terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Balneário Bambu vive uma nova fase

O proprietário do Balneário Bambu Sr. Francisco Goedert, na busca pelo desenvolvimento sustentável do seu empreendimento, conseguiu o equilibre entre a exploração econômica dos recursos naturais de forma inteligente e a preservação ambiental.

A idéia surgiu do desejo de preservar parte de sua floresta e obter lucros com ela, foi onde surgiu a parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado do Pará (EMATER-PA), para botar a idéia em prática.

O engenheiro florestal da EMATER, Fernando Augusto Figueiredo Araújo, responsável pela elaboração do projeto, fez o levantamento de toda a propriedade, do grau de degradação do Igarapé Bambu, que banha a propriedade, tamanho da reserva florestal e catalogou as espécies florestais e animais. A partir do pré-diagnóstico o proprietário conheceu as suas obrigações e as vantagens do projeto.

A partir daí a rotina do balneário sofreu mudanças, limitando o horário de visitação e passou a cobrar uma taxa simbólica, dos visitantes, de R$2, 00 por adulto e R$1,00 por criança, para subsidiar a manutenção da propriedade. O faturamento possibilitou contratar funcionários, a construção da trilha ecológica e a produção de mudas para a recuperação da mata ciliar do riacho. O projeto ainda prevê a implantação do percurso de arborismo, tirolesa nas piscinas, ampliar a trilha ecológica e dotar a propriedade de infra-estrutura que ofereça condições de realizar aulas de educação ambiental do público em geral, utilizando o local como modelo.

A propriedade que era parcialmente degradada pelo desmate e pela
criação de gado, agora se tornou objeto de estudo e as visitas de turistas e estudantes já começaram ainda no ano passado.

No mês de fevereiro de 2010, o engenheiro Fernando e as coordenadoras do Projeto Renascer proporcionaram um dia de campo para 36 crianças, incluindo, passeio ecológico, palestra e vídeo sobre a importância da preservação ambiental e, sobre as características e finalidades das plantas apresentadas, plantaram mudas de árvores nativas e exóticas, conforme o previsto no projeto inicial, objetivando a recuperação da mata ciliar do Córrego Bambu. Aproveitaram para desfrutar das opções de lazer que o balneário oferece como piscinas e áreas esportivas.

Com essa iniciativa do Sr. Francisco Goedert, o Balneário Bambu se torna um dos principais centros de lazer e o único da modalidade em Novo Progresso. É de fácil acesso, fica a menos de 06 km do centro da cidade, aberto para o público em geral e atende todos os dias.

Fonte: www.culturafm.amaisouvida.com.br
Jornal Tribuna do Povo

Por: Manolo Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário