terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ibope diz que Jatene ganha no primeiro e no segundo turno.

QUEDA LIVRE Jader despencou 8%, segundo a pesquisa, depois de perder registro no TSE
Na segunda rodada da pesquisa do Ibope sobre as intenções de voto para o Governo do Pará, o candidato Simão Jatene (PSDB) permanece na liderança com 43 pontos, contra 30% da candidata Ana Júlia Carepa (PT). Os números são da pesquisa estimulada, onde são apresentados os nomes dos candidatos aos eleitores.

Ibope: Simão Jatene, 43%; Ana Júlia, 30%

Considerando a margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, o candidato do PSDB teria hoje entre 40% e 46% da preferência dos eleitores, contra 27% e 33% da petista. O candidato Domingos Juvenil (PMDB) aparece na terceira posição com 7% das intenções de voto. Fernando Carneiro (PSOL) e Cleber Rabelo (PSTU) aparecem com 2% cada. Na primeira pesquisa feita pelo Ibope, divulgada no dia 30 de agosto em O LIBERAL, o tucano tinha os mesmos 43% contra 33% da petista.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos ao eleitor, Jatene também leva vantagem sobre os demais, com 35% das intenções de votos, contra 25% da candidata do PT. Domingos Juvenil é lembrado por 5% do eleitores consultados, Rabelo por 2% e Carneiro por 1%. Os votos brancos, nulos ou indecisos somam 32%.

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo as intenções de voto branco, nulo ou eleitores indecisos, o candidato tucano tem 51% das intenções de voto, contra 36% da candidata petista. Juvenil aparece em terceiro lugar com 8% da preferência do eleitorado. Fernando Carneiro e Cleber Rabelo disputam a quarta colocação, ambos com 2%.

Segundo turno - Caso a disputa pelo Governo do Pará vá para segundo turno, em um cenário entre Jatene e Ana Júlia, o tucano teria 47% e a petista 31% das intenções de voto dos paraenses. Os indecisos somam 13% e 9% dos eleitores declararam intenção de votar em branco ou nulo.



Expectativa - O percentual de eleitores que acredita que Jatene vencerá a eleição cresce 4 pontos percentuais e representa, atualmente, 44% das menções. Para 31% dos eleitores, Ana Júlia será a vencedora, enquanto 5% acreditam que o próximo governador será Juvenil. Não sabem ou preferem não responder a questão 17% dos paraenses.


Rejeição - Os índices permanecem estáveis em relação à pesquisa realizada em agosto, segundo o Ibope. A atual governadora Ana Júlia continua sendo a candidata com maior rejeição entre os eleitores das áreas pesquisadas. Ela tem 42% das citações. Em seguida, Jatene aparece com 19% das menções, enquanto 17% não votariam em Juvenil de jeito nenhum. Outros 5% afirmaram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos, e 15% dos paraenses preferiram não responder a questão.


Senado - Em comparativo à pesquisa de agosto, a opinião dos eleitores mudou em relação ao candidato do PMDB, Jarder Barbalho. Ele cai 8 pontos percentuais em relação à rodada anterior: antes o candidato tinha 50% das intenções. Neste último levantamento fica com 42% das menções. Já o candidato Flexa Ribeiro (PSDB) cresce de 23% das intenções de voto em agosto para 33% neste último levantamento.


Paulo Rocha (PT) se mantém com 29% das intenções. Em relação aos outros candidatos que disputam uma vaga ao Senado Marinor Brito (PSOL) abocanha 8% e Paulo Braga (PSTU) com 7% da inteções de voto do eleitor. Demais candidatos não ultrapassam 3% das menções. Os indecisos são 42% e aqueles que disseram votar branco ou nulo são 9% dos eleitores paraenses.


Considerando apenas votos válidos, Jader tem 33% das intenções de voto, Flexa tem 26% e Paulo Rocha tem 22%. Demais candidatos variam entre 1% e 6%.


Presidente - Entre os eleitores paraenses, a petista Dilma Rousseff fica estável com 51% das intenções de voto, enquanto Serra (PSDB) cai de 31% para 27% das menções. Marina Silva (PV) obtém 9%, enquanto os demais candidatos não atingem 1% das menções. Os indecisos representam 10% das citações, enquanto 2% pretendem votar em branco/nulo.


Considerando apenas os votos válidos Dilma tem 58% e Serra 30% das intenções de voto. Em um provável segundo turno entre Dilma e Serra, a candidata do PT tem 55% de intenções de voto entre os paraenses, contra 32% de citações ao tucano. Eleitores indecisos são 9% e aqueles que pretendem anular o voto ou votar em nulo somam 4%.



O Liberal Digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário