terça-feira, 31 de agosto de 2010

Descaso Público em Novo Progresso

Existem três vias de acesso para o setor industrial na cidade de Novo Progresso, à Avenida Otavio Onetta que parte da BR -163 e passa próximo da rodoviária, esta via é mais usada para caminhões com carga de tora, não têm ponte mais existe um bueiro que quando chove vira em atoleiro e impossibilita trafegar naquele local.

A outra que passa pela Avenida Jamaxim é a mais usada pelos moradores, trabalhadores e à população em geral, o fluxo de carros, motocicletas e pedestres é intenso naquele local o problema e a ponte construída no governo anterior em meados de 2005, esta caindo e quem passa por ela corre serio risco de acidente, e o terceiro acesso é a via que passa pela Avenida João Atilis contornando pelo bairro Magalhães,é péssima cheio de buracos e a ponte já esta condenada e a rua quando chove fica submersa por água praticamente o inverno todo sem acesso.

Foto:(Ponte Avenida Industrial)
Na verdade o descaso público naquela região é visível e constantemente populares reivindicam a recuperação daquele trecho que é o de extrema importância para o acesso ao setor industrial que gera renda e emprego para o nosso município, as maiores indústrias madeireiras estão instaladas naquela região e existe um complexo de casa popular com mais de duzentas famílias residentes e o descaso publico e total, não tem iluminação publica escola precária, creche e atendimento de saúde são inexistentes.

Foto:(Avenida Otávio Onetta)

As pontes estão prestes a cair e a população clama por melhorias nas ruas de acesso caso contrario com a chegada do inverno iremos ficar sem acesso disse dona Maria da Conceição uma das primeiras moradoras do setor industrial II, político aqui só aparece para pedir voto, finaliza.
Todos os acesos trazem perigo a população e as estradas são de terra sem cascalho e esburacadas, e as “pontes em estado precário”, não existe sinalização no local.

Fonte: Folha do Progresso

AGORA E PRA VALER, ITAITUBA TERÁ UM GRANDE REPRESENTANTE COMO DEPUTADO ESTADUAL.

AGORA E HILTON AGUIAR 20222

E

ZEQUINHA MARINHO 2020

Cerco à Igreja

Integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus, em conjunto com outras igrejas semelhantes, procuraram gráficas em Belém para encomendar banners e folhetos contra Nossa Senhora de Nazaré e o Círio, festividade católica que lhe é dedicada e é considerada a maior procissão religiosa do mundo. A intenção seria de distribuir esse material um pouco antes da festividade, que acontece no segundo domingo de outubro.

Nenhuma das gráficas contatadas aceitou o serviço. As igrejas reunidas sobre a liderança da Universal, chefiada pelo pastor Edir Macedo, teriam decidido instalar uma gráfica própria, em regime de urgência, para dar conta da missão de espalhar por Belém milhares de impressos condenando o culto mariano.

A denúncia foi feita pelo frei Juraci, pároco da capela de Santo Antônio de Lisboa, durante missa dominical do dia 15. Ele alertou os fiéis para o cerco que essas seitas estão fazendo sobre os católicos. Informou que uma equipe de missionários constatou, em um levantamento realizado recentemente nos bairros do Guamá e Cremação, que de cada 10 casas visitadas, sete eram de protestantes. O esvaziamento do catolicismo, além de reduzir o público que frequenta a igreja, está acabando com as vocações sacerdotais. “Não temos mais padres novos”, lamentou.

Recorrendo a textos bíblicos, disse que a situação atesta a previsão antiga sobre o ataque que a mãe de Jesus viria a sofrer por parte do dragão demoníaco.

Lúcio Flávio Pinto:
Por: O Estado do Tapajos On Line

Dilma atribui a ‘Lula’ a libertação dos presos de Cuba

Em entrevista concedida ao ‘Jornal da Globo’, Dilma Rousseff afirmou que Lula participou da negociação que levou à libertação de presos políticos de Cuba.

Mais que isso, a presidenciável petista disse que seu cabo eleitoral foi “responsável pela soltura”. Trata-se de uma declaração no mínimo controversa.

O mundo ficou sabendo no dia 8 de julho que Cuba decidira soltar, até outubro, 52 prisioneiros de consciência. Atribuira-se a novidade a dois fatores:

1. O êxito de uma negociação que a Igreja Católica abrira com a ditadura da ilha caribenha havia meses.

2. O constrangimento a que Cuba vinha sendo submetida graças à repercussão mundial da greve de fome de quatro meses do dissidente Guillermo Fariñas.

No dia seguinte, 9 de julho, Lula comentaria o fato. Realizava um giro pela África. Estava no último estágio da viagem, em Johannesburgo.

Em entrevista, o presidente classificou o acordo de “ótimo”. Disse ter recebido a informação com “alegria” e “felicidade”.

Na véspera, o chanceler Celso Amorim e o assessor internacional da Presidência, Marco Aurélio Garcia, haviam insinuado que o Brasil participara das tratativas.

No dizer de Marco Aurélio Lula fizera "gestões discretas" quando estivera em Havana, no mês de fevereiro. Porém...

Porém, o própria Lula transformaria as insinuações em pó ao informar aos repórteres que não estava a par das negociações da Igreja com o regime cubano.

Com as declarações da noite passada, Dilma devolve ao noticiário uma versão que o próprio presidente refugara há mais de um mês.

Os comentários da candidata foram feitos em resposta a uma questão sobre a comparação infeliz que Lula fizera.

O presidente equiparara os presos políticos de Cuba aos bandidos recolhidos às cadeias de São Paulo.

Perguntou-se a Dilma se, como ex-prisioneira política da ditadura brasileira, ela concordava com a analogia construída por Lula.

Ela saiu em defesa do patrono. Disse que sua “trajetória política e de vida” derrubam a versão de que “ele não lutou a vida inteira pelos direitos humanos”.

Depois, emendou: “O Brasil é responsável pela soltura dos presos políticos de Cuba”.

Sem descer a detalhes, disse que Lula e o Itamaraty realizaram “tratativas”. Coisa feita, segundo disse, “de forma discreta”.

Mais adiante, acrescentou: “Não acho correto [...] falar que o presidente tomou uma atitude errada nesse episódio”.

E repisou: “O presidente, eu vou repetir, foi o responsável, um dos, pela soltura dos presos políticos cubanos”.

De duas uma: ou o governo desdiz Lula e demonstra qual foi a participação brasileira no episódio ou Dilma passará por propagadora de uma inverdade.

Noutro trecho da entrevista, Dilma foi inquirida sobre a guerrilha colombiana: Por que hesita em chamar as Farc de narcoguerrilha?

E ela: “Jamais hesiteiem chamar”. Disse que, além dela, governo Lula acha que as Farc tem ligação com “o crime organizado e o tráfico de drogas”.

Nesse ponto, disse ter lido, no domingo, uma entrevista do novo presidente da Colômbia Juan Manuel Santos.

Realçou que ele próprio admitira que, como ministro da Defesa do antecessor Alvaro Uribe, dialogara com as Farc.

E acrescentou: “No Brasil, a gente tem que perder essa visão conspiadora. Se não conversar, você não consegue, inclusive, a paz”.

Perguntou-se também a Dilma se o deputado cassado José Dirceu participará de seu eventual governo. Ela poderia ter dito não. Mas preferiu rodear.

“Não tenho discutido futuro governo. Por uma questão de respeito à população. Para começar a discutir governo, teria que estar eleita. É preciso respeitar o voto do povo”.

Aproveitou para alfinetar Serra, que a acusara de “sentar na cadeira antes da hora”.

Evocando FHC, disse: quem foi à poltrona antes do prazo foi “um ex-presidente”.

Pergintou-se à candidata como pretende se livrar da pecha atribuída a Lula de ter apinhado a máquina estatal de “militantes”.

Dilma repetiu o lero-lero segundo o qual só pretende nomear “políticos que tenham competência técnica”.

Voltou a negar que pretenda fazer um ajuste fiscal. Rechaçou a acusação de envolvimento na queba de sigilo do IR de tucanos.

Disse que é o PSDB quem tem tradição nessa matéria. Nem por isso, disse, acusa Serra.

- Serviço: Aqui, a íntegra da entrevista de Dilma. Siga o blog no twitter.

Escrito por Josias de Souza

Metamorfose ximanga

24h depois do prefeito de Alenquer, João Piloto (DEM), declarar apoio à reeleição da governadora Ana Júlia Carepa (PT), ele recebeu o candidato do PSDB a governador, Simão Jatene, no aeroporto da cidade.

Ali mesmo, em alto e bom tom, discursou:

- Sou um prefeito democrático, e por isso recebi a governadora aqui quando ela esteve visitando o município, mas tenho responsabilidade com o povo e o povo deseja Jatene de volta. Eu acompanho a vontade do povo de Alenquer e a vontade do povo é pelo 45.

Domingos Juvenil, candidato do PMDB, ainda não visitou o município.

Nem tampouco o do PSOL e PSTU. Mas João Piloto já tem verbo pronto para recebê-los.


Por Jeso Carneiro

Os erros da pesquisa Ibope, segundo a coligação de Ana Júlia

Como o blog já havia adiantado, a “Frente Popular Acelera Pará” acaba de divulgar nota em que aponta supostos erros na pesquisa do Ibope/ TV Liberal para o governo do Estado.
Além disso, a coligação de Ana Júlia entrou na Justiça para impedir que a pesquisa seja usada no horário eleitoral gratuito.

Confira:

A Frente Popular Acelera Pará está recorrendo novamente à Justiça, nesta segunda-feira, dia 30, com ação cautelar, contra a divulgação da pesquisa do Ibope, apresentada pelo Grupo Liberal, antes mesmo da publicação de despacho judicial que libera a medida.

Há falhas na pesquisa que indicam que os resultados da pesquisa podem estar absolutamente errados.

O coordenador da campanha, André Farias, consultou vários especialistas e avaliou que, além do histórico de erros do Ibope em vários estados brasileiros, inclusive no Pará, no caso da pesquisa divulgada as falhas são evidentes no próprio registro do levantamento, que demonstra desconsiderar, por exemplo, as áreas rurais do estado, entre outros problemas.

Embora considere que pesquisas são retratos apenas imediatos e que a campanha de Ana Júlia só tenha ganhado corpo, ele frisa que a divulgação da pesquisa pode induzir o eleitor a erros de avaliação acerca da real situação eleitoral no Pará.

“Pelas avaliações técnicas que recebemos, há fortes indícios de um desvio da mostra de 812 eleitores ouvidos pelo Ibope. Aparentemente, a pesquisa se concentrou na Região Metropolitana de Belém, desrespeitou proporcionalidades em algumas cidades e praticamente excluiu a área rural do estado, onde Ana Júlia tem desempenho maior”, disse André Farias, frisando ainda que o Pará é um estado de geografia diferenciada.

Além disso, Farias lembra vários casos de erros do Ibope. “Em 2006, faltando menos de duas semanas para as eleições, o Ibope informou que o governador Jacques Wagner (PT), da Bahia, não entraria nem no segundo turno. E em seguida ele venceu no primeiro turno”, disse.

Outro erro do Ibope no Pará foi mais recente, nas eleições de 2008 para prefeito de Belém. ”O Ibope, a duas semanas das eleições, informou aos eleitores que Valéria Pires Franco liderava, com 25% , seguida de Duciomar Costa, com 23%. Duciomar venceu com 35% dos votos, seguido de José Priante, com 19%. Logo, a margem de erro do Ibope, de 2% saltou para 12%”, lembra.

Outro caso no Pará ocorreu nas eleições para o governo, em 2006. Segundo o Ibope, Ana Júlia tinha 30% contra 41% de Almir Gabriel. Ana Júlia foi para o segundo turno com 37%, embora a margem de erro fosse de 3% e não de 7%. “Assim, são muitos erros que, agora, nesta pesquisa, o Ibope provavelmente repete, como demonstram os próprios argumentos técnicos que levamos à Justiça”, disse Farias.

Outro caso que Farias frisa, diz respeito ao erro do Ibope contra o PT admitido pelo próprio presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, na edição 2.129 da Revista Isto´é. Diz a revista: “Há exatamente um ano, o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, declarou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não faria o sucessor, apesar da alta popularidade. Na ocasião, o responsável por um dos mais tradicionais institutos de pesquisas do País assegurava que o presidente não conseguiria transferir seu prestígio pessoal para um “poste”, como tratava a ex-ministra Dilma Rousseff. Agora, a um mês das eleições e respaldado por números apresentados em pesquisas diárias, Montenegro faz um mea-culpa. “Errei e peço desculpas. Na vida, às vezes, você se engana”, afirmou. “O Brasil já tem uma presidente. É Dilma Rousseff.” , diz a revista citada pelo coordenador da campanha.

Para entender o caso na Justiça:O juiz federal Osmani dos Santos concedeu liminar, na sexta-feira, 27, impedindo a divulgação da pesquisa eleitoral do Ibope, encomendada pela TV Liberal.

O pedido foi impetrado pela Frente Popular Acelera Pará, que alegou violação à lei eleitoral no registro da pesquisa.
Argumentos Iniciais:
1) Não foi juntado ao processo de registro eleitoral os municípios em que aconteceu a pesquisa;
2) Não foi juntado o questionário da pesquisa;
3) Não ficou claro o período em que ocorreu o levantamento de dados, pois constava no pedido o período de “23/08 a 28/03”.

Na noite do último domingo, 29, às 19h30, o juiz reviu a decisão, após o Ibope apresentar as informações dos municípios; informar que o questionário padrão consta no site do TRE (portanto, não haveria a obrigação de juntá-lo ao pedido de registro); e esclarecer que o período da pesquisa foi de 23/08 a 28/08.

A pesquisa foi divulgada no jornal O Liberal e programa Bom Dia Pará da TV Liberal, nesta segunda-feira, 30.

A Frente Acelera Pará recorre da decisão nesta segunda, alegando o seguinte:
1) A decisão do juiz ainda não havia sido publicada (na Justiça Eleitoral), o que só ocorreu às 10 horas da manhã de segunda (na noite em que a decisão foi dada, o tribunal estava fechado) quando a pesquisa foi divulgada;
2) Não foi obedecido o prazo de 5 dias de antecedência para prestar as citadas informações à Justiça. Portanto, a pesquisa só poderia ser divulgada na quarta-feira, 1º de setembro;
3) Quanto aos municípios informados, o número de pessoas entrevistadas não obedece à proporcionalidade de eleitores. Por exemplo, Em Pau D´Arco, que tem menos de 6 mil eleitores, foi entrevistado o mesmo número de pessoas que em Castanhal, que tem mais de 100 mil eleitores.
4) O questionário não foi juntado.
5) Permanece ainda a dúvida sobre o prazo em que a pesquisa aconteceu: o período informado ao juiz 23 a 28/08, não confere com o período informado na edição do Jornal O Liberal, desta segunda, que informa 24 a 26/08. 6.

Outro argumento é que, na hipótese de a pesquisa ter sido concluída no sábado, 28/08, não haveria tempo suficiente de se processar os dados e tabular a pesquisa na mesma data em que ela seria divulgada, especialmente considerando que o fechamento do jornal impresso acontece ao meio-dia de sábado.

A Assessoria Jurídica afirma, então, que as ilegalidades permanecem. O objetivo da ação é determinar que nenhum veículo de comunicação divulgue novamente a pesquisa, bem como nenhum partido, candidato ou coligação divulgue no horário eleitoral, sob pena de multa.

Fonte: blogdareporter.blogspot.com

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O primeiro cemitério de Novo Progresso está abandonado

O primeiro cemitério de Novo Progresso, que fica na Avenida Brasil, onde estão enterrados alguns doas pioneiros, na região central da cidade pede socorro. O campo-santo está entregue ao descaso, as catacumbas estão depredadas e até uma rua está se formando no interior da necrópole.

As cruzes colocadas pelos parentes dos falecidos que servem para identificar a sepultura são removidas ou atiradas fora, dificultando a localização cova.

Como o cemitério é antigo, muitos parentes dos mortos sepultados ali já não moram mais na cidade. Alguns parentes que tentam manter o sepulcro conservado acabam frustrados, vândalos depredam e picham as paredes com desenhos e frases medonhas.

O senhor Salvador Gomes, foi ao campo-santo visitar a sepultura do seu neto que está enterrado há sete anos, voltou pra casa revoltado e estarrecido com o que viu.

Cemitério é patrimônio público, mas, nada dá o direito de trafegarem livremente com bicicletas e motocicletas de um lado para o outro por entre as tumbas como se fosse uma rua.

Algumas pessoas que preferem não se identificarem, dizem que na calada da noite acontecem coisas estranhas no local, como uso de drogas e atos libidinosos.

Fonte: www.diadiaprogresso.com

Santarém vai iluminar


Por: Alailson Muniz

Idi & Ota

Boteco do Futuro...

Um sujeito entra num boteco novinho, todo hi-tech, e pede uma bebidinha...

O barman é um robô, que serve um cocktail perfeito e pergunta:

Qual é o seu QI?

O homem responde:

Uns 150.

Então o robô inicia uma conversa sobre aquecimento global, espiritualidade universal, física quântica, interdependência ambiental, teoria das cordas, nanotecnologia, e por aí afora...

O cara ficou impressionado, e resolveu testar o robô.

Saiu,.... deu uma volta e retornou ao balcão.

Novamente o robô pergunta:

Qual é o seu QI?

O homem responde:

Deve ser uns 100.

Imediatamente o robô lhe serve um uisquinho e começa a falar, agora sobre futebol, fórmula 1, super-modelos, comidas favoritas, armas, corpo de mulher, e outros assuntos semelhantes.............

O sujeito ficou abismado. Sai do bar,.... para pensar.... e resolve voltar e fazer mais um teste.

Novamente o robô lhe faz a pergunta:

Qual é o seu QI?

O homem dá uma disfarçada e responde:

Uns 20, eu acho!!!!!

Então o robô lhe serve uma cachaça, se inclina no balcão e diz pausadamente:

E aí mano, VAMO VOTÁ NO JATENE OU NO JUVENIL??????
Postado por Luciano "ÁGUIA CONTRA A CORRUPÇÃO"

Escolhendo o campo de batalha.

Fonte: Paulo coelhoUm guerreiro sabe o que vale a pena. Ele decide suas ações usando a inspiração e a fé.

Entretanto, encontra pessoas que o chamam para atuar em lutas que não são as suas, em campos de batalha que ele não conhece ou que não lhe interessa. Elas querem envolver o guerreiro da luz em desafios que são importantes para elas, mas não para ele.

Muitas vezes, são pessoas próximas, que gostam do guerreiro, confiam na sua força e como estão ansiosas querem sua ajuda de qualquer maneira.

Nestes momentos, ele sorri e demonstra o seu amor, mas não aceita a provocação.

Um verdadeiro guerreiro da luz sempre escolhe seu campo de batalha

Pedido bloqueio de conta para pagar pensionistas.

Foi pedido sequestro de dinheiro em contas da PMB e do Estado

Foi pedido sequestro de dinheiro em contas da PMB e do Estado O escritório do advogado Pojucan Tavares pediu ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rômulo Nunes, o sequestro e imediato bloqueio on-line na conta única do Estado de verba suficiente para quitação do precatório da pensionista do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev), Virgínia da Conceição Silva Santos, além do bloqueio de R$ 8 milhões depositados na conta da Prefeitura de Belém no Banco do Brasil por conta do acordo extrajudicial firmado entre a governadora Ana Júlia Carepa e o prefeito Duciomar Costa pelo qual a PMB desistiu de cobrar R$ 550 milhões em troca da liberação de R$ 162 milhões. Esse acordo, como se sabe, sacramentou a aliança política entre Carepa e Costa para que a governadora tivesse o apoio do prefeito na campanha de sua tentativa de reeleição.

Os honorários advocatícios do procurador-geral do Estado, Ibraim Rocha, e da secretária de Assuntos Jurídicos da PMB, Alynne de Nazaré Athayde de Lima, no valor de R$ 200 mil, também devem ser bloqueados para pagamento à pensionista Virgínia Silva Santos. “Houve derrame de verbas públicas para privilegiar credores de débito judicial, burlando as disposições constitucionais sobre pagamento desse débito pela Fazenda Pública, para atender a interesses eleitoreiros dos agentes públicos envolvidos”, afirmam os advogados no pedido que está sendo analisado pelo desembargador.
No dia 29 de junho passado, o Estado, em mais um ato tido pelos advogados de Virgínia Silva Santos como “inconstitucional e abusivo”, celebrou acordo extrajudicial para pôr fim a duas ações judiciais movidas contra ele pela Prefeitura de Belém, comprometendo-se em efetuar o pagamento de R$ 162 milhões. Desse total, R$ 8 milhões foram pagos acrescidos de honorários advocatícios aos procuradores envolvidos na negociação, cujo montante é omitido, conforme escritura pública de transação extrajudicial no cartório Kós Miranda, do 6° Ofício.

“A atitude do governo do Estado, manifestamente, viola a ordem cronológica de pagamento dos precatórios, prevista no artigo 100 da Constituição Federal de 88, ao pagar, prioritariamente, débito judicial que nem sequer foi inscrito em precatório, em detrimento de Virgínia Santos, com precatório inscrito e vencido”, salienta o pedido. Os advogados acrescentam ainda que a ilegalidade, de alta gravidade, é o preterimento de créditos de natureza alimentar “para atender os interesses políticos da atual administração pública, com fins eleitoreiros, e garantir o apoio do prefeito”.

O pedido de bloqueio embute o temor de que a garantia oferecida pelo acordo entre Carepa e Costa - um autêntico cheque em branco - permite ao prefeito de Belém negociar livremente, com terceiros, o restante da dívida, o que possibilita o recebimento imediato também do total. Eles ressaltam que, pelos termos do acordo, as parcelas são corrigidas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e em caso de atraso no pagamento, prevê a correção pela taxa Selic, autorizando inclusive o bloqueio imediato dos valores diretamente na conta do Estado, pelo simples atraso, enquanto o sistema de precatório só permite a correção pelo índice da poupança, autorizando o bloqueio apenas na hipótese de preterição de credores na ordem cronológica de pagamento dos precatórios.

O QUE DIZ O ESTADO

Segundo o procurador geral do Estado, Ibraim Rocha, o mesmo pedido, pelos mesmos advogados, já foi feito em outras ocasiões e que foi indeferido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ibraim diz ainda que não existe nenhuma relação do pagamento da dívida dos precatórios com a do ICMS. “O Estado repassa ICMS todo mês aos municípios. O valor da dívida do Estado foi dividido e faz parte de uma dívida histórica de 20 anos sendo paga”, declarou. “Além disso, o orçamento para pagamento dos precatórios é de fonte diferente de ICMS”.

Sobre a suspensão do pagamento dos honorários advocatícios, Rocha declara que não existe relação entre os temas. “Os honorários que os procuradores recebem são de verbas privadas, quando a parte contrária é privada”, reiterou. “Por isso, os procuradores não receberam nada de honorário do ICMS. Nesse caso, Estado e Município arcariam com os seus honorários, e a gente não recebe quando é Estado, pois existe uma cláusula que impede esse recebimento”.

ENTENDA O CASO

BLOQUEIO

Foi levado ao Tribunal de Justiça o pedido de sequestro e imediato bloqueio em conta do Estado de verba para quitação do precatório de Virgínia da Conceição Silva Santos, pensionista do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev).

ACORDO FISCAL

Foi também pedido bloqueio de R$ 8 milhões depositados na conta da PMB no Banco do Brasil, referentes ao acordo fiscal extrajudicial firmado entre a governadora Ana Júlia Carepa e o prefeito Duciomar Costa - nele, a PMB desistiu de cobrar R$ 550 milhões em troca da liberação de R$ 162 milhões.

>> Preferência ignorada a idosos e doentes

Quanto ao acerto de honorários entre as partes envolvidas no acordo, os advogados dizem que ele “é ilegal”. O próprio acordo também é chamado de “negociata”. O advogado Ismael Moraes, que move várias ações judiciais para derrubar o acordo, bloquear os recursos e processar criminalmente os responsáveis, comentou que a “transação criminosa” está violando o direito de preferência de milhares de pessoas, não apenas pela quebra na ordem dos precatórios prevista no artigo 100 da Constituição, como também pela situação pessoal de idosos e doentes que “têm prioridade legal de atendimento de seus créditos contra o Estado”. Ele também declarou que a governadora deu prioridade aos interesses político-eleitorais dela com o prefeito. “Isso é delito previsto em lei com prisão”, resumiu.

Governo do Estado e prefeitura não informaram o que pretendem fazer caso o presidente do TJE aceite o pedido de bloqueio do dinheiro. A governadora Ana Júlia Carepa estava em Santarém na tarde de sexta-feira. No debate com os candidatos ao governo, na quinta-feira, na RBA, ela defendeu o acordo, enfatizando que ele representa um benefício para Belém, que foi penalizada durante dez anos pelos governos tucanos. O prefeito Duciomar Costa não estava em Belém e, segundo seus assessores, teria viajado para Brasília.

(Diário do Pará)

Primeiro debate no Pará foi ... muito sem graça Deu até sono.

Vimos um debate de despreparados.Por que a Band mandou um mediador tão ruim? A RBA e nós não merecíamos. Sandro Barboza, esse é o nome do "freio-puxado" que comandou o debate. Errou diversas vezes. Chamou de Juvenil para Jatene, pulou perguntas, gaguejou muito, dentre outras falhas básicas. Tudo isso permeado por uma voz de dar sono e um ritmo de tataruga.

Os candidatos favoritos também não ajudaram. A maioria parecia estar com uma "batata quente" na hora das respostas, loucos para passá-la ao outro. Foi comum não aproveitarem os 1:30 minutos que tinham, finalizando a resposta antes. Será que não tinham o que falar?

Esperava-se uma postura mais efusiva de Simão Jatene. Parece que estava com as "pilhas fracas". Não aproveitou melhor suas perguntas. Perdeu chances de criticar mais o governo atual, comparando com sua gestão. Acho que os tucanos esperavam mais dele. De uma forma geral, não ganhou nada, mas também não perdeu. Ou melhor, perdeu oportunidade de tentar se diferenciar.

Ana Júlia continua com as dificuldades de oralidade que já conhecemos desde 2004. Pensa mais rápido do que fala, deixando frases não concluídas, dificultando o entendimento de seu discurso. Disse que recebeu dos tucanos o governo quebrado e que já fez muito, ajudando todos os municípios, independente do partido do prefeito. Mas, não convenceu muito não. Não somou, mas também não diminuiu sua imagem.

Domingos Juvenil parecia meio perdido e desconfortável. Não sabia para onde olhar. O PMDB perdeu a chance de ter um Priante (muito mais articulado) ou até mesmo o Hildegardo, que tem melhor desempenho na frente da TV. Juvenil foi muito mal. Não defendeu bem suas posições, parecendo mesmo despreparado. Não disse o que foi fazer no debate. Saiu ainda menor do que entrou.

A grata surpresa foi Fernando Carneiro do PSOL. No início parecia meio nervoso, mas no segundo bloco já estava mais equilibrado e expôs muito bem suas posições. Com idéias bem articuladas, e boa oralidade (apesar da voz meio aguda), surpreendeu seus adversários, superando-os com bons argumentos e conexões lógicas de idéias. Falou com a mesma propriedade que víamos em Edmilson em 2006 (e que continua até hoje), com menos caretas e mais rapidez na exposição das ideias. Saiu muito maior do que entrou.


Fonte: observatorioeleitoral.blogspot

sábado, 28 de agosto de 2010

Marina registra 7%. Margem de erro é de 2 pontos percentuais.

No cenário com segundo turno, Dilma tem 55%, e Serra, 32%.
A candidata Dilma Rousseff (PT) aparece na frente na corrida pela Presidência da República, segundo pesquisa Ibope de intenção de voto divulgada neste sábado (28). A petista tem 51% das intenções de voto contra 27% do adversário José Serra (PSDB).
De acordo com o Ibope, em terceiro lugar está Marina Silva (PV), com 7%. No levantamento anterior do Ibope, realizado dos dias 12 a 15 de agosto, Dilma tinha 43%, Serra, 32%, e Marina, 8%.

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos para mais ou menos. Isso indica que Dilma pode ter entre 49% e 53% e Serra, entre 25% e 29%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo".


G1.com

Brasil se aproxima de ser a 7ª maior economia

Embora tenha quebrado o ritmo de avanço da economia brasileira, a crise global de 2008 ajudou o País a subir duas posições entre os maiores Produtos Internos Brutos (PIB) do mundo, de décimo em 2007 para oitavo lugar no ano passado. Estimativas recentes da Bloomberg apontam que a soma das riquezas geradas em território nacional entre o segundo trimestre de 2009 e o primeiro de 2010 atingiu US$ 1,8 trilhão, deixando a Espanha mais para trás e se aproximando da Itália, a sétima colocada. De acordo com economistas, o Brasil se favoreceu de uma retração dos "rivais", da valorização do câmbio e precisar superar desafios antes de se consolidar no grupo das sete maiores economias do mundo.

Segundo números do Banco Mundial, o País galgou uma posição em 2008 ao ultrapassar o Canadá e outra em 2009, quando a Espanha viu o seu PIB retrair de US$ 1,60 trilhão para US$ 1,46 trilhão. Se o país ibérico tivesse apenas mantido a atividade econômica, ainda estaria à frente do Brasil, que somou US$ 1,57 trilhão em 2009. Para o economista Celso Grisi, do Instituto de Pesquisas Fractal, a subida não foi "mérito" de uma economia em forte ritmo de crescimento.

"A crise espanhola é conhecida pelos desmandos na política econômica do país, que está com uma dívida muito alta. Em relação ao Canadá, é um país com área estreita de produção, industrialização razoável, serviços estabelecidos e turismo forte, mas na crise é muito dependente da economia americana. Atualmente já se arrumou e tem potencial para recuperar a posição nos próximos anos", afirma Grisi.

Enquanto isso, os Estados Unidos mantêm a ponta com a mesma folga dos anos anteriores. Com US$ 14,25 trilhões, a maior economia do mundo tem PIB quase três vezes maior que o segundo colocado (Japão, com US$ 5 trilhões). Mesmo com a crise, o Brasil viu a distância dos EUA aumentar em 2% entre 2007 e 2009. Em igual período, apenas a China conseguiu reduzir substancialmente a diferença ante a economia americana, com alta de US$ 3,38 trilhões para US$ 4,90 trilhões.

Além de ter mostrado maior resistência na crise financeira, o resultado brasileiro foi ajudado pelo câmbio, segundo o professor Fabio Gallo Garcia, da FGV-EAESP. "O real está valorizado, assim quando o PIB é transformado em dólar fica melhor. Há uma perspectiva de melhora e crescimento efetivo, mas no ano passado todos caíram muito e o Brasil só 0,2%", diz Gallo. Já Fabio Kanczuk, professor de economia da FEA, vai mais longe ao ressaltar a importância deste quesito no ranking.

"Teve crescimento, mas não foi nada de espetacular. Espetacular foi a apreciação do real. Enquanto o avanço econômico é da ordem de 5%, o do câmbio é de 30%. Este é um processo que não pode durar para sempre", afirma Kanczuk. Segundo ele, em cerca de dois anos a valorização se tornará insustentável e o Brasil deve até perder posições no ranking, com o real em um patamar mais "adequado". No entanto, o País deve manter um crescimento lento, impulsionado pela demanda da população a longo prazo.

2030

Um estudo da consultoria PricewaterhouseCoopers já apontou que o Brasil deve ser a 5ª maior economia do mundo em 20 anos, acompanhando o avanço dos países emergentes. Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, essa posição já pode ser alcançada na próxima década. No entanto, esta trajetória pode ser desviada por problemas internos. De acordo com Gallo, o Brasil andou de lado por décadas e agora está no rumo certo, mas deve resolver os gargalos de infraestrutura.

"Crescer de maneira desenfreada não adianta porque não temos base. Não somos um país poupador e o orçamento em termos de investimento é quase metade do valor da corrupção. Como vai crescer sem energia, com portos caros, sistema tributário horrível e uma gastança enorme do governo? Se não tirar isso da frente, o sonho de ser a quinta economia pode não ser possível", afirma Gallo.

Para Grisi, o resultado das contas públicas em julho já é uma amostra do descontrole - a economia feita pelo setor público, excluindo despesas e receitas de juros, foi de R$ 2,454 bilhões, o pior resultado desde 2001. Já no acumulado em 12 meses, o superávit correspondeu a 2,03% do PIB, o menor desde março e abaixo dos 3,3% da meta traçada pelo governo. "Ainda temos o problema da alta carga tributária - sem uma reforma vamos ficar na dependência de uma política agressiva de juros. No entanto, podemos encontrar soluções com avanços na legislação e acredito que vamos fazer", afirma. (Invertia)

Fonte: Diario do Pará

Justiça manda retirar pela 2ª vez cavaletes com propaganda de candidatos em canteiros

A justiça eleitoral de Sinop acatou pedido da promotora Marise Rabaioli Sousa e determinou que as coligações partidárias retirem as placas publicitárias com cavaletes nos canteiros públicos e áreas ajardinadas localizados no centro de Sinop-MT.

Esta é a segunda decisão judicial mandando retirar cavaletes com foto, nome e número de candidatos. Este mês o TRE havia concedido liminar em ação ajuizada por um candidato a deputado, em Sinop, permitindo que fossem colocados cavaletes com propaganda.


Fonte: Só Notícias

Pesquisa do Ibope no Pará na será divulgada neste final de semana

Uma pesquisa IBOPE sobre as intenções de voto para o Governo do Estado do Pará, encomendada por uma emissora de televisão, que deveria ser publicada neste final de semana, não deve ser divulgada. É que o juiz federal Osmane Antônio dos Santos, que atua como juiz auxiliar de propaganda no Tribunal Regional Eleitoral, concedeu liminar contra a divulgação da pesquisa contratada por uma emissora de TV junto ao Ibope, após ação de impugnação impetrada pela Coligação “Acelera Pará” da candidata Ana Júlia Carepa.

No pedido de suspensão, a assessoria jurídica da coligação declarou que a referida pesquisa tinha inconsistência nas informações sobre a amostragem, apresentadas pelo Ibope no momento em que a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral, e a ausência de documentos obrigatórios, ferindo o artigo 33 da Lei Eleitoral 9.504/97.
--------------------------
Nota do blog: Pelo jeito, tem mesmo gente com medo de pesquisa eleitoral no Pará.

Diário do Pará Online
Por: Jota Parente

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Proprietários rurais são multados por queimada ilegal de florestas no Pará

NOVO PROGRESSO - Proprietários rurais nas cidades de Novo Progresso e Altamira, no Pará, foram multados nesta semana por queimarem ilegalmente uma área de 724 hectares de pastos e florestas em regeneração. O valor a ser pago na infração, aplicada pelo Ibama, é de R$ 726 mil.

Os proprietários não tinham autorização ambiental para colocar fogo e também tiveram as áreas embargadas pelo órgão. Segundo o Ibama, a queimada só pode ser feita de forma controlada se houver autorização. Além do embargo da área, o valor da multa por incêndio irregular é de R$ 1 mil por hectare queimado.


Por: Reginaldo Ribeiro

Justiça restringe suspensão de concurso do Incra

A Justiça Federal, que no final de julho havia suspendido o concurso do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em todos os cargos disputados, decidiu na semana passada restringir a suspensão somente aos cargos em cujas aplicações das provas houve irregularidades. Com a decisão, o concurso fica suspenso para 45 dos 141 cargos anunciados.
A decisão, do juiz Ruy Dias de Souza Filho, foi baseada em pedido de reconsideração do Incra e restringiu a suspensão aos cargos disputados na sala 42 da escola dr. Ulysses Guimarães, em Belém, na escola dr. Geraldo Castro Veloso, em Marabá, e nas escolas Almirante Soares Dutra e Maestro Wilson Fonseca, em Santarém.
O próprio Incra informou para a Justiça Federal que, em junho, nessas quatro escolas 1,3 mil candidatos ficaram prejudicados devido a incorreções no sistema de inscrição, falta de provas e consequente cancelamento da aplicação dos exames.
Os candidatos procuraram o Ministério Público Federal (MPF), que, por meio do Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Alan Rogério Mansur Silva, conseguiu a suspensão de todo o concurso no país, agora restrita aos cargos citados na lista abaixo.
Cargos para os quais o concurso fica suspenso (com código do cargo conforme edital do concurso):

114 - Analista Administrativo - SR de Santarém
201 - Analista Administrativo - Análise de Sistemas - Sede
302 - Analista Administrativo - Contabilidade - SR do Pará
313 - Analista Administrativo - Contabilidade - SR de Mato Grosso
315 - Analista Administrativo - Contabilidade - SR do Amazonas
321 - Analista Administrativo - Contabilidade - SR do Amapá
323 - Analista Administrativo - Contabilidade - SR do Piauí
324 - Analista Administrativo - Contabilidade - SR de Roraima
325 - Analista Administrativo - Contabilidade - SR do Tocantins
326 - Analista Administrativo - Contabilidade - SR do Sul do Pará
328 - Analista Administrativo - Contabilidade - SR de Santarém
402 - Analista em Reforma e Des. Agrário - Antropologia - SR do Pará
421 - Analista em Reforma e Des. Agrário - Antropologia - SR de Santarém
502 - Analista em Reforma e Des. Agrário - Engenharia Civil - SR do Pará
510 - Analista em Reforma e Des. Agrário - Engenharia Civil - SR do Amazonas
517 - Analista em Reforma e Des. Agrário - Engenharia Civil - SR do Sul do Pará
519 - Analista em Reforma e Des. Agrário - Engenharia Civil - SR de Santarém
602 - Analista em Reforma e Des. Agrário - Eng. de Agrim. ou Cartográfica - SR do Pará
622 - Analista em Reforma e Des. Agrário - Eng. de Agrim. ou Cartográfica - SR do Tocantins
623 - Analista em Reforma e Des. Agrário - Eng. de Agrim. ou Cartográfica - SR do Sul do Pará
625 - Analista em Reforma e Des. Agrário - Eng. de Agrim. ou Cartográfica - SR de Santarém
701 - Analista em Reforma e Des. Agrário - Eng. Florestal - SR do Pará
704 - Analista em Reforma e Des. Agrário - Eng. Florestal - SR do Acre
705 - Analista em Reforma e Des. Agrário - Eng. Florestal - SR do Amazonas
706 - Analista em Reforma e Des. Agrário - Eng. Florestal - SR de Rondônia
707 - Analista em Reforma e Des. Agrário - Eng. Florestal - SR do Amapá
708 - Analista em Reforma e Des. Agrário - Eng. Florestal - SR de Roraima
710 - Analista em Reforma e Des. Agrário - Eng. Florestal - SR do Sul do Pará
711 - Analista em Reforma e Des. Agrário - Eng. Florestal - SR de Santarém
801 - Engenheiro Agrônomo - Nível Superior - SR do Pará
802 - Engenheiro Agrônomo - Nível Superior - SR do Maranhão
803 - Engenheiro Agrônomo - Nível Superior - SR de Mato Grosso
805 - Engenheiro Agrônomo - Nível Superior - SR do Amazonas
807 - Engenheiro Agrônomo - Nível Superior - SR do Amapá
808 - Engenheiro Agrônomo - Nível Superior - SR de Roraima
809 - Engenheiro Agrônomo - Nível Superior - SR do Tocantins
810 - Engenheiro Agrônomo - Nível Superior - SR do Sul do Pará
811 - Engenheiro Agrônomo - Nível Superior - SR de Santarém
901 - Téc. em Reforma e Desenv. Agrário - Nível Intermediário - SR do Pará
902 - Téc. em Reforma e Desenv. Agrário - Nível Intermediário - SR do Maranhão
903 - Téc. em Reforma e Desenv. Agrário - Nível Intermediário - SR de Mato Grosso
905 - Téc. em Reforma e Desenv. Agrário - Nível Intermediário - SR do Amazonas
906 - Téc. em Reforma e Desenv. Agrário - Nível Intermediário - SR de Rondônia
907 - Téc. em Reforma e Desenv. Agrário - Nível Intermediário - SR do Amapá
908 - Téc. em Reforma e Desenv. Agrário - Nível Intermediário - SR de Roraima

Do Espaço Aberto:
Por: O Estado do Tapajos On Line

Ex-prefeito de Itaituba fica fora do pleito no Pará

Roselito Soares, foi o primeiro a ser punido na Lei Ficha Limpa

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará começou a aplicar a Lei Complementar 135/010 (Ficha Limpa).


O primeiro punido com a nova legislação é Roselito Soares da Silva (PR), ex-prefeito de Itaituba, condenado este ano pelo tribunal por abuso de poder econômico e compra de votos.

O relator do processo, juiz Paulo Jussara, definiu que como o processo fora transitado em julgado, a nova legislação se aplica a este caso. Roselito teve o pedido de registro indeferido por maioria de votos, baseado no pedido de impugnação movido pelo Ministério Público Eleitoral. A defesa argumentou a inaplicabilidade da Lei Ficha Limpa neste caso, já que o processo foi anterior, mas os juízes acataram o relatório e definiram o primeiro caso de registro de candidatura indeferido no TRE/PA com base na vida pregressa do candidato.

Mas o primeiro julgamento baseado na Lei Ficha Limpa que entrou na pauta não foi concluído. Raimundo Pinheiro Santos (PDT), também foi condenado por compra de votos e o relator Ricardo Nunes apresentou voto favorável ao indeferimento do registro. Houve muita polêmica entre os juízes, porque alguns defendem que ele já cumprira a punição de três anos de inelegibilidade. O MPE defendeu a aplicação da Ficha Limpa, mas o juiz Luiz Neto pediu vistas ao processo, que deverá entrar na pauta na próxima sessão.

O terceiro processo de pedido de impugnação pelo MPE baseado na Lei Ficha Limpa não obteve êxito e o candidato Mário Osvaldo Corrêa (PR) conseguiu o registro de candidatura por maioria de votos. Ele também foi condenado na eleição de 2006 por compra de votos, mas como não fora eleito deputado estadual, não teve o diploma cassado, apenas foi aplicada multa. Por isso, os juízes entenderam que neste caso, a lei não tem aplicabilidade.

Outros casos de impugnação serão julgados durante toda a próxima semana, quando o TRE fará sessões diárias para julgar todos os pedidos de registros de candidaturas até o dia 5.

Diário do Pará

SP: Mercadante avança e chega aos 20%; Alckmin mantém 54%, aponta Datafolha

SÃO PAULO - Pesquisa Datafolha/TV Globo divulgada nesta sexta-feira, 27, aponta o candidato do PT ao Governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, com um avanço de quatro pontos e agora tem 20% da preferência do eleitor. Geraldo Alckmin, do PSDB, mantém os 54% da pesquisa anterior e ainda venceria no primeiro turno. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 24 de agosto e foram ouvidos 2.088 eleitores em 59 municípios. Confira os resultados da pesquisa para outros estados

Celso Russomano (PP) perdeu quatro pontos e está com 7%. Paulo Skaf (PSB), subiu um ponto e tem 3%.

Já Fábio Feldmann (PV), Paulo Búfalo (PSOL) e Mancha (PSTU) aparecem com 1% das intenções de voto cada um.

Os candidatos Igor Grabois (PCB) e Anaí Caproni (PCO) foram citados, mas não alcançaram 1% da pesquisa.

Na possível disputa de segundo turno, o candidato tucano sai na frente. Alckmin teria 62%, antes tinha 65%, e o petista Mercadante tem 29%, contra 25% anterior.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 25.451/2010. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.

Fonte: msn.com

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Sem presença de Dilma, Serra e Plínio aproveitam debate da TV católica para atacá-la.

Sem a presença de Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) aproveitaram o primeiro bloco do debate realizado na noite de hoje pela TV católica Canção Nova para atacar a petista. A candidata do PV, Marina Silva (PV), também está presente.
O candidato do PSOL disparou logo na primeira fala, quando "pediu licença" para mudar o tema da pergunta a ele dirigida, se "o presidente precisa acreditar em Deus e se isso influencia no modo de governar o país".

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

"Quero começar com um protesto. Dos quatro candidatos, tem uma que não podia deixar de estar aqui. Porque todos os outros vocês conhecem muito bem. Esta senhora, que é uma incógnita, que não sabemos quem é, que foi inventada pelo Lula, manda uma cartinha, foge das questões que vão ser discutidas neste debate", disse.

Na sequência, ainda olhou para o púlpito e emendou: "A senhora deveria estar aqui".

Serra usou uma resposta sobre economia para alfinetar. "Temos a maior taxa real de juros do universo, que, inclusive, a candidata ausente tem defendido, supostamente como sinal de autoridade."

A plateia é formada majoritariamente por padres e freiras. Candidato ao governo paulista, Geraldo Alckmin (PSDB) acompanha o evento.

SILVIO NAVARRO
DE SÃO PAULO
Fonte: Folha.com

Serra se irrita com pergunta de jornalista da TV Brasil

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, se irritou com uma pergunta de uma jornalista da TV Brasil, emissora estatal, sobre o fato de a propaganda na TV completar uma semana hoje e a expectativa do tucano de conseguir reagir nas pesquisas.

"Pergunta lá pro seu pessoal na TV Brasil. Eles têm uma opinião", disse Serra.

No início da coletiva, ao falar sobre suas políticas habitacionais, Serra decorou um texto escrito à mão numa folha de papel. Esqueceu números e repetiu três vezes a fala. Precisou de água para seguir a entrevista.

O tucano também minimizou o problema da arrecadação em sua campanha, que vem gerando reclamações de aliados nos Estados. "Isso não é um problema", declarou Serra.

Questionado em seguida pela Folha se a arrecadação inferior à da campanha petista não era de fato um problema, ele voltou a falar que supostos problemas em sua candidatura são "tititi".

Antes da visita ao conjunto habitacional, Serra caminhou pelo centro de Sorocaba. Pela primeira vez na campanha, sua mulher, Monica Serra, o acompanhou em atividades de rua.


BRENO COSTA
ENVIADO ESPECIAL A SOROCABA

Fonte: Folha.com

TRE veta candidatura de Maluf com base no Ficha Limpa

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) negou hoje o registro de candidatura do deputado federal Paulo Maluf (PP), que tenta a reeleição. Por quatro votos a dois, os magistrados tomaram a decisão com base na Lei da Ficha Limpa. A regra impede políticos condenados por órgãos colegiados de concorrerem nas eleições. O deputado pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Enquanto o caso não for julgado na última instância da Justiça, Maluf continua disputando as eleições.

PUBLICIDADE

Em abril, Maluf foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SP) por improbidade administrativa, pelo suposto envolvimento na compra superfaturada de frangos quando era prefeito de São Paulo, em 1996.

Em sessão plenária hoje, os juízes discutiram se deveriam ou não aguardar o julgamento de embargos pedidos pela defesa de Maluf no TJ-SP. Votaram para barrar a candidatura os juízes Jeferson Moreira de Carvalho, relator do processo, Clarissa Campos Bernardo, Alceu Penteado Navarro e Walter de Almeida Guilherme, presidente do TRE-SP. Votaram para permitir a candidatura Paulo Octavio Baptista Pereira e Galdino Toledo Júnior.

Fonte: yahoo.com

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

AGORA E PRA VALER, ITAITUBA TERÁ UM GRANDE REPRESENTANTE COMO DEPUTADO ESTADUAL FOI DEFERIDO À CANDIDATURA DE HILTON.

AGORA E HILTON AGUIAR 20222

E

ZEQUINHA MARINHO 2020


Agora o candidato a deputado estadual Hilton Aguiar, do PSC pode fazer sua campanha sossegado no que diz respeito às pendências na Justiça Eleitoral, uma vez que seu registro de candidatura foi deferido.
De acordo com o acórdão nº 23.263, Hilton teve suprida a falta de um documento que faltava, providência que foi aceita pelo Ministério Público Eleitoral, que deu provimento ao seu pedido de registro.
Saneada a irregularidade referente à ausência da documentação necessária à comprovação da reunião de comprovação das condições de elegibilidade, impõem-se o deferimento dos registros de candidatura.

Acordam os juízes do Tribunal Regional Eleitoral, à unanimidade, conhecer e acolher os embargos, para deferir os registros, nos termos do voto do relator.
O texto em itálico foi extraído do Acórdão 23.263.

O plural, quando se refere a REGISTROS, deve-se ao fato de não se tratar apenas do caso de Hilton. Havia outros candidatos de seu partido na mesma situação.


Postado por Jota Paren

CNBB não vai apoiar nenhum candidato.

O presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), d. Geraldo Lyrio Rocha, afirmou ontem que a entidade não dará apoio a nenhum candidato à Presidência da República. “A igreja não se identifica com nenhum partido ou candidato”, afirmou, após encontro na manhã de ontem com a candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff.

O encontro foi solicitado pela petista, a pedido do chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, um dos principais interlocutores do PT com a Igreja Católica.

O secretário geral da entidade, d. Dimas Lara Barbosa, afirmou ainda que o fato de um candidato se afirmar como católico não necessariamente implica na defesa de sua candidatura.

“Quando se está em eleições majoritárias é preciso ponderar as diversas propostas e estabelecer um critério que, afinal de contas, seja razoável na consciência do próprio eleitor”,disse.

Dom Geraldo afirmou que a posição da CNBB, contrária ao aborto, foi mais uma vez defendida na reunião com a ex-ministra, que não teria assumido nenhum compromisso diante do tema. “Fiz questão de expressar à candidata esse compromisso da CNBB, fazendo um apelo para que, se eleita, o seu governo se volte para a defesa da vida, desde a sua origem, o seu primeiro instante, até o seu término natural”, afirmou o religioso.

AJUDA

O presidente da entidade pediu ainda empenho do governo no programa de construção de cisternas no semiárido, como forma de universalizar o acesso à água.

A CNBB divulgou nota criticando o Novo Código Florestal, proposto pelo deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP). A entidade sugere maior debate com a sociedade civil antes de sua aprovação pelo Congresso Nacional.

“O Código Florestal atual responde melhor que as emendas que estão sendo propostas. Um assunto desse porte precisaria de discussão mais ampla”, afirmou d. Geraldo.

Fonte:(Folhapress)

Para Ibope, só fato novo muda curso da disputa presidencial 19 de agosto de 2010.

Reduzir Normal Aumentar Imprimir A 45 dias das eleições presidenciais, apenas um fato novo, fora de controle, poderá mudar o rumo da campanha. Sem esta virada, a tendência é que a candidata do PT, Dilma Rousseff, saia vitoriosa no primeiro turno, em 3 de outubro, como apontam pesquisas recentes de intenção de voto. A avaliação é da diretora-executiva do Ibope, Marcia Cavallari.

No levantamento do instituto divulgado há três dias, Dilma tem 11 pontos percentuais de vantagem sobre seu principal adversário, José Serra (PSDB), e, computados apenas os votos válidos "excluídos brancos, nulos e indecisos", ela venceria com 51%, enquanto Serra contaria com 38% neste cálculo.

"Se nada acontecer, e avaliando as tendências até o momento, as chances dela ganhar no primeiro turno são muito grandes", disse Marcia. "Não exime que na reta final da campanha aconteça algum fato que possa trazer um impacto grande nas campanhas", avalia. "A gente está entrando numa fase da campanha que é a fase onde nenhum dos candidatos pode ser pego de surpresa."

Na hipótese de a "surpresa" se resumir a uma acusação de Serra contra Dilma ou contra o petismo, é preciso que venha bem fundamentada, caso contrário dificilmente terá o efeito desejado.

Segundo a executiva do Ibope, o eleitor precisa ter certeza que a denúncia é verdadeira, fundamentada e com provas. "Se ficar só no discurso, o eleitor já tem este filtro de falar que isso faz parte do jogo, de um ficar atacando o outro. A gente vê ao longo das campanhas que o eleitor não gosta."

Outros ingredientes podem afetar a intenção de voto do eleitor. O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, as inserções na mídia, que tiveram início esta semana, e os debates terão impacto na campanha.

Com esses programas, o eleitor vai começar a comparar os candidatos de uma forma mais direta porque vai receber informações de todos ao mesmo tempo. Podem favorecer ou desmerecer os concorrentes.

Para procurar reverter o cenário, diz a executiva do Ibope, Serra poderia potencializar seu grau de experiência e sua trajetória política e reforçar que tem condições de exercer a continuidade das políticas públicas que são bem avaliadas pela população, mesmo sendo de oposição.

Serra já tem um terço dos votos daqueles que consideram o governo Lula como bom e 19% daqueles que veem a gestão federal como ótima, segundo dados do Ibope. A aprovação ao governo Lula chega a 78%.

Fonte: noticias.terra.com.br

MP pede que deputados rejeitem novo Código Florestal

Representantes do Ministério Público de diversos estados entregaram nesta quarta-feira (18) ao vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), um manifesto de repúdio às mudanças sugeridas ao Código Florestal na proposta do deputado Aldo Rebelo (PCdo-SP),

aprovada em julho na comissão especial. O Ministério Público pede que os deputados rejeitem várias das alterações propostas por Aldo quando o projeto for votado em plenário.

Junto com a moção de repúdio ao risco de tornar flexíveis leis de proteção ambiental, promotores e procuradores de Justiça entregaram uma nota técnica, mostrando os pontos que o Ministério Público considera mais graves na proposta de Aldo. Entre eles, está a redução dos limites de área de preservação ambiental (APPs), a dispensa de reserva legal para propriedades de até quatro módulos fiscais e a anistia a quem desmatou ilegalmente até julho de 2008.

“A posição do Ministério Público é que não haja retrocesso ambiental. A proposta do deputado Aldo Rebelo traz uma flexibilização da legislação e da proteção da vegetação. Nossa posição é absolutamente contrária a essas mudanças e queremos pedir que os deputados se posicionam contrários a esse projeto”, disse o presidente da Associação Brasileira do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), Jarbas Soares Júnior, organizador do ato de repúdio.

Presente no ato, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, Antonio Carlos Bigonha, afirmou que o projeto de Aldo Rebelo não foi exaustivamente debatido com a sociedade e defendeu que a busca pelo crescimento e desenvolvimento do país não pode se dar às custas de retrocessos ambientais. “Esse ânimo pelo desenvolvimento sustentável não pode significar um retrocesso da legislação ambiental”, disse Bigonha.

O presidente do Instituto Planeta Verde, Carlos Teodoro Irigaray, criticou o perdão de dívidas por crime ambiental por desmatamento ilegal prevista na proposta de Aldo. Irigaray alertou que as mudanças no Código Florestal, considerada por ambientalistas como um retrocesso, vem em um momento de “perplexidade” em que o Brasil assume metas de redução de CO2 e em que há crescentes conseqüências do aquecimento global.

“No Mato Grosso, já estamos vendo as primeiras consequências dessa divulgação de uma anistia ampla e da flexibilização da legislação. O desmatamento, que vinha caindo, voltou a subir, e estamos enfrentando no estado altos índices de queimada. Com essa proposta de Aldo, estamos sinalizando que novas anistias virão para quem desmatar ilegalmente”, disse Irigaray.

Na moção de repúdio, o Ministério Público reconhece “a necessidade de avanços e aperfeiçoamentos na legislação florestal brasileira”, mas afirma que a mudanças para esse aperfeiçoamento devem ser discutidas de “maneira profunda, imparcial e dialética com todos os segmentos envolvidos”. No documento, o MP afirma que se for aprovado "qualquer retrocesso" na legislação ambiental, o Congresso se colocará "em rota de colisão com os legítimos anseios da sociedade que representa".

Leia mais sobre as mudanças no Código Florestal
Renata Camargo
uol.com.

Candidato e marqueteiro elogiam trabalho da TV.

OPINIÕES - Modelo de entrevista da TV Liberal é citado como fundamental para a democracia

Acompanhado pela esposa, Ruth Sousa, pela assessora Joyce Bezerra, por Fábio Bentes e Alexandre Marins, da coordenação de sua campanha, o candidato Domingos Juvenil avaliou como muito importante a entrevista no Jornal Liberal 2ª Edição, em especial porque foi no mesmo dia em que começou a veiculação do programa eleitoral gratuito.

"Atinge a população em massa. Acho que a TV Liberal está cumprindo uma parte importante do processo democrático para mostrar os candidatos, apesar de ser em tempo recorde para os políticos", brincou. Ele disse que os temas foram importantes para esclarecimentos ao eleitor sobre as alianças políticas, os problemas e soluções para a saúde e a segurança. "Portanto, a população já pode ter um perfil sobre o que pensamos e vamos fazer para resolver esses problemas, que são os piores. Como conheço o Estado, sei das grandes dificuldades que vamos enfrentar, mas sou homem que gosto de trabalhar, determinado, e nós vamos fazer esse Estado voltar a crescer", ressaltou.

Para Alexandre Marins, entrevistas como as que estão sendo realizadas pela TV Liberal, das Organizações Romulo Maiorana (ORM), são fundamentais para a democracia A entrevista ao vivo permite falar sem montagens, assim como nos debates. "A TV Liberal saiu na frente, inclusive dos programas eleitorais. Eu acredito que esse deverá ser o formato das campanhas futuras", destacou. Em sua opinião, a entrevista foi esclarecedora porque foram abordados os principais temas em pauta hoje, como a saúde e a educação, considerados precários no Estado. "Isso ajuda a esclarecer sobre o programa de governo, além da única novidade da campanha, que é a aliança entre dois ex-governadores, o que é mérito do candidato Domingos Juvenil, um homem de diálogo", elogiou.

O entrevistado de hoje será o candidato Fernando Carneiro (PSOL). A entrevista segue com temas considerados relevantes e livres para permitir maior tempo aos candidatos. Em setembro, será realizada a segunda rodada de entrevistas com os candidatos. O candidato do PSTU, Cleber Rabelo, será entrevistado fora do estúdio, com duração de 3 minutos e 30 segundos, porque o PSTU não tem representação na Câmara Federal. A entrevista será exibida amanhã.


Fonte: http://www.orm.com.br

Filho forja o próprio sequestro para extorquir a família no Rio de Janeiro.

Houve troca de tiros na zona sul e dois comparsas foram presos

Do R7, com Rede Record, no Rio.Texto: ..
Publicidade..A Polícia Civil do Rio de Janeiro está à procura de Leandro Pereira de Azevedo, de 33 anos, conhecido na Cruzada São Sebastião, no Leblon, zona sul, como Seu Madruga.

Escutas telefônicas mostram que ele forjou o próprio sequestro, com a ajuda de dois comparsas, para extorquir a família.

De acordo com as investigações, como ele sabia que o pai tinha recebido R$ 15 mil de um seguro recentemente, montou um plano de forma que conseguisse ao menos R$ 10 mil pelo falso resgate.

Os pais do rapaz procuraram a polícia e a armação foi descoberta. Houve troca de tiros entre os agentes e os dois homens que aguardavam a entrega do dinheiro, perto da PUC (Puntifícia Universidade Católica), na Gávea, zona sul. Eles foram presos em flagrante.

Azevedo, que já tinha antecedentes criminais, fugiu e há informações de que ele estaria escondido na favela da Rocinha, em São Conrado, zona sul.

Fonte: r7.com

TRE distribui urnas no interior do Pará.

ELEIÇÕES - Carregamento de 2.700 urnas foi para o Marajó e Baixo Amazonas
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE) distribuiu ontem cerca de 2.700 urnas que serão usadas nas eleições 2010. O destino foram as regiões do Baixo Amazonas e Marajó. Até o dia 28 de agosto, todas as 16 mil urnas devem estar nas zonas eleitorais do interior do Estado. Na capital serão usadas 3,5 mil urnas.

Os equipamentos foram levados ao trapiche onde funcionava o Iate Clube, na avenida Bernardo Sayão, bairro da Condor, por volta de 8 horas, e até o final da tarde seriam deslocadas em uma embarcação tipo boiadeiro rumo aos municípios do interior. As Zonas Eleitorais de Santarém, com 1.011 urnas, são as que mais serão contempladas com equipamentos de votação. Em seguida, vem Itaituba, com 393. A previsão é que a cidade de Curralinho seja a primeira a receber as urnas eletrônicas e Terra Santa, a última. O prazo para o transporte é de dez dias.

Ao todo dez homens de uma empresa particular fizeram o carregamento do barco. E o trajeto, segundo o secretário de Tecnologia da informação do TRE, Clayton Ataíde, será monitorado por seguranças. Ele explica que todas as urnas já vêm com o padrão tecnológico mais moderno implantado no País. "Estas urnas vêm programadas para só funcionarem com os programas certificados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Isto vai permitir que, mesmo em situações extremadas de extravio, as urnas não sejam usadas indevidamente", afirmou Ataíde.

Até setembro, quando serão abertas para preparação dos dados de candidatos e eleitores de cada município, as urnas ficarão armazenadas nos cartórios. "A segurança está garantida", afirmou.

Fonte: orm.com.br

Para Lula, uso de sua imagem por Serra é desespero

Lula reagiu com irritação à utilização de sua imagem no programa eleitoral de José Serra. Chamou de “desfaçatez”.

Em diálogo privado que manteve na noite passada, o cabo eleitoral de Dilma Rousseff avaliou que a manobra produz efeito inverso ao pretendido.

Acha que, ao tentar se apropriar de sua figura, o marketing da campanha de Serra associou ao candidato a ideia de “desespero”.

Lula cogitara ignorar o movimento de Serra. Delegaria a reação ao PT e a Dilma Rousseff. Porém...

Porém, aconselhado a reagir, deve pronunciar em suas próximas aparições de campanha meia dúzia de ironias.

Nesta quinta (19), antes de saber que iria ao ar a peça tucana com Serra ao lado de Lula, Dilma já havia classificado de “patético” o vaivém de seu antagonista.

A impressão de “desespero” vocalizada por Lula é compartilhada pelos operadores do Quartel General da campanha petista.

Ali, diz-se que, sem discurso, Serra joga na confusão. Ataca Dilma e o PT. Simultaneamente, se esforça para preservar Lula.

O petismo considera que a chance de êxito da tática é nula. Avalia que, aos olhos do eleitor, a crítica a Dilma se confunde com a agressão ao próprio Lula.



Escrito por Josias de Souza
José Cruz/ABr

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Eleições 2010 Vox Populi dá Dilma 16 pontos à frente

É a terceira pesquisa de intenções de voto para a presidência da República em menos de uma semana

Uma pesquisa do Instituto Vox Populi divulgada nesta terça-feira, 17, mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, com 16 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado na corrida presidencial, José Serra, do PSDB.

O levantamento do Vox Populi mostrou Dilma com 45% das intenções de voto e José Serra com 29%. Marina Silva, do PV, aparece com 8%. Os demais candidatos não atingiram 1%, e 5% declararam voto branco ou nulo. Os que se disseram indecisos foram 12%.

É a terceira pesquisa de intenções de voto para a Presidência da República em menos de uma semana. Na última sexta-feira, 13, o Datafolha mostrou Dilma oito pontos percentuais à frente de Serra. Na segunda, 16, o Ibope divulgou resultados com diferença de 11 pontos entre os dois candidatos.

Fonte: http://opiniaoenoticia.com.br

Hilton faz campanha em Belém e Castanhal

O candidato a deputado estadual Hilton Aguiar (PSC) passou o dia fazendo campanha bem longe de Itaituba.

Ao meio-dia ele fez caminhada na feira livre da Rua Mundurukus; às três da tarde esteve em Castanhal, onde reuniu com lideranças políticas acertando apoio.

Às cinco da tarde foi a vez de conversar com lideranças do bairro Cabanagem, onde continuou trabalhando sua candidatura pela parte da noite, reunindo com pessoas da comunidade.

Às dez da noite de hoje Hilton esteve gravando sua participação no Horário Eleitoral Gratuito.

Por: Jota Parente

Dilma: meu governo será de continuidade ao do Lula

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse hoje (18) que o seu governo será de continuidade. A candidata citou propostas na área de infraestrutura e disse que seu governo vai avançar em obras que estão sendo realizadas pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, como a Ferrovia Norte-Sul, a transposição do Rio São Francisco e a construção das hidrelétricas de Jirau e de Santo Antônio, em Rondônia.

Dilma rebateu críticas de que sua proposta de governo é baseada nos governos de Lula. “Essa história de que não dá para não olhar para o retrovisor é um perigo enorme num país que tem a história que nós temos. Temos uma história de ditadura, por isso temos que valorizar a democracia; de baixo crescimento, por isso temos que valorizar o alto crescimento; de desigualdade de renda vergonhosa, por isso temos que perseguir a erradicação da pobreza”, afirmou.

A candidata concedeu uma rápida entrevista ao sair de um debate promovido pelo jornal Folha de S.Paulo e pelo portal UOL, no teatro da Pontifícia Universidade Católica (Tuca), em São Paulo. Também participaram do debate os candidatos José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV).

Fonte: (Agência Brasil)

Amazônia cinzenta

Os grandes centros urbanos da Amazônia amanheceram nos últimos dias com o céu cinza, cinza. Em cidades como Manaus (AM), Rio Branco (AC), Cuiabá (MT) e Porto Velho (RO), dá para mirar o sol a olho nu, tamanha é a nuvem de fumaça que tem se formado. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o “tapete branco” é mesmo o que muita gente já desconfiava: fuligem resultante de queimadas.

Conforme já noticiamos aqui, a temporada do fogo já começou esse ano. E deve continuar sem dar trégua pelas próximas semanas. A umidade relativa do ar permanece baixa em boa parte da região, dando as condições propícias para que qualquer fagulha vire um grande incêndio.

Os especialistas lembram que queimada por causa natural é raridade: geralmente, onde tem fogo, tem gente. E, em se tratando de Amazônia, queimada é quase sinônimo de limpeza de terreno para cultivo.

Apesar de as queimadas serem uma prática do arco da velha no Brasil, elas perduram até hoje. E seus resultados vão muito além da floresta. Além de emitir incontáveis toneladas de CO2 e destruir uma biodiversidade sem paralelos, as chamas carregam a fuligem até os centros urbanos, causando graves problemas respiratórios à população.



Satélite da NASA: pontos vermelhos mostram queimadas pipocando nos arredores de Porto Velho

18/08/2010
Local: São Paulo - SP
Fonte: Greenpeace Brasil
Link: http://www.greenpeace.org.br

Odebrecht, Camargo e Andrade vão construir usina de Belo Monte

O governo fechou na sexta acordo com as 11 construtoras que vão construir a Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu. Entre elas, estão as três maiores empreiteiras do País: Odebrecht, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez, conforme antecipou o Estado. Juntas, as três deverão ter 50% da obra, que terá seu valo reduzido em cerca de R$ 4 bilhões, para R$ 15 bilhões.

Todo o processo de construção da usina será liderado pela Andrade Gutierrez. É ela que definirá quem vai fazer o quê na obra. Abaixo da empresa estará, além de Camargo e Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Mendes Júnior, Contern, Galvão Engenharia, Cetenco, Serveng e J.Malucelli. Essas últimas participaram do consórcio original, que venceu o leilão, em abril.

Segundo fonte ligada as negociações, na próxima semana todas as empresas vão assinar um pré-contrato, em que se comprometem a entregar vários documentos. O pré-contrato é necessário para que o governo assine o contrato de concessão, também previsto para a semana que vem, possivelmente no dia 26. O evento terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

As negociações com as empreiteiras foram intensas nos últimos dias e até a ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, participou das conversas, recebendo executivos de construtoras como a Queiroz Galvão e a Andrade Gutierrez.

Além de liderar o pool das empreiteiras, a Andrade também deverá assumir uma fatia societária na Norte Energia, empresa criada pelos vencedores do leilão da usina.

Reviravolta. A Andrade também participou do leilão, mas na época foi derrotada pelo grupo liderado pela estatal Chesf. Para entrar no bloco de sócios, a empreiteira terá de aguardar a assinatura do contrato de concessão, para comprar cota de algum dos 18 sócios do projeto.

Camargo e Odebrecht eram os grandes favoritos para levar Belo Monte, já que estudaram durante anos o projeto. Mas, com a revisão dos gastos por parte da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), as duas construtoras desistiram do empreendimento, alegando ser economicamente inviável.

Na época, eles calculavam que a obra custaria R$ 30 bilhões, bem acima dos R$ 19 bilhões calculados pela EPE. A desistência das duas construtoras chegou a colocar em risco a realização do leilão, mas o governo agiu rápido e mobilizou um consórcio próprio, com participação da Chesf, sete empreiteiras e grandes consumidores de energia (Bertin), que venceu o leilão.

Com a assinatura do contrato de concessão, a próxima queda de braço será conseguir a licença de instalação para iniciar a construção do canteiro de obras.


Fonte: Redacão Ecoamazônia

"VIRADA DE CAMPEÃO" 2x1 Mexico 3x2 em casa- INTER- BICAMPEÃO

"18 de agosto de 2010 O Inter colocou a mão na Taça. Quem diria, em quatro anos apenas o Internacional chegaria a um Bicampeonato continental. Méritos de um clube que se organizou e que cresce dentro e fora de campo. Uma vitória digna de campeão no México, de virada, com a justiça de quem foi bem superior ao adversário durante todo o jogo mesmo atuando como visitante.E agora no Brasil em casa de VIRADA novamente é só comemorar INTER- BICAMPEÃO SULAMERICANO, É manter a concentração e comemorar o Bi e o dia 18 de Agosto de 2010 fica na historia com festa.

Por: Adecio Piran

terça-feira, 17 de agosto de 2010

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Operário é campeão da Copa Cidade futebol de campo 2010 em Novo Progresso.

Na tarde de sábado 14 de agosto aconteceu a grande final da copa cidade de futebol de campo, no estádio municipal com a presença e milhares de torcedores e também de altoridades como a da prefeita Madalena, para assistir a decisão entre operário e a seleção do Brisa do lago; que até fim da partida teve muita emoção e o campeão só fomos conhecer na disputa por pênaltis, pois no tempo normal as duas equipes firam empatadas em 3 a 3.

Uma das equipes menos desacreditadas da competição o OPERARIO enfrentou na final uma das favoritas, a equipe do brisa do lago, mas com muita raça os jogadores do operário foram para cima e conseguiram se sagrar campeão da copa cidade 2010.
O jogo começou com as duas equipes atacando e se defendendo, na medade do primeiro tempo o brisa abril o marcador com ESQUERDA e o Operário foi para vestiário perdendo por 1 a 0.

No segundo tempo o técnico da equipe do operário fez algumas modificações, colocando o jogador maranhão no ataque e deu certo aos 15 minutos da segunda etapa com gol de maranhão de cabeça numa cobrança de escanteio conseguiram empatar. Após empatar o jogo o operário vacilou na sua zaga e i cabeça o jogador RONDINIELI , fez o segundo brisa . Aos 25 do segundo tempo Maranhão, mais uma vês de cabeça, empatou o jogo.
A equipe do operário estava firme em campo e ao 35 minutos do segundo tempo com um gol do jogador THIOFICE eles viraram em cima do brisa fazendo 3 a 2.

Mas o brisa tinha o jogador esquerda que jogou água fria na comemoração do operário que aos 40 minutos empatou mais uma vez.
No tempo regulamentar o jogo ficou empatado em 3 a 3 com gols para o operário 2 do Maranhão e 1 do THIOFICE , já os gols do brisa foram marcados 2 do atacante Esquerda e 1 do Rondinieli.

Na disputa de penalidades máximas o Operário venceu o BRISA por 4 a 2, com o resultado o OPERARIO é campeão da copa cidade futebol de campo 2010.

As emoções da final os torcedores também puderam acompanhar ao vivo pela radio cultura que transmitiu na integra todos os lances do jogo.


POR CJ MORAES

Marcelândia: prioridade também é reconstruir madeireiras

O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad), José Eduardo Pinto, confirmou que a entidade vai buscar, com bancos e governo estadual, linhas de financiamentos e crédito para empresários do setor madeireiro de Marcelândia (210 km de Sinop), que tiveram suas madeireiras queimadas, semana passada, em grande incêndio, comprarem maquinários e construírem barracões. O fogo destruiu cerca de 40% do setor industrial. Cerca de 10 madeireiras foram totalmente destruídas pelo fogo. Ficaram sem os maquinários, usados para industrializar madeira, bem como matéria prima e parte considerável da produção (madeira serrada e lâminas) que foram consumidas pelo fogo. Outras 6 tiveram prejuízos parciais. Caminhões, pá carregadeira e uma colheitadeira também foram destruídos. Os prejuízos (incluindo as cerca de 100 casas queimadas) passam de R$ 10 milhões. Mais de 100 pessoas estão desempregadas devido a destruição das empresas.

José Eduardo disse, ao Só Notícias, que buscará apoio também do Cipem (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeiras) para reforçar a busca por soluções e quais medidas emergenciais podem ser tomadas para que esses recursos possam ser destinados o mais rápido possível aos empresários que perderam mercadorias, barracões e maquinários.

Segundo o presidente, é preciso, "com urgência", encontrar solução para que os empresários tenham apoio e reconstruam suas empresas. O setor madeireiro é a base da economia de Marcelândia, que tem 14 mil habitantes.


Fonte: Só Notícias/Bianca C. Zancanaro

CONVITE: "Associação dos Produtores Rurais do vale do Garça"

"BOI NO ROLETE" DIAS 4 e5 DE SETEMBRO
LOCAL: CASTELO DOS SONHOS


Fonte: http://adeciopiran.blogspot.com/

sábado, 14 de agosto de 2010

Incêndio ameaça dezenas de casas no Jardim América

Enquanto o Ministro dos Transportes Paulo Passos e o diretor do DNIT inauguravam o asfalto da BR 163 no centro da cidade, faltava energia elétrica nas vizinhanças do palanque e simultaneamente um incêndio destruía a vegetação e ameaçava dezenas de casas no Bairro Jardim América. Devido ao horário a maioria das pessoas estava trabalhando, enquanto o fogo que começou a centenas de metros de distancia se alastrava rapidamente, empurrado pelo vento e já estava atingindo as casas.

As poucas pessoas que estavam em casa se desesperaram com medo de perder suas residências. A prefeitura foi comunicada, um caminhão pipa foi encaminhado para o local, com muitos esforços os homens conseguiram controlar as chamas.

Ninguém soube explicar as causas do incêndio.

Por toda a cidade de Novo Progresso existem muitos terrenos baldios cobertos por matagais o que favorece incêndios por todas as partes.





Fonte: www.diadiaprogresso.com

Datafolha aponta Dilma 8 pontos à frente de Serra

SÃO PAULO (Reuters) - O Datafolha confirmou a liderança da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, na corrida presidencial, à frente de José Serra (PSDB). A pesquisa foi divulgada nesta sexta-feira pela Rede Globo.

Pelo levantamento, Dilma tem 41 por cento das intenções de voto, Serra aparece com 33 por cento e Marina Silva (PV) tem 10 por cento.

A margem de erro é de dois pontos percentuais.

(Reportagem de Carmen Munari)

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Inaugurada o primeiro trecho de asfalto pelo PAC na BR 163 em solo paraense

Na tarde desta sexta-feira 13 de agosto de 2010 por volta das 15:00h, o ministro dos transportes Paulo Sérgio Passos e o diretor do DNIT Antonio Pagot deram por inaugurada e entregue à população progressense a obra de pavimentação asfaltica na travessia urbana da cidade os cinco quilômetros linear da rodovia.

Em discurso breve e objetivo Pagot falou da importância da pavimentação da BR como um todo e dos projetos complementares de inserção social que acompanham o pacote de ações que giram em torno da rodovia.

O ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos destacou a importância da obra para promoção do desenvolvimento do Estado do Pará e da Região Norte e, para a integração entre Estados e Regiões brasileiras. Ele falou o que todos queriam ouvir, disse que em breve será anunciada a construção da iluminação pública e adequação da rede de energia elétrica no longo dos cinco quilômetros da travessia urbana, na BR e nas duas Avenidas paralelas, Orival Prazeres e Isaias Antunes Pinheiro.

Os executivos deram entrevista ao repórter “Ratinho”, da Rádio Comunitária Cultura FM, onde detalharam mais informações. O material vai ao ar na íntegra, no programa de Jornal da Cultura na próxima segunda-feira ao meio dia.

As autoridades posaram para fotos com autoridades locais e populares, põem, muitos sentiram a falta do ex-governador do Estado de Mato Grosso, Blairo Borges Maggi.

Fonte: www.diadiaprogresso.com