quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Sorriso ganha título de "capital nacional do agronegócio"

Fonte: Só Notícias/Karoline Kuhn (foto: Mario Freidlander/arquivo)

Com apenas 26 anos de existência, Sorriso é oficialmente a "Capital Nacional do Agronegócio". A lei sancionada pela presidente da república, Dilma Rousseff, foi publicada em Diário Oficial da União que circula hoje. No Senado, a matéria foi aprovada em meados do ano passado e, posteriormente, seguiu para apreciação da Câmara Federal, onde a aprovação ocorreu há cerca de dois meses.

A iniciativa de reconhecer o potencial de Sorriso como o maior produtor de grãos do país, que surgiu dos vereadores Luis Fabio Marchioro (PDT), Leocir Faccio (PDT) e Hilton Polesello (PTB), se baseou nos dados estatísticos que revelam a capacidade produtiva do município, que o destaca em nível nacional e até mesmo internacional.

Para a safra 2012/13 de soja, por exemplo, Sorriso deve plantar cerca de 633,4 mil hectares, o que representa aproximadamente 8% da área destinada a cultura no Estado (que está previsto em 7,8 milhões de hectares), segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O município também concentra cerca de 3% da safra de soja do país.

O município detém ainda grande participação na cultura do milho, que na safra 2011/12, foi plantada em uma área de 460 mil hectares (no Estado foram 2,5 milhões de hectares), segundo Imea. Em algumas propriedades, a produção atingiu até 100 sacas por hectare.

Até o ano passado, também, dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontavam que Sorriso possuía pelo menos 209 unidades cadastradas, totalizando uma capacidade estática de armazenamento de mais de 3,4 milhões de toneladas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário