Segundo relatou o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, em audiência com o Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), na tarde de terça-feira (3), serão investidos R$ 11 milhões nos estudos, pré-requisitos para avaliar e conhecer de fato todas as viabilidades de exploração das duas hidrovias. Além do estudo, está garantido também para este ano o início das obras de dragagem, derrocagem e sinalização no rio Tapajós no trecho entre Santarém a Miritituba e a construção do porto público em Miritituba.

Com a Lei sancionada, cabe ao Governo Federal executar as obras e cumprir as metas e objetivos do Plano Nacional de Viação. No atual Governo, as ações que integram esse plano foram incluídas no chamado PAC, que nada mais é que um conjunto de ações, inclusive com propostas de origem do Congresso Nacional e da oposição. 'É fundamental que o Governo acolha propostas que são palpáveis e indicam um futuro de desenvolvimento para o país. Transformar nossos rios em águas navegáveis garante uma redução do custo operacional e é o meio mais natural de fazer circular nossa produção. Espero que o estudo seja feito na maior brevidade possível e tão logo iniciem as obras', afirma Flexa Ribeiro.

A hidrovia vai ligar o Norte de Mato Grosso a Santarém (PA) em um trecho de aproximadamente 1,6 mil quilômetros. Ano passado, a hidrovia ficou de fora das primeiras ações do PAC 2, justamente por não ter um estudo concluído a respeito de sua viabilidade. Com essa iniciativa, a obra já foi inclusa e será iniciada a primeira etapa para sua efetiva execução.
Portal ORM
Postado por Dayan Serique
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