terça-feira, 31 de maio de 2011

..Senado aprova plebiscito sobre criação de novo Estado.

O plenário do Senado aprovou na tarde desta terça-feira, em votação simbólica, o projeto de decreto legislativo que prevê a convocação de um plebiscito para ouvir a população do Pará sobre a criação do Estado de Tapajós. A matéria seguirá à promulgação, cabendo à Justiça Eleitoral os procedimentos e a definição de data para a realização da consulta popular.

De autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), a proposta estabelece que o novo Estado resultará da separação de 27 municípios do sul e sudeste do Pará, entre eles a cidade de Santarém, tida como a futura capital no caso de efetivação da proposta. Os senadores aprovaram o substitutivo da Câmara dos Deputados, que incluiu dois novos municípios, Mojuí dos Campos e Senador José Porfírio, à área do futuro Estado.

A proposta foi aprovada na semana passada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Único voto contrário na comissão, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) disse que precisaria ter mais informações sobre a região, antes de decidir pelo desmembramento dos municípios. "Considero que a divisão de território deveria ser objeto de estudos apurados sobre sua viabilidade econômica", alegou.

Ainda durante o debate na CCJ, o senador Pedro Taques (PDT-MT) lembrou que a divisão dos Estados não significa, necessariamente, que a região a ser dividida se desenvolverá. "Não é o fato de nós darmos autonomia à região que teremos desenvolvimento econômico naquela região", observou. Segundo o pedetista, existem estimativas de que a criação de uma nova unidade da federação pode custar até R$ 4 bilhões.

No entanto, ele ponderou que não acompanharia o voto contrário de Aloysio Nunes porque é um "entusiasta da consulta popular". Segundo Taques, o povo precisa ser ouvido sobre a divisão do Estado. "Depois, nós consideraremos essas questões econômicas", defendeu, durante a votação da matéria na CCJ.


Por Andrea Jubé e Rosa Costa Agência Estado

Eleições em Aveiro: Hilton Aguiar participa de caminhada em Fordlândia

Aconteceu neste último dia 28, sábado, na Vila de Fordlândia, a passeata e o comício do candidato a prefeito de Aveiro nas eleições suplementares de 5 de Junho, Olinaldo Barbosa (Fuzica) do PSC, a população participou em massa da programação politica que também contou com a presença do candidato a prefeito e seu vice Paulo Henrique, Fernando Soares, Diretor Presidente da TV Cidade Dourada, afiliada a REDETV da Cidade de Itaituba, lideranças Políticas das Cidades de Rurópolis e Trairão e a presença marcante do Deputado Estadual Hilton Aguiar (PSC) e do Presidente da Câmara de Vereadores da Cidade de Itaituba, Ver. Cebola, também contou com a presença do Vereador Manoel Pereira de Oliveira (Sales) e lideranças Comunitárias. O que ficou confirmado foi o favoretismo de Fuzica nas pretensões de votos na Vila de Fordlândia, a população vestiu a camisa e aderiu ao verde que representa a cor do partido Politico do candidato, pessoas que estavam presentes demonstraram suas vontades de mudança no cenário político do Município. A programação começou as 16:00 com a passeata que percorreu as principais ruas da Cidade desde o Trapiche até o bairro da Prainha, depois começou o comício e as pessoas presentes, sem arredar o pé escutaram com atenção todos os palestrantes, Hilton Aguiar falou de sua alegria de estar apoiando uma pessoa séria e comprometida com a população ele reinterou seu apoio incondicional ao candidato a prefeito Fuzica.


BLOG HILTON AGUIAR

ESTADO DO TAPAJÓS: O Deputado DA NOSSA REGIÃO Hilton acompanha votação em Brasília

Em Brasília o deputado Hilton Aguiar acompanhou de perto, na Câmara dos Deputados, a votação do projeto de decreto legislativo que prevê a convocação de um plebiscito sobre a criação do Estado de Tapajós. Os deputados Antônio Rocha e Josefina Carmo também estiveram presentes assim como os prefeitos Valmir Climaco, de Itaituba, Danilo Miranda, de Trairão, Aparecido Florentino, de Rurópolis e Maria do Carmo, de Santarém, além dos vereadores de Itaituba, Santarém e Novo Progresso. O jornalista J. Parente do Jornal do Comércio (www.jotaparente.blogspot.com) esteve participando da caravana. Atualmente vivem na região onde se pretende criar o estado do Tapajós 1,7 milhão de pessoas, aproximadamente, numa extensão de 508 mil Km². Os 27 municípios que podem integrar a nova unidade da Federação são: Almeirim, Prainha, Monte Alegre, Alenquer, Óbidos, Oriximiná, Faro, Juruti, Belterra, Santarém, Porto de Moz, Vitória do Xingu, Altamira, Medicilânia, Uruará, Placas, Aveiro, Itaituba, Trairão, Jacareacanga, Novo Progresso, Brasil Novo, Curuá, Rurópolis, Senador José Porfírio, Terra Santa e Mojuí dos Campos.
Procedimentos
Pelo substitutivo, o plebiscito deverá ser realizado no prazo de seis meses, contados a partir da promulgação do decreto legislativo. O Tribunal Superior Eleitoral (TST) deverá expedir instruções ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará para a organização, realização, apuração, fiscalização e proclamação do resultado do plebiscito.

No prazo de dois meses, contados a partir da proclamação do resultado do plebiscito, caso este aprove a criação do estado do Tapajós, a Assembléia Legislativa do Pará deverá submeter a medida aos parlamentares. Depois, a Assembléia deverá informar o resultado desse procedimento em três dias úteis ao Congresso Nacional.

Assim como o referendo, o plebiscito é uma consulta feita à população para que decida sobre questão de relevância a respeito de matéria constitucional, legislativa ou administrativa. É convocado antes de um ato legislativo ou administrativo, para que a população aprove ou não, pelo voto, a proposta a ela submetida.

ProjetoO projeto original é de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e foi aprovado pelo Senado no dia 23 de novembro de 2000. Ao ser votado na Câmara, a proposição sofreu duas alterações: a primeira incluiu dois municípios - Mojuí dos Campos e Senador José Porfírio - entre aqueles que integrarão o novo estado, caso seja criado; e a segunda incluiu no projeto artigo estabelecendo os procedimentos a serem adotados pela Assembléia Legislativa do Pará. Devido a tais alterações, a proposta voltou a ser examinada pelo Senado na forma de substitutivo quando o relator de determinada proposta introduz mudanças a ponto de alterá-la integralmente, o Regimento Interno do Senado chama este novo texto de "substitutivo". Quando é aprovado, o substitutivo precisa passar por "turno suplementar", isto é, uma nova votação da Câmara.


Esse substitutivo recebeu voto favorável do relator, senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na quarta-feira (25), juntamente com o pedido de urgência para a tramitação da matéria pelo Plenário do Senado.


FONTE: BLOG DEPUTADO HILTON AGUIAR

Nota de Repúdio SIMASPA

O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Sudoeste do Pará – SIMASPA, no âmbito de suas responsabilidades para com o desenvolvimento sustentável local, vem atravésdeste repudiar com veemência as ações dos criminosos que culminaram com a morte do casal José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva em Nova Ipixuna, no sudeste do Pará, e também Adelino Ramos, conhecido como Dinho, que foi assassinado em Vista Alegre do Abunã (RO).

O SIMASPA informa tristemente que esta realidade não tende a acabar por mais que os entes públicos afirmem que combaterão firmemente os assassinos e punirão os autores dos disparos.

Tal constatação do SIMASPA, as mortes, decorre do triste fato que o marcoregulatório nacional se caracteriza por adotar medidaspaliativas ao invés de mudanças estruturais, ou seja, o problema da criminalidade local não acabará simplesmente com a prisão dos criminosos, mas sim, com ações mais profundas que invertam o paradigma público centrado no controle que ressalte a cooperação e desenvolvimento.

Desta forma, relatamos que as mortes, notadamente injustificáveis, ocorreram porque ao invés dos órgãos públicos se preocuparemcom o fortalecimento da economia local de modo que os produtores florestais madeireiros substituam a subsistência de suas famílias por outras atividades econômicas, tratam de centrar esforços exclusivamente em controle, portanto, sem preocupações com a perpetuação das sociedades locais.
Pontuamos, assim, que a vocação florestal madeireira da Amazônia não deve ser tratada como passivo das riquezas nacionais, mas como ferramenta de promoção de desenvolvimento.

Afirmamos que os maiores interessados na preservação ambiental da Amazônia são os produtores florestais madeireiros tendo em conta que o recurso florestal é condição determinante para manutenção da atividade econômica deste grupo, desta forma, qualquer atitude que deprede a natureza é repudiada por serem maléficas as atividades do próprio setor, que, infelizmente, sofre da predisposição da sociedade civil em vê-lo como prejudicial à Amazônia, sendo que, de fato, representa a melhor maneira para pulverizar renda e emprego na região, já que, em contrapartida as riquezas minerais geradas no Estado do Pará, o setor florestal conserva, em caráter majoritário, das riquezas dentro da economia local.

Precisamos, por fim, ressaltar a necessidade de investimentos em segurança para que crimes bárbaros como este sejam punidos exemplarmente, porém, de forma que não se desrespeite o conceito de desenvolvimento sustentável, ou seja, deve haver intenso controle, mas com base nos princípios de que políticas públicas locais devem ser ambientalmente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas, caso contrário, a Amazônia continuará insustentável.


OSVALDO ROMANHOLI
PRESIDENTE

povosdamazonia.com.br

PASTORAL DA CRIANÇA DE NOVO PROGRESSO RECEBE DOAÇÃO DE GRUPO DE EMPRESARIOS

Pastoral da Criança recebe doação anônima de grupo de empresários

Na manhã desta quarta-feira dia 25 de maio, os coordenadores da Pastoral da Criança de Novo Progresso receberam a doação de uma geladeira, no valor de R$ 1.600,00 e mais R$ 500,00 em dinheiro, num total de R$ 2.100,00.

A geladeira já esta sendo utilizada na sede da pastoral, sendo de grande utilidade para resfriar as multi misturas e alimentos que são doados diariamente para crianças carentes em estado de desnutrição.

Os R$ 500,00 restantes serão utilizados na aquisição de telas, tintas, pincéis e outros utensílios de pintura para capacitação em artesanatos das lideres da Pastoral, servindo como futura fonte de renda para elas e suas famílias. O curso será iniciado nos próximos dias.

A coordenação Tríplice da Pastoral da Criança,Sr. Edcarlo Ribeiro, a sra. Sandra Ribeiro e a sra. Angélica Oderdenge, aproveitaram a presença da nossa reportagem para externar seus agradecimentos aos benfeitores, que preferiram ficar no anonimato, mas que com sua ação estão colaborando grandemente com o importante trabalho social realizado pela pastoral.

Quem quiser conhecer melhor o trabalho da Pastoral da Criança, basta acessar o site da entidade no endereço: www.pastoraldacriança.org.br



Por; Édio Rosa para o www.diadiaprogresso.com

ARTIGOS E NOTÍCIAS > ARTIGOS

Artigo herético

Amigos,

Sugiro que escrevam para os dominicanos protestando contra o artigo herético de frei Betto em defesa do homossexualismo, fantasiando a Biblia. "Os gays e a Biblia", amplamente divulgado; até pelo UOL.

Prof. Felipe Aquino


http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?

cod_noticia=18026&cod_canal=53

Não podemos permitir calados e omissos que Deus seja tão ofendido por um religioso "católico" e a Palavra de Deus tão profanada.

provincia@dominicanos.org.br

Frei Betto e outros querem fundar uma "teologia gay", distorcendo totalmente a Palavra de Deus, o ensinamento da Igreja e a sua sagrada Tradição. Não podemos nos calar.


http://www.dominicanos.org.br/


Por: EDITORA CLÉOFAS

ARTIGOS E NOTÍCIAS > IGREJA

A caminho de Pentecostes: hospedar o Espírito


Convite do arcebispo Orani João Tempesta

RIO DE JANEIRO, segunda-feira, 30 de maio de 2011 (ZENIT.org) - Dentro do "belo e entusiasmante" tempo da Páscoa, a liturgia da Igreja "tem nos feito vislumbrar os umbrais de Pentecostes. Preparamo-nos para a bonita e profunda celebração da vinda do Espírito Santo".

Esse é o convite que arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, faz aos católicos, em artigo difundido nesse domingo pela imprensa.

Nas tradições católicas, está para iniciar a novena em preparação à Solenidade de Pentecostes, que atualiza "em nossas vidas e atitudes esse grande Dom de Deus que é o Espírito Santo, derramado em nossos corações".

"Nós não estamos sozinhos, o Senhor repete isso de várias maneiras. A memória de suas palavras nos conforta, como também a experiência viva da fé que não abandona aqueles que examinam cuidadosamente as Escrituras, nem aqueles que vivem suas vidas diárias com coração generoso e acolhedor."

"Se medirmos as nossas forças, percebemos que somos fracos e necessitados, mas se nós reconhecemos do que fomos feitos, aquela Palavra entra em nós como Espírito vivificante, prometido para preencher nossas lacunas, para ampliar nossos horizontes e fortalecer os muros dos nossos corações estremecidos pelo medo", afirma o arcebispo.

Segundo Dom Orani, "se hospedarmos o Espírito, nós cultivaremos com ele a esperança da qual podemos ter razão com a alegria e a segurança dos filhos de Deus".

"Acolhendo a presença do Espírito Santo prometido, e aprofundando a nossa vida de fé para dar as razões de nossa esperança, poderemos, como os apóstolos, ver as maravilhas da evangelização e dos sinais pela pregação proclamada."

"Não é à toa que Pedro nos diz, antes de tudo: Adorai a Cristo em vossos corações. A fé está em ti. A fé é uma Pessoa. É preciso que façamos o encontro pessoal com Ele, caminho, verdade e vida, Espírito que nos convida a contemplar a Verdade da fé", afirma o arcebispo.

Por: EDITORA CLÉOFAS

ARTIGOS E NOTÍCIAS > IGREJA

A caminho de Pentecostes: hospedar o Espírito


Convite do arcebispo Orani João Tempesta

RIO DE JANEIRO, segunda-feira, 30 de maio de 2011 (ZENIT.org) - Dentro do "belo e entusiasmante" tempo da Páscoa, a liturgia da Igreja "tem nos feito vislumbrar os umbrais de Pentecostes. Preparamo-nos para a bonita e profunda celebração da vinda do Espírito Santo".

Esse é o convite que arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, faz aos católicos, em artigo difundido nesse domingo pela imprensa.

Nas tradições católicas, está para iniciar a novena em preparação à Solenidade de Pentecostes, que atualiza "em nossas vidas e atitudes esse grande Dom de Deus que é o Espírito Santo, derramado em nossos corações".

"Nós não estamos sozinhos, o Senhor repete isso de várias maneiras. A memória de suas palavras nos conforta, como também a experiência viva da fé que não abandona aqueles que examinam cuidadosamente as Escrituras, nem aqueles que vivem suas vidas diárias com coração generoso e acolhedor."

"Se medirmos as nossas forças, percebemos que somos fracos e necessitados, mas se nós reconhecemos do que fomos feitos, aquela Palavra entra em nós como Espírito vivificante, prometido para preencher nossas lacunas, para ampliar nossos horizontes e fortalecer os muros dos nossos corações estremecidos pelo medo", afirma o arcebispo.

Segundo Dom Orani, "se hospedarmos o Espírito, nós cultivaremos com ele a esperança da qual podemos ter razão com a alegria e a segurança dos filhos de Deus".

"Acolhendo a presença do Espírito Santo prometido, e aprofundando a nossa vida de fé para dar as razões de nossa esperança, poderemos, como os apóstolos, ver as maravilhas da evangelização e dos sinais pela pregação proclamada."

"Não é à toa que Pedro nos diz, antes de tudo: Adorai a Cristo em vossos corações. A fé está em ti. A fé é uma Pessoa. É preciso que façamos o encontro pessoal com Ele, caminho, verdade e vida, Espírito que nos convida a contemplar a Verdade da fé", afirma o arcebispo.


Por: EDITORA CLÉOFAS

IGREJA CATÓLICA - De que lado estão os legisladores?

As grandes esperanças que o mundo depositou na ONU, parece que evaporaram. Pelo menos em sua grande maioria. Isso de ser a garantidora da paz mundial, ou a nobre instituição do bem comum das nações, não passa de um pio desejo.

Salvam-se algumas iniciativas para combater a fome no mundo, ou a busca pela eliminação das doenças. Mas em questão de Família, esse organismo é uma negação completa. Nele estão encastelados alguns dos seus maiores inimigos. O nobilíssimo ideal da família monogâmica; o combate à infidelidade conjugal; a proteção ao nascituro; o estímulo ao compromisso perene de fidelidade conjugal; a educação dos filhos como tarefa familiar, encontrou antípodas poderosos em seus quadros.

A família cristã, se reconhece saída das mãos do Criador. Sabe que o aparelho sexual masculino e o feminino se ajustam com grande perfeição anatômica. Sabe que a psicologia masculina e a feminina se completam como uma luva que protege a mão. O cristianismo atingiu o mais alto grau de compreensão da família, jamais alcançado na história. Ninguém mostrou melhor os ideais de proteção recíproca do casal. E jamais os filhos foram considerados tão preciosos.

Aonde o cristianismo quis levar a entender o sexo? Este representa umas das maiores energias no ser humano. Mas, canalizadas como as águas de um rio. Essa força converge para a vida matrimonial, onde um homem e uma mulher vivem a sua sexualidade, para mútuo apoio e para a educação dos filhos. "E Deus viu que tudo o que fizera era muito bom" ( Gen 1, 31).



Como podemos ver as manobras contra a Família monogâmica, por parte da ONU? Pelo financiamento do feminismo exacerbado; por querer arrancar a educação dos filhos das mãos dos pais, e entregá-los às mãos do Estado ateu; pelo estímulo à "educação sexual" sem freios; pelo liberalização geral dos anticoncepcionais; pela restrição à liberdade religiosa; pelo estímulo à liberalização do aborto; pelo encorajamento a "outros tipos de Família"; ao encorajar sempre mais as leis que desfazem o casamento tradicional, e jamais para firmá-lo.

Fujamos dessa avalanche que pretende levar a Família de roldão. E, cautela para certos legisladores nacionais, prontos a derramar sobre nós 130 leis anti-familiares. "A lei (de Deus) é boa para tudo o que se oponha à sã doutrina" (1 Tim 1, 10).

***
Dom Aloísio Roque Oppermann scj
Arcebispo de Uberaba, MG.

http://www.cnbb.org.br/site/articulistas/dom-aloisio-roque-oppermann/6576-de-que-lado-estao-os-legisladores

Vice-Prefeito participa de Seminário sobre criação do Estado do Tapajós.

Ricardo Faccin defendeu a criação do novo estado durante o evento
Vice-prefeito Ricardo Faccin em Seminário sobre Estado do Tapajós
O Vice-Prefeito de Novo Progresso, representando o poder executivo municipal participou do I Seminário de Criação do Estado do Tapajós, realizado no último dia 13 de maio em Santarém/PA. Estavam presentes políticos e representantes de todos os municípios que farão parte da nova unidade da Federação que poderá ser criada, dependendo do desfecho da votação no Senado Federal no dia 31, que poderá aprovar a realização do plebiscito.

A aprovação pela Câmara dos Deputados já aconteceu, provavelmente passará também no Senado, mas segundo Ricardo Faccin, é apenas o início de uma longa caminhada. O aval popular pelo plebiscito é a tarefa mais árdua nesse processo, devido ao quantitativo eleitoral contrário a separação do Pará ser muito grande em Belém e região metropolitana. “É preciso as lideranças políticas dos municípios do interior que serão inseridos no Estado do Tapajós encontrarem mecanismos de convencimento muito fortes, para conseguirmos vencer o plebiscito”, disse Ricardo.

Durante o Seminário foi apresentado o Estudo Sócio Econômico do novo estado, demonstrando a viabilidade dessa nova unidade da federação, a qual Novo Progresso está prestes a pertencer.



Por: Édio Rosa para www.diadiaprogresso.com

sábado, 28 de maio de 2011

Helenilson Pontes fala sobre tributação em Belém e Manaus.

Depois de palestrar nas cidades de Parauapebas e Marabá sobre tributação fiscal, o Vice-governador Helenilson Pontes retorna para Belém, onde falará sobre o tema aos alunos da Faculdade de Belém - Fabel, às 19h desta quinta-feira, 26. No sábado, 28, o Vice-governador participa do V Encontro de Entidades de Economia da Região Norte, em Manaus (AM), onde levará o assunto para ser debatido junto aos amazonenses, representando o Governo do Pará.

Helenilson Pontes é referência nacional em direito tributário, e acredita ser fundamental que todas as esferas da sociedade, de estudantes à empresários, sejam esclarecidas sobre questões que envolvem os tributos e arrecadação fiscal do Estado, segundo ele essa "é uma grande forma da população pactuar com o Governo no melhor desenvolvimento de todo o Pará". As palestras sobre tributação e federalismos fiscal ministradas pelo Vice-Governador são gratuitas e abertas ao público.



Por: Dayan Serique

O DEPUTADO DA NOSSA REGIÃO HILTON AGUIAR BRASÍLIA.

O deputado estadual Hilton Aguiar, estava em Brasilia nesta sema participando da reunião da Comissão da Amazônia da Câmara dos Deputados. O deputado da nossa região esteve buscando junto com os deputados federais do Pará, projetos de interesse da região Oeste do Pará.



O DEPUTADO HILTON AGUIAR QUE EM SUA TRAJETORIA DE CAMPANHA SEMPRE FALOU QUE SE ELEITO FOSSE LUTARIA ENCANÇAVELMENTE POR NOSSA REGIÃO; E ELE ESTA BUSCANDO A CADA DIA.



Esta participando da reunião, a ministra da pesca Ideli Salvatti.
Hilton Aguiar, vai apresentar nos próximos dias na Assembléia Legislativa do Estado do Pará, projeto que isenta de licenciamento ambiental área de até 5 hectares para projetos de pesca e aqüicultura.



Por: Dayan Serique

Governo Federal investe em Novo Progresso. Parte II

Banheiro de R$5.000,00

Contrariando muita gente que insiste em acreditar que os poucos investimentos que se vê em Novo Progresso são realizados pela administração municipal, que fiquem sabendo que as reformas e ampliações de escolas como a Tancredo Neves, pavimentação da BR 163 na área urbana da cidade, 2 (dois) postos se saúde, 1 (um) no Jardim Planalto e outro no bairro Jardim América, banheiros para pessoas carentes no valor de quase 5 mil cada, quadras esportivas, e agora uma creche para mais de 120 crianças, todas essas obras citadas foram feitas com repasses do Governo Federal.
E por falar em banheiro de R$5.000,00 (Cinco Mil Reais), vai "cagar" em banheiro caro assim pra lá!
Eu, heim?!



ESSA É PRA CA BA



Blog: Estado do Tapajos
Por: Reginaldo Ribeiro

VERADOR DE NOVO PROGRESSO DAR SUA EXPLICAÇÃO, LEI A MATERIA COM ATENÇÃO.

ACHO QUE ESTA HAVENDO ALGUMA COISA DE ERRADO COM ESTE BLOG, FAZ DIAS QUE ELE SÓ VEM PUBLICANDO COISAS E MAIS COISAS; RERERERE, SERÁ QUE ELE ESTA DA COR DA LETRA .HUM HUM HUM


Vereador "Rato" diz: "Projetos para arrecadar dinheiro e melhorar o municipio tem, o que não tem é a aprovação do Executivo.
Dinheiro pro Executivo


Só pra lembrar, e também pra avisar, pra alguns que vivem dizendo que os vereadores não ajudam a Prefeita, pósto esse tópico hoje citando que continuo cobrando do executivo municipal a execução de muitos projetos de minha autôria que continuam engavetados lá na Prefeitura. Muitos deles com o simples objetivo de se conseguir mais dinheiro para os cofres da nossa cidade. Como por exemplo os projetos abaixo:

a) MULTA NOS BANCOS que demorarem mais de 30 minutos para atender o cliente;
b) Projeto de INCENTIVO A INSTALAÇÃO DE NOVAS EMPRESAS neste município;
c) Projeto de INCENTIVO AO AUMENTO DA ARRECADAÇÃO DO I.P.V.A. em Novo Progresso;
d) Criação do Fundo de Amparo ao Ensino Médio de Novo Progresso - FUMAEM;

Estas são somente as Leis que aprovamos, não citei os vários requerimentos e indicações já aprovados também. Nota-se que além de aumento de recursos a serem arrecadados pela Prefeitura, os projetos cobrados apresentam também inúmeros benefícios á população.

Quando o Vereador cobra o executivo, na maioria das vezes vem a resposta justificando falta de recursos. Isso é uma coisa que eu particularmente não aceito, porque, como demonstrado, nós Vereadores não só cobramos, mas também apresentamos idéias e mecanismos para aumentar a receita. Se não executam lá no Executivo, com certeza não é culpa da Câmara.

Fonte: Rato News

Nota do Blog: "E TOME LAPADA"

Por: Reginaldo Ribeiro

AQUI NESTA MATERIA ABAIXO DO JORNAL QUE FALA A VERDADE SÓ MUDOU O CAVALO MAIS O GALEPE E O MESMO. KAKAKAKAKAKAKAKA

Controvérsias -II - "Corrigir palavras"
Atendendo o Pedido do Senhor Agamenom Menezes estou corrigindo o texto publicado em Controvérsias:

Texto Publicado:

"PRESIDENTE DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS ACUSA VICE-PREFEITO DE DESPREPARO POLITICO"

TEXTO ORIGINAL:

"Presidente do Sindicato dos produtores Rurais acusa vice-prefeito de ser desinformado".


Desculpa pelo transtorno!!

Por: Adecio Piran

PMDBISTAS VÃO À LUTA CONTRA IMPASSE AMBIENTAL

O presidente do PMDB de Novo Progresso, Sr. Neri Prazeres e o Vice-prefeito Ricardo Faccin comandaram uma comissão que viajou a Belém no último dia 09 de maio, buscando esclarecimentos e soluções para o impasse e insegurança vividos pelo setor produtivo em Novo Progresso e região ocasionados pela intensa fiscalização do IBAMA no município.

Entre os integrantes da comitiva, além de Neri Prazeres e o vice-prefeito Ricardo Faccin, os vereadores Francisco Lazarin (Nego do Bento) e Paulo de Nadai, todos do PMDB local, acompanhados de produtores rurais que foram conferir in loco, o posicionamento das autoridades estaduais e federais com relação à política de combate ao desmatamento no município.

Os políticos e produtores progressenses tiveram uma intensa agenda de reuniões, destacando-se em especial reunião realizada no dia 10 de maio, com a presença do representante do Ministério Público Federal, Procurador , Dr. Daniel Avelino, Representante do IBAMA e coordenador da Operação Disparada, Sr. Bruno Barbosa, Secretários Estaduais, sra. Tereza Lusia Mártires do Meio Ambiente, Sr. Antonio José, Secretário de Agricultura Sr. Hildegard Nunes, Sr. Sidney Rosa Secretário de Assuntos Estratégicos, além de representantes do Instituto Imazon e Instituto TNC e do Presidente do Sindicato dos Produtores de Paragominas/PA.

Da reunião, os políticos e os produtores saíram com pelo menos uma certeza, o fim do desmatamento desordenado e ilegal da floresta é o único caminho possível para acabar com os embargos e multas e viabilizar a regularidade fundiária e ambiental em Novo Progresso, nisso o Ministério Público, Ibama e governos estadual e federal falam a mesma língua. A grande questão levantada foi: mas então qual a saída?

Para tentar lançar luz sobre o tema, o Presidente do Sindicato dos Produtores de Paragominas relatou a experiência em seu município, onde a situação já é muito cômoda com relação a problemas ambientais. Ele fez questão de citar a participação dos Institutos Imazon e TNC nesse processo todo. Essas entidades prestaram toda assessoria necessária e ajudaram os produtores de Paragominas a sair da ilegalidade, cessando a maioria dos seus problemas com relação ao desmatamento e ao meio ambiente.

Partindo-se desse princípio, os progressenses poderiam espelhar-se nessa experiência para ajudar a solucionar seus entraves? Todos os presentes naquela reunião concordaram que sim, pois o Desmatamento Zero em Novo Progresso precisa ser implantado, só assim em contrapartida o governo poderia desembargar mais de 530 áreas, parar os confiscos de gado e as operações do Ibama, titularizar áreas, liberar planos de manejo.

O vice-prefeito Ricardo Faccin convidou que representantes do Imazon,TNC, Ministério Público Federal e Secretaria Estadual de Meio ambiente venham à Novo Progresso no dia 15 de Junho próximo. O convite foi aceito, realizarão audiências e palestras com as autoridades e produtores rurais em geral, detalhando exatamente como poderiam colaborar com os produtores e o município.


Por: Édio Rosa

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Os Gays e a Bíblia.

Amigos e Amigas,

Penso que frei Betto extrapolou tudo quanto já disse de errado até hoje; está criando a tal "teologia gay", terrível heresia.

Penso ser necessário uma reação de nossa parte, pedindo uma correção disciplinar para este frei desobediente e subversivo em termos de doutrina católica. Não é católico quem não concorda com o Magistério da Igreja; é um herege.

Prof. Felipe Aquino



* por Frei Betto

É no mínimo surpreendente constatar as pressões sobre o Senado para evitar a lei que criminaliza a homofobia. Sofrem de amnésia os que insistem em segregar, discriminar, satanizar e condenar os casais homoafetivos.

No tempo de Jesus, os segregados eram os pagãos, os doentes, os que exerciam determinadas atividades profissionais, como açougueiros e fiscais de renda. Com todos esses Jesus teve uma atitude inclusiva. Mais tarde, vitimizaram indígenas, negros, hereges e judeus. Hoje, homossexuais, muçulmanos e migrantes pobres (incluídas as "pessoas diferenciadas"...).

Relações entre pessoas do mesmo sexo ainda são ilegais em mais de 80 nações. Em alguns países islâmicos elas são punidas com castigos físicos ou pena de morte (Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Nigéria etc.).

No 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 2008, 27 países membros da União Europeia assinaram resolução à ONU pela "despenalização universal da homossexualidade".
A Igreja Católica deu um pequeno passo adiante ao incluir no seu Catecismo a exigência de se evitar qualquer discriminação a homossexuais. No entanto, silenciam as autoridades eclesiásticas quando se trata de se pronunciar contra a homofobia. E, no entanto, se escutou sua discordância à decisão do STF ao aprovar o direito de união civil dos homoafetivos.

Ninguém escolhe ser homo ou heterossexual. A pessoa nasce assim. E, à luz do Evangelho, a Igreja não tem o direito de encarar ninguém como homo ou hétero, e sim como filho de Deus, chamado à comunhão com Ele e com o próximo, destinatário da graça divina.
São alarmantes os índices de agressões e assassinatos de homossexuais no Brasil. A urgência de uma lei contra a homofobia não se justifica apenas pela violência física sofrida por travestis, transexuais, lésbicas etc. Mais grave é a violência simbólica, que instaura procedimento social e fomenta a cultura da satanização.
A Igreja Católica já não condena homossexuais, mas impede que eles manifestem o seu amor por pessoas do mesmo sexo. Ora, todo amor não decorre de Deus? Não diz a Carta de João (I,7) que "quem ama conhece a Deus" (observe que João não diz que quem conhece a Deus ama...).

Por que fingir ignorar que o amor exige união e querer que essa união permaneça à margem da lei? No matrimônio são os noivos os verdadeiros ministros. E não o padre, como muitos imaginam. Pode a teologia negar a essencial sacramentalidade da união de duas pessoas que se amam, ainda que do mesmo sexo?
Ora, direis ouvir a Bíblia! Sim, no contexto patriarcal em que foi escrita seria estranho aprovar o homossexualismo. Mas muitas passagens o subtendem, como o amor entre Davi por Jônatas (I Samuel 18), o centurião romano interessado na cura de seu servo (Lucas 7) e os "eunucos de nascença" (Mateus 19). E a tomar a Bíblia literalmente, teríamos que passar ao fio da espada todos que professam crenças diferentes da nossa e odiar pai e mãe para verdadeiramente seguir a Jesus.

Há que passar da hermenêutica singularizadora para a hermenêutica pluralizadora. Ontem, a Igreja Católica acusava os judeus de assassinos de Jesus; condenava ao limbo crianças mortas sem batismo; considerava legítima a escravidão e censurava o empréstimo a juros. Por que excluir casais homoafetivos de direitos civis e religiosos?

Pecado é aceitar os mecanismos de exclusão e selecionar seres humanos por fatores biológicos, raciais, étnicos ou sexuais. Todos são filhos amados por Deus. Todos têm como vocação essencial amar e ser amados. A lei é feita para a pessoa, insiste Jesus, e não a pessoa para a lei.


[ * Frei Betto é escritor e assessor de movimentos sociais, autor de "Um homem chamado Jesus" (Rocco), entre outros livros.
www.freibetto.org - twitter:@freibetto
(mhpal@terra.com.br)]

Fonte:
http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=56754

Projeto Polemico NA CAMARA MUNICIPAL DE NOVO PROGRESSO

"Vereadora disse que prefeita também é contra o projeto"

O projeto de lei de autoria do Vereador Sebastião Bueno-PT para trocar o nome da Avenida “Jamanxin” para “Genésio Segatto, esta gerando polemica nas sessões da câmara municipal. Na ultima sessão a vereadora Sara Royer do - PSDB convocou os comerciantes e outros para participarem da sessão na câmara e acompanhar o desenrolar do PL.

Com o plenário cheio a vereadora discursou argumentando que a “”avenida jamanxim é um nome histórico no município e que seu Genésio merece, mais nesta avenida eu não concordo!!, Sou contra porque tem outras obras para se colocar o nome do pioneiro e citou a prefeitura e a escola tecnica qualquer uma destas obra caberia bem para ele.
Sara, disse mais; ”” falo em nome da prefeita Madalena-PSDB, e do meu partido, que transmitiu para esta vereadora que também é contra a troca do nome da avenida, Madalena é contra porque sabe da historia desta cidade, finalizou a vereadora. ""Gostaria que meu companheiro de partido (Bodinho) também repensasse seu voto, e atendesse o pedido da prefeita, finalizou. Sara inseriu o nome da avenida em um livro que conta historia do município...

O Projeto de Lei devera entrar em deliberação na próxima terça-feira e até o momento tem quatro votos declarado contra o projeto e cinco votos a favor.Caso ninguém mude o voto até a data o projeto vai ser aprovado por maioria simples.


Por: Adecio Piran

HILTON AGUIAR O DEPUTADO DA NOSSA REGIÃO ESTEVE EM BRASILIANA APROVAÇÃO DO ESTADO DO TAPAJÓS, QUE FOI aprovado na CCJ do Senado JUNTAMENTE COM OUTROS

Nesta quarta-feira, dia 26 de maio, o Projeto que autoriza a realização do Plebiscito do estado do TAPAJÓS, de autôria do senador MOZARILDO CAVALCANTI, foi aprovado pela CCJ - Comissão de Constituição e Justiça do Senado. 'Junto, também foi aprovado um requerimento de URGÊNCIA para o projeto, e o mesmo segue agora para votação no Plenário da Casa. A previsão é de que ainda na próxima quarta-feira, semana que vem, segundo nos foi prometido pelo presidente do Senado JOSÉ SARNEY.

Vereador Dico, Valmir Climaco, Senador Alvaro Dias, Vereadores
Peninha e Mauro (N. Progresso), e Deputado Hilton Aguiar
  Na reunião da CCJ vale ressaltar vários pontos:

- Presença dos prefeitos VALMIR CLIMACO (Itaituba), MARIA DO CARMO (Santarém) e DANILO (Trairão); dos Deputados Federais LIRA MAIA - DEM, JOSÉ PRIANTE - PMDB e GEOVANE QUEIRÓZ - PDT; Deputados Estaduais HILTON AGUIAR - PSC, ANTÔNIO ROCHA - PMDB e também JOSEFINA e OZÓRIO JUVENIL; Vereadores de vários municipios do sudoeste do Pará, como PENINHA e DICO de Itaituba, e REGINALDO CAMPOS de Santarém, além de MIM, é claro....

- Importante articulação do Senador FLEXA RIBEIRO - PSDB junto aos integrantes da comissão para a aprovação da matéria...

- Embora apresentaram argumentos contrários à criação de um novo Estado, alegando falta de estudos de viabilidade econômica e social, muitos senadores de tradição na Casa votaram a favor, como MARTA SUPLICY, ALVARO DIAS E DEMÓSTENES TORRES...

- O relatôr da matéria na CCJ, que emitiu o parecer favorável, foi o Senador VITAL DO REGO - PMDB...

- O Senador paulista ALOISIO NUNES - PSDB foi o único que votou contra a matéria na sessão, alegando falta de estudos e ANTIPATIA por consultas populares como um plebiscito...

Segundo o Deputado LIRA MAIA - DEM, principal articulador do TAPAJÓS no Congresso, a presença da prefeita de Santarém MARIA DO CARMO - PT, ajudou a influenciar os senadores do PT votarem favoráveis ao projeto.

No Senado, é visto com bons olhos a aprovação do PLEBISCITO do TAPAJÓS, que pode ocorrer na próxima semana no plenário. Após isso, o congresso precisará promulgar e publicar o Decreto legislativo que autoriza a realização do Plebiscito em menos de 06 (seis) meses. A consulta popular será em todo o Estado do Pará, e após seu resultado, em caso de vitória do SIM, deverá ainda ser referendado pela Assembléia Legislativa do Estado do Pará.



Por: Mauro Cesar

Igreja Presbiteriana da Escócia quer ordenar pastores homossexuais e abençoar uniões gays; ARTIGOS E NOTÍCIAS > BRASIL E O MUNDO

EDIMBURGO, Escócia, 25 de maio de 2011 (Notícias Pró-Família) - Um pastor da Igreja Presbiteriana da Escócia diz que provavelmente renunciará depois que a denominação deu mais um passo importante para permitir a ordenação de pastores homossexuais ativos e assumidos nesta semana, com indicações de que até analisarão a possibilidade de abençoar uniões de mesmo sexo.

"Estamos nos rendendo à sociedade. É um dia triste para a Escócia", o Rev. Roddy MacCrae, pastor em Glenelg e Kintail, disse para o jornal Christians Together. "Eu provavelmente serei um dos que estarão deixando a Igreja da Escócia, e durante os próximos meses estarei decidindo isso".

"Meu problema é que nosso testemunho está enfraquecido. A sociedade sabe que estamos indecisos e que não temos nenhuma voz moral", acrescentou ele.

A Assembleia Geral, o órgão governante da denominação, instituiu uma moratória de dois anos em 2009 na ordenação de pastores que estão em relacionamentos de mesmo sexo e na discussão pública da questão.

Na segunda-feira, eles votaram 351 a 294 para "considerar mais a eliminação da moratória" e criaram uma comissão teológica que preparará um relatório sobre a questão para a reunião de 2013 da Assembleia Geral.

A comissão teológica também considerará "se os pastores deveriam ter a liberdade de consciência de abençoar parcerias civis e possível liturgia para tais ocasiões", observa um comunicado à imprensa da Igreja da Escócia, também conhecida como Kirk.

A Assembleia Geral também votou para que pastores homossexuais ordenados antes de maio de 2009 tenham agora autorização para assumir responsabilidades pastorais.

A moratória de 2009 ocorreu depois de uma controvérsia violenta que acabou levando à decisão da Assembleia Geral de aprovar a nomeação do homossexual assumido Scott Rennie como pastor da Igreja Cruz da Rainha em Aberdeen. Rennie havia sido casado por cinco anos e tinha uma filha, mas na época de sua nomeação estava num relacionamento estável com um homem.

O Reverendíssimo David Arnott, moderador da Assembleia Geral, disse que a mudança desta semana "está analisando a possibilidade de inclusão [de homossexuais no pastorado]", mas que "por enquanto nenhuma decisão foi feita". Falando acerca dos que estão transtornados com a decisão, ele disse: "Estou ciente de que muitas pessoas estarão sofrendo hoje e a Igreja da Escócia tem um dever pastoral de cuidar dessas pessoas e lhes mostrar amor e compaixão".

A mudança foi celebrada pelo Stonewall, organização homossexual de pressão política e legal, cuja filial escocesa disse que esperam que a decisão "sinalize o início da Kirk demonstrando compromisso para com a justiça, igualdade e dignidade nessa questão".

"Embora estejamos aguardando decisões adicionais da Assembleia e detalhes sobre os próximos passos, esperamos que daqui a trinta anos essa mudança seja vista como uma tempestade em copo de água", disse o diretor Carl Watt.

Entretanto, membros evangélicos e conservadores da Kirk estão protestando. Um relatório recente indicou que cerca de 100 mil membros e 20 por cento dos pastores e presbíteros abandonarão em protesto se a denominação permitir pastores homossexuais.

Nas deliberações, o Rev. Andrew Coghill recebeu altos aplausos quando assemelhou a mudança da Assembleia Geral a uma "granada de mão", de acordo com o jornal Christian Post. "Estão nos pedindo para tirar o pino da granada. A igreja vai explodir em pedaços".

No início deste mês, a Igreja Presbiteriana dos EUA formalmente aprovou a ordenação de homossexuais depois de uma batalha que durou décadas. A denominação votou para eliminar a exigência de que pastores devessem permanecer em "fidelidade no pacto do casamento entre um homem e uma mulher, ou castidade em sua vida de solteiro".



Patrick B. Craine
Fonte:

http://juliosevero.blogspot.com/2011/05/igreja-presbiteriana-da-escocia-quer.html

Os Gays e a Bíblia, ARTIGOS E NOTÍCIAS > ARTIGOS

Amigos e Amigas,

Penso que frei Betto extrapolou tudo quanto já disse de errado até hoje; está criando a tal "teologia gay", terrível heresia.

Penso ser necessário uma reação de nossa parte, pedindo uma correção disciplinar para este frei desobediente e subversivo em termos de doutrina católica. Não é católico quem não concorda com o Magistério da Igreja; é um herege.

Prof. Felipe Aquino



* por Frei Betto

É no mínimo surpreendente constatar as pressões sobre o Senado para evitar a lei que criminaliza a homofobia. Sofrem de amnésia os que insistem em segregar, discriminar, satanizar e condenar os casais homoafetivos.

No tempo de Jesus, os segregados eram os pagãos, os doentes, os que exerciam determinadas atividades profissionais, como açougueiros e fiscais de renda. Com todos esses Jesus teve uma atitude inclusiva. Mais tarde, vitimizaram indígenas, negros, hereges e judeus. Hoje, homossexuais, muçulmanos e migrantes pobres (incluídas as "pessoas diferenciadas"...).

Relações entre pessoas do mesmo sexo ainda são ilegais em mais de 80 nações. Em alguns países islâmicos elas são punidas com castigos físicos ou pena de morte (Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Nigéria etc.).

No 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 2008, 27 países membros da União Europeia assinaram resolução à ONU pela "despenalização universal da homossexualidade".
A Igreja Católica deu um pequeno passo adiante ao incluir no seu Catecismo a exigência de se evitar qualquer discriminação a homossexuais. No entanto, silenciam as autoridades eclesiásticas quando se trata de se pronunciar contra a homofobia. E, no entanto, se escutou sua discordância à decisão do STF ao aprovar o direito de união civil dos homoafetivos.

Ninguém escolhe ser homo ou heterossexual. A pessoa nasce assim. E, à luz do Evangelho, a Igreja não tem o direito de encarar ninguém como homo ou hétero, e sim como filho de Deus, chamado à comunhão com Ele e com o próximo, destinatário da graça divina.
São alarmantes os índices de agressões e assassinatos de homossexuais no Brasil. A urgência de uma lei contra a homofobia não se justifica apenas pela violência física sofrida por travestis, transexuais, lésbicas etc. Mais grave é a violência simbólica, que instaura procedimento social e fomenta a cultura da satanização.
A Igreja Católica já não condena homossexuais, mas impede que eles manifestem o seu amor por pessoas do mesmo sexo. Ora, todo amor não decorre de Deus? Não diz a Carta de João (I,7) que "quem ama conhece a Deus" (observe que João não diz que quem conhece a Deus ama...).

Por que fingir ignorar que o amor exige união e querer que essa união permaneça à margem da lei? No matrimônio são os noivos os verdadeiros ministros. E não o padre, como muitos imaginam. Pode a teologia negar a essencial sacramentalidade da união de duas pessoas que se amam, ainda que do mesmo sexo?
Ora, direis ouvir a Bíblia! Sim, no contexto patriarcal em que foi escrita seria estranho aprovar o homossexualismo. Mas muitas passagens o subtendem, como o amor entre Davi por Jônatas (I Samuel 18), o centurião romano interessado na cura de seu servo (Lucas 7) e os "eunucos de nascença" (Mateus 19). E a tomar a Bíblia literalmente, teríamos que passar ao fio da espada todos que professam crenças diferentes da nossa e odiar pai e mãe para verdadeiramente seguir a Jesus.

Há que passar da hermenêutica singularizadora para a hermenêutica pluralizadora. Ontem, a Igreja Católica acusava os judeus de assassinos de Jesus; condenava ao limbo crianças mortas sem batismo; considerava legítima a escravidão e censurava o empréstimo a juros. Por que excluir casais homoafetivos de direitos civis e religiosos?

Pecado é aceitar os mecanismos de exclusão e selecionar seres humanos por fatores biológicos, raciais, étnicos ou sexuais. Todos são filhos amados por Deus. Todos têm como vocação essencial amar e ser amados. A lei é feita para a pessoa, insiste Jesus, e não a pessoa para a lei.


[ * Frei Betto é escritor e assessor de movimentos sociais, autor de "Um homem chamado Jesus" (Rocco), entre outros livros.
www.freibetto.org - twitter:@freibetto
(mhpal@terra.com.br)]


Fonte:
http://www.adital.com.br/site/noticia

Os Gays e a Bíblia, ARTIGOS E NOTÍCIAS > ARTIGOS

Amigos e Amigas,

Penso que frei Betto extrapolou tudo quanto já disse de errado até hoje; está criando a tal "teologia gay", terrível heresia.

Penso ser necessário uma reação de nossa parte, pedindo uma correção disciplinar para este frei desobediente e subversivo em termos de doutrina católica. Não é católico quem não concorda com o Magistério da Igreja; é um herege.

Prof. Felipe Aquino



* por Frei Betto

É no mínimo surpreendente constatar as pressões sobre o Senado para evitar a lei que criminaliza a homofobia. Sofrem de amnésia os que insistem em segregar, discriminar, satanizar e condenar os casais homoafetivos.

No tempo de Jesus, os segregados eram os pagãos, os doentes, os que exerciam determinadas atividades profissionais, como açougueiros e fiscais de renda. Com todos esses Jesus teve uma atitude inclusiva. Mais tarde, vitimizaram indígenas, negros, hereges e judeus. Hoje, homossexuais, muçulmanos e migrantes pobres (incluídas as "pessoas diferenciadas"...).

Relações entre pessoas do mesmo sexo ainda são ilegais em mais de 80 nações. Em alguns países islâmicos elas são punidas com castigos físicos ou pena de morte (Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Nigéria etc.).

No 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 2008, 27 países membros da União Europeia assinaram resolução à ONU pela "despenalização universal da homossexualidade".
A Igreja Católica deu um pequeno passo adiante ao incluir no seu Catecismo a exigência de se evitar qualquer discriminação a homossexuais. No entanto, silenciam as autoridades eclesiásticas quando se trata de se pronunciar contra a homofobia. E, no entanto, se escutou sua discordância à decisão do STF ao aprovar o direito de união civil dos homoafetivos.

Ninguém escolhe ser homo ou heterossexual. A pessoa nasce assim. E, à luz do Evangelho, a Igreja não tem o direito de encarar ninguém como homo ou hétero, e sim como filho de Deus, chamado à comunhão com Ele e com o próximo, destinatário da graça divina.
São alarmantes os índices de agressões e assassinatos de homossexuais no Brasil. A urgência de uma lei contra a homofobia não se justifica apenas pela violência física sofrida por travestis, transexuais, lésbicas etc. Mais grave é a violência simbólica, que instaura procedimento social e fomenta a cultura da satanização.
A Igreja Católica já não condena homossexuais, mas impede que eles manifestem o seu amor por pessoas do mesmo sexo. Ora, todo amor não decorre de Deus? Não diz a Carta de João (I,7) que "quem ama conhece a Deus" (observe que João não diz que quem conhece a Deus ama...).

Por que fingir ignorar que o amor exige união e querer que essa união permaneça à margem da lei? No matrimônio são os noivos os verdadeiros ministros. E não o padre, como muitos imaginam. Pode a teologia negar a essencial sacramentalidade da união de duas pessoas que se amam, ainda que do mesmo sexo?
Ora, direis ouvir a Bíblia! Sim, no contexto patriarcal em que foi escrita seria estranho aprovar o homossexualismo. Mas muitas passagens o subtendem, como o amor entre Davi por Jônatas (I Samuel 18), o centurião romano interessado na cura de seu servo (Lucas 7) e os "eunucos de nascença" (Mateus 19). E a tomar a Bíblia literalmente, teríamos que passar ao fio da espada todos que professam crenças diferentes da nossa e odiar pai e mãe para verdadeiramente seguir a Jesus.

Há que passar da hermenêutica singularizadora para a hermenêutica pluralizadora. Ontem, a Igreja Católica acusava os judeus de assassinos de Jesus; condenava ao limbo crianças mortas sem batismo; considerava legítima a escravidão e censurava o empréstimo a juros. Por que excluir casais homoafetivos de direitos civis e religiosos?

Pecado é aceitar os mecanismos de exclusão e selecionar seres humanos por fatores biológicos, raciais, étnicos ou sexuais. Todos são filhos amados por Deus. Todos têm como vocação essencial amar e ser amados. A lei é feita para a pessoa, insiste Jesus, e não a pessoa para a lei.


[ * Frei Betto é escritor e assessor de movimentos sociais, autor de "Um homem chamado Jesus" (Rocco), entre outros livros.
www.freibetto.org - twitter:@freibetto
(mhpal@terra.com.br)]


Fonte:
http://www.adital.com.br/site/noticia

ARTIGOS E NOTÍCIAS > ARTIGOS.

Dilma assina decreto presidencial para instituir e patrocinar evento homossexual

No dia 18 de maio último, a presidente Dilma assinou um Decreto convocando a "II Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos LGBT" a ser financiada com os "recursos orçamentários da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República".

Leia o Decreto na íntegra:

Diário Oficial da União Nº 95, quinta-feira, 19 de maio de 2011
ISSN 1677-7042 7

DECRETO DE 18 DE MAIO DE 2011

Convoca a II Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT.

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso VI, alínea "a", da Constituição,
DECRETA:

Art. 1o Fica convocada a II Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT, que será realizada em Brasília, Distrito Federal, no período de 15 a 18 de dezembro de 2011, com o tema "Por um país livre da pobreza e da discriminação: promovendo a cidadania LGBT".
Parágrafo único. A II Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de LGBT será realizada sob a coordenação conjunta da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e do Conselho Nacional de Combate à Discriminação, e terá os seguintes objetivos:

I - avaliar e propor as diretrizes para a implementação de políticas públicas voltadas ao combate à discriminação e à promoção dos direitos humanos e cidadania da população LGBT no Brasil;

II - avaliar a implementação e execução do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT e propor estratégias para seu fortalecimento; e

III - propor diretrizes para a implementação de políticas públicas de combate à pobreza e à discriminação da população LGBT.

Art. 2o A II Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de LGBT será presidida pela Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e, em sua ausência ou impedimento, pelo Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos.

Art. 3o As etapas municipais da II Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de LGBT serão realizadas no período de 1o de junho de 2011 a 31 de agosto de 2011.

Art. 4o As etapas estaduais da II Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de LGBT serão realizadas até o dia 31 de outubro de 2011.

Art. 5o O regimento interno da II Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de LGBT será proposto pelo Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de LGBT e aprovado pela Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Art. 6o As despesas com a organização e realização da etapa nacional da II Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de LGBT correrão por conta dos recursos orçamentários da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Art. 7o Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 18 de maio de 2011; 190° da Independência e 123º da República.


DILMA ROUSSEFF
Maria do Rosário Nunes

Fonte: cleofas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Governantes "não ligam" para segurança! Policia civil de Novo Progresso pede socorro.

A policia civil de Novo Progresso esta em estado precário, os trabalhos estão sendo realizados no limite do possível pelos poucos profissionais atuantes na delegacia e a precariedade, inegavelmente, influencia nas principais questões de segurança publica no Município que convive com constantes fugas de presos da Cadeia, a qual a muito tempo já foi interditada mas ainda abriga dezenas de presos em péssimas condições humanitárias e sem a menor condição de recuperação educacional dos elementos ali detidos.

Esta faltando tudo na delegacia civil de Novo Progresso PA, com péssimas condições de exercer o importante trabalho na delegacia, os poucos profissionais que ali trabalham estão fazendo enorme sacrifício para manter o mínimo das obrigações em dia e manter a ordem no Município e também no distrito de Castelo Do Sonhos, que mesmo pertencendo ao município de Altamira, esta sob a jurisdição do Dr. Lucivelton, Delegado responsável pela delegacia de Novo Progresso.

Contando com uma única viatura, que por sinal esta em péssimas condições de uso, impossibilitada de efetuar qualquer perseguição, caso seja necessário, os poucos agentes também esbarram nas péssimas instalações da delegacia, na falta de agentes especializados no trabalho carcerário, na falta de combustível para os deslocamentos de patrulhas na cidade e nos vilarejos do Município como também no distrito de Castelo Dos Sonhos, pesa ainda sobre estes poucos agentes atuantes a realidade dos fatos que mostra a crescente violência na região onde a Delegacia de Novo Progresso é responsável, provavelmente por informações dos elementos criminosos que estão cientes da precária realidade e da atual condição de manutenção da ordem por parte dos poucos, porem Bravos e desamparados agentes policiais da delegacia.

Ecoa nas evidentes precariedades, um pedido de socorro das autoridades locais e da população em geral, para que o estado deixe de ser omisso e venha a cumprir com a obrigação de dar aos profissionais da área policial as reais condições de trabalho, dar ao município e a região de Novo Progresso, instalações adequadas para que o trabalho posa vir a ser desenvolvido de forma coerente e equilibrada, e a população, a segurança que a constituição reza como uma das principais prioridades do poder publico.


www.povosdaamazonia.com.br
foto CJ Moraes

Mais 2 milhões para Novo Progresso

Sem contar com IPTU, ISS entre outros impostos municipais, este ano de 2011, Novo Progresso já recebeu exatos: R$ 6.673.052,27 (seis milhões seissentos e setenta e três mil cinquenta e dois reais e vinte sete centavos).


Fonte: Tesouro Nacional
Por: Reginaldo Ribeiro

PRESIDENTE DO SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS ACUSA VICE-PREFEITO DE DESPREPARO POLITICO.


Ricardo Faccin-PMDB quer trazer ONGS para dar palestra

Tudo aconteceu após entrevista do vice-prefeito Ricardo Faccin, na radio comunitária de novo progresso na ultima segunda feira.

O vice-prefeito anunciou depois da viagem de Belém, onde esteve junto a Secretaria de meio ambiente estadual e ouviu da secretaria de meio ambiente o projeto de “Desmatamento Zero” tendo como exemplo a cidade de Paragominas no Pará,em parceria com IMAZON e outras ongs. Ricardo chegou a comentar na vinda destas entidades ao municipio.

O problema segundo Agamenon que o programa é administrado pelas ong’s e o SINPRUNP(sindicato dos produtores rurais de novo progresso) é contra a permanência deles no município.

A anos estamos lutando contra estes interesses internacional na região agora vem este vice-prefeito sem preparo político, nem sabe o que é um “CAR” não entende da legislação ambiental e quer entregar o município nas mãos de ongueiros, o desmatamento zero não existe, é impossível de aceitar esta imposição do governo.

Caso isto vier acontecer iremos queimar os carros e expulsa-los da cidade não queremos ONGS por aqui, Novo Progresso não vai aceitar imposições destes órgãos no Município, finaliza Agamenon.

Agamenon fez uso da tribuna na sessão legislativa de ontem terça-feira (24) e levou a diretoria completa até o plenário da casa.


Fonte: Folha do Progresso

Operação Saúde: Novas denuncias.

Se não bastasse deixar a população carente sem medicamentos ou atendendo com medicamentos vencidos, alguns funcionários públicos ligados à área da saúde, segundo o Jornal “Correio do Povo” estão preenchendo com nomes falsos os livros de registros de saída de medicamentos dos postos de saúde, também, acrescentando remédios aos nomes de pessoas que mensalmente necessitam de medicamentos, isto está acontecendo em vários estados e municípios que passaram pela “Operação Saúde” com a Policia Federal.

Os livros de registros são para o controle dos medicamentos que saem das farmácias dos postos de saúde, sendo assim, com vários nomes diferentes teriam como secretarias e prefeituras não serem indiciadas pela Policia Federal, apresentando uma falsa lista de pacientes que não existem e, “provando” que o suposto medicamento foi recebido pelas prefeituras e distribuídos aos “pacientes”. Ainda na denuncia, consta que algumas funcionárias, são obrigadas a preencher os livros até altas horas para evitar que a PF descubra o esquema.


Fonte: CP /Rio Grande do Sul
Por: jornal o atual.com

Encontro do PSC no Pará mostra força para 2012, HILTON AGUIAR O DEPUTADO DA NOSSA REGIÃO ESTEVE REPRESENTANDO NOVO PROGRESSO E REGIÃO.

O Partido Social Cristão (PSC) do Pará reuniu no sábado, 21 de maio, na Assembleia Legislativa do Estado, em Belém, mais de 350 pessoas, incluindo deputados, prefeitos, vereadores e filiados, além da Executiva Nacional, para discutir temas relacionados à organização do partido e à disputa eleitoral de 2012. Alguns dos participantes viajaram até 12 horas de barco para chegar à capital paraense exclusivamente para o encontro.

O deputado federal Zequinha Marinho, presidente do PSC no estado, enfatizou a importância do comprometimento dos filiados na construção de um partido cada vez mais forte e unido. “Precisamos movimentar e fortalecer o PSC para as eleições de 2012”, afirmou o deputado.

“Com um partido forte e com o maior número de prefeitos e vereadores eleitos teremos a certeza de que a realidade do nosso estado mudará”, disse. Zequinha Marinho elogiou o compromisso dos representantes dos diretórios e dos filiados, a participação da juventude e o envolvimento das mulheres na política.

O vice-presidente Nacional do partido, Everaldo Pereira, falou da sua satisfação de estar no Pará diante de um auditório lotado. Segundo ele, o partido está crescendo muito em todo o país, e no Pará em particular. “Quando vejo este auditório lotado de pessoas comprometidas tenho a certeza de que o PSC conseguirá atingir o seu objetivo, que é igualdade social e a valorização do ser humano”, afirmou. O próximo encontro deverá ocorrer na primeira semana de junho, em Marabá, região sudeste do estado.


Ter, 24 de Maio de 2011
Anne Cavalcante

terça-feira, 24 de maio de 2011

Ministro sem-cabeça!









Escrito por Josias de Souza

Senadores discutem segurança das fronteiras da Amazônia

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) abriu há pouco o primeiro painel do ciclo de debates sobre a segurança nas fronteiras da Amazônia, promovido pela Subcomissão Permanente da Amazônia e da Faixa de Fronteira, ligada à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Participam do debate o oficial de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Glauco Costa de Moraes; o subchefe de operações da chefia de Preparo e Emprego das Forças Armadas, major-brigadeiro Gerson Nogueira Machado de Oliveira; e o diretor de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, Oslain Campos Santana.




Local: Brasília - DF
Fonte: Agência Senado
Link: http://www.senado.gov.br

Polícia Federal prende funcionário da Caixa por peculato.

CaJá se encontra recolhido em uma das confortáveis celas do Centro de Recuperação Agrícola ‘Silvio Hall de Moura’, em Cucurunã, o funcionário da Caixa Econômica Federal, localizada na avenida Borges Leal, em Santarém, Arthur Francisco Gomes da Mota, preso na manhã de ontem (23), por agentes da Polícia Federal, acusado de fazer saques com cartões de beneficiários do seguro-defeso.

Arthur estava sob investigação há algum tempo, segundo informou o agente da PF, Uilses Tavares. Ele já havia sido preso por esquema semelhante em 2007, quando foi flagrado portando 29 cartões do Bolsa-Família. Naquela ocasião, a PF descobriu que ele se apropriava indevidamente do dinheiro das pessoas cadastradas no programa. O funcionário da Caixa ficou preso por sete meses. Ele foi enquadrado no artigo 312 do Código Penal. Arthur foi solto graças a um habeas corpus, que lhe garantiu a liberdade provisória.

A prisão de Arthur ocorreu por volta das 10h30, por uma equipe da PF, que esperaram o banco abrir para prendê-lo em horário de expediente. O delegado Javier comandou toda a operação.

Conforme as investigações policiais, Arthur, mesmo depois de ter cumprido pena por peculato, em 2007, voltou a trabalhar normalmente, na mesma agência onde cometera o primeiro crime. Desta vez, seu alvo eram os beneficiários do seguro-defeso.

Tavares explica que Arthur se apropriava do cartão do segurado, que depois de solicitar o seguro, demorava a sacar o dinheiro. Ele então criava uma senha e sacava o valor.

“Pela demora do beneficiário do seguro em sacar o pagamento, ele criava uma nova senha e fazia o saque, pois sabia que o dinheiro estava depositado na conta do titular do benefício, achando que o segurado não iria aparecer mais para sacar o valor”, disse o agente da PF.

Segundo Uilses Tavares, o funcionário da Caixa não terá o mesmo privilégio que teve em 2007, quando conseguiu um habeas corpus. Desta vez, ele deverá ser condenado por crime de peculato se ficar comprovado que os pescadores foram enganados por ele.

Z-20 – Segundo Antonio Pinto, diretor da Colônia de Pescadores Z-20, cerca de 1200 pescadores ainda não receberam o seguro-defeso em Santarém. Antonio Pinto explicou que quando os pescadores se dirigiam ao banco, eram informados de que os cartões não estavam disponíveis ou já haviam sido entregues aos seus donos.


Por: Marcos Santos

Começa nova corrida ao óleo na Amazônia.

Recomeçou a temporada de caça ao petróleo na Amazônia. Vinte e cinco anos depois de a Petrobras ter iniciado sua operação na bacia do rio Solimões, no Estado do Amazonas, é a vez de uma empresa privada, a HRT Oil & Gas, procurar petróleo sob a floresta. Trata-se de uma operação ambiciosa, iniciada há um mês com a perfuração do primeiro poço perto de Tefé. A HRT é operadora de 21 blocos no Amazonas - ou 48.485 km2, concessão duas vezes maior que a da Petrobras em fase de exploração, já que a estatal já produz no complexo de Araras, onde está o campo de Urucu. A da HRT é uma área equivalente a duas Dinamarcas.

Para se ter ideia do tamanho da empreitada, a pioneira Petrobras tem direito de explorar oito concessões ali, sendo três blocos na bacia do Amazonas em sociedade com a Petrogal Brasil (subsidiária da portuguesa Galp), e cinco na bacia do Solimões, onde há duas áreas em fase de pré-produção, Japiim e Azulão. Entre 2001 e 2009 a estatal perfurou 10 poços na área e agora tem cinco sondas de perfuração. Até o início de 2015 a HRT planeja perfurar 130 poços no Estado. "Vou ser do tamanho de uma Petrobras na Amazônia, prefiro não dizer que serei maior", pontua Marcio Mello, presidente da HRT e que saiu da estatal nos anos 90. A região tem "o melhor petróleo do Brasil", diz ele, que estima estar produzindo 2,5 mil barris/dia na área em 2011. "Quero vender para a Petrobras", diz o geólogo, muito confiante para quem iniciou em 21 de abril as atividades de pesquisa de petróleo e gás na Amazônia.

A HRT tem 51% das concessões na região e sua sócia, a Petra Energia, os outros 45%. Os investimentos da companhia presidida por Mello estão orçados em US$ 1,952 bilhão até o final de 2014. A parte da Petra será de outro US$ 1,59 bilhão. Se a HRT tiver sucesso na campanha exploratória, o número de poços pode chegar a 400, estima o presidente. A petroleira HRT Oil & Gas fez sua estreia na Bolsa de Valores em outubro.

A saga amazônica levou a companhia a criar uma empresa de aviação. A Air Amazonia já tem dois aviões Bandeirante e nove helicópteros. O plano é comprar mais um Bandeirante, outros seis helicópteros e um jato Embraer 170. A frota transportará empregados e prestadores de serviços que irão trabalhar nas bases da Amazônia. Não serão construídas estradas durante a fase de pesquisa.

"O petróleo tem nos dado muito retorno", diz a bióloga Nádia Ferreira, secretaria do Meio Ambiente do Amazonas. "Em nenhum momento o Estado vai deixar de lançar mão das potencialidades que tem, quer sejam minerais ou através da floresta", continua. "Esta é uma decisão estratégica do Estado, um investimento que consideramos importante", diz, falando com tranquilidade sobre a perspectiva da exploração no meio da floresta. "Temos uma política ambiental consolidada e teremos rigor para garantir que a atividade se dê de forma a compensar e mitigar o impacto ambiental que produzir."

O Amazonas é o Estado mais preservado da região, com só 2% do território desmatado. O fato de ser isolado e não cortado por estradas (um dos principais vetores do desmate da Amazônia), explica boa parte do êxito. O desmatamento ocorre no Sul, nas divisas de Rondônia e Mato Grosso.

Antecipando-se às questões ambientais por pretender explorar petróleo e gás na Amazônia, Mello contratou como gerente geral do escritório em Manaus o advogado Graco Fregapani, ex-presidente do Instituto de Proteção Ambiental da Amazônia (Ipaam), o órgão ambiental do Estado. "Qual a companhia que vai explorar petróleo na Amazônia e bota como chefe máximo da exploração o cara que era responsável por toda a política ambiental do Estado?", diz Mello. "Ou sou louco ou sou um cara que quer fazer a coisa diferente."

A estratégia de Mello tem um ponto questionável. O Ipaam é o órgão licenciador do Amazonas e Fregapani ocupava a presidência quando a HRT obteve as licenças-prévias. "Acho isso normal", defende Nádia Ferreira. "Existe um processo robusto de informações e tudo é analisado. Tem laudo, equipe técnica, o presidente não assina sozinho." A secretaria reforça: "A HRT tem autorização apenas para pesquisa. Se encontrar algo, levará seus estudos para a ANP (a Agência Nacional do Petróleo) e aí, sim, entrará em nova fase". Para explorar petróleo é preciso aprovar o estudos de impacto ambiental (EIA-Rima) e fazer audiências públicas nos municípios afetados.




Local: São Paulo - SP
Fonte: Valor Econômico
Link: http://www.valoronline.com.br

Comissão do Senado vota a ‘convocação’ de Palocci.

Antonio Cruz/ABr
O Senado vota nesta terça (24) um pedido de convocação de Antonio Palocci para explicar sua atuação como consultor de empresas e a multiplicação de seu patrimônio.

Formulado pelo PSOL, o requerimento é apoiado por PSDB, DEM e PPS. Será discutido na Comissão de Fiscalização e Controle.

Em maioria, o condomínio governista arma-se para sufocar a iniciativa. Lideram a operação abafa o PMDB e o PT.

É a segunda tentativa da oposição de arrastar Palocci para um depoimento no Legislativo. A primeira, na Câmara, resultou em malogro.

Confirmando-se a votação no Senado, o Planalto dispõe de número para prevalecer novamente. Porém...

...Porém, é improvável que as legendas governistas entreguem ao governo 100% de seus votos.

Pelo menos um senador, Pedro Taques (PDT-MT), cogita posicionar-se a favor da audição do chefe da Casa Civil.

Egresso do Ministério Público Federal, Taques revela-se, em privado, convencido de que o ‘Paloccigate’ merece uma boa investigação.

Taques já votou contra o governo noutras matérias. Associou-se à oposição, por exemplo, na análise do projeto do salário mínimo.

Senador de primeiro mandato, costuma dizer que não segue nem o governo nem a oposição. Declare-se um escraco da Constituição.

Nesta segunda (23), Taques trocou ideias sobre o caso Palocci com colegas de partido que, como ele, cultivam o apreço pela moralidade.

Reuniu-se com o deputado Antonio Regufe e falou pelo telefone com o senador Cristovam Buarque, ambos do PDT de Brasília.

Ouvido pelo repórter, Taques absteve-se de antecipar o voto que dará na comissão de Fiscalização e Controle.

Conhecido pelo rigor com que combateu a corrupção na pele de procurador da República, limitou-se a dizer: “Não vou contrariar a minha história”.



Escrito por Josias de Souza

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Blindagem de Palocci faz de Dilma ‘refém’ do PMDB

Lula Marques/Folha


Diminuído na composição do ministério e submetido ao conta-gotas do segundo escalão, o PMDB prepara a volta por cima.

O partido do vice-presidente Michel Temer tornou-se peça central da operação de blindagem de Antonio Palocci.

Nesta segunda (23), o primeiro compromisso oficial da presidente Dilma Rousseff é uma reunião com Temer.

Na pauta, a estratégia do governo para se contrapor à tentativa da oposição de constranger o chefe da Casa Civil e minar o governo.

PSDB, DEM, PPS começam a recolher nesta semana assinaturas para a abertura de uma CPI mista, com deputados e senadores.

Deseja-se investigar a prosperidade patrimonial de Palocci, levada às manchetes pelos repórteres Andreza Matais e José Ernesto Credencio.

Na eleição de 2006, Palocci informara à Justiça Eleitoral que seu patrimônio somava R$ 375 mil. Sem alarde, fundou uma consultoria chamada Projeto.

A empresa adquiriu em áreas nobres de São Paulo um par de imóveis. Pagou R$ 882 mil por um escritório e R$ 6,6 milhões por um apartamento de 502 m².

Em 2006, ano de sua fundação, a consutoria de Palocci faturara R$ 160 mil. No ano eleitoral de 2010, amealhou R$ 20 milhões.

Desse total, R$ 10 milhões pingaram nos dois últimos meses do ano, quando Dilma já estava eleita e Palocci coordenava a transição.

A abertura de uma CPI depende do apoio de 171 deputados e 27 senadores. Na Câmara, a oposição dispõe de algo como 100 assinaturas. No Senado, tem 19.

Ou seja, para prosperar, a investigação parlamentar dependeria da defecção de integrantes do condomínio governista. Algo que Dilma decidiu evitar.

No início do governo, julgando-se preterido por Dilma, o PMDB inaugurara o que um aliado de Temer chamara de “política do cá te espero“.

A espera durou menos do que se imaginava: cinco meses. Às voltas com sua primeira grande crise, Dilma vê-se agora na condição de refém do PMDB.

O partido age com o profissionalismo habitual. Temer saiu em defesa de Palocci na primeira hora, antecipando-se ao próprio PT.

Pós-graduados em encrencas de natureza ética, Renan Calheiros e Romero Jucá apressaram-se em fazer uma visita de solidariedade a Palocci.

Dilma cuidou de sinalizar que está disposta a pagar o preço do “resgate” de Palocci.

Num primeiro gesto, acomodou no conselho de administração do BNDES o ex-governador do Paraná Orlando Pessutti, um dos pemedebês que aguardavam na fila.

Na semana passada, a oposição tentou, sem sucesso, aprovar a convocação de Palocci para prestar esclarecimentos na Câmara.

Nesta semana, tucanos e ‘demos’ voltam à carga no Senado. A postos, Renan e Jucá agem para impedir.

Simultaneamente, Palocci prepara um ofício ao procurador-geral da República Roberto Gurgel, que cobrou esclarecimentos.

Seja qual for o desfecho do episódio, Dilma e seu governo sairão dele mais fracos. Quanto ao PMDB, não perde por esperar. Ganha.


Escrito por Josias de Souza

Cuspindo chamas

Os Maiorana e os Barbalho, controladores dos dois maiores grupos de comunicação do Pará, Organizações Romulo Maiorana e Grupo RBA, respectivamente, não andam do mesmo lado da calçada, nem que o sentido da trilha seja oposto.
A disputa entre os grupos extrapolou interesses empresariais e consolidou-se em um contexto pessoal que raia aos píncaros da vendeta eterna.
A reportagem, por parte do “Diário do Pará”, da recente audiência na Justiça Federal do Pará, a qual compareceu Romulo Maiorana JR., como réu em um processo que lhe move o Ministério Público Federal, irritou-o a ponto de faze-lo perder a tramontana, levando-o ao rés do chão em um artigo por ele assinado em “O Liberal”, edição de 20.05.11.
No artigo, intitulado “Um safado e sua safadeza”, Romulo JR. destila, rumo a Jader Barbalho, o ódio que conseguiu lavrar no espaço direito da primeira página do seu jornal.
Diante da investida, Jader Barbalho não se rogou: com a serenidade de poupar a primeira página do “Diário do Pará” do tiroteio, lavrou, também poupando a sua assinatura no texto, a réplica ao lado da mais lida coluna do jornal, o “Repórter Diário”.
Intitulado “Alucinações do Travestido”, o texto, mais leve e curto que o do desafeto, investe nas mesmas chagas que tanto incomodam Rômulo JR.
Clique na imagem para ler os dois textos, que, sem dúvidas, representam o ápice das desinteligências entre as duas famílias que hegemonizam a comunicação no Pará.



Por Parsifal Pontes

Fonte: O Estado do Tapajos On Line

MAIS UMA VEZ NOSSA CIDADE NA MIDIA VEJA AMATERIA.

Paraíso da sacanagem

Governo da prefeita Madalena Hofmam recheado de corrupção

Funcionário afastado por indícios de corrupção representa o município junto ao governo estadual. Glauber é irmão do assessor de comunicação Jorge Tadeu que trabalha diretamente com a prefeita Madalena. Os dois não aceitam a indicação de José Hamilton como secretário de Meio Ambiente.

A cada dia que passa, uma bomba atormenta a prefeita de Novo Progresso Madalena Hofmam(PSDB).
















Jorge Tadeu rmão de Glauber

Não é boato é fato o ex-funcionário da secretaria municipal de meio ambiente continua representando o município mesmo não estando devidamente contratado ou efetivado e autorizado.





















Madalena só escânda-lo

A descoberta veio a tona quando o Vereador Mauro César (Rato) e o vice-prefeito Ricardo Faccin estiveram até a secretaria de meio ambiente estadual em audiência com a Secretaria do estado de meio ambiente Ana Cativo que cobrou posicionamento das ações ambientais no município e foi rebatido pelo edil que questionou de não receber nenhum comunicado neste sentido; foi onde a secretaria anunciou que o município estava representado sim na ultima reunião,e representado pelo servidor Glauber inclusive com credenciais do Município.

Glauber é irmão do assessor de comunicação Jorge Tadeu que trabalha diretamente com a prefeita Madalena Hofmam. Tadeu não aceita a indicação do atual secretário de meio Ambiente José Hamilton, o Zé Milton, pois segundo ele o secretário que é proprietário da empresa Nortão Ferragem envolvido no esquema do PRONAF só tem queimado o governo municipal.

O Secretario de meio Ambiente José Hamilton Fontes de Novo Progresso, afirma não saber do fato e que nunca autorizou o senhor Glauber a representar a secretaria de meio ambiente e que o fato é considerado grave que tomara providências sobre o episódio.
Se não bastasse a ousadia do ex-funcionário, acaba de chegar mais uma informação ao blog que o servidor afastado por envolvimento em corrupção e extorsão quando ocupava a função na secretaria de meio ambiente usa o nome do município também para resolver questões particulares de liberações de licença junto ao órgão.
Ninguém entende mais nada!!



Fonte: Blog do Xarope.com

domingo, 22 de maio de 2011

Entidades denunciam à ONU intimidação feita por consórcio responsável por Belo Monte

O consórcio Norte Energia S.A, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, está sendo acusado de intimidar agentes do Poder Judiciário contrários ao início das obras. Entidades brasileiras de direitos humanos encaminharam a denúncia à Relatoria Especial para a Independência e Autonomia Judicial da Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo as entidades que assinam o ofício enviado ontem (20) à relatora especial, a brasileira Gabriela Carina Knaul de Albuquerque, a empresa está pressionando funcionários da Justiça que defendem as medidas necessárias para prevenir ou amenizar os impactos ambientais decorrentes da obra.

A denúncia foi motivada pela representação feita pelo consórcio contra o procurador Felício Pontes Júnior no Conselho Nacional do Ministério Público. A empresa pede que Pontes seja afastado do acompanhamento do assunto. O motivo é a publicação pelo procurador, em um blog, de informações e considerações pessoais sobre os processos judiciais envolvendo o projeto de construção da usina. O blog (http://belomontedeviolencias.blogspot.com) pode ser acessado a partir do próprio site do Ministério Público Federal no Pará (www.prpa.mpf.gov.br). Na representação, a Norte Energia pede que o link seja retirado do site institucional.

“Compreendemos que essa representação disciplinar e o requerimento de censura constituem nova intimidação às funções da Justiça, o que configura reiterada afronta à autonomia e independência do Ministério Público Federal no Pará e de seus procuradores no exercício de suas funções”, sustentam as 14 organizações que assinam a denúncia, entre elas a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Justiça Global, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e o Movimento Xingu Vivo para Sempre, que, sozinho, representa cerca de 250 entidades sociais e ambientalistas da região de Altamira e das áreas de influência do projeto da hidrelétrica.

Os movimentos sociais lembram que, desde o ano passado, vêm alertando a ONU e demais autoridades sobre as tentativas do consórcio e do próprio governo federal de inibir a atuação independente dos procuradores do Ministério Público Federal no Pará.

Composta por empresas estatais, privadas, empreiteiras, fundos de pensão, fundos de investimento e consumidores, a Norte Energia disse que não vai comentar o assunto. Já o procurador da República no Pará, Ubiratan Cazzeta, disse desconhecer o teor da denúncia, mas reconheceu a existência de episódios, inclusive envolvendo a Advocacia-Geral da União (AGU) que, segundo ele, “não podem ser considerados normais em uma discussão judicial”.

“É natural que uma obra complexa como essa gere momentos de tensão, com visões distintas, mas o que houve de peculiar foi a manifestação [em 2010] do advogado-geral da União ameaçando propor ações de improbidade contra membros do ministério por eles terem movido ações contra [a concessão do] licenciamento [prévio], sob a alegação infundada de que eles estariam defendendo interesses pessoais e não atuando como agentes do Estado”, afirmou Cazzeta à Agência Brasil. Segundo ele, as ações acabaram não sendo impetradas, mas isso gerou pressão por meio da imprensa e de notas oficiais.

Para o procurador, o argumento da Norte Energia de que Felício Pontes Júnior defende causa pessoal ao divulgar sua opinião em artigos publicados no blog reproduzido no site do ministério é infundado.

“O blog reproduz o entendimento de um dos membros do ministério que retrata o que, em diversas fases ao longo dos últimos dez anos, caracteriza uma violência a diversos direitos básicos da sociedade brasileira. Não há, portanto, uma distorção ou o uso de um site público”, concluiu Cazzeta.

Em fevereiro de 2010, dois dias após o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ter concedido a licença prévia autorizando a realização do leilão de concessão, membros do MPF no Pará anunciaram que, se necessário, processariam os técnicos do instituto que assinassem o documento. A AGU, então, decidiu entrar com uma representação no Conselho Nacional do Ministério Público contra os procuradores e ameaçou ajuizar ações de improbidade administrativa contra os membros do Ministério Público que “violando seus deveres legais, abusassem de suas prerrogativas por meio de ações sem fundamento, destinadas exclusivamente a tumultuar a consecução de políticas públicas relevantes para o país”.

Procurada pela reportagem, a AGU, por meio de sua assessoria, informou que não iria se manifestar a respeito das declarações de Cazzeta.



Local: Brasília - DF
Fonte: Agência Brasil - EBC
Link: http://www.agenciabrasil.gov.br/

Alex Rodrigues

Edição: Talita Cavalcante