ELEIÇÕES - Carregamento de 2.700 urnas foi para o Marajó e Baixo Amazonas
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE) distribuiu ontem cerca de 2.700 urnas que serão usadas nas eleições 2010. O destino foram as regiões do Baixo Amazonas e Marajó. Até o dia 28 de agosto, todas as 16 mil urnas devem estar nas zonas eleitorais do interior do Estado. Na capital serão usadas 3,5 mil urnas.
Os equipamentos foram levados ao trapiche onde funcionava o Iate Clube, na avenida Bernardo Sayão, bairro da Condor, por volta de 8 horas, e até o final da tarde seriam deslocadas em uma embarcação tipo boiadeiro rumo aos municípios do interior. As Zonas Eleitorais de Santarém, com 1.011 urnas, são as que mais serão contempladas com equipamentos de votação. Em seguida, vem Itaituba, com 393. A previsão é que a cidade de Curralinho seja a primeira a receber as urnas eletrônicas e Terra Santa, a última. O prazo para o transporte é de dez dias.
Ao todo dez homens de uma empresa particular fizeram o carregamento do barco. E o trajeto, segundo o secretário de Tecnologia da informação do TRE, Clayton Ataíde, será monitorado por seguranças. Ele explica que todas as urnas já vêm com o padrão tecnológico mais moderno implantado no País. "Estas urnas vêm programadas para só funcionarem com os programas certificados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Isto vai permitir que, mesmo em situações extremadas de extravio, as urnas não sejam usadas indevidamente", afirmou Ataíde.
Até setembro, quando serão abertas para preparação dos dados de candidatos e eleitores de cada município, as urnas ficarão armazenadas nos cartórios. "A segurança está garantida", afirmou.
Fonte: orm.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário