segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Ibama fecha 10 pontos de venda ilegal de madeira

(Foto: Divulgação/Ibama)
O Ibama embargou nesta segunda-feira (31) dez estabelecimentos comerciais que funcionavam sem licença ambiental e vendiam madeira ilegal durante a operação "Quintal II", cuja primeria etapa aconteceu de 24 a 28/01, na rodovia Arthur Bernardes, na altura do número 1400, em Belém, no Pará. Na ação, também foram aplicados cerca de R$ 160 mil em multas e apreendidos 600 m3 de madeira serrada (aproximadamente 30 caminhões cheios), seis m3 de carvão e um barco utilizado no transporte do produto florestal ilegal das áreas de extração até a capital. Toda a madeira apreendida foi doada a 8ª Região Militar do Exército, Cáritas Arquidiocesana de Belém, Batalhão de Polícia Ambiental e as prefeituras de Santa Isabel e Marituba para serem utilizadas em obras sociais.

Concentrados numa das mais importantes rodovias da área metropolitana da cidade, os empreendimentos fiscalizados eram uns dos principais fornecedores de madeira para a construção civil da capital paraense. Dentre as espécies vendidas irregularmente no local estavam essências amazônicas como virola, quaruba, cupiúba e mandioqueira. A madeira, segundo os comerciantes autuados, era adquirida da população ribeirinhas na região do Marajó e da foz do rio Tocantins.

“Essas árvores foram extraídas de matas ciliares (nas margens dos rios) e várzeas. São lugares ecologicamente sensíveis. Sem a proteção da floresta, estas áreas perdem suas capacidades de estabilizar o solo e permitir a infiltração da água, por exemplo. Poucos lucram com a venda deste tipo de madeira ilegal, mas o prejuízo para o meio ambiente é muito grande. E, no futuro, a conta acaba sendo paga por todos ”, explica o chefe da Divisão de Fiscalização do Ibama no Pará, Paulo Maués.

Segundo o Ibama, a Quintal II voltará a acontecer ainda este ano em outros pontos de venda ilegal de madeira na capital do estado. Na primeira versão da operação, realizada em janeiro do ano passado, também foram fechados estabelecimentos que vendiam madeira sem licença ambiental, aplicadas cerca de R$ 600 mil em multas e apreendidos aproximadamente 1,8 mil m³ de madeira serrada.


(Ibama/PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário