terça-feira, 24 de maio de 2011

Comissão do Senado vota a ‘convocação’ de Palocci.

Antonio Cruz/ABr
O Senado vota nesta terça (24) um pedido de convocação de Antonio Palocci para explicar sua atuação como consultor de empresas e a multiplicação de seu patrimônio.

Formulado pelo PSOL, o requerimento é apoiado por PSDB, DEM e PPS. Será discutido na Comissão de Fiscalização e Controle.

Em maioria, o condomínio governista arma-se para sufocar a iniciativa. Lideram a operação abafa o PMDB e o PT.

É a segunda tentativa da oposição de arrastar Palocci para um depoimento no Legislativo. A primeira, na Câmara, resultou em malogro.

Confirmando-se a votação no Senado, o Planalto dispõe de número para prevalecer novamente. Porém...

...Porém, é improvável que as legendas governistas entreguem ao governo 100% de seus votos.

Pelo menos um senador, Pedro Taques (PDT-MT), cogita posicionar-se a favor da audição do chefe da Casa Civil.

Egresso do Ministério Público Federal, Taques revela-se, em privado, convencido de que o ‘Paloccigate’ merece uma boa investigação.

Taques já votou contra o governo noutras matérias. Associou-se à oposição, por exemplo, na análise do projeto do salário mínimo.

Senador de primeiro mandato, costuma dizer que não segue nem o governo nem a oposição. Declare-se um escraco da Constituição.

Nesta segunda (23), Taques trocou ideias sobre o caso Palocci com colegas de partido que, como ele, cultivam o apreço pela moralidade.

Reuniu-se com o deputado Antonio Regufe e falou pelo telefone com o senador Cristovam Buarque, ambos do PDT de Brasília.

Ouvido pelo repórter, Taques absteve-se de antecipar o voto que dará na comissão de Fiscalização e Controle.

Conhecido pelo rigor com que combateu a corrupção na pele de procurador da República, limitou-se a dizer: “Não vou contrariar a minha história”.



Escrito por Josias de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário