sábado, 28 de maio de 2011

PMDBISTAS VÃO À LUTA CONTRA IMPASSE AMBIENTAL

O presidente do PMDB de Novo Progresso, Sr. Neri Prazeres e o Vice-prefeito Ricardo Faccin comandaram uma comissão que viajou a Belém no último dia 09 de maio, buscando esclarecimentos e soluções para o impasse e insegurança vividos pelo setor produtivo em Novo Progresso e região ocasionados pela intensa fiscalização do IBAMA no município.

Entre os integrantes da comitiva, além de Neri Prazeres e o vice-prefeito Ricardo Faccin, os vereadores Francisco Lazarin (Nego do Bento) e Paulo de Nadai, todos do PMDB local, acompanhados de produtores rurais que foram conferir in loco, o posicionamento das autoridades estaduais e federais com relação à política de combate ao desmatamento no município.

Os políticos e produtores progressenses tiveram uma intensa agenda de reuniões, destacando-se em especial reunião realizada no dia 10 de maio, com a presença do representante do Ministério Público Federal, Procurador , Dr. Daniel Avelino, Representante do IBAMA e coordenador da Operação Disparada, Sr. Bruno Barbosa, Secretários Estaduais, sra. Tereza Lusia Mártires do Meio Ambiente, Sr. Antonio José, Secretário de Agricultura Sr. Hildegard Nunes, Sr. Sidney Rosa Secretário de Assuntos Estratégicos, além de representantes do Instituto Imazon e Instituto TNC e do Presidente do Sindicato dos Produtores de Paragominas/PA.

Da reunião, os políticos e os produtores saíram com pelo menos uma certeza, o fim do desmatamento desordenado e ilegal da floresta é o único caminho possível para acabar com os embargos e multas e viabilizar a regularidade fundiária e ambiental em Novo Progresso, nisso o Ministério Público, Ibama e governos estadual e federal falam a mesma língua. A grande questão levantada foi: mas então qual a saída?

Para tentar lançar luz sobre o tema, o Presidente do Sindicato dos Produtores de Paragominas relatou a experiência em seu município, onde a situação já é muito cômoda com relação a problemas ambientais. Ele fez questão de citar a participação dos Institutos Imazon e TNC nesse processo todo. Essas entidades prestaram toda assessoria necessária e ajudaram os produtores de Paragominas a sair da ilegalidade, cessando a maioria dos seus problemas com relação ao desmatamento e ao meio ambiente.

Partindo-se desse princípio, os progressenses poderiam espelhar-se nessa experiência para ajudar a solucionar seus entraves? Todos os presentes naquela reunião concordaram que sim, pois o Desmatamento Zero em Novo Progresso precisa ser implantado, só assim em contrapartida o governo poderia desembargar mais de 530 áreas, parar os confiscos de gado e as operações do Ibama, titularizar áreas, liberar planos de manejo.

O vice-prefeito Ricardo Faccin convidou que representantes do Imazon,TNC, Ministério Público Federal e Secretaria Estadual de Meio ambiente venham à Novo Progresso no dia 15 de Junho próximo. O convite foi aceito, realizarão audiências e palestras com as autoridades e produtores rurais em geral, detalhando exatamente como poderiam colaborar com os produtores e o município.


Por: Édio Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário