terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Região Norte e Nordeste obtiveram os piores resultados no Pisa.

Os Estados da região Norte e Nordeste obtiveram a pior média no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) em 2009, divulgado hoje (7), que avalia a média entre os 20 mil brasileiros por meio de uma prova aplicada a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Economômica (OCDE). A prova avalia o conhecimento de estudantes de 15 anos de idade em matemática, leitura e ciência.
Alagoas e Maranhão obtiveram as piores notas - 354 e 355 pontos respectivamente. Na sequência, aparecem o Acre, o Amazonas e o Rio Grande do Norte, todos com média 371. Os resultados inferiores do estado do Norte e Nordeste são reflexo do baixo investimento que foi feito nessas regiões nos últimos anos, segundo o ministro da Educação Fernando Haddad.

"É muito injusto cobrar do Norte e do Nordeste um desempenho comparável com o do Sul e do Sudeste, sabendo que só muito recentemente nós estamos dando as condições para que esses estados possam formular políticas educacionais consistentes", afirma Haddad ao site da Agência Brasil.

Os alunos do Distrito Federal conseguiram a melhor a média considerando as três disciplinas: 439 pontos - 38 acima da nacional. Em seguida, aparecem Santa Catarina (428), Rio Grande do Sul (424), Minas Gerais (422) e Paraná (417). Seis estados também tiveram resultados acima da média nacional - Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás. Em 2009, o Brasil aumentou o plano amostral e o número de alunos participantes para que os resultados do Pisa pudessem ser comparados por estado.

As informações são da Agência Brasil

Local: São Paulo - SP
Fonte: Amazonia.org.br
Link: http://www.amazonia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário