sábado, 8 de janeiro de 2011

DIÁRIO publica especial com postais de Belém.

Santa Maria de Belém do Grão Pará, ou simplesmente Belém, completa 395 anos e para comemorar a data, o jornal Diário do Pará traz a série ‘Diário Documento Belém 395 anos’, que trás um álbum para postais com 12 cenários de Belém antigamente e mais 12 atuais. Os postais atuais trazem imagens feitas pelos fotógrafos do jornal, com o mesmo ângulo das fotografias antigas, como uma forma de resgatar a memória da cidade.

Houve uma grande seleção das fotos da Belém antiga para que as imagens mais representativas chegassem à casa do leitor. Todos os elementos de pesquisa foram tirados do livro ‘Belém da Saudade’. Os 24 postais poderão ser colecionados diariamente a partir deste domingo (16).

Foram 12 pontos escolhidos para representar o antes e o depois da cidade: Avenida 16 de Novembro, Doca do Reduto, Praça da Escadinha (Estação das Docas), Praça da República, Ver-o- Peso, Avenida Magalhães Barata, Avenida Governador José Malcher, Rua Padre Champagnat, Rua João Alfredo, Praça Batista Campos, Colégio Lauro Sodré (sede do Tribunal de Justiça do Estado) e Grande Hotel (Hotel Hilton).

O Ver-o-Peso foi escolhido o primeiro postal do Projeto Diário Documento. O mercado é uma das melhores atrações turísticas do Estado e ainda leva a fama de ser a maior feira ao ar livre da América Latina. Foi de lá também que saíram os primeiros carregamentos de borracha da Amazônia, no início da Belle Époque. Nos últimos dois séculos, o local sofreu uma série de modificações.

“Esse novo projeto vem de acordo com os anteriores já realizados pelo DIÁRIO, com o intuito de valorizar as peculiaridades do nosso Pará. É como se tivéssemos dando um presente à Belém através dos nossos leitores, eles é que ganharão de fato um grande registro da cidade”, explicou o diretor-presidente da Rede Brasil Amazônia de Comunicação (RBA), Jader Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário