segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Deputados do Tocantins aprovam eleição indireta para governador - 28/09/2009

Local: São Paulo - SP
Fonte: Amazonia.org.br
Link: http://www.amazonia.org.br


No último sábado, 19 dos 24 deputados estaduais do Tocantins aprovaram o projeto de lei e a resolução que tratam da eleição indireta para a escolha do governador e do vice para o mandato-tampão no Estado. As informações são do jornal O Globo.

Minutos após aprovado o texto chegou à sanção pelo governador interino, Carlos Henrique Gaguim - que substitui Marcelo Miranda (PMDB), cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral. A edição extra do Diário Oficial do Estado já estava impressa na mesa do governador interino, que afirmou ser candidato ao mandato-tampão.

A resolução prevê que as chapas devem ser compostas por brasileiros, maiores de 30 anos, inscritos por partidos políticos até 72 horas antes da data marcada para a eleição. O pleito deverá ser marcado com pelo menos 96 horas de antecedência, por edital assinado pelo presidente em exercício da Assembleia, deputado Júnior Coimbra (PMDB). A eleição indireta em Tocantins deve acontecer no próximo dia 8, às 18h.

O voto será aberto, e a sessão para a eleição indireta só pode acontecer com a presença de um terço dos deputados. A regulamentação prevê segundo turno e, em caso de empate, será considerado eleito o candidato mais idoso.

O ex-governador Siqueira Campos (PSDB) pediu o desligamento da coligação de deputados União do Tocantins, que está apoiando Gaguim, e anunciou que é candidato ao governo em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário