terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009: Janeiro

Local: São Paulo - SP
Fonte: Amazonia.org.br
Link: http://www.amazonia.org.br/





Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

JANEIRO

Fórum Social Mundial reúne mais de 70 mil pessoas para pedir atenção à Amazônia

Ocorreu em Belém a nona edição do Fórum Social Mundial (FSM). O evento foi um espaço de debates e articulação entre organizações, movimentos sociais e representantes de governos, tanto nacionais como internacionais para debater as alternativas para um mundo mais justo, igualitário e democrático.

No primeiro dia, cerca de 1.200 índios fizeram uma faixa-humana em defesa da região. Fotografada do ar, a faixa-humana formava a mensagem "SOS Amazônia". A abertura oficial do evento, no dia 27 de janeiro, aconteceu com uma marcha reunindo cerca de 70 mil pessoas.

Entre as palestras realizadas sobre as questões amazônicas está a da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que pediu participação popular contra retrocessos do Código Florestal, e a participação do bispo D. Erwin Krautler, da Diocese do Xingu, onde afirmou que a Amazônia não resistirá 30 anos caso a destruição não pare.

O espaço também foi encontro de organizações e especialistas contrários ao projeto hidrelétrico do Rio Madeira. O encontro discutiu as formas de implementação da Iniciativa de Integração da Infra-Estrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) e os impactos ambientais e sociais às comunidades afetadas. Ao fim da rodada de palestras, um abaixo-assinado contra o projeto hidrelétrico do Rio Madeira foi assinado por vários representantes de organizações e ativistas sócio-ambientais.

Lula transfere seis milhões de hectares de terras da União para Roraima

No dia 28 de janeiro o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto transferindo terras da União para o estado de Roraima. No total, foram seis milhões de hectares transferidos. Para tornar oficial a transferência, foi publicada uma Medida Provisória permitindo que governo realize a transferência de terras, já que não é possível pela legislação atual.


Durante a assinatura, Lula afirmou que o governo federal estava em dívida com Roraima "desde a celeuma de Raposa Serra do Sol". O governador do Estado, José Anchieta, negou que o ato seja uma compensação pela terra indígena, mas disse que pode ser uma opção para as pessoas que devem desocupar a terra indígena, inclusive aquelas que plantavam arroz na área da reserva.

Saiba mais:

Entrevista:
Marcos Apurinã, líder do povo indígena Apurinã, concedeu ao Amazônia.org.br uma entrevista exclusiva. Nela, ele aborda assuntos como imagem dos índios frente à opinião pública, demarcação de terras e Fórum Social Mundial. Confira.

Documento:
Denominado "A Pecuária e o Desmatamento na Amazônia na Era das Mudanças Climáticas", o estudo revela que a pecuária é a principal ocupação das áreas desmatadas na Amazônia e que deve ser prioridade das políticas públicas para a redução da emissão de gases de efeito estufa. Leia o estudo.

Imazon divulga relatório sobre gado
No dia 13 de janeiro, o Instituto do Homem e do Meio Ambiente na Amazônia (Imazon) divulgou o relatório "A Pecuária e o Desmatamento na Amazônia na Era das Mudanças Climáticas". De acordo com o estudo, 36% do rebanho bovino do País se concentra na Amazônia Legal, o que representa um crescimento de 88% entre 1990 e 2006.

Os dados apresentados também mostram que a pecuária é a principal ocupação das áreas desmatadas na Amazônia. Segundo um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo, Paulo Barreto, o crédito subsidiado e a ocupação irregular da região estão entre os fatores chave para a compreensão da expansão dessa cultura, que deve ser prioridade das políticas públicas para a redução da emissão de gases de efeito estufa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário