terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Providências são tomadas para permanência do Abaré

"Nós estamos providenciando no sentindo da permanência Abaré aqui conosco", diz o assessor de rios, Rivelino Mota.
Providências são tomadas para permanência do Abaré
Comunitários realizaram manifestação ontem (13) Santarém - Representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e comunitários da região realizaram na tarde de segunda-feira (13) uma manifestação em frente à Secretaria Municipal de Saúde de Santarém (SEMSA). A mobilização tinha por objetivo reivindicar melhorias no atendimento médico hospitalar para as comunidades, além de solicitar que a unidade fluvial de saúde Abaré, permaneça atendendo as comunidades ribeirinhas das regiões do Tapajós e Arapiuns.
Devido a aglomeração de pessoas na sede da secretaria, a Polícia Militar foi acionada para manter a ordem no local. O presidente do STTR, Raimundo Mesquita destaca a importância da manifestação. “Nós estamos muito preocupados, nós nos colocamos dentro do movimento para que se mantenha ele [Abaré] aqui”.
Os assessores da SEMSA receberam uma comissão formada por comunitários e informaram que providências estão sendo tomadas para manter a unidade em funcionamento. “Toda a parte política e jurídica da secretaria, nós estamos providenciando no sentindo da permanência do Abaré aqui conosco”, enfatiza o assessor de rios, Rivelino Mota.
UEPA: resultado para Residência em saúde sai no fim do mês
Outro ponto discutido foi a situação dos postos de saúde nas comunidades mais distantes, e a reestruturação da unidade de saúde na Vila de Curuai no Lago Grande. “O do Curuai nós já estamos com uma equipe decidindo essa semana e encaminhando material no sentido de que a gente possa recuperar depois do incidente que houve”, afirma Rivelino.
Uma reunião entre representantes do sindicato e o secretário de saúde foi agendada para o dia 6 de março.
Abaré
O Barco Abaré é uma Unidade Móvel de Saúde financiada pelo Terre des Hommes Holanda que atende aproximadamente 2.785 famílias ou 15.000 beneficiários de 73 comunidades nas duas margens do rio Tapajós, promovendo o acesso aos programas da atenção básica como pré-natal, PCCU, planejamento familiar, imunizações, saúde oral, saúde da criança, atendimentos médicos, pequenas cirurgias, atendimentos ambulatoriais e realizações de exames de rotina. Por este motivo o barco ganhou o nome de Abaré - sugerido pelos próprios comunitários – que, em tupi, significa o amigo cuidador.


Fonte: no tapajos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário