quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Com regras rígidas, debate entre presidenciáveis é marcado pela falta de confronto.

Em um debate marcado pelo engessamento das regras, os quatro principais candidatos à Presidência --Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL)-- usaram o encontro promovido pela Igreja Católica nesta quinta-feira para repetir as propostas feitas durante a campanha.

Ao contrário dos outros debates, quando os escândalos como o da Receita, da Casa Civil e dos aloprados entraram na pauta, neste encontro não houve trocas de acusações.

A interação entre os candidatos foi restrita a comentários de um sobre respostas dos outros, em dois dos quatro blocos.

Dilma diz que não permitirá políticos 'ficha suja' em seu governo
Presidenciáveis evitam temas espinhosos em debate e focam em propostas
Em debate, Dilma trata de saúde e educação; Serra, de valores cristãos
Veja os comentários dos jornalistas da Folha
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Alan Marques/Folhapress

Presidenciáveis participam de debate promovido pela CNBB

Como previsto, o tema aborto foi o que provocou o momento de maior atenção no evento, realizado na Universidade Católica de Brasília, em Taguatinga (DF).

Ao ser questionada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) sobre o aborto, Dilma voltou a dizer que é contra, mas afirmou defender atendimento na rede pública para mulheres que hoje recorrem a métodos clandestinos "bárbaros".

"A legislação já prevê casos em que o aborto é factível. Não sei se acho que seria necessário ampliar esses casos. Não vejo muito sentido", disse. Marina também se disse contra, mas defendeu plebiscito. Devido às regras, Serra não pode responder.

O tucano patrocinou os momentos de ataque mais direto. Disse não ser "cristão de véspera de eleição", em referência a antigas declarações de Dilma de que tinha dúvidas sobre a existência de Deus, o que ela não repetiu no período eleitoral.

Dilma e Marina chegaram atrasadas ao evento.

Esse foi o quarto debate entre os principais candidatos nestas eleições. Haverá mais dois até 3 de outubro. Na TV "Record", no domingo, e na TV "Globo", na quinta.

O encontro é também sendo marcado, como nos outros, pelas frases de efeito de Plínio.

"Eu provoco riso para me separar e distinguir dos meus adversários", disse.

DE SÃO PAULO
Fonte: Folha online.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário