rurais, se instalaram em frente a base operacional do ICMBIO com objetivo de fiscalizar os cumprimentos e acordos realizado com o governo, e também com finalidade de organizar o manifesto popular, proposto pela sociedade de progressense.
Que esta revoltada pela proibição do trafego de materiais para garimpo se encontra dentro da APA, principalmente o óleo disel os combustíveis necessário para a manutenção do trabalho garimpeiro que é também utilizado para  produzir energia.

Em entrevista com os lideres sindicais o presidente do sindicato dos garimpeiros senhor João Batista de Jesus, que fez uma breve explanação dos fatos relatou que quando foi se instalar a base do ICMBIO varias pessoas da sociedade se posicionaram contra em seguida foi feito uma reunião na prefeitura municipal , com varias autoridade locais eo representante do órgão ambiental Senhor Odèçio  , o mesmo reafirmou ao longo de toda reunião que o objetivo da base naquele local seria exclusivamente para combater o desmatamento e a exploração ilegal de madeira , e que o acesso dos garimpeiros e produtores rurais seria mantido livremente, mais as imagens feitas pela equipe de reportagem na data de dia 25 de setembro prova ao contrario  do que foi acordado com o chefe da base do ICMBIO quando foi instalada na ponte da vicinal Marajoara.

START-NTSC17c487c31cebad3Isso esta causando uma grande revolta na população em geral, por conta dos transtornos ocorrido, segundo o líder sindical senhor João Batista existe inúmeros garimpeiros  em situação difícil pois foram proibidos de exercer suas atividade.


Em conversa do sindicalista com o chefe de fiscalização do ICMBIO Senhor Guilherme  de Brasília( por telefone)  o senhor João tentou varias vesses  construir um dialogo com o senhor Guilherme, com objetivo de amenizar a situação para que não haja nenhuma atitude mais radical por parte da sociedade, pois os mesmos alegam que vão fechar a rodovia Federal eo acesso a vicinal, impedindo o acesso de todos que ali transitam ,mais o senhor Guilherme não deu nenhuma alternativa ao dizer que a fiscalização naquele local será mantida até que se resolva a situação o  líder sindical disse ainda para o senhor Guilherme que a questão garimpeira na Região é uma questão de interesse publico, pois existe garimpeiros exercendo a profissão á mais de 30 anos não tendo outra atividade para sobreviver, o líder sindical esta muito preocupado com a situação pois a cidade se encontra em dificuldade financeira, pois 60% da sua economia local é proveniente da exploração mineral.


DIALOGO DE SINDICALISTA COM FISCAIS FOI FRUSTRADAEstivemos entrevistando também o líder sindical Presidente do sindicato rural de Novo Progresso que se diz preocupado com movimento que esta sendo proposto pela sociedade, por tanto houve intervenção dos sindicatos já citados acima, em ordenar para que o movimento seja pacifico.


A sociedade não acredita mais nas instituições ICMBIO e IBAMA pelos constantes descumprimentos de acordos feitos em publico que não tiveram validade por parte dos órgãos ambiental.


AGENTES IMPEDINDO O TRAFEGO NA MARAJOARAO líder sindical relata que o ato desses agentes induz a crer que é muito bom para eles alegarem desmatamento extração ilegal de madeira garimpagem ilegal porque é muito vantajoso financeiramente, as gordas diárias que recebem para estar fora da base. Causando terrorismo, provocando a sociedade para reagir contra agentes, para que possa trazer mais aparatos de defesa que é mais parecido de aparatos de guerra como arsenais de armas pesada contingente de segurança veículos helicópteros etc.

Uma despesa absurda para os cofres públicos contra pessoas humildes que não utilizam nem um canivete como arma e que depende dessas atividades para seu sustento.

O Líder sindical relata que tem base legal estatutária para representar sua categoria econômica e a intervenção sindical é para evitar oque os lideres ambientais de Brasilia´mais querem que é o confronto direto, para eles é mais fácil e mais interessante convocar um aparato de guerra doque dialogar com a sociedade.

A imprensa do diadiaprogresso  entrevistou a líder sindical Ivonete Alves, do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais que em seu relato se diz pasma com essa atitude dos órgãos ambientais, impedindo os trabalhadores de exercerem as suas atividades, que segundo a líder sindical  não á como trabalhar sem óleo dizel para as maquinas ,e que ainda acredita em desfecho pacifico para questão, sob pena da revolta popular que também sou obrigada por força estatutária participar da organização do manifesto.

Relata ainda que acha uma covardia impedir pessoas de trabalha.

Por: Edson Santos