domingo, 20 de setembro de 2009

Pará apresenta saldo positivo de empregos


Data:16/9/2009 - Hora:21:35

Desde o final do último semestre, o mercado de trabalho paraense apresenta sinais de recuperação. É o que mostra o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, cujos dados apontam, entre os oito primeiros meses do ano, saldo positivo de empregos formais.

A análise comparativa entre os registros de admitidos nesses meses aponta o maior número de contratações em agosto, com geração de 26.296 empregos formais e fechamento positivo de 7.204 empregos formais.

Os números de demissões caem desde junho, quando foram registrados 20.269 desligamentos, sendo que em agosto a eliminação de postos de trabalhos recuou para 19.092.

Para o estado do Pará, esse é o terceiro mês consecutivo que o mercado emprega mais do que demite trabalhadores. Desde abril, é possível observar o aumento no número de admissões, o que também mostra a tendência positiva de retomada de crescimento da economia.

Saldo - Em relação aos setores que mais se destacaram em agosto, o setor de indústria de transformação apresentou o melhor saldo (2.161 vagas), obtido pela diferença entre 5.002 admissões e 2.841 desligamentos.

A construção civil, que liderou nos últimos dois meses o ranking das atividades com maior saldo, ficou com a segunda posição. Foram 4.820 trabalhadores admitidos contra 3.049 demitidos, o que gerou um saldo de 1.771 postos. Já a atividade extrativa mineral foi a única a registrar saldo negativo (-1 vaga).

Novas vagas - Quanto à geração de novas vagas, o setor de serviços foi o que mais gerou postos entre as oito atividades econômicas analisadas, com total de 6.534 vagas em agosto, superando julho, quando foram computadas 5.821. O setor de comércio foi o segundo que mais empregou, com 6.097 postos.



Fonte: Redacão Ecoamazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário