terça-feira, 9 de agosto de 2011

Secretário de saúde é detido em Itaituba

Diniz, Valmir e Edir acusados de desvio de medicamentos

Diniz chegando a delegacia acompanhado da polícia

Por desobediência a uma ordem judicial, que determinou ao município que prestasse atendimento cirúrgico à senhora Joana Rodrigues, que por não conseguir tratamento junto a rede pública de saúde no munícipio, precisou recorrer ao Ministério Público para ter seus direitos respeitados, o secretário municipal de saúde de Itaituba e médico Manoel Cordovil Diniz, foi conduzido pelo próprio Promotor Público Maurim Vergolino e por uma guarnição da Polícia Militar até a 19ª Seccional de Polícia Civil, na tarde desta terça feira(09), para prestar esclarecimento a respeito do descumprimento da decisão judicial.
A ação da justiça contra Diniz iniciou as 16 horas nas dependências do Ministério Público, na sede do Fórum da Comarca de Itaituba, onde o representante do Ministério Público reunio com o Sub Comandante do X Policiamento Regional, Tenente Coronel Josafá e com o Diretor da 19ª Seccional de Polícial Civil, Delegado Alexsandro Napoleão. Durante o encontro, o Promotor Público apresentou um encaminhamento do 2º Promotor de Justiça Militar Armando Brasil Teixeira, que mediante várias considerações, recomenda a ordem legal a todo efetivo da Polícia do Pará, que em caso de atendimento de ocorrência envolvendo omissão na prestação de serviço médico, que a polícia conduza o profissional de saúde até Delegacia de Polícia mais próxima para a lavratura do procedimento legal adequado.
Após o encontro o promotor requereu uma guarnição de policiais militares com a qual seguiu até a secretaria de saúde de onde conduziu o secretário Manoel Cordovil Diniz até a 19ª Seccional.
Na delegacia Manoel Diniz não concedeu entrevista a imprensa, preferindo se abrigar a uma das salas da seccional em companhia de um advogado.
Já o Delegado de plantão Cleber Pascoal informou que Manoel Diniz seria submetido a um Termo Circunstacial de Ocorrência (TCO) por desacato a ordem judicial pela qual deveria submeter a paciente Joana Rodrigues, à uma cirurgia já sendo considerada de complexidade, pois segundo o laudo de um especialista, que também irá compor os autos que serão encaminhados ao judiciário, o retardo no atendimento trará mais complicações a paciente.
Ainda na seccional, o Promotor Maurim Vergolino disse a imprensa que além da senhora Joana, há suspeita que tenham sido negados atendimentos a outros pacientes em Itaituba e recomendou a todos que não foram ou que não sejam atendidos pela rede pública de saúde, que procurem o Ministério Público para que as providências sejam tomadas.
O representante do Ministério público disse ainda que existem denúncias junto ao serviço do disk denúncia, a respeito de um suposto esquema de desvio de medicamento da secretaria municpal de saúde de Itaituba, comandado pelo próprio secretário Manoel Diniz tendo como comparsas o prefeito Valmir Climaco de Aguiar, além do vice prefeito e também médico Edir Pires.
Maiores detalhes desta notícia você acompanha na próxima edição do Jornal FOLHA DO OESTE que acompanhou toda movimentação desde o Fórum até a 19ª Seccional.


Por: FRANCISCO AMARAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário