quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Tropas federais chegam a assentamento em Anapu.

Onze policiais federais - dois delegados e nove agentes -, 12 homens da Força Nacional de Segurança e 10 policiais civis da Delegacia de Conflitos Agrários chegam nesta quarta-feira (19) a Anapu, município do sudoeste do Pará, para garantir a segurança na área do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Boa Esperança, a 50 quilômetros da sede municipal, onde desde a semana passada assentados obstruíram a estrada de acesso.

As tropas federais foram mobilizadas após ameaça de interdição da Rodovia Transamazônica (BR-230), principal via de acesso aos municípios da região. Os assentados acusam madeireiros e caminhoneiros de retirarem ilegalmente madeira da área de preservação ambiental onde está localizado o Projeto de Desenvolvimento Sustentável. O Sistema de Segurança do Estado já está presente na área com 26 policiais militares, sob o comando do capitão Márcio Abud.

Negociação - A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), que junto com o Comando Geral da Polícia Militar está monitorando a situação na área, informa que a Polícia Federal deve assumir a negociação com os assentados.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Anapu quer a presença na negociação da presidência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Segundo os sindicalistas, os trabalhadores rurais estariam sendo prejudicados pelos projetos de assentamento no processo de repasse dos recursos do Instituto.

Na terça-feira (18), a superintendente regional do Incra de Santarém, Cleide Antônia de Souza, conversou com os assentados sobre a desobstrução da estrada de acesso ao PDS, acompanhada de policiais militares, mas deixou o local sem uma solução para o problema. Segundo o Comando da PM, os assentados querem instalar guaritas de segurança na entrada para evitar a retirada ilegal de madeira.



Fonte: Redacão Ecoamazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário