quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Eclusas de Tucuruí são inauguradas 30 anos depois.

Quase 30 anos depois do início de sua construção, as eclusas de Tucuruí foram inauguradas na tarde de hoje (30). As obras, que iniciaram em 1981, foram inauguradas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado pela governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, e pela presidente eleita Dilma Rousseff.
As eclusas permitirão a total navegabilidade do rio Tocantins, com a implantação da Hidrovia Araguaia-Tocantins, que liga o porto de Belém à região do Alto Araguaia, no Estado do Mato Grosso, numa extensão de aproximadamente dois mil quilômetros.

A obra, datada de 1981 e orçada em R$ 1,66 bilhão, é coordenada pelo Ministério dos Transportes. Além de minério e de carga, em geral, o corredor hidroviário permitirá o deslocamento de pessoas, num Estado onde os rios são meios essenciais de transporte.

(DOL)

Eclusas da Hidrelétrica de Tucuruí são inauguradas

Belém - Após 30 anos do seu anúncio, o sistema de transposição de Tucuruí foi inaugurado, nesta terça-feira (29), com a presença de várias autoridades, entre elas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente eleita Dilma Rousseff. A cerimônia de inauguração começou por volta das 17h. A obra vai permitir a navegação de grandes embarcações até Marabá, superando o desnível do rio Tocantins.

Também estiveram presentes quatro ministros, entre eles o de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, e dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. A Governadora Ana Júlia Carepa também acompanhou o presidente Lula durante uma visita de balsa ao sistema de transposição de desnível dos rios Tocantins e Araguaia. Durante o trajeto, a Governadora sofreu um pequeno acidente. No momento em que ela entrava na embarcação, próximo à eclusa 1, escorregou e machucou o ombro esquerdo.

Ela foi retirada do local de lancha e encaminhada para o Hospital Regional de Tucuruí. Depois de atendida retornou ao local das eclusas a tempo de acompanhar a cerimônia de inauguração.

Década de 80 - A construção das eclusas foi iniciada em 1981, mas as obras tiveram diversas interrupções com o passar dos anos. As eclusas de Tucuruí tiveram a construção totalmente paralisada em 1989 e as obras só foram retomadas em 2007.

A entrega estava prevista para o fim do ano passado, mas o prazo não foi cumprido e a inauguração ficou para o fim de 2010, após as obras incluídas no Plano de Aceleração do Crescimento.

Sistema - O sistema de transposição de Tucuruí inclui duas eclusas: uma a montante da barragem da hidrelétrica, outra a jusante, de retorno à calha do rio Tocantins. Entre elas, um canal intermediário, com 5.580 metros de extensão e 32,5 metros de profundidade, permitirá a navegação de embarcações com calado máximo de 4,5 metros.

As eclusas de Tucuruí têm capacidade para dar passagem a 40 milhões de toneladas de cargas por ano, a maior entre todas as eclusas existentes no mundo. O tempo de transposição dos comboios, de jusante a montante ou vice e versa, será de 1h30. O canal permite comboios se deslocando em direções opostas, e a capacidade máxima será de 24 comboios por dia nas duas direções. Os custos de manutenção das transposições somam R$ 2,8 milhões por ano, que no início serão realizados gratuitamente.

Os primeiros testes foram feitos com um rebocador no último sábado, mas a primeira carga transportada foi o muro-guia de montante, com estrutura de 140 metros que colabora no alinhamento dos barcos antes da entrada na câmara da eclusa. A operação, acompanhada pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, foi considerada um sucesso e serviu para testar as embarcações que serão usadas na inauguração da obra.

ORM

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