quinta-feira, 11 de agosto de 2011

"Madrid não será uma experiência como as outras", assegura cardeal Bertone a jovens italianos

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 08-08-2011, Gaudium Press) O secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone, presidiu no último sábado, 06, no santuário mariano de Oropa, na diocese de Ivrea, Itália, a missa de envio dos jovens italianos que participarão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madri 2011. Em sua homilia, o purpurado assegurou que "Madrid não será uma experiência como as outras". Conforme o secretário de Estado, a JMJ nunca é uma simples experiência de massa. Neste evento, "há alguma coisa de profundamente diverso e belo", afirmou.

Cardeal Bertone convidou os jovens a relfetirem sobre as grandes escolhas da vida

Cardeal Bertone ressaltou ainda que durante o encontro com os jovens na Praça de Cibeles, o Papa Bento XVI "não nos fará um simples discurso como tantos outros, com um fundo social ou político". Segundo o pupurado, o foco do pontífice será Jesus Cristo. "O Papa lhes falará, nos falará de Jesus e nos dará a sua presença, através do Sacramento da Eucaristia. Nos indicará a pessoa viva de Jesus, nos chamará para estar com Ele, a sermos seus amigos e nos mostrará a estrada boa a ser seguida no nosso caminho de vida para contribuir na transformação do mundo", disse.

Falando sobre a festa da Transfiguração, que foi celebrada pela Igreja no sábado, cardeal Bertone observou que a data de fato é um convite para se colocar a caminho, junto a toda a Igreja, nos passos de Jesus. Dirigindo-se aos jovens presentes disse: "Vocês também devem aprender a observar a vida cotidiana com um olhar diferente e novo, reconhecendo nos acontecimentos de todos os dias, na escola, na família, no trabalho a presença de Deus e do Evangelho".

Em seguida, o secretário de Estado do Vaticano aconselhou os peregrinos a "refletirem sobre as grandes escolhas da vida", e também sobre a própria fé e vocação. "Vocês serão chamados a descer daquele alto monte, a voltar àquela vida de todos os dias, mas com um espírito diferente, renovando a fé, com a alegria no coração e o desejo de crescer no bem" e enriquecidos com os pontos de referência propostos pelo Papa.

Concelebraram a missa junto com cardeal Bertone, entre outros, o bispo de Ivrea, Dom Arrigo Miglio, que guiou também a peregrinação noturna com os rapazes e moças da diocese da paróquia de Andrate até o Santuário de Oropa; o bispo de Biella, Dom Gabriele Mana; o bispo de Casale Monferrato, Dom Alceste Catella; e o bispo emérito de Ivrea, Dom Luigi Bettazzi.

Editora Cleofas

Nenhum comentário:

Postar um comentário