Belém 26 de Setembro de 2009 BUSCA:
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) participa da ação da cidadania integrada do governo em preparação à Parada da Diversidade Sexual de Belém, na praça Waldemar Henrique. Além da Sespa, participam da ação as secretarias de Educação (Seduc), Cultura (Secult) e Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). São testes de glicemia e colesterol e a campanha 'Fique Sabendo', com aconselhamento e testes para HIV. Mais de dez profissionais da Coordenação Estadual de DST e Aids participam das ações, que vão até hoje, das 8 horas ao meio-dia.
A coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento Aidê Teles destaca a importância do teste rápido de Aids. 'Pretendemos fazer cerca de 200 testes nos dois dias. Quanto mais pessoas conhecerem seu estado sorológico melhor. Com o diagnóstico precoce do vírus, é possível iniciar o tratamento mais cedo, garantindo mais qualidade de vida. Não se deve esperar a doença avançar para descobrir. O exame é gratuito, sigiloso e totalmente seguro', ressaltou.
Marcelo Carvalho, coordenador do Movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), diz que é satisfatória a parceria do governo com o Movimento da Diversidade Sexual em Belém. 'Sempre quisemos fazer uma ação como essa, pois o nosso público quase não tem acesso a estas ações de cidadania, que garantem até mesmo auto-estima para todos, e o governo do Estado tem sido um grande parceiro no Movimento', declarou.
Além de investir R$ 20 mil para viabilizar ações na Parada da Diversidade Sexual, a Sespa ofereceu preservativos, gel lubrificante, camisas, sacolas para portar camisinhas, panfletos, cartazes, bandeiras e banners. A meta é distribuir 100 mil preservativos nos três dias de ações. A parada acontece amanhã, com concentração em frente à Estação das Docas, ao meio-dia.
Fonte: O Liberal
Nenhum comentário:
Postar um comentário