segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Jader Barbalho foi entrevistado no Argumento

(Foto: Rogério Uchôa)
O presidente do PMDB regional, Jader Barbalho falou sobre o ano conturbado que teve na política e sobre os desafios para 2011 durante entrevista para o programa Argumento na noite desta segunda-feira (20). O líder político também agradeceu o apoio que vem recebendo de eleitores diante da situação de inelegibilidade. O programa foi transmitido simultaneamente pela TV RBA, Rádio Clube e web.

No primeiro e segundo blocos do programa, Jader esclareceu sobre a inelegibilidade de sua candidatura. "O meu registro foi indeferido pelo TRE e o TSE encasquetou com a lei da Ficha Limpa. No meu caso não houve uma decisão, eu perdi em um empate, o que podemos considerar no mínimo absurdo. Um empate em qualquer tribunal é pró-réu, então tinha que ser a meu favor. Foi uma decisão estranha, é impossível uma lei retroagir mas foi isso que aconteceu com a Ficha Limpa e eu fui atingido por ela ", disse.

O político afirmou lamentar a decisão do TRE que impediu novas eleições para o Senado no Estado. "A lei diz que quando a maior parte dos votos é considerada nula, deve haver novas eleições dentro de 40 dias. Porém o TRE decidiu que não poderia ficar sem representatividade e diplomou uma candidata que teve menos que os votos nulos. Não era melhor o Pará ficar dois meses sem senador do que com um senador ilegítimo?", questionou-se Jader.

Para reverter a situação, Barbalho recorreu de três formas: mandado de segurança para que haja novas eleições para Senado, aguarda eleição do 11° ministro do TSE para fazer nova análise do processo dele além de ter entrado hoje no TRE com um recurso que diz que a decisão não é jurídica. "Não tenho dúvidas que vamos conseguir", comentou.

Apoio

O apresentador Mauro Bonna questionou se Jader teve alguma manifestação de apoio nacional. No Pará, os deputados do PMBD não foram para a diplomação em protesto. "Recebi várias mensagens de apoio. E a expectativa nacional é que a Justiça repare o erro, o equívoco cometido".

Governo

Barbalho afirmou que o PMDB apoiará o governo de Simão Jatene. "Estamos definindo os espaços no governo tucano e os representantes devem ser escolhidos nas próximas 48 horas.

Vamos indicar pessoas ao governo que possam atingir o desenvolvimento, superação de problemas e crescimento para o povo. Estamos cheios de esperança que Jatene e sua equipe possam fazer um grande governo",comentou. (DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário