domingo, 1 de novembro de 2009

Lula recebe prêmio por liderança na América Latina

Domingo, 01/11/2009, 16:29h
Quando deixar Londres no final da próxima semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai levar na bagagem mais um prêmio internacional. Depois de receber o Prêmio da Paz da Unesco, em Paris, e o Prêmio ao Serviço Público do Woodrow Wilson Center, em Nova York, o chefe de Estado será agraciado na capital britânica com o Prêmio Chatham House 2009, por sua "trajetória pessoal remarcável" e suas "excepcionais qualidades de liderança".

A distinção será entregue na quarta-feira (04), em solenidade do Instituto Real de Relações Internacionais, criado em 1920, e se deve à liderança exercida pelo brasileiro na América Latina no ano de 2008. Segundo os organizadores, o prêmio é um reconhecimento "pela mais importante contribuição para o desenvolvimento das relações internacionais no último ano".

Na justificativa do agrado, o instituto lhe rasga elogios. "O presidente Lula é reconhecido como uma personalidade-chave na estabilidade e na integração na América Latina e por desempenhar um papel de liderança em crises regionais", afirma, prosseguindo: "Ele também é reconhecido por sua contribuição para reduzir a pobreza no Brasil, apoiando compromissos democráticos e objetivos do país".

Robin Niblett, diretor da instituição, vai mais longe: "O presidente Lula foi escolhido vencedor do Prêmio Chatham House neste ano por sua qualidades remarcáveis como líder nacional, regional e internacional", precisa. "O prêmio representa, além de um reconhecimento a suas conquistas pessoais, um reconhecimento do crescimento da influência ele alcançou para o Brasil." Durante a cerimônia de entrega, Lula discursará aos convidados. Lord Peter Mandelson, secretário dos Negócios e Empreendimentos, também deve fazer um pronunciamento sobre o brasileiro.

(AE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário